Usina de Letras
Usina de Letras
244 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Programa da BBC: Intolerância e fanatismo -- 07/10/2009 - 12:04 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Programa da BBC desce a novas profundezas da intolerância e fanatismo

por Melanie Phillips em 22 de setembro de 2009

Mídia@Mais
Opinião - Mídia em Foco
http://www.midiaamais.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1303&Itemid=77

Militar israelense vestindo o tallit: para BBC, religiosos militares israelenses e terroristas fundamentalistas islâmicos se equivalem
Voltando de minhas férias, atualizei-me com um tópico deveras repulsivo. Era a opinião de Katya Adler, transmitida na noite de segunda-feira [07/09] durante o programa Newsnight da BBC [via Internet], a respeito dos rabinos militares nas Forças de Defesa de Israel [IDF]. Ela apresentou como algo profundamente chocante o fato de que esses rabinos são oficiais treinados que portam armas e que agora são dispostos na linha de frente de combate. Ainda pior, segundo ela: eles buscam inspirar e fortificar os soldados israelenses usando a religião judaica e as palavras da Bíblia hebraica! Nenhuma menção ao fato de que o exército britânico tem capelães que também são oficiais. É verdade que esses oficiais não portam armas, apesar de alguns capelães no Afeganistão agora dizerem que isso deveria mudar, uma vez que é muito perigoso para eles não portá-las num campo de batalha mais letal do que qualquer outro em que serviram. Eis a única razão para que os rabinos das IDF portem armas.

Mas o ponto realmente vergonhoso foi a sugestão de Adler de que esses rabinos eram de alguma forma equivalentes aos fanáticos jihadistas islâmicos, que estavam transformando a missão das IDF numa “guerra santa”. Ela deixava implícito que a crença religiosa judaica era equivalente ao jihad. Esta equação chocante ignorou a crucial diferença entre o jihad e as guerras travadas pelas IDF: ou seja, que o jihad é agressivo e busca conquistar, colonizar, assassinar e escravizar, enquanto a razão da existência da IDF é defender Israel precisamente contra tal agressão.

Adler fez essa hipérbole descarada porque, para ela, toda observância judaica ortodoxa é extremista de direita e agressiva; todos os colonos judeus são ortodoxos e, portanto, são extremistas de direita e agressivos. Qualquer aspecto do que Adler disse é tendencioso, distorcido, ignorante, odiento e intolerante.

Os colonos acreditam que a terra lhes foi dada por Deus, acusava Adler. Bem, eles podem muito bem pensar assim; mas como soldados, eles estão lutando para defender não os assentamentos, mas o Estado de Israel, do qual são cidadãos e ao qual pertence a terra referida, total e indiscutivelmente, de acordo com as leis internacionais. Na verdade, e contrariamente ao que ela afirmou, eles têm também o direito, sob as leis internacionais, de resolver a questão dos territórios em disputa, os quais ainda são palco de uma guerra agressiva conduzida contra eles; mas não é verdade que seja isso o que estejam fazendo nas IDF ou o que fizeram durante a Operação Cast Lead em Gaza.

Da reportagem da BBC você nunca ficaria sabendo, mas esses soldados religiosos estavam em Gaza não para conquistar os palestinos conforme a sua crença de que Gaza lhes foi dada por Deus, mas para defender o Estado de Israel contra os ataques de foguetes disparados a partir de Gaza – onde esses soldados religiosos realmente se envolveram na remoção de colonos judeus em 2005. Talvez alguns desses rabinos tenham distribuído panfletos que eram de fato politicamente extremados. E daí?

Sugerir que isso representa todo o judaísmo ortodoxo equivale a sugerir que todos os pregadores que distribuem panfletos proclamando que o fim dos tempos está próximo sejam representativos de todo o cristianismo. Ainda pior que isso: Adler fez a duplamente revoltante insinuação de que as IDF haviam escolhido crianças e outros civis de Gaza para maus tratos – e que foram encorajados a assim agir pelos preceitos da crença religiosa judaica.

Nenhuma das alegações, é claro, era verdadeira.

A reportagem de Adler foi muito além da linguagem padrão e tendenciosa da BBC contra Israel. Isto foi intolerância aberta contra o próprio judaísmo. Uma das partes mais profundamente ofensivas foi quando ela apresentou um daqueles momentos “Ah... então, é isso mesmo!”, onde ela apontava acusadoramente soldados visitando Massada usando tallits [xales rituais de orações], o traje usado por todos os homens judeus ortodoxos, como se isso fosse um sinal de sua perfídia moral. O que ela de fato estava dizendo era que ser judeu ortodoxo equivalia a ser culpado de intentos malévolos contra os palestinos: ser agressivo, belicoso e fanático, características supostamente adquiridas da Bíblia hebraica.

É também verdade que ela não disse coisa muito diferente daquilo que muitos israelenses dizem ou pensam: estabeleceu uma equação direta entre a ortodoxia religiosa nas IDF e “guerra santa”. Mas isso é assim porque Israel é uma sociedade que está profunda e, até mesmo, violentamente polarizada entre seculares e religiosos.

Muito diferente da Grã-Bretanha, Estados Unidos e Europa, em Israel simplesmente não há meio termo, não há uma área de compromisso por onde as pessoas moderadamente religiosas possam ligar os dois mundos. Ou você pertence a um lado ou ao outro; cada um dos dois vê o outro como absolutamente perigoso e ameaçador. Sem nenhum reconhecimento desse contexto crucial, Adler foi capaz de usar judeus israelenses para construir seu argumento repulsivo, isto é, de que os rabinos das IDF são tão maus quanto os jihadistas e que a crença religiosa judaica está além de qualquer defesa moral possível.

O fato é que a divisão secular/religiosa em Israel é tão extrema que muitos jovens seculares israelenses não têm nenhum conhecimento da história da nação que lhes exige que ofereçam suas vidas para defendê-la. Por causa da extrema hostilidade dos israelenses seculares para com a religião, o sistema educacional de Israel deixa muitos deles sem a menor idéia – tal com Katya Adler – de que o povo, a religião e a terra são inseparáveis e unidos pelos milhares de anos de história do povo judeu naquela terra. É uma história que muitos só ouvem, pela primeira vez, quando ingressam nas IDF, que têm de compensar as desanimadoras deficiências em sua educação, levando-os a lugares tais como Massada, para ensiná-los o que, precisamente, eles estão defendendo.

Outro fato é que a divisão secular/religiosa e Israel é tão extremada que uma das maiores mágoas entre os israelenses seculares é a de que os judeus religiosos tradicionalmente conseguiam evitar o serviço militar. O fato de que, em anos recentes, mais e mais judeus religiosos tenham se alistado para cumprir seu dever patriótico na defesa de seu país e de seu povo contra ataques externos, poderia causar certo grau de admiração. Em vez disso, a BBC os culpa, difama e demoniza – e através deles, culpa, difama e demoniza o judaísmo.

Que vergonha.

Tradução: Henrique Dmyterko

Publicado originalmente no Spectator.co.uk/melaniephillips em 09/09/2009


-------------------------------

Comentários (1)
1 Ter, 22 de setembro de 2009 01:18 brasil
Há mais um fato: os religiosos judeus seja em Israel ou em outros países não fazem proselitismo ou tentam converter pessoas para sua religião e citar a Bíblia para dar ânimo ou confortar quem está ouvindo(diga-se em Israel ninguém é obrigado a acreditar na Bíblia) não é a mesma coisa que querer convencer as pessoas a acreditar na Bíblia, pois acredita quem quer num país livre.




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui