Usina de Letras
Usina de Letras
23 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL REPÚBLICA VESTIBULARES DEZEMBRO DE 2012 E JANEIRO DE -- 25/01/2013 - 09:58 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


BRASIL REPÚBLICA  VESTIBULARES DEZEMBRO DE 2012 E JANEIRO DE 2013.



 



Compilados por Edson Pereira Bueno Leal, janeiro de 2013



 



 



1 MACKENZIE 2013  SEMANA DE ARTE MODERNA 1922



 



Em 2012 completam-se 90 anos da Semana de Arte Moderna, marco de renovações artístico-culturais do Brasil. A respeito desse acontecimento, assinale a alternativa INCORRETA.



a) Internacionalismo e nacionalismo foram, simultaneamente, suas características básicas. O nacionalismo, em especial, viria como decorrência de afirmação, presente desde a implantação da República em 1889, de uma arte e cultura genuinamente brasileiras.



b) Tal Semana exprimia o anseio de uma nova mentalidade intelectual, insatisfeita com o status quo das artes de então. Por isso, tinha como um dos objetivos centrais a modernização, por meio de um olhar para o social e para o que havia de mais avançado na criação artística.



c) Existia naquele movimento um olhar para o futuro, que trazia um desejo de ruptura, de inovação e de experimentação. Mas, ao mesmo tempo, marcava presença um sentimento de nostalgia, um retomar das raízes culturais que marcaram a formação histórica do país.



d) Internacionalismo e nacionalismo foram, simultaneamente, seus aspectos básicos. As letras e as artes do período desejavam o rompimento com o século XIX, e seu academicismo, sendo o exterior – em especial a Europa – símbolo desse rompimento.



e) Por partirem de concepções nacionalistas, esses artistas negavam as influências externas na cultura brasileira. Para eles, uma arte genuinamente brasileira somente aconteceria por meio do total afastamento em relação às principais vanguardas europeias.



 



2 MACKENZIE   SEMANA DE ARTE MODERNA 1922.



 



A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um marco cultural e a expressão da busca de um novo Brasil que conseguisse superar suas características arcaicas, refletindo mudanças em todas as áreas de nosso país. Em 1928,



Oswald de Andrade publicou o Manifesto Antropofágico, que procurou “traduzir” o espírito da cultura nacional. A respeito do contexto histórico e cultural da época, é correto afirmar que



a) Como proposta de mudança para a Arte do século XX, ao se aceitarem as influências estrangeiras, sem se menosprezar a identidade nacional, e sim reforçando-a, retoma-se a proposta da antropofagia como “ferramenta” na elaboração da verdadeira cultura nacional.



b) Todas as novas correntes artísticas advindas da Europa, no início do século XX, são fundamentais para a elaboração de uma cultura verdadeiramente nacional, pois estavam engajadas na preocupação de favorecer as classes trabalhadoras dentro da nova sociedade moderna mundial.



c) O Modernismo brasileiro surgiu com a intenção de promover uma atualização da arte brasileira, capaz de ajudar na consolidação da identidade nacional de tal forma que tiveram de se desligar da influência cultural externa para a dedicação única da arte, considerada nacional e genuína.



d) Reflete um novo posicionamento em relação à Arte no Brasil, reproduzindo as ideias que, no plano político, eram defendidas pelo movimento Verde-Amarelismo de Plínio Salgado que defendia a presença de estrangeirismos em nossa cultura.



e) Mostra o rompimento de vários artistas nacionais, como Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti, com as influências externas, principalmente com o movimento futurista italiano, profundamente aliado aos ideais fascistas e autoritários.



 



 



3 UNESP 2013   IMIGRAÇÃO BRASIL 1872 1929



Analise a tabela.



 



 






































ENTRADA DE IMIGRANTES NO BRASIL 1872 1929




PERÍODOS




N° ABSOLUTO




1872 – 1879




176.337




1880 – 1889




48.622




1890 – 1899




1.198.327




1900 – 1909




622.407




1910 – 1919




815.453




1920 – 1929




846.647




Entrada de imigrantes no Brasil, 1872-1929



(Neide Lopes Patarra, Movimentos migratórios no Brasil, 2003. Adaptado.)



 



A partir da análise da tabela e de conhecimentos sobre a dinâmica imigratória, pode-se afirmar que o aumento da entrada de imigrantes no período de 1890 a 1899 no Brasil deveu-se



a) ao estímulo à imigração para o Brasil pelos governos a Alemanha e Itália, que passavam por períodos de paz e reconstrução.



b) à oferta para que imigrantes italianos e japoneses chegassem ao país como proprietários de grandes fazendas.



c) à oportunidade de trabalho ocasionada pela abolição da escravatura, associada ao desemprego nos países de origem dos imigrantes.



d) ao projeto governamental de promover a democratização da sociedade brasileira, beneficiando os trabalhadores imigrantes.



e) à atração exercida pelo desenvolvimento industrial ocorrido em algumas regiões do país.



 



4 UNICAMP 2 FASE 2013 REVOLUÇÃO DE 1932



 



Em janeiro de 1932, o aniversário de São Paulo foi comemorado com enorme comício na Praça da Sé. A multidão empunhava bandeiras do Estado, além de cartazes com palavras de ordem como “Tudo pelo Brasil!



Tudo por São Paulo!”, “Abaixo a ditadura!”, ou ainda “Constituição é Ordem e Justiça!”. (Ilka Stern Cohen, “Quando perder é vencer”. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, jul. 2012.



http://www.revistadehistoria.com.br/secao/dossie-imigracaoitaliana/quando-perder-e-vencer. Acessado em 05/10/2012.)



a) Aponte dois aspectos que contribuíram para a tensão entre o governo Vargas e o Estado de São Paulo, em 1932.



b) Explique por que a Constituinte era uma reivindicação dos paulistas.



 



5 ENEM 2012  ESTADO NOVO



 



Fugindo à luta de classes, a nossa organização sindical tem sido um instrumento de harmonia e de cooperação entre o capital e o trabalho. Não se limitou a um sindicalismo puramente “operário”, que conduziria certamente a luta contra o “patrão”, como aconteceu com outros povos.



(FALCÃO, W. Cartas sindicais. In: Boletim do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. Rio de Janeiro: 10 (85), set. 1941 – Adaptado)



Nesse documento oficial, à época do Estado Novo (1937-1945), é apresentada uma concepção de organização sindical que



a) elimina os conflitos no ambiente das fábricas.



b) limita os direitos associativos do segmento patronal.



c) orienta a busca do consenso entre trabalhadores e patrões.



d) proíbe o registro de estrangeiros nas entidades profissionais do país.



e) desobriga o Estado quanto aos direitos e deveres da classe trabalhadora.



 



6 UNICAMP 2 FASE 2013  BRASIL CAPITAIS



 



1549 e 1763 são os anos do estabelecimento de Salvador e Rio de Janeiro, respectivamente, como capitais da área que viria a ser o Brasil. Em 1960, a terceira capital foi inaugurada.



Em relação ao estabelecimento das capitais, responda:



a) Quais os objetivos políticos do estabelecimento das duas primeiras capitais?



b) Por que a mudança da capital do Rio de Janeiro para Brasília pode ser vista como uma mudança política e estratégica?



 



 



7 UNICAMP 2 FASE 2013  GOVERNO JÂNIO QUADROS



 



Na foto abaixo reproduzida, o presidente Jânio Quadros condecora o líder da Revolução Cubana, Ernesto Che Guevara.



(Fonte: http://bloghistoriacritica.blogspot.com.br. Acessado em 3/01/2013.)



a) Como essa condecoração pode ser explicada no contexto das propostas do governo Jânio Quadros para as relações externas do Brasil?



b) Quais grupos, no Brasil, criticaram esse acontecimento?



 



8 MACKENZIE CASTELO BRANCO



 



(...) a nova política do governo passou a abranger dois planos de atuação; em um, mais imediato, a correção das deformações que se revelavam todas as manifestações do processo de desenvolvimento brasileiro político-militar, econômico, social e externo; em outro, a adoção de uma estratégia para o desencadeamento de um surto de progresso, igualmente naquele sentido integrado, levando em conta a realidade brasileira em seu conjunto.



O primeiro passo dessa política de reconstrução constituiu, evidentemente, na restauração da ordem, em todas as áreas, e da autoridade, segundo o princípio constitucional.



Castelo Branco, mensagem ao Congresso Nacional, 1965



Assinale a alternativa que contém a síntese mais completa a respeito do contexto histórico e político do texto acima.



a) A necessidade do atual governo de impor a paz interna, visto que no momento anterior o então presidente João Goulart havia assumido, perante os governos estrangeiros, acordos socialistas que ameaçavam a soberania nacional.



b) O governo Castelo Branco assumiu a preocupação prioritária com a manutenção da ordem interna do país, promovendo forte repressão policial a várias entidades, como sindicatos e a UNE, focos de resistência política ao golpe de 1964.



c) Acreditando que a ordem e o progresso caminhavam juntos para alcançar a reconstrução nacional, todas as medidas econômicas tomadas durante o seu governo contaram com o irrestrito apoio e aprovação popular.



d) A necessidade de se abandonar o nacionalismo reformista implementado durante o mandato de Jânio Quadros e adotar um modelo econômico contando com o apoio dos militares, investidores estrangeiros e grandes empresários nacionais.



e) Foi realizada a primeira revisão na Constituição Nacional a fim de aumentar o poder político do Executivo a fim de conter a ameaça da proliferação dos ideais socialistas ou comunistas em nosso país.



 



 



9 MACKENZIE 2013  GOVERNO FIGUEIREDO



 



Quando João Batista Figueiredo (1979-1985) iniciou seu governo, o Brasil vivenciava um momento de graves críticas advindas dos diversos setores sociais ao autoritarismo presente durante o regime militar. Durante o governo Figueiredo, no plano econômico, apontam-se como principais problemas que não foram solucionados:



a) A alta taxa de desemprego, consequência da redução do crescimento econômico, e o combate à política monetária de empréstimos junto a bancos estrangeiros.



b) A indexação de preços e salários e o bloqueio dos investimentos ligados ao mercado financeiro internacional.



c) Redução dos investimentos na área tecnológica e dos subsídios à área rural, agravando e acirrando a ocupação de terras por parte dos trabalhadores rurais.



d) A transformação dos cruzados novos em cruzeiros e o congelamento de preços de salários dos trabalhadores das indústrias.



e) A questão da dívida externa, em que o governo não conseguia pagar os empréstimos já obtidos, a enorme alta da inflação e o aumento no nível do desemprego.



 



10 PUC SP  ECONOMIA REGIME MILITAR



 



“Ao assumir a presidência em março de 1967, Costa e Silva ainda patrocinava a política recessiva do governo anterior. A ditadura parecia não ter nada a oferecer à sociedade. A impopularidade do regime, a formação da Frente Ampla e o movimento estudantil nas ruas convenceram os grupos militares mais ‘duros’ a pressionar o governo a alterar a política econômica. Com isso, a prioridade de reduzir a inflação por métodos recessivos teria que ser substituída por outra: o crescimento econômico com um controle menos rígido do processo inflacionário. Com o AI-5 e a posse do general Médici na presidência, a nova proposta foi vitoriosa.” Jorge Ferreira, João Goulart, uma biografia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011, p.642



Entre as características dessa nova proposta, que alterou o rumo da produção econômica durante os anos do regime militar, podemos citar a



a) expansão da fronteira agrícola, voltada prioritariamente à revalorização das culturas tradicionais do café, do tabaco e do algodão.



b) eliminação do crédito para a indústria e para a agricultura e, simultaneamente, a ampliação dos créditos para os consumidores.



c) criação de programas sociais, voltados principalmente à melhoria das condições de vida dos trabalhadores e à ampliação do mercado consumidor interno.



d) limitação das exportações e, simultaneamente, o estímulo às importações, por meio da redução das alíquotas cobradas na entrada dos produtos.



e) abertura a maiores investimentos estrangeiros e, simultaneamente, a realização de grandes obras públicas.



 



 



11 UNESP 2013   REGIME MILITAR BRASILEIRO



 



Durante o regime militar brasileiro (1964-1985), ocorreram:



a) fim do intervencionismo estatal na economia, ampliação da autonomia dos estados e controle militar do sistema de informações.



b) ampliação dos programas sociais voltados à saúde e à educação, crescimento industrial e saneamento completo das contas públicas.



c) limitação dos investimentos estrangeiros do país, erradicação da inflação e pagamento da dívida externa brasileira.



d) fortalecimento do poder executivo, relativo esvaziamento do legislativo e do judiciário e aumento da participação estatal na economia.



e) modernização tecnológica nas comunicações, incremento dos transportes aéreo e ferroviário e maior equilíbrio na distribuição de renda.



 



 



 



12 ENEM 2012   REGIME MILITAR TORTURA



 



Diante dessas inconsistências e de outras que ainda preocupam a opinião pública, nós, jornalistas, estamos encaminhando este documento ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, para que o entregue à Justiça; e da Justiça esperamos a realização de novas diligências capazes de levar à completa elucidação desses fatos e de outros que porventura vierem a ser levantados.



(Em nome da verdade. In: O Estado de S. Paulo, 3 fev. 1976. Aput, FILHO, I. A. Brasil, 500 anos em documentos. Rio de Janeiro: Mauad, 1999.)



A morte do jornalista Vladimir Herzog, ocorrida durante o regime militar, em 1975, levou a medidas com o abaixo assinado feito por profissionais da imprensa de São Paulo. A análise dessa medida tomada indica a



a) certeza do cumprimento das leis.



b) superação do governo de exceção.



c) violência dos terroristas de esquerda.



d) punição dos torturadores da polícia.



e) expectativa da investigação dos culpados.



 



13 ENEM 2012 DESCONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL ANOS 70



 



A partir dos anos 70, impõe-se um movimento de desconcentração da produção industrial, uma das manifestações do desdobramento da divisão territorial do trabalho no Brasil. A produção industrial torna-se mais complexa, estendendo-se, sobretudo, para novas áreas  do Sul e para alguns pontos do Centro-Oeste, do Nordeste e do Norte.



SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no



início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2002 (fragmento).



Um fator geográfico que contribui para o tipo de alteração da configuração territorial descrito no texto é:



a) Obsolescência dos portos.



b) Estatização de empresas.



c) Eliminação de incentivos fiscais.



d) Ampliação de políticas protecionistas.



e) Desenvolvimento dos meios de comunicação.



 



 



14 FGV ADMINISTRAÇÃO 2013 ELEIÇÕES 1982



 



Em 1982, foram realizadas no Brasil as primeiras eleições diretas pluripartidárias desde 1965, quando o regime militar aboliu os partidos políticos então existentes, através do Ato Complementar número 4.



A respeito dessas eleições, é correto afirmar:



a) Foram disputados os cargos de presidente da república, governadores dos estados, deputados estaduais e federais e senadores.



b) Apenas cinco partidos políticos disputaram essas eleições: PDS, PDT, PT, PTB e PMDB.



c) Os candidatos puderam utilizar o horário eleitoral ao vivo, para apresentarem suas propostas e discursos.



d) A aliança entre PDS e PTB garantiu ao governo a vitória nos principais estados do país, como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.



e) A radicalização dos comunistas provocou uma série de cassações e impugnações de candidaturas durante a campanha eleitoral.



 



 



 



 



15 ENEM 2012  SOCIEDADE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA



 



Texto I



 



O que vemos no país é uma espécie de espraiamento e a manifestação da agressividade através da violência. Isso se desdobra de maneira evidente na criminalidade, que está presente em todos os redutos – seja nas áreas abandonadas pelo poder público, seja na política ou no futebol. O brasileiro não é mais violento do que outros povos, mas a fragilidade do exercício e o reconhecimento da cidadania e a ausência do Estado em vários territórios do país se impõem como um caldo de cultura no qual a agressividade e a violência fincam suas raízes.



Entrevista com Joel Birman. A Corrupção é um crime sem rosto.



IstoÉ. Edição 2099, 3 fev. 2010.



 



Texto II



 



Nenhuma sociedade pode sobreviver sem canalizar as pulsões e emoções do indivíduo, sem um controle muito específico de seu comportamento. Nenhum controle desse tipo é possível sem que as pessoas anteponham limitações umas às outras, e todas as limitações são convertidas, na pessoa a quem são impostas, em medo de um ou outro tipo.



ELIAS, N. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.



 



Considerando-se a dinâmica do processo civilizador, tal como descrito no Texto II, o argumento do Texto I acerca da violência e agressividade na sociedade brasileira expressa a:



 



a) incompatibilidade entre os modos democráticos de convívio social e a presença de aparatos de controle policial.



b) manutenção de práticas repressivas herdadas dos períodos ditatoriais sob a forma de leis e atos administrativos.



c) inabilidade das forças militares em conter a violência decorrente das ondas migratórias nas grandes cidades brasileiras.



d) dificuldade histórica da sociedade brasileira em institucionalizar formas de controle social compatíveis com valores democráticos.



e) incapacidade das instituições político-legislativas em formular mecanismos de controle social específicos à realidade social brasileira.



 



 



 



16 ENEM 2012 BRASIL MOVIMENTOS SOCIAIS



 



As mulheres quebradeiras de coco-babaçu dos Estados do Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins, na sua grande maioria, vivem numa situação de exclusão e subalternidade. O termo quebradeira de coco assume o caráter de identidade coletiva na medida em que as mulheres que sobrevivem dessa atividade e reconhecem sua posição e condição desvalorizada pela lógica da dominação, se organizam em movimentos de resistência e de luta pela conquista da terra, pela libertação dos babaçuais, pela autonomia do processo produtivo. Passam a atribuir significados ao seu trabalho e as suas experiências, tendo como principal referência sua condição preexistente de acesso e uso dos recursos naturais.



ROCHA, M. R. T. A luta das mulheres quebradeiras de coco-babaçu, pela libertação do coco preso e pela posse da terra. In: Anais do VII Congresso Latino-Americano de Sociologia Rural. Quito, 2006 (adaptado).



A organização do movimento das quebradeiras de coco de babaçu é resultante da:



a) constante violência nos babaçuais na confluência de terras maranhenses, piauienses, paraenses e tocantinenses, região com elevado índice de homicídios.



b) falta de identidade coletiva das trabalhadoras, migrantes das cidades e com pouco vínculo histórico com as áreas rurais do interior do Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí.



c) escassez de água nas regiões de veredas, ambientes naturais dos babaçus, causada pela construção de açudes particulares, impedindo o amplo acesso público aos recursos hídricos.



d) progressiva devastação das matas dos cocais, em função do avanço da sojicultura nos chapadões do Meio-Norte brasileiro.



e) dificuldade imposta pelos fazendeiros e posseiros no acesso aos babaçuais localizados no interior de suas propriedades.



 



 



17 FATEC 2013 OPÇÃO POLÍTICA JORGE AMADO



 



Em 2012, o Brasil comemorou os 100 anos de nascimento do escritor baiano Jorge Amado. Uma das características de seus livros é a defesa de suas ideias políticas. Leia atentamente o trecho do romance Jubiabá, publicado em 1937. “Quando eu saio de casa, digo a meus filhos: vocês são irmãos de todas as crianças operárias do Brasil. Digo isso porque posso morrer e quero que meus filhos continuem a lutar pela redenção do proletariado. O proletariado é uma força e se souber se conduzir, se souber dirigir a sua luta, conseguirá o que quiser...” (AMADO, Jorge. Jubiabá. São Paulo: Martins Fontes, s/d, p. 286. Adaptado)



Considerando que o trecho expressa o ponto de vista do escritor, conclui-se que Jorge Amado defendia uma posição política:



a) integralista.



b) socialista.



c) neoliberal.



d) absolutista.



e) nazifascista.



 



18  FUVEST 2013 2 FASE REVOLUÇÃO DE 1964 E A COMISSÃO DA VERDADE.



 



Leia os textos abaixo:



Coube ao Gen. Mourão Filho, Cmt. da 4a Região Militar, essa histórica iniciativa, a 31 de março, nas altaneiras montanhas de Minas. E a Revolução, sem que tivesse havido elaboradas articulações prévias entre os Chefes Militares, – não teria havido tempo para isto – empolga o Exército, a Marinha e a Aeronáutica, para ter seu epílogo às 11h45min do dia 2 de abril, no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, com a partida do ex-Presidente João Goulart para o estrangeiro.



M. P. Figueiredo. A Revolução de 1964. Um depoimento para a história pátria. Rio de Janeiro: APEC, 1970, p. 11-12. Adaptado.



Lembro-me bem do dia 31 de março de 1964. Era aluno do curso de Sociologia e Política da Faculdade de Ciências Econômicas da antiga Universidade de Minas Gerais e militava na Ação Popular, grupo de esquerda católica [...] No dia seguinte, 1o de abril, já não havia dúvida sobre a vitória do golpe. Saí em companhia de colegas a vagar pelas ruas de Belo Horizonte [...] Contemplávamos, perplexos, a alegria dos que celebravam a vitória e assistíamos, assustados, ao início da violência contra os derrotados.



J. M. de Carvalho. Forças Armadas e Política no Brasil.



Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005, p. 118.



a) Que denominação cada autor utilizou para se referir ao regime instaurado após 31 de março de 1964? A que se deve essa diferença de denominação?



b) Tal diferença se relaciona com a criação da Comissão da Verdade em 2012? Justifique.



 



O Brasil na Segunda Guerra Mundial PUC SP   REDAÇÃO



 



Leia os textos :



“[Nos anos 1930] o Nordeste brasileiro era uma das ‘chaves’ principais de toda a comunicação e transporte por via aérea entre o Novo e o Velho Mundo. [...] Nos Estados Unidos, tanto militares como políticos sabiam da



enorme importância estratégica brasileira que, se já era grande em fins dos anos 30, quando não existia conflito entre os países europeus, cresceu paulatinamente até atingir seu zênite em junho/julho de 1940, quando a



questão atingiu grau de urgência para o governo norteamericano, com o exército alemão ocupando a França e rumores sendo divulgados sobre uma possível ocupação pelas forças do Eixo da costa ocidental da África francesa, existindo temores até de que esta presença pudesse ser estendida às Guianas francesa e holandesa.”



Vágner Camilo Alves. O Brasil e a Segunda Guerra Mundial. História de um envolvimento forçado. Rio de Janeiro/São Paulo: Puc-Rio/Loyola, 2002. p. 94.



PUC — DEZEMBRO/2012



Não há como negar: a Segunda Guerra Mundial é o ponto de virada na história das relações culturais entre o Brasil e os Estados Unidos. (...) Depois do ataque japonês a Pearl Harbor, e com a entrada dos Estados Unidos na guerra contra o Eixo, o leque de produtos comprados à América Latina aumentou bastante. A borracha e o quartzo brasileiro adquiriram um papel



vital na defesa do continente. No campo das relações culturais, ainda havia muito a ser feito. Cultura e propaganda passaram a ser consideradas materiais tão estratégicos como qualquer outro produto. A estabilidade política e social seria a melhor defesa de todo o continente.”



Antonio Pedro Tota. O imperialismo sedutor. A americanização do Brasil na época da Segunda Guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 28 e 53.



Fonte: THÉRY, Hervé; MELLO, Nedi Aparecida de. Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território. São Paulo: Edusp, 2005. p. 43.



“A Segunda Guerra Mundial mostrara as enormes dificuldades que a ausência de uma rede nacional de transportes acarretava para um país de dimensões continentais. A ideologia do consumo, do crescimento econômico e do planejamento foram os grandes instrumentos políticos e os grandes provedores das ideias que iriam guiar a reconstrução e a remodelação dos espaços nacionais, juntamente com a da economia, da sociedade e, portanto, da política. Para realizar qualquer desses desígnios impunha-se equipar o território, integrá-lo mediante recursos modernos. [...] O fim da guerra marca também o início de uma nova era dentro do percurso capitalista, com as perspectivas abertas pela revolução científico-técnica. Era o momento de lançar a semente da dominação do mundo pelas firmas multinacionais, preparando assim todos os espaços mundiais para uma nova aventura que, na escala mundial, só iria frutificar plena mente trinta anos depois.”



SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001. p. 47



PUC — DEZEMBRO/2012



A partir do texto, e de seus conhecimentos, redija um texto que considere:



• o significado e os motivos do ingresso brasileiro na Segunda Guerra Mundial;



• a relação do Brasil com os Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial;



• o impacto dessas novas relações entre Brasil e Estados Unidos na estrutura social brasileira (Estado, território, economia, política).


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui