Usina de Letras
Usina de Letras
248 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Paraguai, uma nova Bolívia? -- 09/04/2008 - 10:31 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Paraguai, uma nova Bolívia?

RUBENS BARBOSA (*)

O Globo, 8/4/2008

No dia 20, os paraguaios elegerão um novo presidente. Na campanha eleitoral, tem prevalecido, em maior ou menor grau, um sentimento antibrasileiro, externado em dois aspectos: revisão do Tratado de Itaipu e ameaça aos cerca de 300.000 agricultores brasileiros que vivem no Paraguai.

Disputam a eleição o ex-bispo Fernando Lugo, com o apoio de uma coalizão de movimentos sociais e partidos de esquerda, Lino Oviedo, general aposentado, e Blanca Olvear, do Partido Colorado, apoiada pelo atual presidente, Nicanor Duarte.

Fernando Lugo foi recebido pelo presidente Lula na semana passada. Segundo o candidato paraguaio, o governo brasileiro estaria aberto a rediscutir Itaipu. O Palácio do Planalto desmente qualquer compromisso com o candidato.

O PT e o governador Requião apóiam a candidatura de Lugo, que está à frente de quase todas as (nem sempre confiáveis) pesquisas de opinião pública.

A renegociação do Tratado de Itaipu com o Brasil tem sido um dos principais temas da campanha eleitoral. O Tratado define as regras da utilização da Usina, a remuneração da energia produzida, sua operação e utilização. Assinado em 1973, o documento tem prazo de validade de 50 anos, ou seja, só poderá ser renegociado em 2023.

A reivindicação paraguaia deve ser vista dentro de um contexto mais amplo. Fernando Lugo deveria ser lembrado que, no início da década de 70:

- o governo brasileiro captou vultosos recursos (mais de US$12 bilhões) necessários para a construção da Usina.

- a Ande, a Eletrobrás paraguaia, só se tornou sócia no empreendimento porque o Banco do Brasil lhe financiou os US$50 milhões para o aporte nos US$100 milhões do capital inicial;

- quando as primeiras máquinas de Itaipu começaram a gerar, não havia mercado para a energia produzida;

- por isso e, compulsoriamente, como previa e prevê o Tratado, as empresas distribuidoras brasileiras foram obrigadas a adquiri-la.

O Paraguai, pelo Tratado, tem direito a 50% da energia gerada por Itaipu, mas sua economia só absorve 10% desses 50%. O restante o Brasil compra para seu próprio consumo. Hoje, quase 20% da energia consumida pelo Sudeste brasileiro vem de Itaipu, sem que haja alternativas, pelo menos a curto prazo, de esse panorama se modificar.

Lugo diz que essa energia absorvida pelo Brasil custa cerca de US$2,75 o MWh e quer multiplicar o preço por oito. Esse não é um preço de mercado.

O custo verdadeiro deveria levar em conta os dados financeiros da empresa.

- Segundo o balanço de Itaipu, o Brasil transferiu em 2007, por força do Tratado, diretamente ao governo do Paraguai ou para honrar os compromissos financeiros daquele país na Itaipu binacional, cerca de US$1,5 bilhão, que corresponde ao pagamento de US$41,32/MWh pela 'energia paraguaia' utilizada, ou 14,86 vezes mais do que Lugo afirma que está sendo pago.

- Os consumidores brasileiros ainda pagam em suas tarifas de luz cerca de US$200 milhões ao ano a título de royalties ao Paraguai.

- Os royalties pagos por usinas brasileiras - que no Brasil são denominados de 'compensação financeira' - representam valores bem menores do que os royalties de Itaipu, evidenciando um custo abusivo dos royalties da Binacional (de 2,5 a 4,1 vezes superiores aos pagos pelas usinas brasileiras).

- Cedendo a pressão do governo paraguaio, o governo Lula aumentou de 4 para 5.1 o multiplicador de cálculo de energia comprada pelo Brasil, o que representou despesas adicionais para o Tesouro de mais US$20 milhões/ano.

O governo Lula tem afirmado que não aceitará qualquer modificação no Tratado de Itaipu e que vai manter a mesma linha adotada até aqui com o governo do presidente Nicanor Duarte.

Dada a ambigüidade de algumas declarações feitas por porta-vozes do Planalto depois da visita de Lugo, é necessário que o Brasil se posicione de forma clara diante do Paraguai para evitar o que ocorreu com a Bolívia. Espera-se que não haja confusão entre os interesses ideológicos do PT e a atitude do governo de Brasília.

A energia de Itaipu é uma questão de segurança nacional e não admite tergiversação. Esperamos que os interesses maiores do Brasil sejam defendidos de maneira realmente efetiva e não com a falta de vigor com que foram tratados os problemas da Petrobras no tocante à nacionalização das refinarias e ao aumento do preço do gás na Bolívia.


(*) RUBENS BARBOSA é presidente do Conselho de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui