Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13569)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PARABENS, JORNAL DE SÁBADO -- 27/09/2012 - 19:37 (José Kalil Salles) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
1983 é marco importante para a mídia jornalística de nossa Barbacena. A 13 de novembro nascia o Jornal de Sábado, circulava pela primeira vez, criado por um grupo de intelectuais que se preocupavam com a verdade, a ética, a independência, a transparência, a defesa do nosso povo e o desenvolvimento da nossa terra.

Lá por volta do Século XVII a.C já se tem informação da existência de reproduções escritas em suporte de cera e argila. Contudo, a primeira publicação regular, gravada em tábuas de pedra e colocada na porta do Fórum Romano, apareceu em 59 a.C, contendo as façanhas e estripulias do imperador Júlio Cesar. O primeiro jornal de papel, denominado Notícias Diversas, apareceu no ano de 713 d.C., na China. Porém, foi somente no ano de 1440 que a imprensa logrou um desenvolvimento mais significativo, ao utilizar da tecnologia mais avançada da época, qual seja, a prensa móvel criada por Johannes Guttenberg.

No Brasil a imprensa só chega em princípios do Século XIX, mais precisamente em 1808, já que antes era proibida toda e qualquer atividade de imprensa pela metrópole portuguesa. Só com o advento da vinda da família real portuguesa para o Brasil, a imprensa brasileira nasceu oficialmente no Rio de Janeiro, em 13 de maio de 1808, com a criação da Imprensa Régia, que mais tarde passou a denominar-se Imprensa Nacional.

O primeiro jornal na nossa Barbacena foi criado em maio de 1836, “O Parahybuna”, sendo o seu principal redator o Padre Justiniano da Cunha Pereira, que lhe emprestou forte conteúdo político.

De lá para cá, dezenas e dezenas de órgãos de imprensa escrita foram criados e deixaram de existir no nosso município.

Hoje, sem qualquer sombra de dúvida, o principal jornal da imprensa municipal é o Jornal de Sábado. É aí que se ouve o ruído das máquinas de impressão; na sala de redação o barulho da digitação de textos ou o ranger de canetas escorrendo sobre o papel para registrar atos e fatos, gerando notícias e informações para serem veiculadas no final de semana, quando milhares de leitores se atualizam com as ocorrências da cidade.

E por que o Jornal de Sábado tem tanta importância no cenário de nossa cidade? Porque é um órgão de imprensa não atrelado a partido político ou a família desses políticos que tanto infelicitam a nossa Barbacena; não faz proselitismo ideológico; não vive de subvenção de partido ou de qualquer político; portanto, é independente, é sério, é transparente, é impessoal, é inovador. Suas edições almejam e alcançam o perfeccionismo jornalístico, ao tempo em que coloca expressividade em cada uma de suas partes que contemplam o todo. Inova também por uma diagramação perfeita e agradável. É muito bom ler o Jornal de Sábado.

De fato, o Jornal de Sábado tem colocado semanalmente à disposição do leitor a realidade dos fatos ocorridos na cidade, sem qualquer maquiagem de qualquer outro caráter que não seja o informativo.

Parabéns ao Jornal de Sábado pelos seus 18 anos de existência. Que este aniversário ocorra por muitos e muitos anos mais. E que continue presenteando ao povo de Barbacena com sua linha independente, pois nós cidadãos, precisamos, em realidade, de uma imprensa realmente livre como o Jornal de Sábado.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui