Usina de Letras
Usina de Letras
75 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62206 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10355)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140795)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Mulheres, seus direitos e nada menos -- 12/03/2002 - 18:03 (Anderson O. de Paula) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
As mulheres vêem alcançando espaço em todos os

segmentos da sociedade e disso todos já sabem.



Entraram na vida política; na discussão dos problemas sociais; nas escolas e universidades; nos porões e nas torres; nas urnas e nas reivindicações; pelas portas da frente e dos fundos.



Entraram na história e na memória; nas lutas e nas celas.



Entraram de cabeça corajosamente, pois muitas vezes não foram convidadas.



Entraram nas cozinhas e nas plataformas de petróleo; na vida e nos feitos de muitos homens.



Enfim, entraram neste século dispostas a serem mais respeitadas.



Mas a sociedade de consumo, privilégio de poucos, gira em torno do lucro obtido com a venda de bens e serviços de aplicações financeiras que multiplicam o dinheiro.



Aos olhos da publicidade, o cidadão reduz-se à mero consumidor movido a desejos.



Toda a propaganda transforma-se num jogo de sedução.



Quanto mais emoções e ilusões, menos razões e valores, mais vulneráveis nos tornamos aos apelos consumistas, cuja principal isca é a mulher. Por tudo! Como isso é degradante!!



Coisificada, destituída de mente e espírito, a mulher é reduzida a formas e trejeitos, sem que os movimentos feministas - medíocres, hipócritas- consigam fazer ouvir sua voz de protesto.



Como um ninho de serpentes, moças retorcem-se em

gemidos no prostíbulo televisivo, enquanto no filme e na telenovela o adultério é propagado como direito à liberdade.



Nos programas humorísticos, a mulher é imbecilizada e ridicularizada.



Pior é que nem só os homens fazem da mulher objeto do desejo. Basta uma olhada nas capas das revistas femininas. Mulher se compara à mulher na busca de melhor performance social, sexual e estética.



Se, além da roupa, a moda dita um corpo squálido,

como o de uma africana abatida pela fome, a anorexia impõe-se como salário da vaidade.



A medicina cria um novo ramo para atender ao luxo da ditadura estética, como se o corpo que foge ao modelo impetrante fosse portador de doenças e anomalias.



A coisa anda tão sei lá o quê que ouve-se notícias de mulheres que arrancam costelas para renascer bela no corpo atrofiado.



Essa cultura da glamourização move as lucrativas indústrias de cosméticos, publicações, esportes e academias de ginástica. Sua isca é a mulher reduzida à aparência e destituída de direitos, essência, subjetividade, idéias e valores.



Dócil aos caprichos da publicidade, o corpo vai à leilão na feira de amostras das revistas masculinas.



Enquanto a mulher aceitar esse jogo de marketing, movida pela quimera de ser tão bela quanto a fera, será difícil cegar os olhos do machismo, tanto o masculino, que a submete, quanto o feminino, de quem aceita ser submetida e,

portanto, humilhada. (daí a hipocrisia, a mediocridade, de movimentos feministas)



A exposição erótica da mulher é uma notória humilhação do feminino, pois torna a beleza resultado da soma de atributos físicos exacerbados pela protuberância das formas e os ditames da moda.



O que pode haver de mais fascinante em uma mulher é a coerência de sua história de vida, mas isto não está à venda, é uma conquista.



Portanto, torço para que isso mude - até porque amo as mulheres - pois a mulher não é essa

coisa que tem se tornado. Não generalizo.



A mulher deve continuar a lutar para vencer as batalhas da vida e se redescobrir como uma pessoa especial, pois ela na verdade tem, apesar de ser chamada de sexo frágil, o poder de gerar, dar a luz, cuidar e amar todos os homens existentes neste universo, coisa que nós homens nunca

teremos.



A mulher rege tudo, inclusive a vida do homem, que aliás, só pensa que manda em alguma coisa, mas não manda nada, essa é a verdade.



Preiteio assim, após certa exortação, todas as mulheres e reafirmo que elas são de suma importância para todos os seguimentos da sociedade.



E como diz o Slogan das mulheres sufragistas

- E.U.A. - 1845:



"Homens, os seus direitos e nada mais.

Mulheres , os seus direitos e nada menos."



Vocês companheiras conhecidas e desconhecidas,

amigas, mães, esposas, namoradas, ex-namoradas,

irmãs, filhas e porque não AMADAS E AMANTES,

lindas e maravilhosas, recebam neste dia 08 de

Março o meu carinho, respeito e admiração.





Anderson Oliveira de Paula





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui