Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA SÉCULO XXI VESTIBULARES DEZEMBRO DE 2012 E JANEIRO -- 22/01/2013 - 07:30 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


HISTÓRIA SÉCULO XXI VESTIBULARES DEZEMBRO DE 2012 E JANEIRO DE 2013.



 



Compilados por Edson Pereira Bueno Leal, janeiro de 2013.



 



1 UNICAMP 2 FASE 2013 CHINA



 



 



Graças ao tamanho continental e à imensa população do país, as políticas implementadas pelo governo permitiram à China combinar as vantagens da industrialização voltada para a exportação, induzida em grande parte pelo investimento estrangeiro, com as vantagens de uma economia nacional centrada em si mesma e protegida informalmente pelo idioma, pelos costumes, pelas instituições e pelas redes, aos quais os estrangeiros só tinham acesso por intermediários locais. Uma boa ilustração dessa combinação são as imensas ZPEs que o governo da China ergueu do nada e que hoje abrigam dois terços do total mundial de trabalhadores em zonas desse tipo.



(Adaptado de Giovanni Arrighi, Adam Smith em Pequim: origens e fundamentos do século XXI. São Paulo: Boitempo, 2008, p.362.).



a) Indique duas ações políticas do governo chinês que produziram as condições internas para a ascensão econômica do país.



b) Aponte as estratégias geopolíticas utilizadas pela China para a obtenção de recursos naturais em distintas partes do mundo, que possibilitam a manutenção do atual modelo de produção industrial em larga escala no país.



 



 



2 FGV ADMINISTRAÇÃO 2013 DESOBEDIÊNCIA CIVIL



 



Não é absurdo pensar que o único tipo de transgressão que o governo nunca previu foi a negação deliberada e prática de sua autoridade [...].



Sob um governo que prende qualquer homem injustamente, o único lugar digno para um homem justo é também a prisão.



THOREAU, H. Desobedecendo. A desobediência civil e outros ensaios. Trad., Rio de Janeiro: Rocco, 1984, p. 36 e 38.



Henry Thoreau foi um ativista estadunidense do século XIX que influenciou, com suas ideias, diversos movimentos políticos posteriores. Entre eles, podemos identificar:



a) o nazismo, exemplificado pela prisão de Hitler, quando escreveu o livro Mein Kampf.



b) a revolução cubana, marcada pela intensa movimentação da sociedade civil.



c) o peronismo e a sua proposta de organização social e política, baseada nos sindicatos.



d) o franquismo e sua perspectiva de separação entre Igreja e Estado na Espanha.



e) a resistência pacífica liderada por Mahatma Gandhi, pela independência da Índia.



 



3 MACKENZIE GENOCÍDIO



 



Há mais de 60 anos, a ONU definiu como crime internacional a tentativa de destruir a totalidade ou parte de um grupo nacional, étnico, racial ou religioso. Impor condições de vida subumanas a um grupo de pessoas semelhantes entre si, com o objetivo de levar à sua destruição física, também se enquadra nessa categoria. É o que ocorre



a) na região basca, defendendo o separatismo em relação à Espanha e a união com Portugal, uma vez que a maior parte de sua população é de origem luso-espanhola.



b) com bantos e sudaneses, etnias que habitam a parte setentrional da África do Sul e que sofreram por décadas a exclusão imposta pelo regime do Apartheid.



c) em Darfur, no Sudão. Este é um dos motivos pela condenação de Omar Al-Bashir, governante sudanês, pelo Tribunal Penal Internacional.



d) com os exilados cubanos em Miami, uma vez que são vítimas de perseguições promovidas por sociedades secretas racistas, como a Ku Klux Klan.



e) na fronteira entre a Etiópia e a Somália. Este é um dos motivos pela condenação internacional ao massacre promovido.



 



 



 



4 UNESP 2013 CONSUMO NO CAPITALISMO



 



Em um documento rubricado pela Rede Global de Academias de Ciência (IAP), um grupo de pensadores da comunidade científica com sede em Trieste (Itália) que engloba 105 academias de todo o mundo alerta pela primeira vez sobre os riscos do consumo nos países do Primeiro Mundo e a falta de controle demográfico, principalmente nas nações em desenvolvimento. Na declaração da comunidade científica se indica que as pautas de consumo exacerbado do Primeiro Mundo estão se deslocando perigosamente para os países em desenvolvimento: os milhões de telefones celulares e toneladas de “junk food” que invadem os lares pobres são claros indicadores dessa problemática. A ausência nos países pobres de políticas de planejamento familiar ou de prevenção de gravidezes precoces acaba de configurar um sombrio cenário de superpopulação. Trata-se de dois problemas convergentes que pela primeira vez analisamos de forma conjunta”, afirma García Novo.



(Francho Barón, El País, 16.06.2012. Adaptado).



Um dos problemas relatados no texto está relacionado com



a) a supremacia de tendências estatais de controle sobre a economia liberal.



b) o aumento do nível de pobreza nos países subdesenvolvidos.



c) a hegemonia do planejamento familiar nos países do Terceiro Mundo.



d) o declínio dos valores morais e religiosos na era contemporânea.



e) o irracionalismo das relações de consumo no mundo atual.



 



5 MACKENZIE 2013 CAPITALISMO CRISE 2008



 



Desde a crise financeira mundial, deflagrada nos EUA em 2008, muitos governos têm adotado medidas para a sua superação. Assinale a alternativa correta sobre o tipo de medidas de política econômica adotadas no Brasil.



a) Liberal clássico, com ampla abertura a importações que visam dinamizar o mercado interno e a competição com empresas nacionais.



b) Neoliberal, em que o Estado amplia a sua participação em setores considerados estratégicos.



c) Socialista, em razão da ideologia esquerdista dos integrantes do governo.



d) Desenvolvimentista, em que o Estado utiliza mecanismos como isenção de impostos, redução de juros e aumento do protecionismo.



e) Globalizada, em que o país se torna aberto a qualquer tipo de movimentação financeira com outros países, sem qualquer restrição legal.



 



 



 



6 ENEM 2012 MIGRAÇÃO RURAL URBANA E GLOBALIZAÇÃO



 



Texto I



Ao se emanciparem da tutela senhorial, muitos camponeses foram desligados legalmente da antiga terra. Deveriam pagar, para adquirir propriedade ou arrendamento. Por não possuírem recursos, engrossaram a camada cada vez maior de jornaleiros e trabalhadores volantes, outros, mesmo tendo propriedade sobre um pequeno lote, suplementavam sua existência com o assalariamento esporádico.



MACHADO, P. P. Política e colonização no Império.



Porto Alegre: EdUFRGS, 1999 (adaptado).



 



Texto II



Com a globalização da economia, ampliou-se a hegemonia do modelo de desenvolvimento agropecuário, com seus padrões tecnológicos, caracterizando o agronegócio. Essa nova face da agricultura capitalista também mudou a forma de controle e exploração da terra. Ampliou-se, assim, a ocupação de áreas agricultáveis e as fronteiras agrícolas se estenderam.



SADER, E; JINKINGS, I. Enciclopédia Contemporânea da América Latina e do Caribe.



São Paulo: Boitempo, 2006 (adaptado).



Os textos demonstram que, tanto na Europa do século XIX quanto no contexto latino-americano do século XXI, as alterações tecnológicas vivenciadas no campo interferem na vida das populações locais, pois:



a) induzem os jovens ao estudo nas grandes cidades, causando o êxodo rural, uma vez que formados, não retornam à sua região de origem.



b) impulsionam as populações locais a buscar linhas de financiamento estatal com o objetivo de ampliar a agricultura familiar, garantindo sua fixação no campo.



c) ampliam o protagonismo do Estado, possibilitando a grupos econômicos ruralistas produzir e impor políticas agrícolas, ampliando o controle que tinham dos mercados.



d) aumentam a produção e a produtividade de determinadas culturais em função da intensificação da mecanização, do uso de agrotóxicos e cultivo de plantas transgênicas.



e) desorganizam o modo tradicional de vida impelindo-as à busca por melhores condições no espaço urbano ou em outros países em situações muitas vezes precárias.



 



 



7 ENEM 2012 GLOBALIZAÇÃO



 



Uma mesma empresa pode ter sua sede administrativa onde os impostos são menores, as unidades de produção onde os salários são os mais baixos, os capitais onde os juros são os mais altos e seus executivos vivendo onde a qualidade de vida é mais elevada.



SEVCENKO, N. A corrida para o século XXI: no loop da montanha russa. São Paulo: Companhia das Letras, 2001 (adaptado).



No texto estão apresentadas estratégias empresariais no contexto da globalização. Uma consequência social derivada dessas estratégias tem sido



a) o crescimento da carga tributária.



b) o aumento da mobilidade ocupacional.



c) a redução da competitividade entre as empresas.



d) o direcionamento das vendas para os mercados regionais.



e) a ampliação do poder de planejamento dos Estados nacionais.



 



8 FGV ADMINISTRAÇÃO 2013 RODADA DE DOHA



 



O presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou nesta segunda-feira 10 [de setembro] na Austrália que a rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC) está “morta”, mas ninguém quer matá-la formalmente.



http://www.cartacapital.com.br/economia/a-rodada-de-doha-ja-estamorta-



diz-presidente-chileno/



Sobre a rodada de Doha da OMC, é correto afirmar:



a) Trata-se de uma série de negociações iniciadas em 1979, com vistas a amenizar os efeitos dos “choques do petróleo” na economia global.



b) Trata-se de uma série de negociações iniciadas em 2001, com vistas à liberalização do comércio mundial.



c) Trata-se de uma série de negociações iniciadas em 2008, com vistas a atenuar os efeitos da crise financeira sobre os fluxos de comércio globais.



d) Trata-se de uma série de negociações iniciadas em 1992, com vistas a incentivar o comércio de bens e serviços ambientalmente sustentáveis.



e) Trata-se de uma série de negociações iniciadas em 2009, com vistas a garantir a soberania alimentar dos países mais pobres.



 



 



9 ENEM 2012 CRISE DE 1929 E CRISE DE 2011



Texto I



A Europa entrou em estado de exceção, personificado por obscuras forças econômicas sem rosto ou localização física conhecida que não prestam contas a ninguém e se espalham pelo globo por meio de milhões de transações diárias no ciberespaço.



(ROSSI, C. Nem fim do mundo nem mundo novo. Folha de S.Paulo, 11 dez. 2011 – Adaptado).



Texto II



Estamos imersos numa crise financeira como nunca tínhamos visto desde a Grande Depressão iniciada em 1929 nos Estados Unidos.



(Entrevista de George Soros. Disponível em: www.nybooks.com.



Acesso em: 17 ago. 2011 – Adaptado)



A comparação entre os significados da atual crise econômica e do crash de 1929 oculta a principal diferença entre essas duas crises, pois:



a) o crash da Bolsa em 1929 adveio do envolvimento dos EUA na I Guerra Mundial e a atual crise é o resultado dos gastos militares desse país nas guerras do Afeganistão e Iraque.



b) a crise de 1929 ocorreu devido a um quadro de superprodução industrial nos EUA e a atual crise resultou da especulação financeira e da expansão desmedida do crédito bancário.



c) a crise de 1929 foi o resultado da concorrência dos países europeus reconstruídos após a I Guerra e a atual crise se associa à emergência dos BRICS como novos concorrentes econômicos.



d) o crash da Bolsa em 1929 resultou do excesso de proteções ao setor produtivo estadunidense e a atual crise tem origem na internacionalização das empresas e no avanço da política de livre mercado.



e) a crise de 1929 decorreu da política intervencionista norte-americana sobre o sistema de comércio mundial e a atual crise resultou do excesso de regulação do governo desse país sobre o sistema monetário.



 



10 FGV 2013 BRICs



 



Leia o seguinte texto:



O G7 não dispõe mais de condições para continuar a ser o diretório da economia mundial. Muitas de suas atribuições foram transferidas para o G20. Os emergentes adquiriram um peso maior nas decisões das instituições financeiras de Bretton Woods, na OMC, no debate sobre o clima, e, em breve, na ONU. Qual é a meta dessa corrida? Para alguns, substituir os poderosos de hoje; para outros, de modo mais realista, abrir as portas para um condomínio mundial mais representativo. Os BRICs têm boas credenciais para subir ao pódio dos vencedores na maratona do século.



VELLOSO, J. P. dos R. (coord.) China, Índia e Brasil: o país na competição do século. Rio de Janeiro: José Olympio: INAE, 2011. p. 44.



Compare os países que compõem BRICs, considerando:



a) a matriz energética.



b) o peso demográfico.



c) a participação no mercado mundial de produtos agrícolas.



 



11 PUC SP UNIÃO EUROPEIA PRÊMIO NOBEL PAZ 2012



Leia:



“No momento em que atravessa sua mais grave crise política e econômica, a União Europeia (UE) celebrou ontem uma conquista histórica: o Prêmio Nobel da Paz de 2012. A decisão do comitê de experts, anunciada no fim da manhã, em Oslo, na Noruega, pegou de surpresa a opinião pública do bloco de 27 países.”



(O Estado de S. Paulo. Em crise, União Europeia ganha Nobel da Paz e argumento contra eurocéticos. 13/10/2012. p. A11.).



Sobre o significado desse prêmio dado à União Europeia é correto afirmar que



a) seu efeito é apenas propagandístico, pois fantasia uma harmonia que haveria no continente, algo falso diante das tensões militares ainda existentes na Europa.



b) visou um fim econômico, procurando desviar a atenção sobre os problemas econômicos estruturais gerados pela integração das realidades geográfico-nacionais da Europa.



c) trata-se de um reconhecimento ao papel da União Europeia, que tem agido contra as intervenções em países estrangeiros, como no caso da ação no Iraque, realizada pelos EUA.



d) entendeu-se que a integração de realidades geográfico nacionais em uma entidade mais ampla elimina de vez as motivações para conflitos, que no passado foram tão nefastos.



e) buscou estimular a continuidade das políticas diplomáticas e econômicas da União Europeia junto às suas ex-colônias, mergulhadas em infindáveis conflitos internos.



 



12 FGV ADMINISTRAÇÃO 2013 GUERRA CIVIL NA SÍRIA 2012



 



O Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) informou hoje (4 de setembro) que o número de pessoas em fuga da Síria para países vizinhos subiu para mais de 100 mil em agosto. O número é considerado o maior total mensal até agora, elevando o conjunto de refugiados sírios registrados ou em espera para registo desde setembro de 2011 para mais de 235 mil.



http://www.onu.org.br/agosto-teve-maior-numero-de-fugas-da-siriacom-mais-de-100-mil-refugiados-diz-acnur/



Sobre os movimentos populacionais provocados pelo conflito sírio, é correto afirmar:



a) Desde agosto de 2012, quando se agravou a violência na Síria, o direito de asilo está garantido para todos os sírios que ingressarem na União Europeia.



b) Devido à crise humanitária, o governo sírio está facilitando a emissão de vistos para quem optar por deixar legalmente o país.



c) O número de refugiados é significativamente maior do que o número de deslocados internos pelo conflito, já que esses últimos não são atendidos pelo ACNUR.



d) A maior parte dos refugiados sírios está abrigada provisoriamente em campos situados em território israelense.



e) Entre os refugiados que se dirigem ao Iraque, encontram-se principalmente sírios de origem curda e iraquianos que haviam fugido para a Síria e agora retornam à sua terra natal.



 



13 FGV ADMINISTRAÇÃO 2013 ZONA DO EURO DESEMPREGO 2012



 



De acordo com a Eurostat, agência oficial de estatísticas da União Europeia (UE), em julho de 2012, a média de desemprego entre os países da Zona do Euro foi de 11,3% da população ativa, atingindo um total de 18 milhões de pessoas. Sobre o desemprego nos países que compõem a zona do Euro, é correto afirmar:



a) As taxas de desemprego tendem a ser maiores nos países que apresentam custos de produção mais elevados, tais como a Áustria e a Holanda.



b) As taxas de desemprego tendem a ser menores entre os jovens de 15 a 24 anos, já que eles recém ingressaram no mercado de trabalho.



c) Na Espanha e na Grécia, países fortemente atingidos pela crise econômica, mais de 1/5 da população ativa está desempregada.



d) A elevação do desemprego na região resulta da adoção de tecnologias pouco intensivas em mão de obra, pois contrasta com os sucessivos aumentos da produção industrial registrados na região desde o início de 2012.



e) Ainda que continuem elevadas, as taxas de desemprego registradas em julho de 2012 são menores do que as registradas no mesmo período de 2011, quando os países da região estavam em plena crise econômica.



 



 



14 FGV ADMINISTRAÇÃO 2013 FARC 2012



 



O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou nesta terça-feira (04/09) a assinatura de um acordo inicial com as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) para o fim do conflito interno no país. A próxima etapa nas negociações acontecerá na primeira quinzena de outubro, em Oslo (Noruega).



http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/24116/colombia+anuncia+acordo+inicial+com+as+farc+para+fim+do+conflito+interno.shtml



Sobre esse tema, é correto afirmar:



a) As FARC surgiram em meados da década de 1980 como um grupo de oposição ao regime totalitário imposto pelo governo da Frente Nacional.



b) Desde o seu surgimento, as FARC atuam essencialmente nas grandes cidades, pois o povoa mento disperso limita sua ação no restante do território



colombiano.



c) O diálogo entre o governo colombiano e as FARC teve início ainda durante o governo de Álvaro Uribe (2002-2010), quando este reconheceu os guerrilheiros como partes legítimas do conflito colombiano.



d) No texto do acordo inicial mencionado no texto, o governo colombiano exime as FARC de qualquer envolvimento com o narcotráfico internacional.



e) Apesar de duramente criticada por setores da oposição, a iniciativa de paz conta com o apoio de mais de 70% dos colombianos.



 



15 FGV ADMINISTRAÇÃO 2013 URBANIZAÇÃO NA AL



 



O lançamento do relatório “Estado das Cidades da América Latina e Caribe”, produzido pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABI TAT), em 21 de agosto de 2012, repercutiu intensamente na mídia impressa e digital.



Sobre o tema desse relatório, é correto afirmar:



a) Com cerca de 80% de sua população vivendo em cidades, a região formada pela América Latina e pelo Caribe figura entre as mais urbanizadas do mundo.



b) A maior parte da população urbana da América Latina e do Caribe vive em aglomerações urbanas com mais de 10 milhões de habitantes, conhecidas como megacidades.



c) Apesar do recente incremento da urbanização, estima-se que mais da metade do PIB da América Latina e Caribe seja produzido em áreas rurais, onde se concentram as atividades ligadas ao agronegócio.



d) O número de cidades da América Latina e Caribe vem diminuindo nos últimos cinquenta anos, graças ao padrão concentrador que caracteriza a urbanização regional.



e) Na América Latina e Caribe, as elevadas taxas de fecundidade vigentes entre a população rural alimentam um crescente êxodo migratório do campo para as cidades.



 



  


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui