Usina de Letras
Usina de Letras
164 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13569)

Frases (50607)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6186)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->TRÃNSITO EM BARBACENA -- 04/11/2012 - 19:21 (José Kalil Salles) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O trânsito é a utilização das vias públicas ou privadas por pessoas, veículos e animais, segundo conceitua a legislação brasileira.

A legislação, sempre farta no Brasil, conceitua também vias urbanas e rurais como sendo ruas, avenidas, caminhos, logradouros, passagens, estradas e rodovias.

É competência do município o estabelecimento de normas e regras sobre o trânsito no seu espaço territorial ou de entidades com circunscrição sobre vias estaduais ou federais que cortam o município.

Em Barbacena a autoridade de trânsito que faz valer o seu poder de regulamentação tem feito algumas intervenções que redundaram em fracasso. O primeiro grande fracasso foi o ocorrido com as mudanças estabelecidas pela equipe da Fundação Cristiano Otoni, contratada para tal. Só piorou o trânsito na cidade. Mais recentemente, outra intervenção no trânsito foi feita e acoplada a modificações urbanísticas, só piorou o que já estava ruim.

Uma das intervenções urbanísticas ocorridas na cidade foi o pretensioso projeto de revitalização do centro, pretensioso até no nome, pois deveria ser chamado apenas de revitalização da Rua 15, veio transformar o tráfego de veículos nesta via num verdadeiro suplício.

Outra mexida urbanística feita na região do Pontilhão transformou o tráfego de veículos naquele espaço num verdadeiro inferno.

O desenvolvimento econômico do município de Barbacena acarretou a melhoria da renda das pessoas e tem sido responsável pelo aumento do número de veículos automotores nas vias do município.

Barbacena remando contra a tendência de alargamento de ruas e avenidas para suportar o aumento do fluxo de veículos, optou pelo estreitamento da Rua 15. Fez-se ali apenas uma faixa de tráfego de veículos singularmente estreita. Um veículo que pare ou que sofra uma pane interrompe todo o tráfego. O que tem ocorrido são constantes congestionamento, obstruindo o tráfego do jardim municipal até depois da Praça do Rosário e nas ruas adjacentes.

Na região do Pontilhão, nos horários de pico, ocorrem congestionamentos e engarrafamentos de trânsito, caracterizando o colapso total da organização do tráfego ali implantada.

Engarrafamentos e congestionamentos são vistos com grande freqüência também na confluência da Avenida Bias Fortes com a Rua Comendador João Fernandes e no início da Rua 7 até bem depois da Praça da Estação.

É bem sabido que a organização do trânsito deve primar pela fluidez do tráfego para reduzir o tempo da movimentação de veículos, evitar acidentes, conflitos entre motoristas e congestionamentos e engarrafamentos.

Em Barbacena mover-se de carro de uma parte a outra da cidade através das vias públicas tem demorado tempo considerável, visto que a velocidade do tráfego é extremamente reduzida, áreas de manobra exíguas e pistas estreitas.

A adoção do sistema de ruas de mão única em Barbacena, especialmente no centro da cidade, não surtiu efeito significativo em decorrência do traçado e da topografia do município, embora tenha permitido que o tráfego se mova mais adequadamente nas vias que o adotaram.

O trânsito como está hoje em Barbacena é um verdadeiro suplício. Aqueles que têm por obrigação trafegar com maior constância em cada dia estão sujeitos a irritação, estressamento e, conseqüentemente, perda de qualidade de vida e de saúde.

Mantendo-se o mesmo nível de crescimento da renda das pessoas e o mesmo número de veículos emplacados a cada mês, o que será do trânsito de Barbacena daqui a vinte anos?

Ou se faz uma intervenção definitiva e adequada agora ou enfrentaremos lá na frente, não mais o suplício atual, mas o caos total.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui