Usina de Letras
Usina de Letras
125 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62161 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10347)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->O PERIGO DA VISÃO INVERTIDA DE SI MESMO -- 11/03/2008 - 20:03 (ANGELA FARIA DE PAULA LIMA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O PERIGO DA VISÃO INVERTIDA DE SI MESMO

Narciso é filho da ninfa Liríope e de Céfiso, deus fluvial, conhecido por sua insaciável energia sexual. Narciso nasceu de um assédio de Céfiso, quando Liríope passeava próximo às margens do rio.
Tornou-se um belíssimo jovem e sua mãe, ao consultar os oráculos, soube que ele só viveria enquanto não conhecesse a sua própria imagem.Tornou-se foco das paixões das mulheres, às quais desdenhava, não sucumbindo a nenhuma delas. Entretanto, houve uma especial, a ninfa Eco, que traiu Hera, esposa de Zeus, o deus dos deuses do Olimpo. Por essa traição ela foi banida do Olimpo e condenada a não mais falar. Em um passeio pelo bosque ela avistou Narciso e apaixonou-se por ele. Ele a rejeitou e ela, com a dor, se transformou em um imenso rochedo repetindo apenas os derradeiros sons do que lhe diziam. As demais ninfas, revoltadas com a insensibilidade de Narciso pediram vingança à deusa da justiça Nêmesis, que criou uma situação para que ele fosse castigado. Em uma caçada, sedento, ele se aproximou de um lago e ao debruçar-se para beber, viu a sua imagem refletida, ficando enamorado de si mesmo. Dali não mais saiu até a sua morte, desgostoso por não conseguir realizar a união amorosa com o objeto da sua paixão. Quando procuraram seu corpo, encontraram apenas uma flor amarela, hoje conhecida por Narciso.

Essa é a síntese da história de Narciso, o jovem que morre por enamorar-se de si mesmo.

Existem muitos significados psicológicos nesse mito.Jung sempre viu um forte componente comportamental nos mitos greco romanos, explicando que os mesmos são a síntese metafórica do comportamento das pessoas em sociedade e a raiz de todo um processo de vida. Para alguns seria a visão egoísta dos indivíduos incapazes de verem além de si mesmos.Outra seria o estar 'cheio de si', um sentimento de superioridade para encobrir a própria baixa auto estima.Para outros ainda a megalomania.E muitas mais encontraremos descritas em estudos sobre o tema.
Entretanto, eu sempre me intriguei com esse comportamento de Narciso na história narrada, concordando sim, com todas essas visões, mas intuindo que poderia haver um outro ingrediente mais plausível, pelo menos, à minha capacidade de compreender o âmago da questão.

E foi de tanto pensar que cheguei à conclusão que me pareceu mais verossímil:
-Será que ele enamorou-se de si mesmo?

Ou enamorou-se do INVERSO de si mesmo -já que se via em imagem espelhada - e esse foi o seu erro essencial?

11/03/2008
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui