Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62287 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140819)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->GESTÃO PÚBLICA EM BARBACENA -- 25/08/2012 - 20:55 (José Kalil Salles) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Governar é levar uma instituição pública, quer seja União, Estado ou Município, até seu objetivo, tratando de fazer o melhor uso possível dos recursos que estão à sua disposição.

Este conceito abrange dois outros conceitos fundamentais da administração pública: a eficácia e a eficiência. A eficiência postula a ênfase nos meios, à resolução de problemas, ao cumprimento de tarefas e o fazer certo as coisas. Já a eficácia se vincula ao atingimento de objetivos, à ênfase nos resultados e o fazer as coisas certas.

Num estado eminentemente providencialista e previdencialista como o Brasil, a governança não é tarefa das mais simples. Seria necessário que o gestor público tivesse um profundo conhecimento de administração, o que não ocorre com os nossos políticos. Aliás, não se pode esperar tanto dos políticos. Porém, capacidade de delegar é de se esperar que os políticos a possuam.

Não é objeto deste texto fazer um estudo mais consistente da gestão pública da nossa cidade, uma vez que outros componentes como efetividade, produtividade, qualidade, confiabilidade e sustentabilidade, entre outros, teriam que ser conceituados e analisados com mais atenção e mais abrangência.

A Prefeitura possui grande importância enquanto ator indispensável como proporcionadora das condições necessárias ao funcionamento do mercado e, por conseqüência, para o desenvolvimento local, e sua presença é fundamental à adequação do ambiente social e econômico do município para se alcançar o bem-estar das pessoas que aqui vivem.

Por esta muita razão é que, neste princípio de 2011, momento propício a reflexões, fiquem consignadas as esperanças e expectativas da nossa gente no sentido de que o município reaja e a gestão municipal possa efetivamente fornecer as condições necessárias para alavancar o desenvolvimento local.

É do conhecimento geral que a Prefeitura herdou dívidas enormes da gestão passada. Também é do conhecimento de todos a carência financeira dos municípios brasileiros face à perversa concentração fiscal na vertente União. Por outro lado, não se pode esquecer as vultosas despesas municipais com a saúde, educação, pessoal, previdência, assistência social, infraestrutura urbana, cultura e outras.

De qualquer maneira, não há muito mérito em administrar com abundância de recursos financeiros. O grande administrador público, o administrador público de sucesso, é aquele que num ambiente de carência, consegue estabelecer objetivos, alcançar resultados e atender às demandas de seu povo.

A ciência da administração oferece aos gestores públicos os recursos técnicos necessários ao enfrentamento de situações adversas dessa ordem, possibilitando o encontro de caminhos que levem às realizações esperadas pelas pessoas.

Em momento de crise é que:

- através da criatividade dos gestores são encontradas soluções para os problemas existentes no município;

- através da reflexão conjunta os gestores consigam vislumbrar alternativas para o enfrentamento de dificuldades;

- através do estabelecimento de metas de gestão consigam a participação e o comprometimento de todos os seus servidores para a execução das atividades básicas inerentes à função pública.

Os interesses institucionais devem ser formulados com base nos interesses da sociedade, com vista ao alcance de resultados que beneficiem o município. O que não se pode esperar é a inatividade da gestão pública em razão da falta de recursos.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui