Usina de Letras
Usina de Letras
186 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Livro retrata Che como homem sanguinário -- 01/09/2008 - 11:24 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
08/10/2007 - 15h53

Livro retrata Che como um homem fanático, sanguinário e cruel

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u334858.shtml

da France Presse, em Paris

Em meio a homenagens pelos 40 anos da morte de Ernesto Che Guevara --tido por muitos como ícone e a personificação do revolucionário romântico-- o ensaio de um catedrático e escritor dissidente cubano mostra a imagem de um indivíduo fanático, cruel e sanguinário.

O cubano Jacobo Machover, autor do livro 'La Cara oculta del Che' ('O rosto oculto de Che', em tradução livre), publicado recentemente, faz referência a Che como 'um personagem não muito interessante, um instrumento ou uma vítima de Fidel Castro, um fanático cruel e sanguinário'.

Machover, exilado em Paris desde 1963, disse que admirou muito o guerrilheiro quando era jovem, 'como o de um mito fabricado depois de sua morte por Fidel Castro e engrandecido pelos intelectuais no mundo'.

'O objetivo era dar a ele uma imagem de eterna juventude de uma revolução que estava envelhecendo, por meio de um personagem de uma crueldade insensata e que, na verdade, não hesitou em executar pessoalmente a todos que considerava traidores', afirma Machover.

Machover comentou a situação em Cuba, onde classificou o culto em torno de Che Guevara como uma imposição a mais do governo.

'Até as crianças, educadas no culto ao revolucionário, que devem jurar todos os dias ser como o Che, debocham do personagem, que não é cubano, mas foi responsável por uma revolução que forçou mais de dois milhões de pessoas ao exílio', afirmou o escritor.

Machover explicou sua evolução, da admiração inicial até a condenação atual do personagem, por seu desejo de conhecê-lo mais profundamente, pela leitura de seus escritos, seus discursos e o testemunho daqueles que conviveram com ele, assim como seus inimigos e suas supostas vítimas.

'Através deste trabalho fui me dando conta de que Che não tinha nada a ver com a imagem de liberdade que lhe atribuíam. Eu me dei conta de que não havia nele tal libertário, e sim um estalinista que me dava nojo; um fanático sedento de sangue e movido pela vontade de sacrifício pessoal e dos demais', disse Machover.

Para Machover, Che tem, no entanto, circunstâncias atenuantes e uma delas foi sua morte na selva boliviana.

'Ele merecia mais ter sido julgado do que assassinado, pois não passou de um instrumento e uma vítima de Fidel Castro, que o mandou morrer no Congo, de onde se salvou, e depois para a Bolívia', afirmou Machover.

O dissidente disse que o objetivo de seu livro é 'divulgar a realidade e acabar com a imagem que se deu a Guevara por meio de frases humanistas a ele atribuídas e que ele nunca pronunciou'.

'Tal como se percebe de seu discurso ante a Organização das Nações Unidas (ONU) e de seus diários de campanha, o humanismo era algo totalmente alheio a alguém que teve um tal culto da morte', afirmou, para, por fim, depois definir o mito Che como um simples mortal cheio de defeitos.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui