Usina de Letras
Usina de Letras
245 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->São Paulo ou Seu Paulo? -- 18/08/2009 - 12:01 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Jornal Gazeta do Povo

9 de Agosto de 2009

São Paulo ou 'Seu' Paulo?

Carlos Ramalhete

Qual será o dano ao turismo provocado pela retirada, à moda Taleban, da imensa estátua do Cristo Redentor que ofende os não-católicos que olhem para cima na antiga capital do país?

O Ministério Público Federal (MPF) mandou tirar os crucifixos das repartições do estado de São Paulo, alegando que a sua presença ofenderia os não católicos. Mas... será que não deveríamos, então, falar do estado de 'Seu' Paulo? Mais ainda, do estado do inominável, na medida em que São Paulo, em homenagem a quem o estado foi batizado, ops, nomeado, só recebeu esta homenagem por ter sido apóstolo cristão?

Os judeus ortodoxos dão graças a Deus todos os dias por não terem nascido não judeus ('gói'). São Paulo, ou 'Seu' Paulo, escreveu que 'não há mais judeu nem grego'. A julgar pelo pensamento do MPF do estado Tal, deve haver um monte de suscetibilidades feridas nesta história. Melhor mudar o nome do estado. Ah, Santa Catarina também dança, assim como todas as cidades com nome de santos. O Estado do Amazonas, que recebeu este nome em homenagem a um povo da mitologia grega, também pode ofender quem não acredita nele. O Rio de Janeiro, por trazer no nome do mês (que também teria que mudar) uma referência à divindade romana Janus, o deus de duas caras, também deve provocar comichões e abespinhar suscetibilidades. Ih, qual será o dano ao turismo provocado pela retirada, à moda Taleban, da imensa estátua do Cristo Redentor que ofende os não católicos que olhem para cima na antiga capital do país?

Creio ser bastante evidente, para quem não faz parte de uma minoria ínfima de gente cuja sensibilidade à flor da pele torna a convivência cotidiana um exercício de masoquismo e suscetibilidades feridas, que o MPF pisou na bola. Epa, eu não gosto de futebol. Devo proibir esta expressão? Não. Se eu não gosto de futebol, o problema é meu. Não posso me ofender com a onipresença do jogo e de suas metáforas.

Ainda mais que futebolista, contudo, a nação brasileira é culturalmente católica. Os nomes de santos são os nomes das pessoas, e a própria noção de bem e de mal é definida em moldes católicos; podemos mesmo dizer que o padrão da sociedade é católico.

Para a imensa maior parte dos brasileiros, católicos ou não, um crucifixo é um símbolo da Justiça, do Bem. Ver uma ofensa a outras crenças na presença de um crucifixo implica necessariamente em vê-la nos nomes de estados e cidades, nos nomes próprios das pessoas, na organização social do país, nos dias da semana, nos meses, no preâmbulo da Constituição Federal...

Querer proibir a presença do crucifixo implica em querer proibir um dado constitutivo da própria nacionalidade brasileira, importar uma noção a nós estranha do que seja a Justiça, o Bem, o certo e o errado. O Brasil não surgiu nem subsiste em um vácuo; temos uma cultura própria, com base lusitana e católica, que independe até mesmo da própria religião seguida por cada brasileiro.

O brasileiro protestante, o brasileiro espírita, o brasileiro judeu, muçulmano ou ateu é em grande medida culturalmente católico. Cada um deles passou a vida dentro de uma sociedade que define seus padrões de comportamento dentro de uma matriz católica e que não pode ser explicada ou compreendida sem constante referência à catolicidade de sua origem, bem como à língua portuguesa, a costumes africanos e indígenas etc.

Ofender-se com símbolos católicos significa, em última instância, ofender-se com o Brasil, significa negar as origens e a presença da cultura brasileira, com todos os seus matizes. Mais ainda: para desgosto dos católicos mais ortodoxos, a percepção brasileira típica destes símbolos católicos frequentemente é operada em chave sincrética, vendo nos santos orixás africanos ou entidades espíritas.

O que neles não se vê, o que apenas o MPF vê, é um instrumento de proselitismo católico. Um crucifixo não faz de um lugar ou de uma pessoa algo católico, tal como o Rio Amazonas não leva ninguém a tomar como verdade a mitologia grega. As imagens sacras, no Brasil, são percebidas como símbolos do Bem e do Justo, não como afirmações de uma dada fé. Melhor seria se o MPF deixasse de lado esta estranha 'cruzada' contra os crucifixos e procurasse fazer o bem e promover a justiça.


(*) Carlos Ramalhete é filósofo e professor.




*

Obs.:

Tempos atrás, eu escrevi sobre o mesmo assunto (Cfr. em http://www.webartigos.com/articles/2386/1/nossa-senhora-aparecida-e-os-evangelicos/pagina1.html).

F. Maier

*

Nossa Senhora Aparecida e os Evangélicos

Félix Maier

13/10/2007

http://www.webartigos.com/articles/2386/1/nossa-senhora-aparecida-e-os-evangelicos/pagina1.html

Todo ano, por ocasião da festa de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, há vozes que se levantam contra o evento religioso, a exemplo de ateus, positivistas e, principalmente, evangélicos. Na última década, a oposição à figura da mãe de Cristo não tem se atido a palavras, mas também a ações violentas, típicas da intolerância religiosa vista há pouco tempo entre os talibãs, quando estes subjugaram o Afeganistão à lei corânica.

Em 12 de outubro de 1995, vimos, estarrecidos, o pastor Sérgio von Helder, da Igreja Universal do Reino de Deus, chutar uma estátua de N. Sra. Aparecida em um programa de TV. O pastor aloprado recebeu 2 anos de condenação, que foi transformado em pena alternativa, e foi transferido para uma igreja da Universal na África, para esfriar a cabeça oca. O mascate da fé eletrônica deveria ter ficado pelo menos uns 20 anos no xilindró, porque aquele ato insano poderia ter provocado uma reação sem limites dos católicos de todo o Brasil. Ainda bem (será mesmo?) que os católicos dão a outra face a tapa, quando levam um soco na cara. Se um ato semelhante tivesse sido cometido contra a religião islâmica, por certo todas as igrejas de Edir Macedo teriam sido incendiadas. E ele próprio explodido por algum homem-bomba.

Um pouco antes do triste episódio, já havia uma “guerra santa” entre a TV Globo e a Igreja Universal. A Globo exibia a minissérie Decadência, com Edson Celulari no papel de Edir Macedo. A Universal rebatia os tiros na sua própria TV, a Record, no programa “25ª Hora”, além da panfletagem anti-Globo em seu jornal Folha Universal, então com uma tiragem média de 700.000 exemplares. Recentemente, por ocasião da inauguração da Record News, Edir Macedo destilou todo seu veneno acumulado por quase duas décadas contra a Rede Globo, na presença do presidente Lula e outros convidados ilustres.

Anos atrás, o advogado evangélico Eurípedes José de Farias entrou na Justiça contra Nossa Senhora Aparecida. Seu alvo é a lei 6.802, de 1980, que consagrou a Santa como padroeira do Brasil e declarou o dia 12 de outubro feriado nacional em sua homenagem. “Os evangélicos também são brasileiros e para nós isso é idolatria” – afirma o zangado causídico, que espera receber R$ 1,2 milhão por cada ação movida por ele contra a Padroeira, ao mesmo tempo em que escreve o livro “Nossa Senhora e a batalha nos tribunais”. Mais grana em jogo. “Templo é dinheiro” – diria o casal de líderes da Igreja Renascer presos nos EUA este ano, por contrabando de dólares.

Se Jesus Cristo fosse escolhido padroeiro do Brasil, certamente os evangélicos acolheriam a medida sem contestação alguma. A propósito, o então senador Paulo Octavio, hoje vice-governador do Distrito Federal, já propôs que Cristo Rei seja declarado padroeiro do Brasil. Obviamente, a idéia é destituir N. Sa. Aparecida do posto de Padroeira, nada mais. Mas, aí os positivistas e marxistas também poderiam se sentir discriminados. E todos os adeptos das outras religiões, como os budistas e os muçulmanos. Sendo os católicos maioria no Brasil, não é nenhuma aberração que Nossa Senhora seja a Padroeira. Quando todos os brasileiros forem ateus, Karl Marx será um ótimo nome para padroeiro. E poderá ser retirada da Constituição a palavra “em nome de Deus”. E também retirados os crucifixos das paredes do Parlamento e do Supremo Tribunal Federal.

Engraçados, esses protestantes, que tanto acusam os católicos, de que adoram estátuas, quando na verdade sabem muito bem que apenas veneram a Mãe do Salvador, assim como se guarda com carinho uma fotografia da mãe, da avó ou da esposa, para afagar de vez em quando, seja num álbum caprichosamente montado em casa, seja a foto guardada em uma simples carteira de dinheiro.

Ora, todos os cristãos – inclusive os evangélicos - sabem muito bem que sem Nossa Senhora não haveria Jesus Cristo. Por que, então, toda essa ignorância e intolerância contra Maria? Até o Corão, livro sagrado do islamismo, que se originou a partir do judaísmo e do cristianismo, tem um capítulo, de número 19, especialmente dedicado a Nossa Senhora, denominado Maryam (Maria), que em árabe quer dizer “devota”. E o nome de Maryam, a Mãe de Nosso Salvador e Mãe de todos os cristãos, é citado 33 vezes no livro sagrado do islã. Por que pessoas que se dizem cristãs não conseguem ter veneração por uma mulher tão singular, tão “cheia de graça”, cujo corpo imaculado nem sequer os muçulmanos colocam em dúvida? “O anjo disse: Assim seja, pois o Senhor disse: Isto é fácil para mim” (Maryam, 19:17).

A intolerância dos talibãs evangélicos só tem crescido nos últimos anos. Na cidade de Valparaíso, GO, cidade do entorno do DF, ocorreu uma jihad tapuia. A inauguração de uma estátua de São Francisco de Assis numa praça da cidade gerou reclamações de evangélicos, que exigiram a imediata retirada da escultura do santo que é, por sinal, o padroeiro da cidade. Segundo a revista Time, São Francisco é o maior santo do segundo milênio.

No Rio de Janeiro, o Morro Santa Marta foi rebatizado pelos evangélicos como sendo o “Morro Dona Marta”. Só não mudou o barulho dos foguetes e da fuzilaria dos traficantes, que continuam atuando como dantes, no terreiro dos xavantes. Nem mesmo Caco Barcelos em seu livro Abusado – o dono do Morro Dona Marta (Record, 2003) sabe onde pisa, pois uma foto interna do livro se refere à “Favela Santa Marta”. Se prosseguir o intento talibã, logo os “bíblias” estarão modificando os nomes dos Estados, das cidades e das instituições nacionais. Que tal Estado de Dona Catarina, Cidade de Dom Paulo, Casa da Dona Misericórdia, Hospital Dona Helena? A propósito, durante o governo Antony Garotinho, uma força de elite policial era composta quase que exclusivamente por evangélicos. O mesmo ocorreu em uma unidade do Exército no Nordeste, quando militares evangélicos eram os preferidos na transferência para lá.

Nem mesmo minha tranqüila Joaçaba, SC, que recentemente apareceu no mapa do Brasil por conta da briga de dois ganhadores da Megasena, escapou da intolerância evangélica. Primeiro, foi negado pela Câmara dos Vereadores que se colocasse o nome de Frei Edgar numa praça em frente à catedral que o frade em questão havia construído, além de ter levantado o Hospital Santa Terezinha e o Colégio Crito Rei. Enfim, um benfeitor de toda a cidade. Depois, em uma mesa redonda, evangélicos se posicionaram contra a construção de uma estátua a Frei Bruno, que será a 4ª maior do mundo, depois de uma estátua gigante que será construída na Índia, da Estátua da Liberdade e do Cristo Redentor. Pergunto: qual o direito de os evangélicos serem contra a construção da estátua em que não irão despender sequer um centavo? E se os joaçabenses construíssem uma estátua gigante de Buda no mesmo local, qual o problema? A estultice evangélica não consegue ver que tal monumento só traz benefício para a cidade, pelo acréscimo de turistas do Brasil e do mundo inteiro que acorrerão ao local.

Durante cerimônia de casamento de um meu irmão, também em Joaçaba, realizada numa Igreja Presbiteriana, o pastor passou a atacar a Igreja Católica, chamou o Papa de anticristo e referiu-se aos padres como “morcegos”, talvez devido à roupa preta que uns poucos sacerdotes ainda usam. Esqueceu-se o infeliz pastor que ele era na verdade o “urubu-rei”, já que, durante as rezas e os escárnios, estava metido num traje tão ou mais preto quanto o dos seus desafetos.

Sérgio von Helder continua fazendo escola. No dia 25 de outubro de 2004, José Rocha do Nascimento, da mesma igreja do pastor talibã, invadiu a Catedral Militar Rainha da Paz, em Brasília, durante a reza do terço, ergueu a imagem de Nossa Senhora e a jogou no chão, onde se espatifou em quatro pedaços. Levado para a 3ª Delegacia de Polícia, no Cruzeiro, disse que aquele tinha sido “o dia mais feliz de minha vida”. E acrescentou: “Deus está contente por eu ter feito isso. Ele não gosta da idolatria” (Correio Braziliense, 7/11/2004, pg. 28).

Felizmente, episódio bem diferente se observa na Vila Naval Almirante Visconde de Inhaúma – Área Alfa, perto de Valparaíso, GO. Na Capela Sagrado Coração de Jesus e Maria, ocorrem cultos, tanto de católicos, quanto de evangélicos. A única exigência dos evangélicos é que as estátuas dos santos sejam retiradas antes do culto. Um ecumenismo que deveria ser a regra neste País, não a exceção.

Nestes anos todos, eu, que sou católico, nunca ouvi nenhum padre falar mal de outra religião. O mesmo não ocorre com os evangélicos. Em duas ocasiões, eu fui assistir a um culto da Assembléia de Deus, no Rio de Janeiro, a convite de meu cunhado. Lá, ouvi críticas de pastores contra os católicos, repetindo a lenga-lenga de que nós adoramos estátuas, quando apenas as veneramos. Numa daquelas ocasiões, um dos pastores pediu para todos os presentes orarem pela conversão de João Paulo II...

Estátuas do candomblé são destruídas nas margens do Lago Paranoá, em Brasília. Quem são os autores? Pelo que é dito por pastores evangélicos nas TVs brasileiras, esbravejando contra “macumbeiros”, é fácil a polícia achar uma pista. Não prende ninguém porque não quer.

Numa democracia, as leis são sempre decididas pela maioria. Isso não significa que a maioria tem o direito de impor, p. ex., sua religião sobre os outros. Nesse sentido, o melhor exemplo vem dos Estados Unidos, onde existe efetivamente a separação entre o Estado e a religião, ainda que em sua moeda se leia In God we trust. Questão cultural. Se o marxismo um dia vier a se estabelecer naquele país, por decisão da maioria, a moeda bem que poderia ter a legenda In Marx we trust. Seria apenas uma questão de coerência. Bobagem é o que se verifica na França, quando estudantes islâmicas são proibidas de usarem véus nas escolas, e cristãos de pendurarem um crucifixo no pescoço, ao mesmo tempo em que se pode vestir uma camisa com o rosto do serial killer Che Guevara, “el chancho” (o porco) ou de um cantor pop especializado em consumir drogas pesadas.

Se a maioria do povo brasileiro tem origem cristã, não há nenhum motivo para que todos os símbolos religiosos, cristãos ou não, sejam simplesmente apagados da vida nacional. Nossa Senhora é a padroeira do Brasil porque a maioria do povo é católica. Nada mais justo dentro de um Estado democrático, por mais que os marxistas, os positivistas e os talibãs evangélicos esperneiem.

12 de outubro: Salve Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil!


*


Comentários (acesso feito no site Webartigos em 18/8/2009):

40 Comentários em 'Nossa Senhora Aparecida E Os Evangélicos'

Caco Araújo at 15 Oct 2007 6:26:18 AM CDT Caco Araújo Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 15 Oct 2007 6:26:18 AM CDT
Caro Felix, infelizmente observa-se inúmeros abusos com relação à Fé e, consequentemente o desrespeito à pessoas, o que torna todo ato extremista algo passível de críticas pela população. No entanto, vejo que a postura adotada, pelos entitulados 'evangélicos', simplesmente consolidam aquilo em que crêem, baseado no livro que têm como base de fé, a Bíblia. Pela Bíblia, verás que uma das primeiras ordens que Gideão cumpriu foi derrubar os 'ídolos' da cidade, que haviam sido colocados por seu pai. Isso é radicalismo, não? Pela Bíblica é muito claro que Maria foi agraciada por Deus quando concebeu a Jesus, mas a bíblia não diz nada a respeito de Rogar a Maria que ela intercederia por nós, isso é crencice popular, o que, no meu modo de ver, gera esse impasse com relação à Maria. Segundo a Bíblia, ainda, há só um caminho para chegar a Deus, que é através de Jesus, estou certo? Agora, se existe pessoas deturpando o verdadeiro evangelho, sendo cristão ou não, não há dúvidas que responderá por isso na justiça de Deus. Agora, pessoalmente, prefiro seguir o que está escrito na Bíblia à dar ouvidos a crendices populares, de origem duvidosa. Abs
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)


=2 at 16 Oct 2007 8:50:43 AM CDT =2 Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 16 Oct 2007 8:50:43 AM CDT
deus deixou bem claro a questão da idolatria para não adorar as imagens de escultura por não possui espirito nelas só jesus tem a uniciencia e unipresença para que possa ouvir a todos ao mesmo tempo os apostolos nao adoravão imagens isso foi inventado depois ,por sempre a humanidade quer adorar uma estatatua antes como deuses hoje com os santos e não aceito jesus como seu unico salvador e
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)


Zefinha at 25 Mar 2009 7:50:17 AM CDT Zefinha Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 25 Mar 2009 7:50:17 AM CDT
Esse camarada que fala de imagens deria saber tambem que Deus fez mandou fazer imagens em Nm 21,4-9, Ex 25,10-22 etc. etc. o problema e que os sabios deste mundo sao uns ignorantes das coisas de Deus, Ele fala de IDOLO que e bem diferente de imagem. Nada ve com imagens de Santos que sao exemplos a ser seguido.
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)


nome não informado at 18 Oct 2007 8:32:35 AM CDT nome não informado Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 18 Oct 2007 8:32:35 AM CDT
Seu artigo poderia ser cômico se não fosse tragicamente preconceituoso. Não se pode generalizar, nem julgar as pessoas, mas é muita hipocrisia dizer que os católicos não falam mal dos evangélicos, muitas vezes vistos como insetos que precisam ser esmagados por lideres religiosos do Clero. Bem respeito todas as religiões, inclusive meus amigos católicos, mas quanto a Maria, é necessário esclarecer algumas coisas: a mãe de Jesus se chama apenas Maria, (de onde vêm todas as outras?) e não há nenhuma menção a ela como Senhora ou intercessora, mas está escrito: 'Por que dEle e por Ele e para Ele são todas as coisas, glória pois a Ele...' Romanos 11:36. Logo Jesus existitiria independente de Maria, pois Ele sempre existiu desde o inicio, era o verbo que estava com Deus no princípio (João cap. 1) 2° Segundo o dicionário Aurélio, venerar entre outras coisas, significa 'prestar culto à', e se voce conhece os 10 mandamentos, como um bom católico praticante saberá que está escrito somente a Ele daras Culto, bem como só há um imediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo , homem. 1 Tm 2:5. 3° Temos todo respeito e consideração a Maria, que estava presente sim com apostolos apos a ascenção de Cristo e recebeu o dom do Espiríto e foi ela fundamental no crescimento da Igreja bem como Paulo, Pedro e outros. Mas termo santo, diferente de Santo, indica apenas 'separação'. E estamos falando de uma estátua encontrada sem cabeça dentro de um rio, de origem africana desconhecida e simpplesmente convecionada como se fosse a mesma Maria, ocorre que as mesmas imagens estão na Igreja e nos centros, onde se faz o mal, fazem alusão aos santos, mas também aos deuses, sim, a estátua de Maria reprenta Vênus na mitologia grega, Iemanjá no candomblé, e várias outras entidades as quais não tem nada a ver com Maria e o cristianismo. 4° Sua cegueira espiritual já estava descrita na Bíblia: Salmo 115:8 e 9 diz: A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam.Israel, confia no SENHOR; ele é o seu auxílio e o seu escudo. Então meu caro, desejo que Deus te esclareça a cerca da verdade, antes de sair jugando e metralhando os outros como talibãs. Fique na paz de Deus e reflita na Palavra do Senhor
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)


VICTOR at 17 Oct 2008 11:05:23 AM CDT VICTOR Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 17 Oct 2008 11:05:23 AM CDT
AMADO DE DEUS .... REALMENTE JESUS Ñ PRECISARIA DE MARIA,MAS MSM ASSIM DEUS O KIS E QUERENDO OU NÃO MARIA E MÃE DE TODA A IGREJA Ñ IMPORTA O QUE FALEM NADA MSM POR QUE COMO MÃE ELA ACOLHE TUDODAS AS OFENÇAS, VIRGEN SANTA E PURA SIM.... COMO PODE UM SER QUE PASSOU NOVE MESE COM DEUS EM SEU VENTRE SER IMPURA ,JESUS 'NOS FALA QUE TUDO O QUE TOCAR SE TORNARA PURU' .... A MAIS A BILBLIA FALA QUE MAIRA TEVE MAIS FILHOS ..... COMO OS AMADOS SE COMPRIMENTÃO'paz e jesus IRMÃO ' não então são filhos de mãe desnaturada. Como pode3 um filho esqueser de sua mae .... ate mesmo os anjos a respeitão (SALVE maira o SENHOR E COM TIGO luc. 1,27) ATE MESMO OS GRANDES PROFETAS FALARAM NELA... MAS ELA NÃO E MAIOR DO SEU FILHO ... MAMÃE NUNCA DEIXA AMARMOS MAIS A ELA DO QUE O SEU SENHOR ...
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)


fatinha at 13 May 2009 4:26:23 PM CDT fatinha Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 13 May 2009 4:26:23 PM CDT
faça o favor de você mesmo fazer um doutorado em teologia,meu caro,senão vai direto pro inferno.
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)


arley at 14 Dec 2007 7:23:56 AM CDT arley Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 14 Dec 2007 7:23:56 AM CDT
vejo que os protestantes ,a maior parte deles inclusive eu, não acreditam em imagens se vc ler a sua biblia catolica la em isaias 44 no verso 9 vai poder entender um pouco mais sobre isso..aceite jesus enquanto há tempo e deixe de estar adorando estatuas feitas de barro que nada podem fazer tem boca mas não falam tem ouvidos mas não ouvem.um abraço
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)


jose at 12 Jan 2008 9:47:54 AM CDT jose Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 12 Jan 2008 9:47:54 AM CDT
.. Infelizmente os nossos irmãos protestantes insistem em pautar o nocivo e já conhecido fundamentalismo acerca da palavra. E pior, omitem contra si mesmo certas ‘coisas’ ao exercer essa prática. Não consta na bíblia a deflagrada criação ‘autônoma’ de seitas e templos de propriedade privada com preceitos e princípios individuais cada uma a seu modo. São milhares de facções protestantes presentes no Brasil e mundo afora criadas por qualquer um a qualquer hora em qualquer lugar. Ninguém em nenhuma Santa Igreja Católica promove, determina ou estabelece a prática de idolatria ou apologia de objetos, imagens, lendas, etc .... Protestantes , consideram Maria uma qualquer como nós que ainda será julgada, mesmo que biblicamente comprovada ter sido ela o primeiro ser humano a receber o espírito santo e o sangue de Jesus. Protestantes confundem (ou ignoram) o reconhecimento as dignas virtudes e santidades, com idolatria. Certamente por não existirem no meio protestantes tais dignidades ou quaisquer referencia do espírito santo os seus membros também não teriam a quem faze-las sob a pena de ‘expulsão’ por parte dos donos das suas igrejas. ...
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)


carlinhos at 14 Jul 2008 12:25:44 PM CDT carlinhos Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 14 Jul 2008 12:25:44 PM CDT
olhe bem, também acho que o pastor errou em chutar a santa, é verdade, errou mesmo, ele na verdade deveria quebrar a santa, pois chutá-la, ainda a manteve em pé, se fosse eu, teria quebrado, pois seria uma a menos para encher a paciencia!!!
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)


tiao at 02 Feb 2008 3:40:58 PM CDT tiao Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 02 Feb 2008 3:40:58 PM CDT
Peço ao Senhor que ilumine o coração de meu irmão católico, que abra sua mente para a verdade cristã.A bíblia é o livro mais vendido no mundo e o menos lido(católicos não têm o hábito de lê-la),não precisa ser acrescentado nem retirado uma vírgula sequer.Nós crentes respeitamos Maria,mas sem ela Cristo já existia e ela foi agraciada por Deus para ser sua mãe, ela tem seus méritos , mas elevà-la á condição de mediadora entre o homem e Deus, não há fundamneto bíblico nissso.Católicos adoram sim imagens , fazem promessas, oferendas e isso é idolatria.Fui católico até começar a buscvar a palvra de Deus revelada, a bíblia.
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)


PAULA DUQUE ESTRADA at 19 Feb 2008 12:47:50 PM CDT PAULA DUQUE ESTRADA Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 19 Feb 2008 12:47:50 PM CDT
Sr., seu artigo, por sinal muito mal escrito, tenta defender os católicos dos ataques dos evangélicos, mas acaba por atacar todo mundo, tornando-se igual ou pior do que aqueles de quem tenta se defender: “ típicas da intolerância religiosa vista há pouco tempo entre os talibãs, quando estes subjugaram o Afeganistão à lei corânica”. E na lei do Talião, estabelecida por Moisés, “olho por olho, dente por dente”, não vai nada (no olho). ”O pastor aloprado” “O mascate da fé eletrônica deveria ter ficado pelo menos uns 20 anos no xilindró”, e o apoio do papa pio (piu!)XII ao nazi-fascismo, não...? “Se um ato semelhante tivesse sido cometido contra a religião islâmica, por certo todas as igrejas de Edir Macedo teriam sido incendiadas. E ele próprio explodido por algum homem-bomba”. Não desconversa, e o apoio do papa pio (piu!) XII ao nazi-fascismo...? “Os evangélicos também são brasileiros e para nós isso é idolatria” e é mesmo está lá na Bíblia em 1Co 5:11 “Templo é dinheiro” – diria o casal de líderes da Igreja Renascer e os meninos estuprados pelos padres pedófilos, com permissão da Igreja católica. Positivistas e marxistas, que eu saiba os positivistas e marxistas nunca foram acusados de abuso sexual de meninos. “Quando todos os brasileiros forem ateus, Karl Marx será um ótimo nome para padroeiro”, nem ele aceitaria isso como nunca apoiaria as ditaduras franquistas (na espanha) nem salazarista (em Portugal),como a igreja católica apoiou. “Até o Corão, livro sagrado do islamismo”, ah, agora o Islamismo serve...!, ”A intolerância dos talibãs evangélicos”, e os xiitas da Opus Dei, não...? “jihad tapuia”, “no terreiro dos xavantes” isso é racismo contra os índios que sofreram tanto na mão dos jesuítas, como mão de obra escrava, e racismo é crime inafiançável previsto em lei, sabia...?. “urubu-rei”, catzo, nem os pássaros escaparam de sua sana enlouquecida. “In Marx we trust” soa muito mais correto, pois tudo que esse filósofo (o maior da história da humanidade, disse acabou por acontecer, do que misturar deus com o dinheiro em “In God we trust”, bem os cristãos sempre fizeram isso, desculpe... “serial killer Che Guevara”. Che é o verdadeiro herói latino americano, e o homem que mais se aproximou, em termos de ação, a JC: deu sua vida pelas libertação do próximo, “el chanchos” foram os militares, como o Sr. , a serviço da CIA, que o executaram covardemente. ”Se a maioria do povo brasileiro tem origem cristã, não há nenhum motivo para que todos os símbolos religiosos, cristãos ou não, sejam simplesmente apagados da vida nacional”, acho uma excrescência, alias é a prática da igreja católica. Por essas e outras é que o único cristão em que acredito, é o que está no alto do corcovado, pois eu o vejo todo dia.
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)


BUSSUNDA at 19 Feb 2008 12:54:43 PM CDT BUSSUNDA Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 19 Feb 2008 12:54:43 PM CDT
... GOSTEI PAULA ESSE SENHOR ESTAVA A MERECER UMAS POUCAS E BOAS, PARABÉNS!
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)


TIÃO MANJUBA at 19 Feb 2008 1:01:29 PM CDT TIÃO MANJUBA Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 19 Feb 2008 1:01:29 PM CDT
...BOA PAULA, O PAPA PIO XII APOIOU DESCARADAMENTE O NAZISMO, E A IGREJA E ESSE SR. TENTA ESCONDER ISSO, BEIJOS. p.s.: GOSTARIA DE TE CONHECER, É POSSÍVEL...?
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)


Félix Maier at 14 Dec 2008 7:57:51 PM CDT Félix Maier Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 14 Dec 2008 7:57:51 PM CDT
Tião, Calúnia é crime. Deixa de ser ignorante e procure ler a respeito do assunto. Como sugestão, clique em http://www.webartigos.com/articles/10047/1/lenda-negra-contra-pio-xii/pagina1.html e se informe antes de caluniar o Papa Pio XII. F. Maier
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)


PADRE PEDRO at 19 Feb 2008 1:09:54 PM CDT PADRE PEDRO Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 19 Feb 2008 1:09:54 PM CDT
... com católicos assim, quem precisa de inimigos?
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)


Félix Maier at 18 Aug 2008 11:44:23 AM CDT Félix Maier Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 18 Aug 2008 11:44:23 AM CDT
Padre Pedro, Corrijo a pergunta: com católicos assim, como o senhor, padre, que provavelmente apóia Che Guevara e a Teologia da Libertação, quem precisa de inimigos? Att, F. Maier
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)


Valdo Voyeur at 19 Feb 2008 1:21:48 PM CDT Valdo Voyeur Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 19 Feb 2008 1:21:48 PM CDT
... 'QUEM CONFERE O FERRO, COM O FERRO SERÁ CONFERIDO', JÁ DIZIA O PROFETA GENTILEZA, É, SEU FELIX FOI FERRADO, E POR UMA MULHER... GOSTO DE VER ESSAS COISAS...!
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)


D. H. Romeu Pinto at 19 Feb 2008 1:26:11 PM CDT D. H. Romeu Pinto Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 19 Feb 2008 1:26:11 PM CDT
...Sem comentários, dramático, boa paula!
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)


SARA LOBO VIANNA JUNQUEIRA DO AMARAL (Condessa do at 19 Feb 2008 1:29:16 PM CDT SARA LOBO VIANNA JUNQUEIRA DO AMARAL (Condessa do Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 19 Feb 2008 1:29:16 PM CDT
... valei me nossa senhora da aparecida, quanta asnice...!
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)


Félix Maier at 11 Aug 2008 9:15:51 AM CDT Félix Maier Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 11 Aug 2008 9:15:51 AM CDT
Paula Duque Estrada repete uma mentira nazista, quando diz que Pio XII era aliado de Hitler: 'uma mentira repetida mil vezes torna-se uma verdade'. Dona Paulita acredita na mentira do século passado, a 'Lenda Negra contra Pio XII', texto que pode ser conferido no endereço http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=8389&cat=Ensaios&vinda=S. Na verdade, à Paula não interessa ouvir a verdade, principalmente quando a verdade dói e não existe uma refutação à altura. Porque está mais do que provado que, atualmente, existe apenas perseguição de evangélicos contra católicos e macumbeiros, não o contrário. Todos os fatos relatados acima ocorreram, não foram invenção minha. Por isso, não aceito receber o termo 'preconceituoso'. Contra os tristes fatos relatados acima, só pode existir baba de raiva escorrendo pelos beiços, não refutação, Paula. Paula babosa: vê se deixa de ser uma talibã idiota, vendo apenas defeitos na Igreja Católica. Deixe também de repetir calúnias contra Pio XII. Calúnia é crime! Finalizando, repito que existe dois tipos de pessoas que defendem o criminoso 'el chancho' (o porco) Che Guevara, como você: 1) Os idiotas, que não entendem nada do que ocorre em volta; 2) os patifes, que aberta e conscientemente apóiam um bandido. Em qual destas duas categorias você se enquadra, Paula? F. Maier
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)


ADNAN at 19 Oct 2008 12:49:09 AM CDT ADNAN Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 19 Oct 2008 12:49:09 AM CDT
SE JESUS É FILHO DE MARIA, E O SANGUE DE JESUS TEM PODER ! ENTÃO O SANGUE DE MARIA TAMBÉM TEM(TINHA) PODER!
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)


J. SILVA at 19 Feb 2008 1:04:17 PM CDT J. SILVA Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 19 Feb 2008 1:04:17 PM CDT
Você tem toda razão Paula, defender-se atacando, é 'olho por olho... ' e isso não é cristão, que Deus o perdoe!
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)


CAROLA RIBEIRO at 19 Feb 2008 1:07:28 PM CDT CAROLA RIBEIRO Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 19 Feb 2008 1:07:28 PM CDT
DEUS FOI CLARO, ATRAVÉS DA BÍBLIA, ADORAR IMAGENS É IDOLATRIA (1Co 5:11 ).
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)


ROMÁRIO at 19 Feb 2008 1:12:28 PM CDT ROMÁRIO Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 19 Feb 2008 1:12:28 PM CDT
CATÓLICO, MILICO, REACIONÁRIO E NAZIFACISTA... TUDO A VER! VALEU PAULA SHOW DE BOLA!
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)


Félix Maier at 14 Dec 2008 8:03:05 PM CDT Félix Maier Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 14 Dec 2008 8:03:05 PM CDT
Romário Bola Murcha, Não existe nada escrito que confirme que sou reacionário ou nazifascista. Apenas foram relatados FATOS. Atenha-se aos fatos, imbecil, e deixe de taxar os outros o que você é por dentro, um verdadeiro fascistinha de merda. F. Maier
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)


NATANAEL JEBÃO at 19 Feb 2008 1:15:28 PM CDT NATANAEL JEBÃO Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 19 Feb 2008 1:15:28 PM CDT
... é sr. felix (ex goleiro da copa de 70?), cutucou as onças com vara curta, igual os padres cutucando sacristão, né mesmo...?
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)


M. FERNANDES at 19 Feb 2008 1:18:26 PM CDT M. FERNANDES Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 19 Feb 2008 1:18:26 PM CDT
... NO PRINCIPIO ERA O VERBO, AGORA É A VERBA... E POR AÍ VÃO OS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, A 'MERETRIZ' DE QUEM FALA JOÃO EM APOCALIPSE...! TRISTE...!
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)


TIÃO MEDONHO at 19 Feb 2008 1:23:54 PM CDT TIÃO MEDONHO Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 19 Feb 2008 1:23:54 PM CDT
SÓ...!
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)


Romualdo at 20 Mar 2008 8:24:11 AM CDT Romualdo Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 20 Mar 2008 8:24:11 AM CDT
- Amai-vos uns aos outros como Eu vos Amei...quem catolico,evangelico, ou outra religiao ou seita que está cumprindo esta Ordem direta de Jesus Cristo Filho de Deus, digam todos que escreveram até está data - 19 03 08. morbiolo@terra.com.br
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)


Liliane at 28 Mar 2008 2:26:29 PM CDT Liliane Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 28 Mar 2008 2:26:29 PM CDT
Este artigo é muito preconceituoso, da para perceber que você não tem conhecimento nenhum de Bíblia.
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)


Martha at 10 Apr 2008 3:53:36 AM CDT Martha Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 10 Apr 2008 3:53:36 AM CDT
voçê sabe muito de Biblia? ja leu varias vezes? e uma esperta no assunto? estava la quando ela foi escrita? traduzida? voçê filmo? gravo? fotografo? esta 'realmente vivendo' como manda a palavra de Deus? coitadinha DÒ SÈ!!!!
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)


Martha at 10 Apr 2008 3:46:13 AM CDT Martha Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 10 Apr 2008 3:46:13 AM CDT
este e qualquer outro artigo que tenha a coragen de denunsiar o fanatismo desta nova seita evangelica do Brasil, al qual palo que tenho visto não fazem nada alem de pregar a violinsia e a intoleransia contra tudo e todos pois não sabem em que se baziar para poder segir a vante o seu caminho sem desmoralizar a crensa milenar como a catolica e a religião do candomble que tem seu colto aos Deuses da natureza desde que o mundo e mundo! para mim estes 'monstros de terno e gravata!' não sabem mais o que fazer para ganhar dinheiro as custas das poucas pessoas que coitadas... sem nem o minimo de cultura religiosa se deicha enganar e acaba dando pra eles o que eles pedem...? dinheiro!!!!! Acorda Brasil!!!!!
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)


layane at 27 May 2008 1:26:59 PM CDT layane Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 27 May 2008 1:26:59 PM CDT
Deus usou Maria apenas porque ela era sua adoradora fiel. Mas se ala não tivesse existido, Deus teria usado outra serva sua, fiel e santificada do mesmo jeito. Em Apocalipse 22 quando João se prosta ao anjo, o anjo diz para ele não fazer tal coisa porque ambos eram adoradores do Senhor, o anjo não quis ser adorado por que devemos adorar Maria? e olha que os anjos não tem pecado e maria tinha. Peçam a Deus para abrir seus olhos espirituais....
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)


ADNAN at 19 Oct 2008 12:56:28 AM CDT ADNAN Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 19 Oct 2008 12:56:28 AM CDT
SE JESUS É FILHO DE MARIA, E O SANGUE DE JESUS TEM PODER ! ENTÃO O SANGUE DE MARIA TAMBÉM TEM(TINHA) PODER!
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)


Narciso at 03 Jun 2009 8:12:08 AM CDT Narciso Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 03 Jun 2009 8:12:08 AM CDT
Voce deveria conhecer melhor a fé católica, não adoramos maria ,nós a reverenciamos por ser a mãe de Cristo, virgem pura e imaculada. Quem desrespeita a mãe ofende o filho, não brinque com Cristo.
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)


rosirene at 26 Aug 2008 3:03:27 PM CDT rosirene Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 26 Aug 2008 3:03:27 PM CDT
Na minha opiniao vendo essas barbaridades escritas por todos acimas, imagino que sao monte de ateus. Pelo menos ateus nao acreditam em nada e vendo voces religiosos brigando para proteger cada um a sua religiao, sabendo que existem varias religioes e cada acreditam no que e melhor para si. Na realidade muitos escondes a verdadeira identidade, atras de uma religiao e começa a julgar e condenar as outras pessoas achando que e dono da razao e da palavra . As vezes fico achando que as igrejas estao virando comercio, por que cada um esta querendo vender o seu peixe. So deixando bem claro, que nao sou ateu, acredito em Deus! E nao julgo o que melhor para outras pessoas.
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)


kika at 05 Oct 2008 10:24:06 AM CDT kika Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 05 Oct 2008 10:24:06 AM CDT
Gostaria que alguém escrevesse sobre o Magnificat do Dr. Lutero. Não conheço a obra já li alguma coisa na internet, mas com certeza todos os evangélicos que aqui postaram já leram a respeito e poderão esclarecer sobre a relação do líder da Reforma com Maria. Um fraternal abraço. PS - Estou impressionada com o ódio destilado tanto dos católicos quanto dos protestantes.
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)


paulo d. at 12 Oct 2008 6:01:00 PM CDT paulo d. Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 12 Oct 2008 6:01:00 PM CDT
a palavra diz sobre imagens ; (is 42-08)( at 19-26)(at 17-24)(sl 115-06 á 09) (jr 10 todo)( rm 01-22,23) (mt 01-22,23,24)não sejam ignorantes ao ponto abandonar o que diz a biblia : ( 1tm 02-05)(jo14-06)(at04-11) so existe um caminho e , é JESUS CRISTO (MT 05-37)
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)


Marcus at 09 Jul 2009 1:11:12 PM CDT Marcus Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 09 Jul 2009 1:11:12 PM CDT
Quanta falta de informação ninguem adora as imagens , adoramos sim a Mãe de Jesus , as estatuas são como fotos são enfeites, lembranças , se adorassemos as estatuas seriamos seres desprovidos de inteligência.
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)


Gil M C Veiga at 21 Jul 2009 2:31:22 PM CDT Gil M C Veiga Avaliação: Sem avaliações ( Autor)

comentou em 21 Jul 2009 2:31:22 PM CDT
Se o propósito do artigo era causar polêmica, conseguiu com sucesso. Porém, devemos entender que ninguém, mas absolutamente ninguém, está seguindo os princípios emanados do Salvador, pois agridem uns aos outros, como se fossem torcedores de times de futebol. Há de ter em mente a liberdade divina que nos foi dada em termos livre arbítrio, sentido que nos dá direito em escolhermos, cada qual, o caminho a ser seguido. Não há um único caminho, pois se este houvesse, como diz nos ensinamentos, todos deveríamos ser judeus, pois Deus enviou Seu filho a seu povo. E dentro do mais incoerente de tudo, os judeus, não acreditam em Jesus como os cristãos acreditam. Por fim, o debate é saldável para entendermos como o ser humano ainda não está preparado, que a salvação está longe de todos.
(Responder este comentário)(Cancelar resposta)(Respostas desabilitadas)





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui