Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62284 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Transgênese e clonagem neste admirável mundo novo -- 18/09/2002 - 18:27 (Wilson Gordon Parker) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Transgênese e clonagem neste admirável mundo novo

Clonagem e transgenia, são palavras que passamos a escutar diariamente. Nos telejornais estão sempre sendo notícia.

Alimentos transgênicos. Animais clonados.

Todo mundo presta atenção, mas a maioria não tem a mínima noção do que seja.

Espalham aos quatro ventos que isto é coisa para o futuro, como se os seres humanos que vivem no presente não precisassem saber do que se trata.

Quanto menos o povo souber sobre certos assuntos, melhor para os interesses financeiros das grandes empresas nacionais e multinacionais.

Todo noticiário que divulgasse uma notícia sobre clonagem ou transgenia, deveria explicar o que isto siginifica.

O problema é o tempo ? Aumente-se o tempo do telejornal. Na revista ou no jornal impresso não existe espaço ? Coloquem mais páginas.

Seria uma forma muito simples de se educar o povo, fazendo com que as pessoas entendam sobre os assuntos importantes que estão surgindo no nosso cotidiano, e deverão afetar as suas vidas, e dos seus descendentes.

Muito pouca gente sabe que a ovelha Dolly, clonada por Ian Wilmut e Keith Campbell em 1997, tem um "tio" brasileiro, que é o cientista paulista Lawrence C. Smith. Atualmente ele leciona na Universidade de Montreal. Ele acredita que a clonagem de embriões humanos para fins terapêuticos será realidade já nesta década. "Estamos caminhando rapidamente para a clonagem de humanos". Foi este brasileiro de pai inglês, que desenvolveu a técnica de clonagem por transferência nuclear, a qual, sete anos depois, daria origem à ovelha Dolly.

"A participação de Lawrence foi fundamental nos eventos que levaram à criação de Dolly", reconhece Ian Wilmut, no livro A Segunda Criação (Editora Objetiva).

Sobre as restrições éticas que deveriam ser impostas nos casos de clonagens dos seres humanos, o cientista brasileiro respondeu:

"Estamos caminhando rapidamente para a clonagem de humanos. Obviamente, acredito que deveríamos impor restrições éticas, mas não creio que seja fácil fazê-lo. Tecnicamente, a clonagem não está pronta para ser aplicada em humanos. Ainda há muitas falhas na técnica, que causa a morte da maioria dos embriões no primeiro terço da gestação. Boa parte dos clones morre em fases avançadas da gestação e há casos de natimortos. Eticamente, o complicado é o que vem depois, já que muitos clones de animais nascem com anomalias cardíacas, problemas de imaturidade pulmonar, baixa imunidade, etc. Até que possamos realizar a clonagem de forma segura, a técnica não deve ser aplicada a seres humanos. Mas acho que a clonagem de embriões humanos para fins terapêuticos poderá ser realidade já nesta década."

Transgênicos são alimentos compostos contendo organismos geneticamente modificados. São criados em laboratórios com a utilização de genes de espécies diferentes de animais, vegetais ou micróbios.

Uma entrevista do presidente Fernando Henrique Cardoso publicada na edição de setembro da revista Preços Agrícolas foi reproduzida no boletim da multinacional Monsanto:

"Entendo que a biotecnologia é uma das áreas que trará mais benefícios para a humanidade no próximo século. Ela já está permitindo a obtenção de alimentos mais nutritivos e mais baratos para a população. O Brasil, há mais de 15 anos, vem formando recursos humanos e construindo uma infra-estrutura para o desenvolvimento da biotecnologia. Mas, só no meu governo, no ano passado, começamos a testar no campo os primeiros produtos da engenharia genética ligados à agricultura."

Segundo os defensores da transgenia, ``O avanço científico está aí e ele é importante para a produção, porque vai diminuir custos, e reduzir a aplicação de produtos químicos´´

Acho que todos querem o aumento da produção, alimentos melhores e mais baratos, enfim, tudo o que o progresso possa oferecer aos seres humanos. Entretanto, é sempre bom lembrar que o consumidor tem o direito de ser informado sobre como foi produzido este alimento, para poder saber o que está consumindo.

Dizem que a FAO (órgão da ONU para a Agricultura e Alimentação), já está definindo regras para a comercialização de produtos transgênicos.

Tudo tem que ser bem explicado, para que o consumidor tenha noção do que isto pode causar. Os opositores da nova técnica, alegam que os alimentos transgênicos podem provocar alergias, desenvolvimento de resistência bacteriana com a consequente redução da eficácia de remédios à base de antibióticos, potencialização dos efeitos de substàncias tóxicas, aumento de resíduos de agrotóxicos, enfim, uma série de problemas que só irão ser constatados depois que as cobaias humanas começarem a apresentar as primeiras sequelas.

Isto sem falar nos problemas que só serão descobertos daqui a alguns anos.

Lembram-se do caso do remédio Talidomida ?

O pessoal que atualmente é contra este tipo de alimento, propõe que, enquanto não se fizer um estudo mais detalhado dos problemas que pode ocasionar à saúde, seja determinada a simples proibição do plantio de transgênicos em todo o país e também a sua importação. Se, em casos excepcionais, algum alimento transgênico for comercializado, terá que ter obrigatoriamente EM LETRAS VISíVEIS a indicação de que se trata de um alimento transgênico.

Realisticamente falando, tendo por base o momento em que vivemos, com milhões de pessoas passando fome por este mundo afora, creio que se eles tivessem a possibilidade de comer esses alimentos transgênicos, acho que comeriam numa boa. Pelo menos não morreriam de fome.

Mas, pensando bem, bisbilhotando as entrelinhas, porque será que as multinacionais querem abaixar o preço dos alimentos?
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui