Usina de Letras
Usina de Letras
14 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Afinal de contas, o que é saudade ? -- 18/09/2002 - 18:23 (Wilson Gordon Parker) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Afinal de contas, o que é saudade ?

Há muito anos atrás, quando ainda garoto, eu ouvi a primeira explicação de saudade, na voz da cantora Elizete Cardoso. Não lembro quem escreveu a letra da música, que começava assim:

- Saudade, tormento de paixão, emoção diferente que aniquila a vida da gente...

Será que saudade é isto mesmo ?

Acho que não é bem assim, mas também não sei direito o que seja, porque tenho a suave sensação de que esta palavra não pode ser definida, pois ela é pura emoção, cuja dimensão está ligada ao amor que sentimos pela pessoa que vai se afastar do nosso espaço, por uma determinada quantidade de tempo.

É exatamente neste momento, que podemos ter uma leve noção do tamanho do amor que temos no coração.

Quando estamos apaixonados, deitados ao lado do nosso amor, com a paixão girando a mil dentro de nós, e a pessoa amada se levanta da cama para ir à cozinha, temos a sensação de que a mesma vai começar uma viagem sem volta. Seguramos suas mãos, puxamos, beijamos, abraçamos, imploramos para que ela não demore, não nos esqueça, e volte logo.

A imagem que temos da pessoa apaixonada saindo pela porta, entrando no corredor, acenando e deixando um beijo, é como se ela estivesse embarcando num foguete interplanetário, rumo ao desconhecido.

Alguns filósofos disseram, ou dizem, sei lá (eles me parecem estar sempre querendo a eternidade), que a saudade não existe, quando nós, pobres humanos romànticos, queremos ligá-la a alguém, com quem vivemos algumas ocasiões mágicas de nossas vidas, as quais nos levaram a uma espécie de eternidade adquirida.

Dizem eles que não podemos sentir saudade de um momento que foi eternizado, porque ele nunca se afasta de nós, está sempre jogado ali a nossa frente, logo, nunca vai existir saudade.

Muito correto,objetivo e lógico este pensamento !

Só que os lógicos se esqueceram que não pode existir lógica num amor que não tenha o sentimento da saudade.

Nunca, em tempo algum, poderemos assistir, complacentemente, a partida do nosso amor para longe de nós, e, calmamente, ficarmos imaginando que por ser eterno, nunca sentiremos saudades.

Amor sem saudade é o mesmo que corpo sem espírito.

A saudade no mundo real parece nos cortar a carne.

No mundo virtual, quando encontramos um amor, e passamos a teclar diariamente com ele, ouvimos a sua voz ao telefone, nos aproximando cada vez mais, telefone e computador passam a ser as referências da distància.

Um dos amantes mora no norte, o outro no sul. Quando eles saem de suas casas, ao invés de pensarem que os amados estão nas suas cidades longínquas, eles simplesmente colocam as pessoas "morando" em suas casas, afastando assim a implacável distància.

E neste fantástico mundo virtual, acontece o seguinte diálogo na tela do computador, que pode ser feito por intermédio do ICQ:

- Oi amor...cheguei !

- WOW ! Estava louco de saudade ! Que bom.

- Vou tomar banho..me espera ?

- Sim amor.

Um pode estar em Porto Alegre, o outro em Manaus. Mas os amantes criaram a sensação de que moram juntos. Quando se conectam na NET, e abrem o ICQ, é como estivessem tocando a campainha de suas casas.

Nestas circunstàncias, eles acabaram com a distància real, diminuindo o tormento e a agonia da saudade.

A distància no espaço, só deveria existir para os frígidos, aqueles que só entendem a separação, quando se lhes fala por metragem. Eles não sentem saudade.

Em alguns momentos, a saudade surge avassaladora, como uma enorme onda, derrubando tudo dentro da gente. Não sobra nada. Nos deixa liquidados, loucos para encontrar de novo o nosso amor, a nossa paixão.

Enfim, vejam o trecho de um email, que um apaixonado mandou para a sua amada:

"Ah... Se eu pudesse explicar essa vontade de estar com você...Só posso me contentar com os meus sonhos e que a espera chegue ao fim. Mesmo de longe, me sinto perto de você. Me pergunto se é certo penetrar num virtual tão profundo... A vontade de estar perto de você...e você acabou de ir às sete e pouco da manhã..."

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui