Usina de Letras
Usina de Letras
149 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PRODUTO INTERNO BRUTO DE BARBACENA -- 13/11/2012 - 21:36 (José Kalil Salles) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Fundação João Pinheiro –FJP-, órgão público estadual responsável pelo levantamento de estatísticas em Minas Gerais, disponibilizou recentemente as informações relativas ao Produto Interno Bruto dos 853 municípios do Estado. Vale ressaltar que a Fundação efetua este cálculo de acordo com a metodologia desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística –IBGE-.

O cálculo deste importante indicador da economia dos municípios é um processo pesado e, portanto demorado, especialmente num estado como Minas Gerais que tem um número muito grande de cidades. Em razão disto existe sempre uma defasagem temporal de cerca de dois anos entre os números levantados, trabalhados e a sua divulgação. Contudo, isto não representa qualquer problema, já que a economia não expande ou retrai aos saltos, e o seu caminhar é um processo bem lento.

O Produto Interno Bruto de Barbacena mostra o potencial da economia do município e é o seu principal indicador. Ele revela a soma de todas as riquezas aqui produzidas: do cafezinho ao apartamento de luxo. Constitui importante instrumento para o planejamento de políticas públicas que visem ao desenvolvimento de nossa cidade.

Os números disponibilizados mostram que a agropecuária municipal produziu bens no valor de 70,29 milhões de reais, número este 25,9% maior que o verificado no ano anterior. Já a indústria contribuiu com 328,32 milhões de reais, valor este superior em 58,32% em relação ao período anterior. A participação dos serviços, aqui incluída a administração púbica municipal, mostrou um número de 792,23 milhões de reais, contra os 717,07 milhões de reais do ano anterior, o que representa um acréscimo de 10,48%. Os impostos pegos pela população de Barbacena atingiram o número de 173,12 milhões de reais, valor este superior em 19,24%em relação ao número verificado no período anterior. A soma de todos estes valores representa o Produto Interno Bruto de Barbacena, que atingiu no período o expressivo valor de 1,363 bilhão de reais, valor este superior 14,73% em relação ao ano anterior.

O Produto Interno Bruto per capita é o valor que cada cidadão de Barbacena foi responsável, em média, para a produção da riqueza municipal. Para o cálculo deste valor considera-se o valor total do Produto Interno Bruto dividido pela população total do município. O valor encontrado foi de R$10.712,31.

No ano anterior Barbacena estava colocada em trigésimo primeiro lugar no ranking dos municípios de maior Produto Interno Bruto. Já na disponibilização atual, o município ganhou três posições, passando para o vigésimo oitavo lugar, caracterizando um ganho expressivo de posição.

Um dos principais fatores que influenciam diretamente a variação do Produto Interno Bruto é o consumo da população. Se o consumo aumenta as empresas têm que investir mais na produção, aumentando-a; caso contrário, se o consumo diminui, gera uma retração da economia e o Produto Interno Bruto cai. Outro fator importante para o crescimento do Produto Interno Bruto é o gasto dos governos. Quando são feitas obras, funcionários são contratados e o consumo de materiais e de serviços contribui para a elevação do Produto Interno Bruto.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui