Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->QUE SUSTO BARBACENA! -- 19/11/2012 - 13:42 (José Kalil Salles) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O IFDM – Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal – é um índice que varia de 0 a 1 para classificar o desenvolvimento humano municipal de acordo com dados oficiais dos diversos ministérios relativos ao emprego, renda, educação e saúde. A classificação para análise observa quatro vertentes: de 0 a 0,4 o desenvolvimento é baixo; de 0,4 a 0,6 é considerado regular; de 0,6 a 0,8 é moderado; e de 0,8 a 1 o desenvolvimento é alto.

O IFDM foi criado para atender a inexistência de parâmetros para medir o desenvolvimento econômico e social dos municípios brasileiros e é anual, enquanto que o IDH, criado pela ONU, é censitário e realizado apenas de dez em dez anos.

A versão do IFDM 2010 reflete o ano base de 2007, já que o trabalho para capturar informações, consolidá-las e calcular índices que envolvam trabalho, renda, educação e saúde de 5.564 municípios brasileiros é significativamente pesado e, por conseqüência, lento. No entanto, esta defasagem temporal de dois anos não tem reflexo expressivo na análise de fatos econômicos e sociais, já que o desenvolvimento não caminha aos saltos e, pelo contrário, avança ou recua lentamente. A versão 2011 mostrará o índice relativo ao ano base de 2008 e assim sucessivamente.

O ano 2000 foi o marco inicial de apuração do IFDM.

Barbacena naquele ano apresentou o índice de 0,7072, tendo sido classificada em 17º lugar no ranking de desenvolvimento municipal em Minas Gerais e no ranking nacional ocupou o 362º lugar. Vale lembrar que em Minas Gerais são 853 municípios e 5.564 no Brasil. Bela colocação obtida por Barbacena no ano 2000.

De 2000 a 2.005, isto é, na primeira metade da primeira década do século XXI, Barbacena sofreu um forte processo de desenvolvimento econômico e social. O ano de 2005 mostrou que o IFDM apurado para o município atingiu 0,825, o que significou para Barbacena a 6ª colocação no ranking mineiro e 145ª no nacional.

Infelizmente, iniciou-se então um processo de deterioração do desenvolvimento econômico e social da cidade.

Em 2006 o índice apurado foi de 0,7843 e no ranking estadual Barbacena caiu do 6º para o 22º lugar e no nacional caiu para o 302º lugar.

No ano de 2007 a queda foi então mais acentuada. I IFDM apresentou o resultado de 0,6691. Este índice significou a 199ª colocação entre os 853 municípios estaduais e a 1.784ª colocação entre os 5.564 brasileiros.

Esta elevada queda do IFDM não significou que o município tenha deixado de ter um desenvolvimento econômico e social. Mais precisamente mostrou que o desenvolvimento deixou de ser alto, como vinha acontecendo, para ser apenas moderado.

Indica, por outro lado, que é necessário que sejam desenvolvidas ações para que o município reaja economicamente, aumente o bolo econômico para distribuí-lo com mais qualidade para os quase cento e trinta mil habitantes do município.

Barbacena há que se parceirizar com o estado e com a União para a adoção de políticas públicas que recoloquem a cidade nos patamares atingidos em 2005, quando estava em 6º lugar no ranking mineiro de desenvolvimento econômico e social.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui