Usina de Letras
Usina de Letras
305 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50579)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->TUBERCULOSE – AIDS. -- 30/08/2008 - 12:14 (Agostinho M. da Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
TUBERCULOSE – AIDS.
Desde os anos 80 onde surgiu o vírus da Síndrome da Imunodeficiência humana (HIV) tornou-se um dos fatores de risco para o desenvolvimento nas pessoas infectadas (portadoras) pelo Mycobacterium tuberculosis.
A chance do indivíduo infectado pelo HIV de adquirir a tuberculose é de 10 % ao ano, enquanto o indivíduo imunocompetente é de 10 % ao longo de toda sua vida.


Preocupado com essas doenças acabei descobrindo que elas podem contagiar o mundo.
Veja pesquisa feita na Internet.

TUBERCULOSE:

Doença grave, transmitida pelo ar, que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial nos pulmões. O microorganismo causador da doença é o bacilo de Koch, cientificamente chamado Mycobacterium tuberculosis.
1 - Essa doença pode afetar outras áreas do corpo, mesmo não causando dano pulmonar.
A doença só é transmitida por quem estiver infectado com o bacilo nos pulmões.
2 - A disseminação acontece pelo ar. O espirro de uma pessoa infectada joga no ar cerca de dois milhões de bacilos. Pela tosse, cerca de 3,5 mil partículas são liberadas.
3 - Os bacilos da tuberculose jogados no ar permanecem em suspensão durante horas. Quem respira em um ambiente por onde passou um tuberculoso pode se infectar.

Sintomas
• Tosse crônica (o grande marcador da doença é a tosse durante mais de 21 dias);
• Febre;
• Suor noturno (que chega a molhar o lençol)
• Dor no tórax;
• Perda de peso lenta e progressiva;
• Quem tem tuberculose não sente fome, fica anoréxico (sem apetite) e com adinamia (sem disposição para nada).

Tratamento
A prevenção usual é a vacina BCG, aplicada nos primeiros 30 dias de vida e capaz de proteger contra as formas mais graves da doença. Se houver a contaminação, o tratamento consiste basicamente na combinação de três medicamentos: rifampicina, isoniazida e pirazinamida.
O tratamento dura em torno de 06 (seis) meses. Se o tuberculoso tomar as medicações corretamente, as chances de cura chegam a 95%. É fundamental não interromper o tratamento, mesmo que os sintomas desapareçam.
O doente nas duas primeiras semanas do tratamento pode contagiar outras pessoas. Portanto, deve proteger a boca com as mãos, ao espirrar ou ao tossir. Também não deverá ficar próximo das pessoas sadias, nos locais fechados.


Tuberculose resistente
Atualmente, consiste na principal preocupação mundial em relação à doença. O abandono do tratamento faz com que os bacilos tornem-se resistentes aos medicamentos e estes deixam de surtir efeito. A tuberculose resistente pode desencadear uma nova onda da doença virtualmente incurável em todo o mundo.

Números da doença
• 1/3 da população mundial está infectado com o bacilo da tuberculose;
• 45 milhões de brasileiros estão infectados;
• 5% a 10% dos infectados contraem a doença;
• 30 milhões de pessoas no mundo podem morrer da doença nos próximos dez anos;
• 6 mil brasileiros morrem de tuberculose por ano.

Aids
Doenças Relacionadas à AIDS
Essa Informação destina-se aos Consumidores
Além de confirmar um o diagnóstico laboratorial de AIDS, a presença de uma doença relacionada à AIDS pode constituir a base de um diagnóstico presumido independente de AIDS em uma pessoa cujo status de soropositividade para o HIV e número de células CD4 sejam desconhecidos.

Pacientes que apresentam um sistema imunológico debilitado estão mais propensos a contrair uma variedade de infecções e doenças, conhecidas como doenças relacionadas à AIDS. Quando ocorre uma doença relacionada à AIDS, este é um sinal de que o paciente entrou no 'estágio final' da infecção pelo HIV e está desenvolvendo AIDS. Com freqüência, é apenas nesse estágio particular que muitos indivíduos descobrem que são portadores do HIV.
As doenças relacionadas à Aids recaem dentro das quatro categorias a seguir:
Infecções oportunistas
As infecções oportunistas são causadas por bactérias, vírus e outros protozoários que um corpo sadio normalmente seria capaz de combater. As doenças oportunistas freqüentemente associadas ao HIV e à AIDS incluem um tipo de pneumonia causada por Pneumocystis carinii, uma infecção do sistema nervoso central denominada toxoplasmose e infecção pelo complexo mycobacterium avium, uma infecção que pode afetar os pulmões, a medula óssea e o fígado. O tratamento com antibióticos pode prevenir o início de determinadas doenças.
1 Pulmão
A pneumonia por Pneumocystis carinii é uma infecção dos pulmões que afeta 70-80% dos portadores do HIV.

2 Boca
As infecções da boca e da garganta (por ex., sapinho) causadas por fungos, tal como Candida albicans, são muito comuns entre os portadores do HIV. A Candida pode também causar infecções vaginais em mulheres.

3 Fígado
O fígado pode tornar-se infectado pelo Mycobacterium avium intracellulare. Essa bactéria incomum pode também afetar os pulmões, bem como a medula óssea.

4 Cérebro
Abscessos cerebrais e encefalopatia podem resultar de Toxoplasma gondii, um parasita que pode também infectar os olhos, os pulmões e o tecido nervoso.

5 Cólon
O Cytomegalovirus pode causar colite, uma infecção do intestino grosso. Esse vírus pode também infectar os olhos, o esôfago e os pulmões, causando pneumonia.

6 Aparelho Genital
Herpes simples é uma infecção viral comum caracterizada pelo surgimento de pequenas vesículas cheias de líquido. Existem duas formas de vírus, o vírus do herpes simples, tipo 1 (HSV1) e tipo 2 (HSV2). O tipo 1 está geralmente associado a infecções dos lábios, boca e face. O tipo 2 está freqüentemente associado a infecções dos órgãos genitais.
Doenças que afetam o cérebro e os nervos
Muitos pacientes apresentarão problemas neurológicos durante o curso da doença. O complexo de demência causado pela AIDS é uma doença relacionada à AIDS caracterizada por comprometimento cognitivo e da memória, bem como comprometimento da capacidade de concentração e de realizar tarefas complexas. Essa doença pode também afetar a capacidade motora de um paciente e seu comportamento.
Certos tipos de câncer
O sarcoma de Kaposi é um tipo de câncer associado ao HIV e à AIDS que ocorre predominantemente em homens homossexuais infectados pelo HIV. O sarcoma de Kaposi freqüentemente surge na forma de lesões da pele, podendo também afetar os gânglios linfáticos, o trato gastrintestinal e os pulmões.
Síndrome de perda de peso associada ao HIV
A síndrome de perda de peso é um termo que se refere à perda de 10% ou mais de seu peso corpóreo (ou seja, músculos e gordura) sem dieta ou aumento da atividade física. Cerca de 80% dos indivíduos infectados pelo HIV, que desenvolvem AIDS, mostram sinais da síndrome de perda de peso. Problemas de inanição e de metabolismo são as principais causas da perda de peso. A inanição (ou seja, nutrição inadequada) ocorre quando uma pessoa com HIV perde o apetite e deixa de comer; torna-se muito cansada para preparar alimentos saudáveis; ou sofre de diarréia e vômito freqüentes. Os problemas de metabolismo causados pelo HIV, pelas infecções oportunistas ou por determinadas medicações impedem o corpo de absorver e processar adequadamente o alimento.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui