Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50621)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Geração Cesariana -- 02/11/2012 - 16:41 (Jefferson Cassiano) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


A Geração Cesariana



 



Os jovens estão apáticos. Refiro-me aos jovens bem jovens, aqueles a quem chamamos de adolescentes. Eles olham para o mundo e parecem dizer: “Pode ser depois?”. (Será que é assim mesmo que acontece? Estou cada vez mais desconfiado de que, talvez, eu esteja entrando num tipo de envelhescência e, por conta de questões hormonais anormais, esteja com o metabolismo, a paciência e o tempo reduzidos. Pode ser.) Vou mudar a declaração então: minha percepção é de que os jovens andam apáticos.



            Não vejo o mínimo sinal de insatisfação neles. Também não capto indícios de satisfação. Não está bom. Nem está ruim. Nem. Um marasmo de domingo à tarde cobriu a existência deles. Tente desafiá-los com o futuro: “É longe ainda”. Tente animá-los com as conquistas quase sólidas do presente: “Não tenho nada com isso”. Tente mostrar que... desista.  Algo afetou a juventude de nossos jovens.



            Juventude é lugar e hora de dizer ao mundo que tudo está errado, que é preciso mudar. É tempo de fazer de um jeito novo, rebelar-se. Ah, desculpe-me! Isso é coisa de um passado heroico. Coisa de nossos pais e avós que precisaram pegar em armas ou em mastros de alguma bandeira para conseguir realizar certos sonhos. Já era. Coisa fora de moda: armas, bandeiras, sonhos.  “Para quê? Pode ser depois?”.



            Talvez seja o fastio que a facilidade impõe. Sei que parece injusto com a vida e com a história lamentar que – sim, sou ingênuo! – o mundo é melhor hoje do que era há 30 anos. Claro, a puberdade segue sendo uma fase difícil. O físico, as emoções, o social, tudo muito intenso. Em outros aspectos, no entanto, a vida do menino e da menina, em tempos de estabilidades, é mais simples do que já foi, pois está previamente decidida. Tão decidida que eles, talvez intuitivamente, percebam que não há como lutar nem contra o que lutar. Será que devemos piorar tudo? Quem sabe, em meio a certos transtornos, a moçada e a rapaziada resolvam berrar um pouco.



            A culpa é nossa, homens e mulheres, adultos.  Como tivemos uma vida mais dura, achamos que o melhor era facilitar as coisas para nossos filhos. Contra a aridez do passado, um presente só de oásis. As facilitações começaram já na hora do parto. Pais, médicos, mídia e todo mundo defende sempre as vantagens do parto natural. Na hora de por os filhos no mundo, no entanto, faz mais de trinta anos que a opção é sempre a cesariana. Porque é mais fácil, porque é menos assustador, porque é mais barato. 



            Se negamos aos nossos filhos a violência natural e o necessário trauma de um parto natural – PLOC! –  , como esperar que eles não sejam apáticos quando crescem? A vida não é um desafio para eles desde o primeiro suspiro. Em vez de os darmos à luz, demos, facinho, a luz para eles. A geração cesariana prefere esperar até que alguém ou algo abra a barriga do mundo. Quem sabe assim, alguma mudança nasça. 



Jefferson Cassiano é professor e publicitário. Ocupa a cadeira 31 da Academia Ribeirãopretana de Letras



 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui