Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->DESVIO DE COMPETÊNCIAS -- 19/08/2012 - 18:15 (José Kalil Salles) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A economia do Município de Barbacena tem um forte componente no setor agropecuário. Historicamente foi o primeiro setor econômico que gerou emprego e renda na cidade e forneceu perspectivas para a abertura dos setores de comércio e serviços nesta Princesa dos Campos, nos primeiros tempos de sua emancipação. Posteriormente o setor industrial na área de tecidos e malharia surgiu, mas por não se modernizar, deixou de ser competitivo, advindo daí sua decadência. Porém, mais recentemente a indústria, na vertente metalúrgica e na vertente do agronegócio do frango, foi responsável pela consolidação do setor industrial, e isto pode ser observado pelas exportações do município que, nos últimos dez anos, teve um crescimento vertiginoso.

Como o setor do agronegócio tem peso fundamental na performance econômica da cidade, o poder público municipal criou em sua estrutura orgânica uma Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento para ajudar a alavancar este extrato da atividade produtiva local, presume-se.

Particularmente, presume-se também, que um órgão desta categoria funcional deveria ter como competência desenvolver ações de promoção do desenvolvimento sustentável da agricultura, da pecuária, do abastecimento alimentar e do meio rural do município.

O foco principal de um órgão como este deveria ser o de estimular o desenvolvimento e crescimento da produção agropecuária e do abastecimento alimentar, com suporte especial ao agronegócio de regime familiar, pois este é o segmento que mais precisa de ajuda institucional no que se refere a informações para a logística da sua produção.

Mas o que parece que está acontecendo atualmente é um acentuado desvio de competências da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento que, ao invés de estar se preocupando com a produção do agronegócio, passou a se dedicar à jardinagem no centro da cidade.

Há cerca de quatro anos passados a Prefeitura sob a alegação de revitalizar o centro da cidade fez aquela mixórdia na Rua 15, na Praça da Igreja da Piedade, na Rua Lima Duarte e na Rua Padre Brito, através de uma empresa inidônea, de capacidade técnica duvidosa e ...

A esperança do povo desta terra era de que estes espaços urbanos seriam oportunamente restaurados nas suas feições originais de acordo com o Plano Diretor de Barbacena elaborado nos anos cinqüenta em parceria do Governo Brasileiro e a Organização das Nações Unidas, plano este não observado na construção desta tenebrosa obra.

Agora, a ação da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento parece consolidar e perenizar essa obra mal feita e de aspecto desagradável, cultivando azaléias e quaresmeiras nas jardineiras laterais, formando uma cerca viva, cerceando a liberdade do cidadão contribuinte e eleitor de atravessar a rua onde queira. Destarte, o cidadão contribuinte e eleitor só poderá atravessar aonde a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento permitir, deixando pequenos locais sem plantio. Isto tem cheiro de ditadura branca. E o pior, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento irá disponibilizar servidor para cuidar permanentemente das flores vermelhas ou rosas das azaléias e das flores roxas das quaresmeiras. Tudo isto que está sendo feito tem um custo. E quem paga este custo é você, cidadão contribuinte e eleitor.

Repete-se, para finalizar; a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento deveria estar se preocupando com o aumento da produção agropecuária para garantir o abastecimento alimentar e não em plantar azaléias e quaresmeiras. Isto é que é um desvio real de competências.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui