Usina de Letras
Usina de Letras
243 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Morte de Rubim Aquino e o Luto de seus Detratores -- 07/02/2013 - 16:42 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Felix, dá uma olhada no material abaixo, até o final. Os terroristas estão "lavando a roupa suja"! Um tal de Rubim Aquino, recém falecido, escreveu um livro entregando os comunistas traidores, dedos-duros e X9 da guerrilha comunista em 64. O detalhe mais pitoresco da história é que Cecília Coimbra (da Tortura Nunca Mais) publicou nota de repúdio ao livro do Rubim que ela própria, num momento anterior, havia prefaciado. Na época, quando ainda não havia a Comissão da Verdade, o apelo político para se canonizar toda a comunistalha não era tão imperioso... Hoje, ela se arrepende amargamente de ter prefaciado o livro.

888888">

Garrido








Prezado irmão e professor Eloi,



Obrigado por suas palavras de apoio e compreensão nesse momento difícil em que estamos consternados pela morte do nosso companheiro, amigo e pesquisador Rubim Leão Aquino.



É isso aí, companheiro. Lutar sem perder a ternura jamais.




Abs



Adail Ivan de Lemos



1f497d"> 




b5c4df 1.0pt;padding:3.0pt 0cm 0cm 0cm">


De: Direção Ulbra Guaíba - Eloí Flôres [mailto:direcaoguaiba@ulbra.br]

Enviada em: quinta-feira, 17 de janeiro de 2013 14:38

Para: Adail Ivan de Lemos

Assunto: RES: A Morte de Rubim Aquino e o "Luto" de seus Detratores







 



Adail Ivan,



O debate deve ser um veio corrente e eterno, mesmo que nos cause sofrimentos por aquele que muda de posição, de foco histórico ou por uma situação que vive e que impede não mais falar sobre o passado, ou até mesmo negar a existência dos fatos reais, distorcendo-os, muitas vezes.



Rebatas sempre como estás fazendo em relação a Cecília Coimbra e outros. Tens tua história, tua percepção dos fatos. A realidade pós episódios como o que vivemos no período de chumbo, para muitos tem um significado histórico e de vida não negociáveis; para outros que se acomodaram às circunstâncias ou cederam a desígnios de partidos ou organizações, pode essa verdade antiga parecer, na atualidade, como estranha e, quando esta aparece tratam de denegrir seus autores, como é o teu caso e do Prof.º Aquino – recém falecido.



Apenas do ponto de vista moral e de compreensão da motivação para os ataques, cabe a pergunta: o que fazem essas pessoas – as que denigrem pessoas e negam a história – atualmente e que linha política defendem; a que estamento da estrutura social estão vinculados e que dependências possuem do poder de mando instalado?



O zig-zag dos empregos e cargos, às vezes, torcem muitos conceitos e convicções. Pode ser por aí?



Abração.



1f497d">Atenciosamente,
























1f497d">"cid:image001.png@01CDBCE9.678F2A50"




Eloí Flôres




Diretor Campus Guaíba 




BR 116, nº 5724, Moradas da Colina, Guaíba/RS, CEP:92500-000




( +55 (0xx51) 3480-1618 / 8456-2242




* direcaoguaiba@ulbra.br




ý      1f497d">http://www.ulbra.br/guaiba





b5c4df 1.0pt;padding:3.0pt 0cm 0cm 0cm">


De: Adail Ivan de Lemos [mailto:ailemos@ism.com.br]

Enviada em: quinta-feira, 17 de janeiro de 2013 12:33

Para: &
39;Pereira&
39;

Assunto: A Morte de Rubim Aquino e o "Luto" de seus Detratores





1f497d">Prezado Pereira,



1f497d">É com grande pesar que recebi a notícia da morte de Rubim Aquino. Além de um excelente professor de história, Aquino dedicou os últimos anos de sua vida a pesquisar sobre a história do Brasil. Conseguiu listar o nome de mais de mil torturadores. Era da moda antiga, trabalhava com leitura e não com computador. Tive a oportunidade, junto com Modesto da Silveira, de fazer pesquisas históricas junto com Aquino. Me partia o coração, ver aquele ex-companheiro com 83 anos de idade, deitado sobre livros, com um óculos fundo de garrafa, dedicando-se incansavelmente, dia após dia, noite após noite, na extenuante tarefa de investigar a história durante os Anos de Chumbo. De outro lado, me orgulho muito de ter trabalhado lado a lado com ele. Sua perda é irreparável e acreditem, partiu com ele irá grande parte da nossa história que só ele sabia em detalhes. De outro lado, o trabalho dedicado de Aquino nunca foi bem compreendido por outros ex-companheiros.



1f497d">Cecília Coimbra divulgou nota publica no Jornal O Globo criticando o livro do Aquino Tempo para Não Esquecer e o meu livro Desafia o Nosso Peito.  Uma cópia do artigo foi divulgado pela internet por Eliete Ferrer que utilizou o grupo "os amigos de 68" para execrar e difamar publicamente Aquino e eu.  Antonio Roberto Espinosa e Ivan Seixas foram dois outros ex-companheiros que vociferaram contra a pesquisa séria e coerente feita por nós. Dizer que Aquino e Adail Ivan de Lemos utilizaram do mesmo modo de pensar do Estado ditatorial brasileiro é uma afronta pública a nós dois. Essa nota chocou profundamente a Rubim Aquino que, quando soube, teve um grave episódio de angina, ficou deprimido e não conseguiu mais dormir. As atitudes críticas e intempestivas de Cecília Coimbra e Eliete Ferrer, Antonio Roberto Espinosa e Ivan Seixas são VERGONHOSAS. Elas agravaram o estado de saúde de Aquino e também me abalaram profundamente.



1f497d">Considero um absurdo o fato de Eli Eliete estar abalada e merecer condolências. Solidariedade esses detratores deveriam ter prestado quando o Aquino estava vivo. Em vez de  crucificá-lo, deveriam ter contribuído para uma pesquisa histórica que deveria ser coletiva em vez de individual. O mesmo vale para o meu livro. Deveriam ter sido solidários ao nosso trabalho, a nossa dedicação à causa e a nossa enorme dignidade em querer resgatar através de pesquisa a história do nosso pais.  Por sinal, eu que trabalhei junto com o Aquino nunca soube que Cecília Coimbra ou Eliete Ferrer ou qualquer outro de seus detratores  tenham feito uma visita a ele nas semanas que precederam sua morte. Dia 27 de Dezembro, eu, Modesto e Aquino fizemos a nossa última reunião. Foi quando ele nos comunicou que iria desobstruir um dos shunts cardíacos em janeiro. A noticia nos preocupou.



1f497d">Não se deixe intimidar por "lágrimas de crocodilo". Abaixo os detratores e difamadores de Aquino, entre eles Eli Eliete, Cecilia Coimbra, Antonio Roberto Espinosa e Ivan Seixas. Ninguém se legitima como revolucionário difamando companheiros. Cecília chegou ao absurdo de retirar o prefácio que havia feito ao livro do Aquino. VERGONHA CECÍLIA!!!



1f497d">Veja abaixo a nota a qual me refiro



 



1f497d">NOTA PÚBLICA DO GRUPO TORTURA NUNCA MAIS/RJ SOBRE “DESAFIA O NOSSO PEITO” E “UM TEMPO PARA NÃO ESQUECER”.



1f497d">O Grupo Tortura Nunca Mais/RJ vem tornar público seu repúdio às tentativas que se fazem de desqualificar e, mesmo, denegrir as histórias de resistência daqueles que, corajosa e generosamente, se opuseram à ditadura civil-militar implantada em nosso país. Tais tentativas encontram-se não só nas histórias “oficiais” — que ainda hoje criminalizam esses combatentes — mas também em uma certa lógica policial individualizante que culpabiliza exclusivamente o sujeito, isolando-o de seus inúmeros atravessamentos sócio-políticos, históricos etc.



1f497d">Esta lógica policialesco-individualista — que denigre e mancha a memória de alguns companheiros — encontra-se presente em dois livros que falam de nossa história recente: “Desafia o nosso Peito” de Adail Ivan de Lemos e “Um Tempo para Não Esquecer” de Rubim Santos Leão de Aquino. Utilizando-se do mesmo modo de pensar que o Estado ditatorial brasileiro quando classificava os resistentes como “inimigos do regime”, os autores citados fazem uso de categorias tais como: “infiltrados, dedos-duros, X-9, cachorros, colaboradores, traidores, delatores”, dentre outras. Em especial, no livro “Desafia o Nosso Peito” há tabelas ridículas que nomeiam os presos políticos — muitos já mortos e desaparecidos — que à época “abriram, delataram, colaboraram, traíram e se infiltraram”, dentre outras afirmações perigosas e, mesmo, estarrecedoras. Lembram-nos em muito, os documentos ditos sigilosos, confidenciais e secretos da repressão.



1f497d">Para que e a quem servem tais desinformações? O que elas produzem, especialmente no momento atual quando o governo brasileiro é condenado pela OEA e se instala uma Comissão da Verdade consentida? Como ficam os familiares e amigos dos companheiros citados nesses livros vendo-os enquadrados nas categorias apresentadas?



1f497d">Embora a Presidente do Grupo Tortura Nunca Mais/RJ à época, Cecilia Coimbra, tenha prefaciado o livro “Um Tempo Para Não Esquecer”, de Rubim Aquino, a gravidade de tal lógica — presente no capítulo “Colaboradores, Infiltrados e Informantes do Regime Ditatorial” — passou, lamentável e infelizmente, despercebida.



1f497d">Por este motivo e através desta Nota, a atual Vice-presidente do Grupo Tortura Nunca Mais/RJ, Cecilia Coimbra, vem a público comunicar que retira seu prefácio do livro do Prof. Aquino para próximas edições.



1f497d">O Grupo Tortura Nunca Mais/RJ entende que tal lógica policialesca em nada se diferencia dos discursos belicistas, acusatórios e difamatórios com os quais nos confrontamos ao longo dos últimos 40 anos, advindos dos setores mais conservadores da sociedade brasileira. Sendo assim, o Grupo Tortura Nunca Mais/RJ reafirma sua posição de cuidado e respeito ao falar de nossa história, de seus personagens e utopias, do que aconteceu, quando aconteceu, como aconteceu, bem como quanto a identificação dos responsáveis pelas violências então cometidas. Tudo isso implica em pensar a história de um outro modo, como uma postura ético-política, em especial para com aqueles que não estão mais entre nós para testemunhar os horrores pelos quais passaram.



1f497d">É a ditadura civil-militar e seu terrorismo de Estado que devem ser investigados, esclarecidos, divulgados e responsabilizados!



1f497d">Pela Vida, Pela Paz



1f497d">Tortura Nunca Mais!



1f497d">Diretoria do Grupo Tortura Nunca Mais/RJ



1f497d">Rio de Janeiro, 07 de maio de 2012.



1f497d"> 



1f497d">Apesar da incompreensão de seus detratores, Aquino continuará vivo em nossos corações.



1f497d">Abs



1f497d">Adail Ivan de Lemos



 


b5c4df 1.0pt;padding:3.0pt 0cm 0cm 0cm">


De: Pereira [mailto:zpereira48@gmail.com]

Enviada em: quinta-feira, 17 de janeiro de 2013 08:35

Para: Adail Ivan Lemos; Jorge Olmar M. Copello

Assunto: Fwd: [osamigosde68] Aquino foi-se embora




---------- Mensagem encaminhada ----------

De: Jose Flamarion Pelucio Silva <jfps07@gmail.com>

Data: 17 de janeiro de 2013 07:17

Assunto: Re: [osamigosde68] Aquino foi-se embora

Para: Eli <eliete@centroin.com.br>

Cc: OsAmigosde68 <osamigosde68@yahoogrupos.com.br>




Querida Eli,



Não te deixes abalar. Aprendemos que a Morte é uma perda irreparável. Será mesmo? Ou será que poderíamos pensar nela como sendo exatamente isso que dizemos, "a grande viagem", "a passagem"? Prefiro pensar nesses termos. Prefiro imaginar que apenas vou atravessar um Portal e, lá do outro lado, continuarei a Viver noutro plano energético, numa outra dimensão. É mesmo justo e esperado que soframos um bocadinho porque nos apegamos às pessoas e as queríamos sempre ao nosso lado. Mas não pode ser assim. É preciso continuar, ir mais além, continuar a viver a Vida, que é Eterna.



Queria só confortar-te.



Abraço muito fraterno do



Flamarion



Em 17 de janeiro de 2013 02:57, Eli <eliete@centroin.com.br> escreveu:



b00047">A companheiro Aquiino fez a grande viagem...

Grande perda.

Ele estava doente há muito. Batalhador incansável.

Lamentamos.

Ia desligar o computador, ainda cheia de gripe, leia esta notícia.

Chocada com mais esta...

Eli.







From: Francisco Soriano de Souza Nunes

To: __ OsAmigosde68 <osamigosde68@yahoogrupos.com.br>

Sent: Thu, 17 Jan 2013 00:13:56 -0200

Subject: [osamigosde68] Aquino foi-se embora




Companheira(o)s,



O nosso grande mestre e amigo Rubim Santos Leão de AQUINO, faleceu há poucos minutos.



Seu velório ocorrerá no Cemitério do Caju, Nossa Senhora do Carmo, Capela 4, a partir de das 11h.



Professor de História e Escritor dentre suas obras (muitas em parcerias com outros professores) cita-se Histórias das Sociedades - das comunidades primitivas às sociedades medievais; Sociedade Brasileira: da crise do escravismo ao apogeu do neoliberalismo; Sociedade Brasileira: uma história através dos movimentos sociais.



Favor divulgar.



Fraternalmente,



Soriano



 



 



Leia os textos de Félix Maier acessando o blog e sites abaixo:



Verdana">PIRACEMA - Nadando contra a corrente



Mídia Sem Máscara



Netsaber



Verdana">Usina de Letras



font-family:Verdana"> 



Para conhecer a história do terrorismo esquerdista no Brasil, acesse:



Wikipédia do Terrorismo no Brasil



 



LIVRO NEGRO DO TERRORISMO NO BRASIL:



TODAS AS PESSOAS MORTAS POR TERRORISTAS DE ESQUERDA 1



TODAS AS PESSOAS MORTAS POR TERRORISTAS DE ESQUERDA 2

TODAS AS PESSOAS MORTAS POR TERRORISTAS DE ESQUERDA 3



TODAS AS PESSOAS MORTAS POR TERRORISTAS DE ESQUERDA 4



font-style:normal;mso-bidi-font-style:italic"> 



font-style:normal;mso-bidi-font-style:italic">Para conhecer o terrorismo biológico de petistas contra plantações de cacau no Sul da Bahia clique em



http://veja.abril.com.br/210606/p_060.html



 



Leia sobre o Movimento Militar de 31 de Março de 1964: O Cruzeiro - 10 de abril de 1964 - Edição extra



Leia sobre os antecedentes do Movimento de 1964 em Guerrilha comunista no Brasil e Apoio de Cuba à luta armada no Brasil: o treinamento guerrilheiro



Leia Julgamentos da Contrarrevolução de 1964 – Rachel de Queiroz, Roberto Marinho, Editorial do JB e Luiz Inácio Lula da Silva



font-family:Verdana">Faça o download do ORVIL – Tentativas de Tomada do Poder: http://www.averdadesufocada.com/images/orvil/orvil_completo.pdf



font-family:Verdana">(já disponível em livro - http://www.editoraschoba.com.br/detalhe-livro.php?id=281)



 



 



 



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui