Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ETANOL QUESTÕES DE VESTIBULAR. -- 26/02/2013 - 08:12 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


 



ETANOL QUESTÕES DE VESTIBULAR



 



Edson Pereira Bueno Leal, fevereiro de 2.013



 



 



1. UNICAMP 2005 2 FASE PROÁLCOOL



 



Quase três décadas depois do lançamento do maior programa de energia renovável do mundo o Proálcool, o setor sucroalcooleiro vive nova onda de otimismo e atrai investimentos de peso para o país. Para completar o cenário otimista, o país obteve semana passada vitória histórica na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra os subsídios da União Europeia para a produção de açúcar. (Adaptado de Renée Pereira, “Açúcar e álcool entram em nova era de prosperidade”, O Estado de S. Paulo, 08 de agosto de 2004, p. B7).



a) Compare a atual onda de otimismo do setor sucroalcooleiro com as motivações que levaram à criação do Proálcool na década de 1970. Aponte as semelhanças e as diferenças entre esses dois momentos do setor sucroalcooleiro.



b) Os subsídios praticados pelos países desenvolvidos para sua agricultura acarretam dificuldades para esse setor nos países subdesenvolvidos. Explique essas dificuldades.



 



 



 



 



2 FGV VESTIBULARES 2 SEMESTRE 2005



 



A produção de combustíveis a partir de biomassa, a exemplo do álcool de cana-de-açúcar e, mais recentemente, do biodiesel a partir de óleos vegetais, é destaque no contexto brasileiro e desperta a atenção de outros países. Leia os enunciados a seguir e responda:



I – São alternativas restritas a países que, além de tecnologia, devem dispor de grandes extensões de áreas cultiváveis, portanto pouco viáveis em muitos países desenvolvidos.



II – São soluções que, além de contribuírem para o setor energético, diminuem o impacto ambiental, já que mantêm a fertilidade natural dos solos, melhorando gradativamente sua produtividade.



III – A forma como a cana-de-açúcar é produzida no Brasil atenua as diferenças regionais e as desigualdades sociais.



a) Estão corretas as afirmações I e III.



b) Está correta apenas a afirmação I.



c) Estão corretas as afirmações I e II.



d) Estão corretas as afirmações II e III.



e) Está correta apenas a afirmação III.



 



 



3 FGV ADMINISTRAÇÃO 2006



 



A produção de eletricidade por energia hidráulica e de combustível por biomassa fazem da matriz energética brasileira uma das mais limpas do mundo. O cultivo de cana-de-açúcar para a produção de álcool constitui o maior programa de biomassa existente. Além disso, a tendência de incremento da produção de biodiesel, a partir de óleos vegetais, desperta a atenção de outros países, pois se atribui certo grau de renovabilidade aos recursos energéticos fósseis, ao se misturar álcool à gasolina e biodiesel ao diesel. A esse respeito, assinale a alternativa correta.



a) A produção de álcool a partir da cana-de-açúcar, em escala comercial, é pouco viável em países europeus e no Japão, pois demanda grandes extensões de áreas cultiváveis e temperatura com elevadas médias térmicas anuais.



b) A forma como a cana-de-açúcar é produzida no Brasil, ocupando áreas rurais anteriormente improdutivas, atenua as desigualdades regionais e os contrastes sociais.



c) O cultivo da cana, além de contribuir para o setor energético, diminui o impacto ambiental, já que o plantio ininterrupto mantém a proteção e a fertilidade natural dos solos.



d) Dada a extensão do território brasileiro e as diversas espécies oleaginosas (babaçu, dendê, soja, milho, copaíba, entre muitas outras), a produção de biodiesel poderá, num futuro próximo, substituir completamente o diesel comum.



e) Biodiesel, álcool de cana ou o próprio bagaço de cana são fontes de energia tão poluentes quanto os combustíveis fósseis, já que toda combustão libera CO2 na atmosfera.



 



 



Texto para as questões 4 e 5 



 



As pressões ambientais pela redução na emissão de gás estufa, somadas ao anseio pela diminuição da dependência do petróleo, fizeram os olhos do mundo se voltarem para os combustíveis renováveis, principalmente para o etanol. Líderes na produção e no consumo de etanol, Brasil e Estados Unidos da América (EUA) produziram juntos, cerca de 35 bilhões de litros do produto em 2006. Os EUA utilizam o milho como matéria-prima para a produção desse álcool, ao passo que o Brasil utiliza a cana-de-açúcar. O quadro abaixo apresenta alguns índices relativos ao processo de obtenção de álcool nesses dois países. 



 








































Processo de obtenção do álcool do milho e da cana




 




Cana




Milho




Produção de Etanol




8 mil l / há




3 mil l há




Gasto energia fóssil para



Produzir 1 l de álcool




1.600 kcal




6.600 kcal




Balanço energético




Positivo: gasta-se 1



 caloria de combustível fóssil para a



produção de



3,24 cal de Etanol




Negativo:gasta-se1



 Caloria de



combustível fóssil



 para a produção de



 0,77 cal de Etanol




Custo de produção /litro




US$ 0,28




US$ 0,45




Preço do Litro etanol




US$ 0,42




US$ 0,92




 



Globo Rural, jun./2007 (com adaptações).



 



 



4 ENEM 2007 ETANOL



 



Se comparado com o uso do milho como matéria-prima na obtenção do etanol, o uso da cana-de-açúcar é:



a) mais eficiente, pois a produtividade do canavial é maior que a do milharal, superando-a em mais do dobro de litros de álcool produzido por hectare.



b) mais eficiente, pois gasta-se menos energia fóssil para se produzir 1 litro de álcool a partir do milho do que para produzi-lo a partir da cana.



c) igualmente eficiente, pois, nas duas situações, as diferenças entre o preço de venda do litro do álcool e o custo de sua produção se equiparam.



d) menos eficiente, pois o balanço energético para se produzir o etanol a partir da cana é menor que o balanço energético para produzi-lo a partir do milho.



e) menos eficiente, pois o custo de produção do litro de álcool a partir da cana é menor que o custo de produção a partir do milho.



 



5 ENEM 2007 ETANOL



 



Considerando-se as informações do texto, é correto afirmar que:



a) o cultivo de milho ou de cana-de-açúcar favorece o aumento da biodiversidade.



b) o impacto ambiental da produção estadunidense de etanol é o mesmo da produção brasileira.



c) a substituição da gasolina pelo etanol em veículos automotores pode atenuar a tendência atual do aumento do efeito estufa.



d) a economia obtida com o uso de etanol como combustível, especialmente nos EUA, vem sendo utilizada para a conservação do meio ambiente.



e) a utilização de milho e de cana-de-açúcar para a produção de combustíveis renováveis favorece a preservação das características originais do solo.



 



6 MACKENZIE JULHO DE 2008 CANA DE AÇÚCAR



 



ELE É O FALSO VILÃO



Até pouco tempo, o Brasil só recebia elogios por seu revolucionário programa de uso do álcool feito de cana-de-açúcar para o abastecimento de carros.



[...], no entanto, o jogo começou a se inverter. O etanol transformou-se no vilão do encarecimento mundial de alimentos. Isso porque, segundo seus críticos, o uso de terras férteis para produzi-lo reduz a área destinada às culturas tradicionais de grãos, como arroz e trigo.



[...] A súbita ofensiva contra o etanol motivou uma forte e correta reação do governo brasileiro.



[...] no Brasil, o avanço dos canaviais até ajuda a aumentar a produção de alimentos. Isso ocorre porque o plantio de cana-de-açúcar requer rotatividade de culturas. Assim, 15% das áreas de canaviais são renovadas com outras lavouras, como a de feijão e a de soja.



Revista Veja (30/04/2008)



Analisado o texto, é correto afirmar que:



a) a rotatividade de culturas é o principal fator responsável pelo aumento da produção de etanol.



b) a produção de alimentos aumenta, graças aos nutrientes deixados pela cana-de-açúcar no solo.



c) a rotatividade de culturas aumenta a resistência da cana-de-açúcar contra as pragas.



d) a rotatividade de culturas aumenta a fertilidade do solo, graças aos nutrientes deixados por plantas leguminosas como o feijão e a soja.



e) a rotatividade de culturas é obrigatória para o cultivo da cana-de-açúcar.



 



7. UNICAMP 2009 2 FASE PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR



 



Recentemente, a relação entre a expansão da produção de agro combustíveis e a produção de alimentos entrou na agenda política internacional. Considerando esse fato, responda às questões:



a) No Brasil, a produção de agro combustíveis tem forte base na cultura da cana-de-açúcar. Aponte o principal impacto socioeconômico advindo do crescimento da produção de cana-de-açúcar e identifique os principais Estados brasileiros em que essa expansão vem ocorrendo mais fortemente.



b) A implementação de uma política de soberania ou segurança alimentar tem sido indicada como alternativa à crise de alimentos. Quais os principais objetivos das políticas de segurança alimentar?



 



 



 



8 PRODUÇÃO DE ÁLCOOLAUNESP 2009



 



Em 2006, o consumo de combustíveis no Brasil foi aproximadamente quatro vezes maior de gasolina (24.007.633 m³) do que de álcool (6.186.553 m³). Estudo da Fundação Getúlio Vargas revela que, antes de 2010, o consumo mensal de álcool nos postos ultrapassará o da gasolina. Com isto, há previsões de aumento da produção canavieira na maioria dos estados, conforme o gráfico.



 



BRASIL: AUMENTO DA PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR, POR ESTADO, NA SAFRA 2007/2008, EM PORCENTAGEM.



 



































































Estado




%




Estado




%




Estado




%




Estado




%




Estado




%




AM




10,9




CE




36,0




PI




8,0




MS




32,0




SP




11,8




TO




73,5




MA




14,3




RN




19,8




MT




12,2




RJ




7,2




AL




5,0




PE




9,3




SE




29,9




ES




2,6




PR




34,4




BA




75,9




PA




16,7




GO




22,5




MG




22,1




RS




15,0




(CONAB, 2007. Adaptado.)



 



Assinale a alternativa que indica o significado desta mudança na matriz de combustíveis, as três regiões brasileiras, em ordem decrescente, onde há previsão de maiores aumentos de produção e o fator que explica os pequenos percentuais de aumento atribuídos aos estados de Alagoas, Pernambuco e São Paulo:



a) Inversão; Nordeste, Norte e Centro-Oeste; áreas tradicionalmente grandes produtoras.



b) Manutenção; Nordeste, Centro-Oeste e Norte; falta de estímulo oficial e de crédito agrícola.



c) Conservação; Sul, Sudeste e Centro-Oeste; escassez de mão-de-obra e de infraestrutura.



d) Alteração; Norte, Sul e Sudeste; áreas tradicionalmente com pequena produção.



e) Adaptação; Centro-Oeste, Nordeste e Norte; gastos elevados com adubos e fertilizantes químicos.



 



9 UNESP 2013 BRASIL ETANOL



 



O uso do álcool combustível é antigo no Brasil. Desde o início do século XX, o país já usava o produto extraído da cana-de-açúcar para fins energéticos. Com o pré-sal em alta, o açúcar caro lá fora e os canaviais em crise, o biocombustível brasileiro derrapa quando o mundo mais precisa de energia verde.



(Martha San Juan França. O etanol na encruzilhada. UNESP Ciência, maior de 2012. Adaptado). A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos, pode-se afirmar que, no Brasil:



a) em 1900, iniciaram-se experiências com motores a combustão, em alguns casos movidos a etanol, provocando o aumento da exportação brasileira desse biocombustível.



b) dos séculos XVI a XVIII, os engenhos de açúcar se expandiram pela região Nordeste, constituindo a principal atividade econômica.



c) com a desativação do Proálcool em 2001, descartou-se a perspectiva do etanol se consolidar no mercado brasileiro como fonte renovável de energia.



d) em 1960, a primeira crise do petróleo elevou o preço do barril e a importação consumiu quase metade das divisas obtidas com a exportação nacional.



e) a chegada ao mercado dos carros com motor flex. provocou aumento significativo da produção de etanol, tornando o país autossuficiente.



 



 



 



 



GABARITO



 



1



 



a) O Proálcool foi criado em meados da década de 1970, em meio à crise do petróleo, para diminuir a dependência brasileira deste produto. Na época o governo criou subsídios para a indústria e para os produtores para estimular o aumento do uso de carros a álcool. Nos dias de hoje, em função da situação política instável no plano internacional, particularmente com a intervenção americana no Iraque e problemas em outras áreas produtoras, o petróleo novamente está apresentando uma elevada cotação média, o que se constituiu em um novo estímulo ao uso de combustíveis alternativos, e com a vantagem de que, graças ao avanço tecnológico, a indústria automobilística colocou á disposição do consumidor veículos bicombustível que podem ser abastecidos tanto por gasolina como por álcool. Desta vez não há subsídios governamentais. Acresce a isto uma crescente demanda pelo álcool no mercado externo, que irá ampliar de forma sustentada a procura pelo produto no Brasil, beneficiando os produtores.



b) Os subsídios praticados pelos países desenvolvidos representam uma forma de concorrência desleal com os produtores dos países subdesenvolvidos, pois impedem a competição. Os produtores locais podem manter seus preços artificialmente abaixo do custo de produção, impedindo a entrada de produtos agrícolas provenientes de países onde os custos de produção são menores. Com isso os países subdesenvolvidos que possuem na atividade agrícola sua principal fonte de receitas são fortemente prejudicados, gerando internamente, queda de renda e desemprego.



 



2 C  3  A  4 A 5 C 6 D  



 



7



 



a) O crescimento do cultivo de cana-de-açúcar se deu a partir das décadas de 1970 e 1980, com o advento do Proálcool e se consolidou na década de 1990, com o surgimento dos motores flex., de uso simultâneo de álcool e gasolina. A cana de açúcar necessita o uso de grande quantidade de mão de obra para a colheita gerando grande deslocamento de trabalhadores para áreas periféricas das cidades para esta atividade durante parte do ano. Porém, com a mecanização, esta demanda está com seus dias contados. A expansão das lavouras canavieiras levou à redução de áreas dedicadas ao cultivo de alimentos como arroz e feijão, resultando em alta de preços destes produtos. Atualmente, com o esgotamento da disponibilidade de terras em São Paulo, a cana está se expandindo pelo Centro Oeste: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás e pelo Estado de Tocantins, nas bordas da região amazônica.



b) as políticas de segurança alimentar visam garantir o abastecimento de alimentos para toda a população, o combate à fome e estimular a produção da agricultura familiar, ameaçada pela expansão da agricultura empresarial voltado aos produtos destinados à indústria e à exportação.



 



8 A 9 B



  


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui