Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O PIB DE BARBACENA -- 20/09/2012 - 21:57 (José Kalil Salles) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
No princípio de junho o IBGE disponibilizou o PIB, Produto Interno Bruto, do Brasil no primeiro trimestre de 2010, o que motivou alentados pronunciamentos de autoridades e cobertura da mídia nacional.



Em razão disto torna-se oportuno uma análise do PIB-Produto Interno Bruto do município de Barbacena. É claro que o desdobramento do PIB nacional até aos municípios é uma tarefa que demanda um tempo significativo. Nada impede, contudo, que embora haja uma defasagem temporal de dois anos, os últimos números disponibilizados pelo IBGE/Cidades, mostram a pujança do desenvolvimento econômico de Barbacena.



O PIB é o mais importante indicador do potencial econômico de um município, estado ou país. Ele revela o valor de toda a riqueza produzida no espaço geográfico que se quer analisar em determinado período, geralmente de um ano.



O método de medição do desempenho dos setores da economia foi criado pelo economista britânico Richard Stone em 1940 e imediatamente implantado em quase todos os países, já que foi difundido pela ONU.



A metodologia de aferição do PIB vem sendo atualizada pelo FMI todas as vezes que um bem ganha significado econômico. Exemplo: até o ano de 2000 não se computava o telefone celular, a consultoria de software, entre outros, o que ocorre hoje.



Para o cálculo do PIB são aferidas 56 atividades econômicas e a produção de 110 bens e serviços. O que influencia diretamente a variação do PIB é o consumo da população. Quanto mais as pessoas gastam, mais o PIB cresce. Isto porque o consumo depende dos salários e dos juros. Mais salários e menos juros a economia cresce. Se o consumo aumenta as empresas têm que investir e produzir mais e os serviços também crescem, pois são mais demandados.



O Cálculo do PIB não é tão simples como parece. Do preço de um bem é necessário saber qual a contribuição de cada setor da economia na sua produção. No preço de cada bem várias atividades e vários produtos secundários são incorporados na sua construção. Por isto o IBGE precisa calcular toda a cadeia produtiva nacional para chegar a um resultado que represente fielmente a realidade econômica.



O PIB mede, portanto, a produção do município, estado ou país, em três grandes grupos econômicos: a agropecuária, a indústria e os serviços, que incluem comércio, transporte, comunicação, administração pública e outros.



Entre os 853 municípios do Estado, Barbacena ocupa o trigésimo lugar no ranking de desenvolvimento econômico, com um PIB a preços de mercado no valor de 1 bilhão e 188 milhões de reais. Para o atingimento deste valor a agropecuária municipal contribuiu com 55,83 milhões, a indústria com 207,07 milhões, os serviços com 717,07 milhões e os impostos pagos pela população com 145,18 milhões de reais.



O que demonstra a pujança da economia de Barbacena é a sua colocação em trigésimo lugar entre os 853 municípios e a comparação com algumas outras cidades da região. Assim o PIB de São João Del Rei no mesmo período foi de 726,46 milhões, de Congonhas 620,83 milhões, de Conselheiro Lafaiete 743,02 milhões, de Santos Dumont 439,18 milhões, de Carandai 211,84 milhões, de Muriaé 773,71 milhões e de Ubá 854,44 milhões de reais, contra o bilhão e 188 milhões de Barbacena.



O PIB per capita é o valor que cada cidadão de Barbacena foi responsável, em média, para a produção da riqueza municipal. Para o cálculo deste valor considera-se o valor total do PIB dividido pela população total do município. O valor encontrado foi de R$9.713,00.



Numa visão bem conservadora, pode-se prever que o PIB de Barbacena deverá atingir em 2010 o valor de 1,5 bilhão de reais.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui