Usina de Letras
Usina de Letras
25 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62306 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10398)

Erótico (13576)

Frases (50697)

Humor (20046)

Infantil (5466)

Infanto Juvenil (4789)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140834)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6217)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A SECA NO NORTESTE -- 24/10/2012 - 21:53 (EDVALDO FERNANDES DE ANDRADE) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Vivemos a pior seca registrada nos últimos 50 anos! Uma tragédia humana, que causa fome, sede e mata rebanhos de animais. Só no nosso Estado da Bahia a produção de leite teve uma queda de 90%, acarretando um prejuízo financeiro de R$546 milhões de reais aos pecuaristas. Muita tristeza e preocupação com o futuro deste singular bioma; desta vegetação típica que cobria todo o Nordeste brasileiro e parte do norte de Minas. Em algumas regiões já se pode ver a amostra do seu estrago. Removida a sua cobertura natural, a caatinga virou terra nua e o chão esturricou-se. Areia pura, sem vida. Uma gigantesca faixa de terra de 1.338.000 Km2, que começa no Piauí, passa por todos os estados nordestinos e termina no norte de Minas. Nela vivem 34 milhões de brasileiros, em 1.204 municípios; o equivalente a 15% da população do país. É o retrato da depredação da natureza, da ignorância humana e do descaso dos governos, que tiraram muito proveito da famigerada “indústria da seca”. Naquelas pequenas cidades sertanejas, os fornos das padarias ainda são alimentados pelo que resta da caatinga rala. É doído ver nas portas daqueles estabelecimentos os montes dos pequenos troncos retorcidos aguardando a sua vez de serem queimados. Ou das inúmeras carvoarias que alimentam os fornos das grandes indústrias siderúrgicas. Desde 1977 o tema vem sendo discutido pelas nossas autoridades, mas ainda não apresentou resultados práticos para equacionar e resolver este grave problema. E pensar que temos 70 mil represas no nordeste que acumulam um potencial de cerca de 37 bilhões de metros cúbicos de água. É a maior quantidade de água represada em regiões semiáridas do mundo. Com este potencial hídrico poderíamos irrigar milhões de hectares com água de boa qualidade, até porque existem regiões sedimentares onde é possível perfurar poços e obter água do subsolo. Mas até agora os projetos não saem do papel. Obedecendo as devidas proporções, Israel fertilizou o solo e transformou o deserto em terras produtivas, com a irrigação das águas do Rio Jordão. Pelo andar da carruagem, o sertão brasileiro poderá se transformar num imenso deserto, com inúmeras consequências danosas à sua gente e ao meio ambiente de toda região. E enquanto nada acontece, o sertanejo continuará migrando para o sul do país, para os grandes centros urbanos, enchendo as grandes cidades e fugindo destas secas medonhas, do seu chão que lhe dá tantas alegrias.

 


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui