Usina de Letras
Usina de Letras
270 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50577)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Deus. ciência e evolução. -- 12/08/2007 - 12:07 (Alexandre E. S. Visconti) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
                                Deus, ciência e evolução.

Alguns cientistas, como o biólogo e evolucionista Richard Dawkins, apregoam que Deus não existe porque Ele não poderia ser o projetista do universo. Diz ele:'inteligências criativas, por terem evoluído, chegam necessariamente mais tarde ao Universo e, portanto, não podem ser responsáveis por projetá-lo'. Com isto, ele conclui: ”Deus é um delírio pernicioso”.  Então, ele usa a própria teoria da evolução, que tanto defende, para fazer tal afirmação cega. Em primeiro lugar, Dawkins se esquece que Deus não é uma criatura, não foi criado por ninguém, nem tampouco passou por processo de aperfeiçoamento. Por definição, Ele é incriado, infinito e impossível de ser compreendido pelo homem, pois Ele é a causa de tudo e não o efeito, este sim, sujeito às leis da evolução. Dawkins também se esquece que o “pacote evolutivo” foi projetado antes mesmo do “Big-Bang”, no qual ele acredita e, após este eclodir, todas as leis da física – as que permitiram a evolução da matéria e da consciência – já estavam necessariamente presentes.  O universo não foi criado apenas para que grandes rochas girassem em torno de estrelas, mas sim, para gerar em alguns raros planetas a vida e as consciências que observam este mesmo universo. Este é o ápice da evolução da matéria. Aos seres humanos é vedado entender o Criador, mas a Sua criação está aberta ao nosso entendimento. Neste sentido, a ciência nada mais é do que o estudo sistemático e compartimentado das leis naturais, de toda natureza e através deste estudo a ciência se aproxima mais Dele, a despeito das afirmações acima. Apesar das aparências, torna-se cada dia mais difícil ser um materialista convicto, exatamente porque o homem usa cada vez mais o seu lado racional para perceber Deus através das entrelinhas da ciência, e muitos cientistas já fazem isto.  Fomos dotados por Ele da racionalidade, então, é óbvio que devemos utilizá-la para evidenciar e até comprovar, através da obra, a existência do autor.Afinal, quem somos nós para negar a existência de Deus? Em todas as épocas o homem sempre pensou saber muito, porém, passado algum tempo, entende que quase nada sabe e, quanto mais aprende, mais se dá conta disso.Negar Deus é como negar a própria consciência. É como admitir o nada, que não existe. Não estamos separados de Deus, fazemos parte da Consciência Universal que a tudo experimenta e “vive” através de nós e de toda a criação. Na verdade, podemos dizer que nós humanos somos as mãos de Deus. As religiões tiveram o mérito de manter viva a idéia do Criador até os nossos dias, mas elas em geral também nos apartam da divindade na medida em que mantém uma imagem distorcida de Deus, atribuindo a Ele características humanas e arbitrárias. Talvez seja este o deus criticado por Dawkins: o deus antropomórfico das perseguições, dos desmandos e principalmente, da exclusividade religiosa, conseqüência direta desta interpretação. Nós todos, seres menos ou mais evoluídos do universo, somos partículas divinas, fazemos parte do Princípio Inteligente e Afetivo que a tudo permeia produzindo a evolução.  Concluímos, como disse Louis Pasteur, o pai da microbiologia, que:  ”Pouca ciência afasta de Deus, muita a Ele reconduz”.      
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui