Usina de Letras
Usina de Letras
140 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62211 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->A VIDA DO HOMEM -- 24/09/2002 - 21:12 (Marcos Eduardo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A VIDA DO HOMEM

Deus criou o homem e disse-lhe:
- " Vai, serás o senhor da terra e o animal superior. Grandes trabalhos e surpresas te esperam mas de tudo triunfarás, se fizeres a tua parte. A tua felicidade depende muito do teu querer. Viverás 30 anos".
O homem ouviu e calou-se.
Deus criou o burro e disse-lhe:
- " Vai viver como escravo do homem, conduzi-lo e a todos os fardos que te puserem às costas. Serás bastante discreto e paciente para suportar, além da pesada carga, as privações que te forem impostas durante as viagens. Viverás 50 anos".
- " Escravidão, cargas, privações e viver 50 anos...É muito, senhor, bastam-me 30.
Deus criou o cão e disse-lhe:
- " Vai ser o companheiro do homem, de quem guardarás sempre alerta a porta, servindo-o com inteira obediência, ainda que não recebas mais do que um osso para matar a fome. Sofrerás açoites, mas, humilde e fiel, tens que lamber a mão que te castiga. Viverás 30 anos".
O cão pensou e refugou:
- " Vigiar dia e noite, açoitado, padecer fome e viver trinta anos...não, Senhor, quero apenas 10".
Deus criou o macaco e disse-lhe:
- " Vai, o teu ofício é alegrar o homem, saltando de galho em galho, ou atado a um cepo, procurarás, imitando-o o bom humor. Viverás 50 anos".
O macaco pestanejou e pediu:
- " Senhor, é demasiado para tão indigno mister. Basta-me viver trinta anos".
Tomando, então, a palavra, disse o homem:
- " Vinte anos que o burro não quis, vinte que o cão enjeitou, vinte que o macaco recusa, dai-mos, Senhor, que trinta anos é muito pouco para o rei dos animais".
- " Queres? Respondeu o Criador. Viverás, assim noventa anos, mas com uma condição:
Cumprirás, em tua vida, não só o teu destino, mas também o do burro, o do cão e do macaco".
E assim o homem vive. Até o trintas, forte, corajoso, resistente, arrasta os perigos e estorvos, luta com resolução, vence e dorme. É HOMEM.
Dos trinta aos cinquenta, tem família e trabalha sem repouso para sustentá-la. Cria os filhos, afadiga-se para educá-los e garantir-lhes o futuro. Sobre ele se acumulam os encargos. É BURRO.
Dos cinquenta aos setenta, está de sentinela à família. Dedicado e dócil, seu dever é defendê-la mas já não pode, contudo, fazer valer sua vontade. Contrariado, humilha-se e obedece. É CÃO.
Dos setenta aos noventa, sem força, curvo, trópego e enrugado, vegeta a um canto, inútil e ridículo. Faz rir com sua gula, sua caduquice e sua própria rabugice. Sabe que não o tomam a sério, mas se resigna e tem gosto em ser palhaço das crianças. É O MACACO.


Xavier Marques
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui