Usina de Letras
Usina de Letras
12 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50670)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->AGRICULTURA BRASILEIRA TESTES DE VESTIBULAR -- 01/04/2013 - 09:18 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


 



 



AGRICULTURA BRASILEIRA TESTES DE VESTIBULAR



 



 



Edson Pereira Bueno Leal, abril de 2.013



 



 



1. UFSCAR 2004 . Em 1994, a FAO e o INCRA diferenciaram os dois principais modelos de produção agropecuária do Brasil: patronal e familiar. Assinale a alternativa em que aparecem as características que melhor representam o modelo familiar.



a) Trabalho e gestão intimamente relacionados / trabalho assalariado predominante / agricultura de capital intensivo.



b) Ênfase em práticas agrícolas padronizáveis / tendência à especialização produtiva / a propriedade é o local de residência.



c) Separação entre gestão e trabalho / lucro é o fator determinante de todas as ações / ênfase na diversificação produtiva.



d) Agricultura de capital intensivo / trabalho assalariado predominante / prevalência de práticas agrícolas padronizáveis.



e) Trabalho e gestão intimamente relacionados / ênfase na diversificação produtiva / trabalho assalariado complementar.            



 



2. UFSCAR 2004 -  A Medida Provisória editada pelo Governo em 25.09.2003, que autorizou o plantio da soja transgênica na safra 2003-2004, acirrou os debates em torno do uso de sementes geneticamente modificadas no Brasil. Em relação a esta questão, responda.



a) Qual o Estado brasileiro que apresenta maior proporção de produtores utilizando sementes geneticamente modificadas?



b) Considerando os argumentos usualmente presentes no debate sobre alimentos transgênicos, cite um argumento de ordem econômica e um de ordem ambiental, utilizados pelos grupos contrários ao uso de sementes geneticamente modificadas.



 



MACKENZIE JULHO DE 2004



3. As lavouras fundamentais à alimentação diária do brasileiro, como a do a arroz, a do feijão e a da mandioca, sempre ocuparam uma posição secundária no decorrer  de nossa história e na política agrícola governamental.  Considere as afirmações abaixo, a respeito dos fatores que deram origem a essa situação.



I. Aplicação da tradicional divisão internacional do trabalho, priorizando o mercado externo.



II. As instituições de pesquisas agronômicas têm dirigido suas atenções mais para os produtos de  exportação do que para os produtos de consumo  interno.



III. O nosso meio natural dificulta a produção das culturas  citadas.



Assinale:



a) se apenas I estiver correta.



b) se apenas II estiver correta.



c) se todas estiverem corretas.



d) se apenas I e II estiverem corretas.



e) se apenas II e III estiverem corretas.



 



 



UNESP JULHO 2004



4. Aprodução agrícola brasileira é grande, diversificada e  de distribuição geográfica bem ampla. No entanto, quando se consideram os valores recentes da produção  de cada estado em relação ao valor total do país, nota-se, por exemplo, que a produção da laranja, da  cana-de-açúcar, do café e do cacau, respectivamente, é mais elevada em



a) São Paulo, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.



b) São Paulo, Alagoas, Minas Gerais e Pará.



c) Alagoas, Pernambuco, São Paulo e Bahia.



d) Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.



e) São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e Pará.



 



AVICULTURA



FGV JULHO 2004



5. Apartir da década de 1960, este tipo de criação teve grande desenvolvimento em alguns estados, notadamente em São Paulo, Minas Gerais e em toda a região Sul. De produção de “fundo de quintal”, esta criação assumiu um caráter industrial em grande escala, acompanhando o crescimento do consumo no país e tornando-se um novo item de exportação. Contrariando o perfil agrário nacional, predominam as médias e pequenas propriedades e o trabalho familiar. O quadro acima descreve as transformações ocorridas



na:



a) Piscicultura. b) Ovinocultura. c) Apicultura. d) Avicultura. e) Caprinocultura.



 



6.  FUVEST 2005 AGRICULTURA BRASILEIRA Pode-se caracterizar parte da complexidade sócioeconômica  do Brasil pela



a) elevada dívida externa, usada para financiar o alto Índice de Desenvolvimento Humano do país.



b) elevada concentração de terras que são utilizadas como reserva de valor e para agronegócios.



c) exportação de produtos tecnológicos, principal componente da balança comercial brasileira.



d) concentração da renda no eixo Sul-Sudeste, em virtude  da presença de imigrantes europeus.



e) queda da produção agrícola para exportação, devido ao  protecionismo de países centrais.



 



 



7. FUVEST 2005  AGRICULTURA BRASILEIRA



Nos últimos 20 anos, houve mudanças sócio-econômicas significativas no Brasil. Entre elas, observa-se que



a) a produtividade agrícola avançou, mas não eliminou os movimentos sociais no campo.



b) o país entrou na era da globalização e a produção industrial alcançou autonomia tecnológica.



c) as crises econômicas não foram superadas, mas o produto interno bruto (PIB) cresceu continuamente.



d) as políticas para o meio ambiente ocuparam o centro da agenda governamental e suas metas principais foram implementadas.



e) o desemprego se agravou, mas as políticas públicas  compensaram seus efeitos negativos.



 



 



 



8. FUVEST 2005 AGRICULTURA BRASILEIRA



Pode-se caracterizar parte da complexidade sócioeconômica  do Brasil pela



a) elevada dívida externa, usada para financiar o alto Índice de Desenvolvimento Humano do país.



b) elevada concentração de terras que são utilizadas como reserva de valor e para agronegócios.



c) exportação de produtos tecnológicos, principal componente da balança comercial brasileira.



d) concentração da renda no eixo Sul-Sudeste, em virtude  da presença de imigrantes europeus.



e) queda da produção agrícola para exportação, devido ao  protecionismo de países centrais.



 



 



 



 



9 AGRICULTURA BRASILEIRA  ENEM 2004



 



A produção agrícola brasileira evoluiu, na última década, de forma diferenciada. No caso da cultura de grãos, por exemplo, verifica-se nos últimos anos um crescimento significativo da produção da soja e do milho,  e estabilização na produção de arroz e feijão .



É   possível verificar que, no período considerado,



a) a produção de alimentos básicos dos brasileiros cresceu muito pouco.



b) a produção de feijão foi a maior entre as diversas  culturas de grãos.



c) a cultura do milho teve taxa de crescimento superior à da soja.



d) as culturas voltadas para o mercado mundial decresceram.



e) as culturas voltadas para a produção de ração animal  não se alteraram.



 



 



 



10. AGRICULTURA BRASILEIRA   SOJA   ENEM 2004



 



A grande produção brasileira de soja, com expressiva participação na economia do país, vem avançando nas regiões do Cerrado brasileiro. Esse tipo de produção  demanda grandes extensões de terra, o que gera preocupação, sobretudo



a) econômica, porque desestimula a mecanização.



b) social, pois provoca o fluxo migratório para o campo.



c) climática, porque diminui a insolação na região.



d) política, pois deixa de atender ao mercado externo.



e) ambiental, porque reduz a biodiversidade regional.



 



 



11. FUVEST 2005 2 FASE  AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO



 



 Trata-se de um conjunto de atividades econômicas que inclui a produção do campo em que a biotecnologia tem um papel fundamental. Também estão compreendidas atividades nas quais matérias-primas animais e vegetais são transformadas em produtos de maior valor agregado.



a) Identifique o assunto central do texto e cite duas localidades e dois produtos brasileiros em que a situação descrita se aplica.



b) Faça uma análise crítica do uso da biotecnologia nesse processo quanto a conseqüências ambientais e sociais.



 



12 MACKENZIE  JULHO  DE 2005



BRASIL MECANIZAÇÃO NO CAMPO



 



No Brasil – máquinas avançam e campo tende a ficar com menos empregados.



Folha de São Paulo– 22.09.04 Assinale a alternativa que interpreta corretamente a



notícia acima.



a) Com a mecanização, a oferta de gêneros alimentícios irá aumentar, pois a política agrária brasileira prioriza o mercado interno, em detrimento dos produtos destinados ao mercado externo.



b) Imprimiu-se, no país, um novo padrão agrícola, representado por mudanças nas bases técnicas de produção agropecuária, comandada, agora, pelos complexos agroindustriais.



c) A modernização da economia do país reflete-se no campo sob dois aspectos: privilegiar lavouras para exportação e reduzir atividades do setor secundário.



d) A inserção do país no contexto da globalização significou, entre outros aspectos, a transferência do excedente da população economicamente ativa do setor secundário para as atividades do setor terciário, carente de mão-de-obra.



e) Foi necessário investir maciçamente nas atividades agrárias, para que não houvesse comprometimento no abastecimento do mercado interno, em virtude da avançada transição demográfica em que o país se encontra.



 



13  MACKENZIE  JULHO  DE 2005  AGRICULTURA NO CENTRO SUL



 



Assinale a alternativa que contém, respectivamente, as produções voltadas para exportação, das áreas 1 ( norte do Rio de Janeiro ) , 2 ( Zona da Mata Mineira e Sul de Minas Gerais ) , 3 ( Triângulo Mineiro ) , 4 ( centro norte de São Paulo ) , indicadas na região sudeste do Brasil.



a) Cana-de-açúcar, café, soja e laranja.



b) Pecuária de corte, café, trigo e arroz.



c) Frutas tropicais, cana-de-açúcar, pecuária leiteira e  café.



d) Cana-de-açúcar, arroz, café e laranja.



e) Soja, café, pecuária leiteira e trigo.



 



14.MACKENZIE  2 SEM 2005   DESMATAMENTO



Considere as afirmações abaixo, relativas ao desmatamento.



I. Diminuição da biodiversidade do planeta, com a destruição da população endêmica de animais e plantas.



II. Desproteção do solo, tornando-o exposto ao intemperismo químico e físico.



III. Alteração no índice pluviométrico, ao impedir que a umidade retorne para a atmosfera por meio da transpiração das árvores.



Assinale:



a) se somente I estiver correta.



b) se somente I e II estiverem corretas.



c) se somente II e III estiverem corretas.



d) se somente I e III estiverem corretas.



e) se todas estiverem corretas.



 



15  MACKENZIE  2 SEM 2005



 



AGRICULTURA E PIB EM PAÍSES DESENVOLVIDOS



Em face da diminuição da participação da agricultura no PIB de alguns dos países desenvolvidos, é correto afirmar que



a) isso se deve à priorização de investimentos nas atividades dos setores secundário e terciário, uma vez



que o produto final desses setores é mais valorizado no mercado mundial.



b) a diminuição vem ocorrendo ano a ano, pois a produção agrícola não é importante no consumo local de



cada um desses países.



c) essa redução se deve à inexistência de interesse pela produção de gêneros agrícolas, pois o preço



desses produtos no mercado mundial é baixo.



d) a queda se deve à ausência de trabalhadores no meio rural, em virtude da elevada mecanização no



campo, que compromete a produtividade agrícola desses países.



e) a redução se deve à obrigatoriedade de os países citados importarem gêneros agrícolas dos países



subdesenvolvidos.



 



 



16.  MACKENZIE  JULHO  DE 2005



REVOLUÇÃO VERDE



Assinale a alternativa correta, relativa aos efeitos da implantação da Revolução Verde, a partir da década de 50, que acentuou profundas alterações no espaço agrário mundial, sob o pretexto de eliminar a fome no mundo.



a) Eliminação das práticas de plantations, nos países subdesenvolvidos, que vinham sendo utilizadas desde a época das colonizações, nos séculos XVI e XVII.



b) Ampliação das práticas da agricultura com base familiar, levando, aos países subdesenvolvidos, sustentação tecnológica.



c) Definição, nos países subdesenvolvidos, de uma estrutura fundiária injusta, com a reafirmação da concentração de terras.



d) Utilização, nos países onde se implantou, de terras devolutas, visando à criação de cooperativas.



e) Implantação de áreas para a produção de hortifrutigranjeiros, denominadas cinturões verdes, para atender à demanda de consumo urbano.



 



 



17 ENEM 2005 AGRICULTURA




























Área plantada no Brasil em milhões de hectares




1990




1996




2002




36,8




36,3




37,8




Produção no Brasil em milhões de toneladas




56,0




73,6




97,5




 



Considerando os conhecimentos sobre o espaço agrário brasileiro e os dados apresentados no gráfico, é correto afirmar que, no período indicado,



(A) ocorreu um aumento da produtividade agrícola devido à  significativa mecanização de algumas lavouras, como a da soja.



(B) verificou-se um incremento na produção de grãos  proporcionalmente à incorporação de novas terras produtivas.



(C) registrou-se elevada produção de grãos em virtude do uso  intensivo de mão-de-obra pelas empresas rurais.



(D) houve um salto na produção de grãos, a partir de 91, em decorrência do total de exportações feitas por pequenos agricultores.



(E) constataram-se ganhos tanto na produção quanto na produtividade agrícolas resultantes da efetiva reforma agrária executada.



 



 



18 FUVEST 2006 AGRICULTURA  CANA DE AÇÚCAR      



 



No Brasil, o setor agroindustrial prevê aumento significativo da produção de cana-de-açúcar para os próximos anos. Isso pode ser atribuído



a) à maior flexibilidade da nova regulamentação ambiental, que implicará uma importante diminuição de custos.



b) ao atual acréscimo de subsídios governamentais para a produção de álcool, chegando a valores semelhantes aos do Pró-álcool na década de setenta.



c) à diminuição gradativa de áreas de produção da soja  transgênica, aparecendo a cana como alternativa  econômica e ambientalmente viável.



d) à recente ampliação da demanda externa por todos os subprodutos da cana devido à desvalorização do  real nos últimos dois anos.



e) ao aumento do interesse internacional por fontes renováveis de energia, em função do Protocolo de Kyoto.



 



19 ENEM 2005 AGRICULTURA   




























Área plantada no Brasil em milhões de hectares




1990




1996




2002




36,8




36,3




37,8




Produção no Brasil em milhões de toneladas




56,0




73,6




97,5




 



Considerando os conhecimentos sobre o espaço agrário brasileiro e os dados apresentados no gráfico, é correto afirmar que, no período indicado,



(A) ocorreu um aumento da produtividade agrícola devido à  significativa mecanização de algumas lavouras, como a da soja.



(B) verificou-se um incremento na produção de grãos  proporcionalmente à incorporação de novas terras produtivas.



(C) registrou-se elevada produção de grãos em virtude do uso  intensivo de mão-de-obra pelas empresas rurais.



(D) houve um salto na produção de grãos, a partir de 91, em decorrência do total de exportações feitas por pequenos agricultores.



(E) constataram-se ganhos tanto na produção quanto na produtividade agrícolas resultantes da efetiva reforma agrária executada.



 



20 UFSCAR 2006   AGRICULTURA     



 



São descritos dois processos de degradação ambiental que ocorrem no Brasil:



I. Nesta área o processo de “desertificação” decorre  da intensificação das atividades tradicionais de pastoreio, acima dos níveis de suporte do ecossistema; da realização de práticas agrícolas sem conhecimento técnico e do corte de  vegetação nativa para servir como lenha. A área atingida pelo processo de desertificação é superior  a 600.000 km2.



II. Nesta área o processo é de “arenização”, causado pela ação das águas e do vento sobre depósitos arenosos pouco consolidados em ambiente de clima úmido. O constante pisoteio do gado, o uso  do fogo para eliminar as sobras secas da pastagem  após o inverno e o uso de máquinas pesadas na atividade agrícola criam sulcos que aceleram o  processo de formação dos areais. A degradação atinge 10 municípios e corresponde a uma área de 3,67 km2. 



Os domínios vegetais que envolvem as áreas I e II são,  respectivamente:



a) Caatinga e Campos.



b) Caatinga e Cerrado.



c) Cerrado e Mata Atlântica.



d) Pantanal e Mata de Araucária.



e) Cerrado e Mata de Araucária.



 



 



 



 



21 UNESP 2006 AGRONEGÓCIO  2005   



 



Em março de 2005, o faturamento do setor agropecuário brasileiro apresentou diminuição de  13,6% em relação ao mesmo período de 2004. Analise  o gráfico.



 








































BRASIL: VALOR BRUTO DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA



EM BILHÕES DE REAIS, A PREÇOS DE MARÇO/2005.




 




2004




2005




safra grãos




76,3




51,2




Outros produtos agropec.




48,5




46,5




agricultura




124,8




97,7




pecuária




71,9




72,2




agropecuária




196,7




169,9




CNA 2005



A queda no valor total da produção agropecuária brasileira, de R$ 196,7 bilhões em março de 2004 para R$ 169,9 bilhões em março de 2005, ocorreu pela  redução dos valores da:



a) safra de outros produtos agrícolas e da pecuária.



b) safra de grãos e da pecuária.



c) safra de grãos e de outros produtos agrícolas.



d) pecuária.



e) safra de grãos.



 



22  UNICAMP 2006 AGRICULTURA E MÃO DE OBRA



 



Estima-se que, somente na região de Ribeirão Preto, existam mais de quinhentas colheitadeiras de cana, sendo que cada uma tem capacidade de colher  setecentas toneladas por dia, o que corresponde à substituição de cem homens. Desse modo, o equivalente a cinqüenta mil trabalhadores seria o saldo total das demissões provocadas por essas máquinas. Segundo cálculos existentes, para cada cem demissões, são abertas doze vagas para funções especializadas, dentre as quais, aquelas referentes aos condutores dessas máquinas. Essas máquinas operam durante as 24 horas do dia, subvertendo completamente os limites impostos pela natureza ao trabalho na agricultura.



(Adaptado de Maria Aparecida Moraes Silva. “Se eu pudesse, eu quebraria todas as máquinas”, em Ricardo Antunes e Maria Aparecida Moraes Silva (orgs.), O avesso do trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2004, p.31.)



a) As demissões de que trata a autora apontam o aumento da precarização do trabalho na agricultura moderna brasileira, particularmente na cultura da cana-de-açúcar. Quais as principais conseqüências da precarização do trabalho na agricultura canavieira?



b) A modernização da agricultura no Brasil foi identificada com a “Revolução Verde”. Quais os principais elementos definidores da chamada  “Revolução Verde”?



 



 



 



23  FATEC 2006 AGRONEGÓCIO    



 



Considere os textos a seguir:



I. Os canaviais paulistas devem crescer dos atuais 3,3 milhões de ha para 4,3 ha em 4 ou 5 anos. As perspectivas para o agronegócio sucroalcooleiro passam por uma boa fase, especialmente por causa do preço do petróleo e já se prevêem possibilidades de novas expansões capazes de dar ao Brasil posição geopolítica relevante no mundo.



II. Cerca de 40 mil migrantes, a maior parte deles nordestinos, representam a mão-de-obra utilizada nos canaviais da região de Ribeirão Preto. A produtividade média por homem tem crescido rapidamente, mas a remuneração pelo trabalho continua evoluindo em ritmo lento.



A leitura dos textos e os conhecimentos sobre a agricultura brasileira permitem afirmar que



a) o crescimento tecnológico do setor agrícola ainda está restrito aos estados do Sudeste e do Sul do país, justamente onde a mão-de-obra é mais numerosa.



b) o agronegócio ligado à produção de açúcar e álcool é,atualmente, o único em expansão no país justamente por concentrar-se na região que mais recebe migrantes.



c) uma das principais características do agronegócio no Brasil é sua grande capacidade de gerar novos empregos, sobretudo para mão-de-obra migrante.



d) a modernização do campo aumentou a competitividade do país em nível internacional, mas ainda não foi suficiente para aprimorar as relações de trabalho no setor agrícola.



e) a ampliação das atividades agrícolas modernizadas tem sido responsável pela criação de novas oportunidades de emprego para as populações rurais mais carentes.



 



 



24   PUC SP 2006   BRASIL FRUTAS COMÉRCIO EXTERIOR 



 



“O setor de frutas é um mercado em expansão no  Brasil. O país é o terceiro maior produtor mundial, atrás da China e da Índia. Os dados da Secex (Secretaria de  Comércio Exterior) indicam receitas de US$ 592  milhões para o ano passado no item mais amplo do setor”.



(Folha de S.Paulo, Brasil só perde para China e Índia na produção mundial de frutas, 08 de fevereiro de 2005)



Sobre a fruticultura no Brasil pode-se dizer que



a) seu crescimento e sua expansão no mercado internacional devem-se à incorporação de novas terras agrícolas da região dos cerrados, no centrooeste  brasileiro.



b) ela recentemente vinha conhecendo um grande crescimento no nordeste brasileiro, mas essa expansão está sendo prejudicada pela ausência  regular de água nas lavouras.



c) mesmo como terceiro produtor mundial, a posição do país no mercado externo é frágil, por se venderem apenas frutas in natura, sem processamento, o que  barateia os preços.



c) o pólo mais dinâmico da fruticultura brasileira usa  terras agrícolas (inclusive construindo-se, em seu meio, agroindústrias) de uma área outrora usada para  o cultivo do café.



e) a condição tropical do país representa uma vantagem  no mercado externo, pois permite produzir frutas que a China e a Índia não podem produzir, por  estarem em zonas de clima temperado.



 



25  MACKENZIE 2006  COMMODITIES CONCEITO   



 



Folha de São Paulo



Na última década, as exportações brasileiras de commodities para a China mantiveram-se crescentes em relação aos outros produtos exportados, como  demonstra o gráfico.



São considerado como commodities:



a) soja, minério de ferro e celulose.



b) veículos, máquinas agrícolas e embarcações.



c) combustíveis, eletrodomésticos e fibras sintéticas.



d) insumos agrícolas, materiais elétricos e computadores.



e) equipamentos de telecomunicações, materiais  eletrônicos e aços finos.



 



 



26   ENEM 2007 CANA DE AÇÚCAR



O açúcar



O branco açúcar que adoçará meu café



nesta manhã de Ipanema



não foi produzido por mim



nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.



Vejo-o puro



e afável ao paladar



como beijo de moça, água



na pele, flor



que se dissolve na boca. Mas este açúcar



não foi feito por mim.



Este açúcar veio



da mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira,



[dono da mercearia.



Este açúcar veio



de uma usina de açúcar em Pernambuco



ou no Estado do Rio



e tampouco o fez o dono da usina.



Este açúcar era cana



e veio dos canaviais extensos



que não nascem por acaso



no regaço do vale.



(...)



Em usinas escuras,



homens de vida amarga



e dura



produziram esse açúcar



branco e puro



com que adoço meu café esta manhã em Ipanema.



Ferreira Gullar. Toda Poesia. Rio de Janeiro:



Civilização Brasileira. 1980. p. 227-8.



A antítese que configura uma imagem da divisão social  do trabalho na sociedade brasileira é expressa poeticamente  na oposição entre a doçura do branco açúcar e



a) o trabalho do dono da mercearia de onde veio o açúcar.



b) o beijo de moça, a água na pele e a flor que se dissolve  na boca.



c) o trabalho do dono do engenho em Pernambuco,  onde se produz o açúcar.



d) a beleza dos extensos canaviais que nascem no regaço  do vale.



e) o trabalho dos homens de vida amarga em usinas  escuras.



 



 



27  UFABC Agricultura



 



Segundo técnicos do setor, se todos os carros do  mundo rodassem apenas com etanol, o Brasil seria



capaz de atender uma parcela considerável da demanda  mundial. Para produzir tanto álcool, áreas de cerrado e  pastagens se transformariam em plantações de cana-de-açúcar, que passariam a cobrir 40% da área agrícola  do país, o equivalente a duas vezes o tamanho do estado  de São Paulo. Hoje, a cana-de-açúcar ocupa apenas  5% da área agrícola do país. A área ocupada hoje pela  cana-de-açúcar equivale, da área do estado de São  Paulo, a



a) 35%. b) 25%. c) 20%.  d) 12%. e) 8%.



 



 



28 ENEM 2007 AGRICULTURA



 













































Produção de Mel em 2005 ( em milhares de toneladas




Posição




País




Produção




1




China




276




2




EUA




82




3




Argentina




80




4




Turquia




75




5




México




55




15




Brasil




33




 



Globo Rural, jun./2007.



É título adequado para a matéria jornalística em que o  gráfico acima seja apresentado:



a) Apicultura: Brasil ocupa a 33ª posição no ranking  mundial de produção de mel – as abelhas estão desaparecendo  no país.



b) O milagre do mel: a apicultura se expande e coloca o  país entre os seis primeiros no ranking mundial de  produção.



c) Pescadores do mel: Brasil explora regiões de mangue  para produção do mel e ultrapassa a Argentina no ranking  mundial.



d) Sabor bem brasileiro: Brasil inunda o mercado mundial  com a produção de 15 mil toneladas de mel em  2005.



e) Sabor de mel: China é o gigante na produção de mel  no mundo e o Brasil está em 15º lugar no ranking.



 



 



29 AGRICULTURA BRASILEIRA  



 



 



Analise as seguintes afirmações, relacionadas à agricultura brasileira.



I. A introdução de técnicas que aumentam a produtividade no campo ampliou a concentração de



terras.



II. Há, de forma crescente e evidente, a articulação entre indústria e agricultura.



III. Houve um avanço do capital na agricultura brasileira e a introdução exclusiva do trabalho assalariado.



IV. Os pequenos produtores tornaram-se independentes, tanto em relação aos produtos a serem comercializados quanto aos recursos financeiros.



Estão corretas somente as afirmações



a) I e II. b) I e III. c) I e IV. d) II e III. e) III e IV.



 



30 UNESP JULHO 2009 AGRICULTURA BRASIL



 



Numere, no quadro, a coluna da esquerda de acordo com a da direita, associando cada área do Brasil à respectiva característica predominante quanto à organização do espaço agrário.



 (Magnoli e Araujo, Geografia: a construção do mundo. Moderna,



2005. (Adaptado)



Organização do espaço agrário brasileiro



Áreas – Características predominantes



() São Paulo, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul         



() Faixa Litorânea do Nordeste extensiva                                                       



 () Algumas regiões interiores distantes dos centros urbanos e industriais                      



() Amazônia legal               



1. Agropecuária moderna



2. Pecuária tradicionalN



3. Agricultura comercial tradicionalES



4. Extrativismo vegetalH



 



Assinale a opção que apresenta a associação correta.



a) 1, 2, 3 e 4. b) 1, 3, 2 e 4. c) 2, 3, 4 e 1.



d) 3, 4, 2 e 1. e) 4, 3, 1 e 2.



 



31 FATEC 2009 AGRICULTURA BRASILEIRA ATUAL



 



O campo brasileiro tem passado por intensas transformações e disputas econômico-sociais nas últimas décadas. Sobre esse tema, foram feitas as seguintes afirmações.



I. O trabalho assalariado convive ainda hoje com relações de trabalho familiares camponesas (posseiros e arrendatários) e relações de peonagem ou “escravidão branca”.



II. A reforma agrária, apesar de assegurada na Constituição Federal vigente, até hoje tem sido um processo lento e ainda com pequenos resultados efetivos no país.



III. As grandes propriedades, caracterizadas por relações assalariadas e melhor nível tecnológico, são responsáveis pela maior parte da produção de alimentos da cesta básica nacional.



IV. A maior parte do crédito agropecuário, nos últimos 30 anos, se destinou a pequenos e médios camponeses, o que fez florescer a agropecuária tecnológica intensiva em várias regiões.



É correto afirmar o contido em



a) I, II, III e IV. b) I, II e III, apenas.



c) I e II, apenas. d) I e IV, apenas.



e) III e IV, apenas.



 



32   PECUÁRIA COLONIAL E CONTEMPORÂNEA  FUVEST 2 FASE 2009



 



No período colonial, a escravidão africana e a pecuária bovina interligaram, de algum modo, as várias “ilhas regionais” daquele antigo “arquipélago econômico” , conforme definido por alguns autores. Com base nessas informações e em seus conhecimentos,



identifique



a) as duas principais portas de entrada e respectivas rotas de penetração do gado nordestino sertão adentro, durante a fase colonial;



b) a frente pioneira da expansão pecuária bovina no Brasil de hoje.



 



33 FGV ECONOMIA 2012AGRICULTURA BRASILEIRA



 



Considere as assertivas sobre a agricultura brasileira.



I. A modernização do campo brasileiro possibilitou o crescimento da agricultura familiar comercial, ampliando a produção e a produtividade.



II. Nestas ultimas décadas, a agricultura camponesa tornou-se antieconômica, porque não conseguiu incorporar mudanças estruturais e, praticamente, desapareceu do campo brasileiro.



III. Nas ultimas décadas, a industrialização da agricultura contou com o apoio do Estado que, oferecendo financiamentos e infra-estruturar, priorizou os produtos destinados a exportação.



Esta correto somente o que se afirma em



a) I. b) II. c) I e II. d) I e III. e) II e III.



 



34  UNICAMP 2012 AGRICULTURA NO BRASIL



 



“A produção de grãos no Brasil na safra 2009/2010 será recorde (147,10 milhões de toneladas), superando em 8,8% o volume produzido na safra 2008/2009 (....). A área plantada na safra 2009/2010 é de 47,33 milhões de



hectares, 0,7% menor que a cultivada na safra 2008/2009.” (Jornal Brasil Econômico, 06/08/2010, p. 17.)



O aumento de produção de grãos em área menor indica um aumento da produtividade, em função dos seguintes fatores:



a) uso de sementes geneticamente modificadas, baixa utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente assalariada e uso intensivo do solo.



b) uso de sementes de melhor qualidade, maior utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente assalariada e uso intensivo do solo.



c) uso de sementes de melhor qualidade, maior utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente familiar e uso extensivo do solo.



d) uso de sementes geneticamente modificadas, maior utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente familiar e uso intensivo do solo.



 



35. FGV 2012 ADMINISTRAÇÃO AGRICULTURA NO BRASIL



 



Sobre as causas e/ou as conseqüências das mudanças registradas na dinâmica espacial da cultura de soja no Brasil ocorridas entre o Censo Agropecuário de 1996 e o de 2006, assinale a alternativa correta:



a) A política de incremento da produção de alimentos para o consumo interno resultou em intenso crescimento da produção de soja no Centro-Oeste brasileiro.



b) Nos cerrados nordestinos, o aumento da área plantada resultou no parcelamento das grandes propriedades e na democratização do acesso a terra.



c) A diminuição da área plantada nos Estados do sul ocorreu em virtude da implementação do novo Código Florestal brasileiro.



d) O aumento da área plantada nas franjas meridionais da Amazônia pode ser relacionado ao fim da obrigatoriedade da manutenção de uma reserva legal nas propriedades rurais.



e) O cerrado foi o bioma brasileiro mais afetado pelo avanço da fronteira agrícola e pelo aumento da área plantada.



 



36  ENEM 2011 AGRICULTURA CANAVIEIRA 



 



No Estado de São Paulo, a mecanização da colheita de cana-de-açúcar tem sido induzida também pela legislação ambiental, que proíbe a realização de queimadas em áreas próximas aos centros urbanos. Na região de Ribeirão Preto, principal pólo sucroalcooleiro do pais, a mecanização da colheita já e realizada em 516 mil dos 1,3 milhão de hectares cultivados com cana-de-açúcar. BALSADI, Q. et al. Transformação Tecnológica e a forca de trabalho na agricultura brasileira no período de 1990-2000. Revista de economia agrícola, V. 49 (1), 2002.



O texto aborda duas questões, uma ambiental e outra socioeconômica, que integram o processo de modernização da produção canavieira. Em torno da associação entre elas, uma mudança decorrente desse processo e a



a) perda da nutrientes do solo devido a utilização constante de maquinas.



b) eficiência e racionalidade no plantio com maior produtividade na colheita.



c) ampliação da oferta de empregos nesse tipo de ambiente produtivo.



d) menor compactação do solo pelo uso de maquinário agrícola de porte.



e) poluição do ar pelo consumo de combustíveis fosseis pelas maquinas.



 



37  FATEC 2012  AGRONEGÓCIO



 



O agronegócio envolve operações desde as pesquisas científicas relacionadas ao setor até a comercialização dos produtos, determinando uma cadeia produtiva entrelaçada e interdependente.



(Albuquerque, Maria Adailza Martins de et alii. Geografia: sociedade e cotidiano. São Paulo: Escala, 2010.)



Podem-se acrescentar outras características ao agronegócio, dentre as quais a seguinte:



a) manter centros de tecnologia avançados, voltados a agricultura orgânica.



b) expande os cultivos de grãos da região Centro-Oeste para a região Sudeste.



c) promove a concentração de terras e o desemprego no campo.



d) possibilita ao pais a auto-suficiência nas matérias-primas para a industria.



e) planeja a expansão das lavouras, barrando o desmatamento e os impactos ambientais.



 



 



38   MACKENZIE JULHO DE 2.011 PRODUÇÃO DE SOJA - BRASIL



 



Produção de Soja – Brasil e principais estados produtores



 

















































Estado




Média 1998



a 2000




Média 2001



a 2003




Média 2004



A 2006




Mato Grosso




7.825




11.400




15.958




Pará




7.419




9.721




9.691




Goiás




3.641




5,259




6.364




Rio G. Sul




5.232.




7.381




5.182




Mato G. Sul




2.535




3.491




3.718




Brasil




31.705




43.984




51.066




Em mil toneladas.



Fonte: IBGE – Produção Agrícola Municipal



O comportamento gráfico observado acima se deve



a) as melhores condições ambientais, principalmente no Cerrado, onde as condições naturais reduziram custos  de correção de solos e outras medidas técnicas.



b) a necessidade de atender os maiores mercados consumidores do pais, pois se trata de um produto fundamental na alimentação nacional e com reduzida importância na pauta de exportações.



c) as combinações entre condições naturais favoráveis, como no Sul, e grandes incentivos governamentais do passado, que permitiram a expansão no Centro-Oeste principalmente.



d) a produção de biocombustiveis que utilizam a soja como matéria-prima, sobretudo o Biodiesel, que conta com mais de 40% na matriz energética brasileira.



e) a utilização de mao de obra de base familiar e tradicional, característica muito freqüente nesse tipo de cultivo.



 



39 FGV JULHO 2011 AGRICULTURA FAMILIAR



 



Nos termos da legislação em vigor, considera-se agricultor familiar àquele que pratica atividades no meio rural, atendendo, simultaneamente, aos seguintes requisitos:



I. não detenha, a qualquer titulo, área maior do que 4 (quatro) módulos fiscais;



II. utilize predominantemente mao de obra da própria família nas atividades econômicas do seu estabelecimento;



III . tenha renda familiar predominantemente originada  de atividades econômicas vinculadas ao próprio estabelecimento;



IV. dirija seu estabelecimento com sua família.



IBGE: Censo Agropecuario 2006.



Sobre a estrutura produtiva da agricultura familiar no Brasil, assinale a alternativa correta:



a) A agricultura familiar e praticada em mais de 80% dos estabelecimentos rurais brasileiros.



b) A área media dos estabelecimentos rurais familiares e maior do que a área media dos estabelecimentos rurais não familiares.



c) A maior parte da produção nacional de soja provem de estabelecimentos rurais familiares.



d) Mais de 70% do pessoal ocupado na agropecuária brasileira trabalha em estabelecimentos classificados como não familiares.



e) A agricultura familiar responde por mais da metade da receita dos estabelecimentos agropecuários brasileiros.



 



40. PUC SP JULHO 2012  AGRONEGÓCIO  



 



Leia:



“Mais do que ficar reduzindo áreas de preservação e reservas ambientais, mais do que afetar a paz nas cadeias da biodiversidade, mais do que encomendar e acreditar em estudos falaciosos, se a agropecuária brasileira quiser realmente atingir níveis de produção capazes de evitar a escassez de alimentos no futuro, ela precisará ampliar seus investimentos em inovação e tecnologia.”



(DAHER, Rui. Pesquisa e Desenvolvimento. São Paulo: Terra



Magazine, 20/12/2011.



In:http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,015525903-EI12666,00-Pesquisa+e+desenvolvimento.html)



Tendo em vista o texto e as áreas geográficas do campo brasileiro dominadas pela agricultura moderna (o “agronegócio”) e correto afirmar que



a) o autor quis dizer que, nas áreas geográficas do chamado agronegócio, não ha tecnologias modernas aplicadas a produção agrícola.



b) nas áreas do agronegócio, a produção e bastante tecnologizada (mesmo que se advogue mais inovação), e boa parte dos trabalhadores mora nas cidades.



c) o agronegócio, a despeito do conteúdo tecnológico, são pode ser mais produtivo incorporando novas áreas geográficas, atualmente florestadas.



d) com a tecnologia incorporada no agronegócio, à produção e sustentável, com desmatamento mínimo, tal como no Centro-Oeste brasileiro.



e) nas áreas do agronegócio, ha crescimento de empregos e também de moradores nas configurações rurais, e um esvaziamento das cidades.



 



41. FGV ADMINISTRAÇÃO JULHO 2012  CÓDIGO FLORESTAL 



 



“Por muitas razoes, se houvesse um movimento para aprimorar o atual Código Florestal, teria que envolver o sentido mais amplo de um Código de Biodiversidades, levando em conta o complexo mosaico vegetacional de



nosso território [...]. O primeiro grande erro dos que no momento lideram a revisão do Código Florestal brasileiro – a favor de classes sociais privilegiadas – diz respeito à chamada estadualização dos fatos ecológicos de seu território especifico [...]. Para pessoas inteligentes, capazes de prever impactos a diferentes tempos do futuro, fica claro que, ao invés da “estadualização”, e absolutamente necessário focar para o zoneamento físico e ecológico de todos os domínios de natureza do pais.”



Aziz Ab’Saber, Do Código Florestal ao Código da Biodiversidade.



Disponível em http://www.sbpcnet.org.br/site/home/home.php?id=1305



Considerando seus conhecimentos acerca das propostas de mudança do Código Florestal brasileiro, assinale a alternativa que e coerente com os argumentos do texto:



a) O Código Florestal brasileiro, em vigor desde 1965, deve ser reformulado de forma a ampliar o poder decisório dos governos estaduais.



b) O zoneamento físico e ecológico e a base do atual Código Florestal brasileiro, que, por isso, não tem como ser aprimorado.



c) Os limites estaduais não coincidem com a lógica de distribuição dos fatos ecológicos, por isso não devem servir como base territorial do Código Florestal.



d) Os domínios de natureza do país são fatos de natureza ecológica que não podem servir como base territorial para legislações restritivas.



e) Diante da extensão territorial do Brasil, o uso de patrimônio ambiental não pode ser regulado a partir da esfera federal.



 



42. UNESP JULHO 2012    CÓDIGO FLORESTAL



 



Recentemente, os debates sobre a reforma do Código Florestal Brasileiro ganharam destaque junto aos meios de comunicação, ao explicitarem importantes divergências políticas entre organizações e grupos sociais



do pais. Em síntese, o Código Florestal corresponde ao conjunto de regras que determinam



a) a extensão máxima das Áreas de Preservação Ambiental e Reservas Extrativistas que devem ser mantidas em cada região brasileira.



b) as áreas mínimas de cobertura natural que devem ser preservadas nas encostas e nas margens de rios em cada bioma brasileiro.



c) o volume de matéria-prima, madeira, minérios, água, que cada ramo da indústria brasileira pode utilizar para a produção de bens manufaturados.



d) área mínima de cobertura vegetal, incluindo-se praças publicas e fragmentos de floresta urbana, que deve ser preservada nas áreas urbanas.



e) as medidas que devem ser adotadas em situações de desastres ambientais resultantes da perfuração de jazidas de petróleo em terra e no mar.



 



43  FUVEST 2013 2 FASE AGRICULTURA BRASILEIRA E USO DE AGROTÓXICOS.



 



Considere as afirmações I, II e III.



I: Há dois elementos fundamentais na agricultura que a diferem da indústria: o primeiro deles é o tempo da natureza.



II: Em 2009, o Brasil alcançou o primeiro lugar no ranking mundial de consumo de agrotóxicos.



III: Ressalte-se que 92% da receita líquida gerada pelas indústrias fabricantes de agrotóxicos em 2010 ficaram com apenas seis grandes empresas de



capital estrangeiro.



Bombardi, 2012. Disponível em www.mcpbrasil.org.br. Acessado em outubro de 2012. Adaptado.



a) Analise a afirmação II, considerando a afirmação I.



b) Qual o processo a que se refere a afirmação III? Explique.



c) Indique dois impactos socioambientais decorrentes do uso de agrotóxicos.



 



44. Enem 2004           .



A produção agrícola brasileira evoluiu, na última década, de forma diferenciada. No caso da cultura de grãos, por exemplo, verifica-se nos últimos anos um cresci-mento significativo da produção da soja e do milho, como mostra o gráfico.



Pelos dados do gráfico é possível verificar que, no período considerado,



 



(A)        a produção de alimentos básicos dos brasileiros cresceu muito pouco.



(B)        a produção de feijão foi a maior entre as diversas culturas de grãos.



(C)        a cultura do milho teve taxa de crescimento superior à da soja.



(D)        as culturas voltadas para o mercado mundial decresceram.



(E)        as culturas voltadas para a produção de ração animal não se alteraram.



 



45.



A grande produção brasileira de soja, com expressiva participação na economia do país, vem avançando nas regiões do Cerrado brasileiro. Esse tipo de produção demanda grandes extensões de terra, o que gera preocupação, sobretudo



 



(A)    econômica, porque desestimula a mecanização.



(B)    social, pois provoca o fluxo migratório para o campo.



(C)    climática, porque diminui a insolação na região.



(D)    política, pois deixa de atender ao mercado externo.



(E)    ambiental, porque reduz a biodiversidade regional.



 



 



46.FUVEST – A análise da tabela abaixo permite afirmar que os números 2,4 e 5 correspondem , respectivamente , às regiões :



a) Sul, Nordeste e Norte    b) Sul, Nordeste e Sudeste  c) Sudeste, Norte e Centro-Oeste   d) Sudeste , Centro Oeste e Sul   e) Nordeste , Sul e Norte  



Rebanhos do Brasil, por regiões  (%) IBGE 1980





























































Rebanh




Regiões 1




2




3




4




5




Total




Bovino




32




19,5




27




19




2,5




100




Suíno




19




37




10




30




4




100




Ovino




1,5




62,5




1




34,5




0,5




100




Caprino




2,5




3,5




1




92




1




100




Asinino




2,5




0,2




1,3




95,7




0,3




100




 



47. . FUVEST 2004A partir da década de oitenta do século XX, programas agrícolas promoveram o desenvolvimento da região centrooeste do Brasil. Isso foi realizado com grande aplicação de capital e utilização de técnicas agrícolas avançadas. Podemos afirmar que a substituição das formações do cerrado pela agricultura mecanizada, entre outras características,



a) foi favorecida pela grande fertilidade de suas terras planas, próprias dos chapadões.



b) aumentou a tendência natural de processos erosivos por interferências antrópicas, como a compactação do solo.



c) desnudou extensas áreas de mares de morros, provocando assoreamento de rios, como o Araguaia.



d) gerou poucos impactos ambientais, tendo em vista a substituição de uma cobertura vegetal por outra.



e) eliminou as queimadas naturais e antrópicas na região com o uso de irrigação por gotejamento.            



 



48, FUVEST 99 – Abaixo estão relacionadas algumas características da produção agrícola familiar e da grande empresa agrícola no Brasil :



1     - trabalho e gestão intimamente relacionados



1.   – trabalho assalariado predominante



3     -  predomínio da especialização da produção



4     – trabalho assalariado complementar



5     – trabalho e  gestão completamente separados



São características da produção agrícola                   





































 




Familiar




Grande Empresa




A




1 e 2




3, 4 e 5




B




1 e 4




2, 3 e 5




C




3, 4 e 5




1 e 2




D




1, 2 e 3




4 e 5




E




 4 e 5




1, 2 e 3




 



 



49.       FUVEST – Nos últimos 15 anos , por diferentes razões , certos produtos agrícolas tiveram, no Brasil, um grande aumento em sua área cultivada . Os maiores aumentos ocorreram com:



a)          cana de açúcar , soja e laranja



b)          milho, arroz e feijão



c)           milho, arroz e laranja



d)          cana de açúcar, milho e arroz



e)          cana de açúcar , mandioca e feijão.   



 



50.       FUVEST 2003 - Sabendo-se que a integração entre setores da economia caracteriza os complexos agro-industriais e que a produção brasileira de milho recuou 13,28% na safra 2001/2002 , assinale a alternativa correta:



a)   a avicultura foi pouco afetada pelos flutuações do preço do milho, por ser essa um tipo de agroindústria com grande participação do capital estrangeiro



b)   A queda na produção do milho elevou o seu preço , com impacto na avicultura , que o utiliza como componente da ração



c)           As flutuações dos preços do milho repercutiram diretamente na economia dos estados nordestinos , onde se concentra a maior produção avícola do país



d)          A alta do preço do milho não interferiu nos  lucros da avicultura porque sua produção se destina ao mercado externo para equilibrar a balança comercial



e)          A diminuição da produção de milho não levou o país a importar tal produto para abastecer a cadeia produtiva avícola , em razão das exigências do FMI .



 



51.       UNESP 2003 - A Ucrânia concentra o maior percentual de terras agricultáveis da Comunidade de Estados Independentes (CEI) , constituindo-se em verdadeiro celeiro agrícola , graças à policultura , principalmente pela produção de cereais , grãos , beterraba açucareira e girassol . Assinale a alternativa que indica os fatores responsáveis por esta supremacia :



a)   Pradaria, terras férteis negras e melhor distribuição de chuvas;



b)   Tundra , zonas irrigadas e invernos com temperaturas amenas



c)   Taiga, terras férteis negras e distribuição irregular de chuvas



d)   Estepe, zonas irrigadas e melhor distribuição de chuvas



e)   Pradaria , zonas irrigadas e invernos com temperaturas amenas .      



 



 



52.UNESP 98 – Analise a tabela e assinale a alternativa correta :



 Brasil – Principais produtos das lavouras temporárias – 1993



 







































































































Principais produtos




Qdade prod. 1000t




principais




Produtores




 




 




Unidade federação




Produção 1000t.




Abacaxi




835(1)




Paraíba




252




Algodão caroço




1.127




Paraná




448




Alho




87




Santa catarina




30




Arroz em casca




10.108




Rio Grande do Sul




4.965




Batata inglesa




2.368




Paraná




619




Cana de açúcar




244.531




São Paulo




148.647




Cebola




929




São Paulo




290




Feijão em grãos




2.478




Paraná




474




Fumo em folhas




656




Rio Grande do Sul




319




Mandioca




21.855




Pará




3.342




Milho em grãos




30.056




Paraná




8.175




Soja em grãos




22.591




Rio Grande do Sul




6.067




Tomate




2.348




São Paulo




742




Trigo




2.197




Paraná




993




Fonte : IBGE Pesquisa da Produção Agrícola Municipal



Nota : selecionados os produtos com valor de produção superior a R$ 10 bilhões



(1)Quantidade produzida em milhões de frutos.



a)   as lavouras temporárias estão concentradas  exclusivamente no Sul



b)   Há maior concentração das lavouras temporárias no sudeste



c)   As lavouras temporárias estão altamente concentradas no Sul e no Sudeste



d)   Há maior concentração de lavouras temporárias no norte .



e)   As lavouras temporárias estão altamente concentradas no norte e nordeste . 



 



53.UNESP – As grandes bacias leiteiras do Brasil Sudeste estão localizadas no Sul de Minas Gerais , no Vale do Paraíba e na região de Campinas . Essa distribuição pode ser explicada :



a)   pelas terras baratas deixadas pela passagem da cultura do café



b)   pela vegetação natural típica de campos e pradarias , que extensivamente  recobriam estas terras



c)   pela grande expansão urbana e constituição de aglomerações metropolitanas , que incentivaram a produção leiteira



d)   pelo incentivo fornecido pelo Governo Federal , à criação de gado estabulado



e)   pela necessidade de criar gado em estábulos , pois no inverno não há pastagens disponíveis.      



 



54.UNESP – estrutura agrária é o nome que designa o conjunto de elementos que organizam as atividades do meio rural . Os elementos da estrutura agrária são : estrutura fundiária , regime de exploração do solo e relações de trabalho . Entre as afirmativas , assinale a alternativa correta



a)   Parceria é um regime de exploração no qual o agricultor recebe do proprietário metade de suas terras para cultivar



b)   Arrendamento é a locação da terra que o proprietário faz a um agricultor que deseja cultivá-la , pagando, por isso , uma quantia fixa ou em espécie



c)    Tanto a parceria como o arrendamento se enquadram entre as formas de exploração direta do solo pelos respectivos proprietários da terra



d)   A estrutura fundiária é a forma de exploração da terra , podendo ser direta ou indireta



e)   Os “bóias-frias” são os migrantes que trabalham na atividade rural , sob o sistema de arrendamento.              



 



 



55.UNESP 2003 - O Brasil, de importador de algodão na década de noventa do século XX , passou a ter exportações significativas na atualidade . Os Estados produtores de algodão para exportação são Minas Gerais , Mato Grosso , Mato Grosso do Sul e Bahia . Utilizando seus conhecimentos geográficos , assinale a alternativa que indica corretamente a vegetação nativa da área , o sistema de cultivo e as técnicas principais empregadas :



a)   Campos de altitude , rotação de terras , baixa mecanização



b)   Coníferas , rotação de cultura algodão/cana de açúcar , baixa mecanização



c)   Gramíneas , rotação de terras , tração animal



d)   Floresta caducifólica , rotação de culturas com pastagens artificiais , alta mecanização



e)   Cerrado, rotação de cultura algodão/soja, alta mecanização       



 



56. PROVÃO 2003 -" O  desenvolvimento capitalista no Brasil tem imposto uma reordenação territorial ao campo brasileiro... Entre as políticas      públicas, cabe ressaltar as voltadas para a implantação de novos pólos de desenvolvimento” (OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino.        Novos caminhos da geografia, 1999). Dentre essa políticas, destacam-se



(A) Polamazônia, responsável pelo estabelecimento de áreas extrativistas na região amazônica.



(B) Polocentro, voltada para a expansão da cultura de grãos no Mato Grosso do Sul e no Paraná.



(C) Polonordeste, responsável por investimentos para o cultivo de grãos no agreste nordestino.



(D) Polonordeste, responsável por investimentos para irrigação da cultura de cana de açúcar no vale do Jequetinhonha.



(E)) Polocentro, voltada para a expansão da cultura de grãos no cerrado do Brasil Central.                    



 



57, UNESP – Quanto mais subdesenvolvido for o país , a sua agricultura mais será dependente do calendário climático . O avanço técnico e científico permite suplantar muitas dificuldades . Atualmente o Brasil consegue produzir trigo no cerrado do Brasil Central e Israel apresenta as vacas leiteiras de maior produtividade do mundo . Se a maneira de produzir alimentos já é do conhecimento técnico e científico , o problema da fome passa a ser uma questão :



a)   de esperar o desenvolvimento atingir, naturalmente , as áreas carentes



b)   da troca comercial entre os que produzem e os que não produzem



c)   de selecionar países para serem os celeiros do mundo



d)   de opção política e econômica dos países envolvidos



e)   puramente assistencial , na qual os países produtores devem ampliar seu potencial de dominação.    



 



58. UNESP 99 – Segundo a Confederação Nacional da Agricultura , o Brasil possui o maior rebanho bovino comercial do mundo e a atividade pecuária apresenta diversos sistemas de produção com vários níveis de produtividade . Um sério problema que prejudica a exportação de carne bovina brasileira para os Estados Unidos  é a :



a)   eliminação das matrizes



b)   criação extensiva



c)   matança precoce



d)   febre aftosa



e)   duração do confinamento       



 



59. FCC – A criação de bovinos , atividade tradicional do Estado , gerou, até mesmo, costumes regionais . O rebanho é o primeiro do País , em qualidade e produtividade . “ É mas provável que o texto se refira:



a)   ao Rio Grande do Sul , onde predomina relevo com formas suaves , recoberto por excelentes pastagens naturais



b)   a Minas gerais , onde a introdução do gado Zebu , contribuiu para a melhoria da raça



c)   ao Mato Grosso do Sul, onde os grandes espaços foram transformados em pastagens artificiais



d)   ao Triângulo Mineiro , onde as terras do cerrado são transformadas em pastos melhorados , com o aumento da  produção de carne



e)   a São Paulo , onde se formou verdadeira bacia leiteira pela presença de significativo mercado de consumo.    



 



60. PUCC – A grande criação de búfalos , no Brasil, está concentrada em :



a) Sul de S Paulo  b) Campanha Gaúcha  c) Triângulo Mineiro d) ilha de Marajó   e) Cerrado Matogrossense   .  



 



61. CATANDUVA – A agricultura de “Plantation” , também chamada agricultura colonial, foi implantada pelos europeus nas suas colônias . Dentre as culturas agrícolas exploradas neste sistema , estão:



a) arroz, trigo, milho  b) café, batata , chá   c) banana, cana de açúcar, cacau  d) amendoim , algodão, aveia   e) cevada , trigo, batata-inglesa .   



 



62    A respeito do papel da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ) , no desenvolvimento tecnológico da agricultura brasileira , a Revista escreveu : “ O trabalho mais vistoso da Embrapa , porém, está no cerrado , região que vai do Norte ao Sudeste do país e cobre 24% do território brasileiro . Essa paisagem um tanto desoladora , com árvores nanicas e tortas que produziam pouquíssimo , virou um celeiro de soja e gado . Hoje, responde por 40% da produção nacional da soja e tem 46% do rebanho bovino “ . (Rocha , Leonel . Prata da Casa . Veja, São Paulo  . Edição 1542 , ano 31 n. 15 p. 82-83 , 15/abr/1998 .



As afirmativas abaixo referem-se à organização do espaço da região mencionada no texto da reportagem . Analise-as e responda de acordo com o esquema que se segue:



I – Ainda hoje, o cerrado é visto como uma forma menor de ambiente natural , um bioma de segunda classe. Por isso , a destruição do cerrado não chegou a sensibilizar a opinião pública como no caso da Floresta Amazônica



 II – Antes da difusão de tecnologias de correção e do manejo dos solos , o cerrado era visto como imprestável para a agricultura , devido à sua elevada acidez, à sua pobreza em nutrientes e à sua alta concentração de alumínio



III – Antes da ocupação intensiva do cerrado  com a utilização da moderna base tecnológica , grande parte deste bioma já se encontrava comprometido pelo desmatamento para produção do carvão destinado á indústria siderúrgica



IV – A aparente monotonia das paisagens do cerrado esconde uma vasta e rica biodiversidade vegetal e animal, pois o clima regional predominante , quente e úmido , sem estação seca , permite o vigoroso desenvolvimento da região .



Pode-se afirmar que estão corretas:



a) I,II e III  b) I,II e IV  c) I,III e IV  d) II,III e IV  e) todas.



 



 



63.       FCC – “Alguns possuem muita terra e outros , nada ou quase nada “ . Uns cultivam produtos para exportação ou plantas industriais em grandes propriedades (latifúndios) e outros sequer conseguem obter da terra o mínimo para subsistência “ . O texto pode ser melhor aplicado a :



a)   América Latina , onde o latifúndio contrasta com o minifúndio



b)   América Anglo-saxônica , onde o latifúndio contrasta com o minifúndio



c)   América Latina, onde as médias e pequenas propriedades produzem para exportar



d)   América Anglo-Saxônica  , onde as grandes propriedades produzem para exportar



e)   América Espanhola, onde as pequenas propriedades produzem para exportar 



 



64. FMU FIAM – Assinale a alternativa incorreta



a)   Quanto á estrutura agrária brasileira , as categorias que predominam numericamente são os minifúndios e as pequenas propriedades



b)   As categorias de propriedades rurais são explicadas  não somente pela extensão , mas também pela capacidade produtiva



c)    Uma propriedade rural de 10 hectares , com altos rendimentos , pode ser classificada de minifúndio



d)   Pequenas ou médios propriedades rurais , com altos rendimentos , são mais comuns nos entornos urbanos das maiores cidades



e)   Segundo o Incra , o latifúndio pode ser classificado em : latifúndio por dimensão e latifúndio por exploração.      



 



65. UF UBERLÂNDIA SP – Constituem características da agricultura do Brasil, exceto :



a)   No interior do país predomina a agricultura comercial , cujo principal objetivo é o de produzir mais alimentos



b)   Nas áreas mais densamente povoadas predomina a agricultura intensiva de subsistência



c)   A agricultura é a principal fonte de recursos externos para o país



d)   Os baixos índices de utilização de técnicas adequadas contribuem para a destruição do solo



e)   As frentes agrícolas se distribuem , atualmente , nas regiões Centro Oeste e Norte .   



 



66.FCC – “Derrubada da mata, queimada e plantio . Enxurradas violentas , lavagem das terras . Solos empobrecidos , produção insuficiente ; Fome e miséria ; Abandono das terras , em busca de nova “ . A sequência acima descrita , se aplica, de preferência à agricultura:



a)   comercial dos países tropicais



b)   comercial dos países temperados



c)   de “plantation” dos países andinos



d)   de subsistência dos países andinos



e)   de subsistência , dos países tropicais   



 



67. CATANDUVA – Em determinadas áreas do Brasil, pratica-se quase que exclusivamente a agricultura de subsistência e entre estas áreas sobressaem :



a)   O planalto paulista e o sertão nordestino



b)   O norte do Paraná e o planalto central



c)   A campanha gaúcha e a zona canavieira do NE



d)   O sertão nordestino e a Amazônia



e)   Todas estão corretas .       



 



68. UFSCAR 2004 . Em 1994, a FAO e o INCRA diferenciaram os dois principais modelos de produção agropecuária do Brasil: patronal e familiar. Assinale a alternativa em que aparecem



as características que melhor representam o modelo familiar.



a) Trabalho e gestão intimamente relacionados / trabalho assalariado predominante / agricultura de capital intensivo.



b) Ênfase em práticas agrícolas padronizáveis / tendência à especialização produtiva / a propriedade é o local de residência.



c) Separação entre gestão e trabalho / lucro é o fator determinante de todas as ações / ênfase na diversificação produtiva.



d) Agricultura de capital intensivo / trabalho assalariado predominante / prevalência de práticas agrícolas padronizáveis.



e) Trabalho e gestão intimamente relacionados / ênfase na diversificação produtiva / trabalho assalariado complementar.       



 



69.Leia o texto abaixo – “ Já foi a vez da cana , do café, da soja . Agora uma nova lavoura anima o campo . De acordo com um estudo divulgado na semana passada , a cultura do algodão é a que mais se expande no país . Caso se confirmem as previsões para a safra deste ano , o Brasil vai ingressar na lista dos dez maiores exportadores do mundo ainda em 2001 “  (Veja , 21/02/01, p. 121)



Baseando-se nas informações do texto , é correto afirmar-se que



a)   as lavouras de café , cana e soja , estão em franca decadência no Brasil



b)   os agricultores brasileiros passaram a depender praticamente só do algodão para obterem lucros



c)   a cultura do algodão vem apresentando um expressivo crescimento no país



d)   o Brasil , que já foi o maior produtor mundial de algodão , deve volta a essa posição em breve



e)   a lavoura de algodão que está sendo implementada no país será toda ela voltada para a exportação



 



70. FCC – Nas áreas coloniais antigas da região Sul , onde o fracionamento da propriedade já alcançou estágio muito avançado , 80% das propriedades rurais são de exploração



a)   direta , onde é essencial  a mão de obra assalariada



b)   direta, onde é essencial a mão de obra familiar



c)   indireta, onde são comuns os parceiros



d)   indireta , onde são comuns os rendeiros



e)   indireta , onde são comuns os posseiros.        



 



71. UEL – “ No Brasil, dois mundos antagônicos se misturam no campo. De um lado , as lavouras nobres ( I) , comparáveis ás européias e norte-americanas em modernização e em padrões de cultivo . De outro lado , as lavouras economicamente desclassificadas (II) exauridas pelo obsoletismo das práticas semi-coloniais “ .



No texto , são exemplos das lavouras I e II, respectivamente :



a)   cacau e laranja – mandioca e trigo



b)   soja e cana de açúcar – mandioca e feijão



c)   milho e algodão – arroz e feijão



d)   banana e cacau – trigo e milho



e)   café e feijão – milho e soja           



 



72. UEL Qual das seguintes alternativas expressa melhor o tema principal do texto?



a)   Os problemas da agricultura de cereais do Brasil



b)   As disparidades regionais do Brasil



c)   A evolução da agricultura brasileira



d)   Os contrastes da agricultura brasileira



e)   As transformações da agricultura brasileira .   



 



73.  FGV 2004 . Os prognósticos elaborados pelos Centros Mundiais de Previsão de Clima divulgaram para o trimestre de fevereiro, março e abril de 2002, a continuidade das condições normais de temperatura das águas do Oceano Pacífico equatorial. Indicam, portanto, condições de chuvas e de temperatura próximas à média climatológica em todo o Estado do Rio Grande do Sul. Fonte: Fórum Permanente de Monitoramento de Tempo e Clima no Rio Grande do Sul. O monitoramento do clima em escala mundial é importante na escala regional e local em função:



A) das mudanças ocorridas no microclima, decorrentes das atividades humanas sobre o ambiente, como a indústria e a agricultura, tornando-se fatores que podem influenciar a dinâmica das massas de ar na escala local, com conseqüências globais.



B) da importância do comportamento climático para determinados setores da economia, como a agricultura, que buscam o conhecimento prévio dos fatores que podem influenciar a dinâmica das massas de ar como, por exemplo, a temperatura das águas oceânicas.



C) do aumento dos fluxos turísticos em todo o mundo nas últimas décadas, pois o conhecimento prévio das condições climáticas nos lugares de destino é um dos principais fatores que determinam a opção dos turistas.



D) dos fenômenos pontuais decorrentes do “efeito estufa”, como o aumento das queimadas e das secas, os quais só podem ser previstos através do acompanhamento da dinâmica das massas de ar em escala global e suas interações com o clima local.



E) do crescimento dos fluxos de mercadorias e pessoas decorrentes da globalização, o que influencia no planejamento local e regional dos mercados financeiros que dependem, para o seu bom funcionamento, de condições climáticas estáveis.  



 



74. UF MG – Sobre a atividade agrícola no Brasil, qual a alternativa errada?



a)   As regiões de maior produção agrícola são também as que apresentam maior produção industrial



b)   O desamparo do setor agropecuário voltado para o mercado interno afeta o abastecimento das cidades e aumenta o custo da alimentação



c)   O rápido processo de mecanização da agricultura brasileira explica o aumento dos rendimentos nos últimos anos



d)   A ocupação de novas terras agrícolas nas regiões Norte e Centro Oeste tem seguido um modelo de concentração de terras



e)   O armazenamento e o  escoamento inadequados são responsáveis por uma perda expressiva da produção agrícola brasileira.     



 



75. UNIMEP 99 – Uma das principais conclusões do projeto “O Novo Rural Brasileiro “ é de que, após décadas de quedas consecutivas , a população rural brasileira voltou a crescer nos anos 90. Mas isso não se deve à agricultura . Ao contrário , houve uma mudança de padrão : o êxodo rural foi substituído  pelo êxodo agrícola . Diante da crise na agricultura , a população das áreas rurais encontrou opções para a sua sobrevivência, mas em outros setores . Ocupações como as de jardineiro, caseiro, professora primária e empregada doméstica , além de empregos ligados ao lazer rural ( como hotéis – fazenda, pesques-pague) , absorveram boa parte dessa mão de obra . Entre os motivos que,  principalmente , levaram a economia agrícola , nos anos 90 , a voltar-se para o setor de serviços , inclui-se ou incluem-se



a)   a importação de alimentos e os cortes nos créditos agrícolas



b)   as novas tecnologias de plantio e colheita , que necessitam cada vez menos de mão de obra



c)   o aumento do desemprego nos centros urbanos



d)   a política habitacional dos meios urbanos



e)   o crescimento da violência e do custo de vida nas cidades.



 



Gabarito 



 



1 E   2      3 D    4  A  5 D  6 B  7 A 8 B 9 A 10 E



 



Resposta 11



a) O conjunto de atividades a que o texto se refere é o  agronegócio, agroindústria ou agribusiness. Trata-se de um conjunto de atividades econômicas agrícolas que em função do avanço tecnológico integram-se com atividades industriais e de serviços , gerando uma forte integração entre campo e cidade e aumentando o valor agregado dos produtos agrícolas . O agronegócio está espalhado pelo Brasil , destacando-se por exemplo a produção de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo, , na região de Araçatuba e Ribeirão Preto , com diversas usinas e a produção de soja em Mato Grosso e Goiás , em diversas cidades , como  Rio Verde , Sapezal e Sorriso, na região do cerrado .



b) A biotecnologia vem sendo utilizada com cada vez mais intensidade . A própria produção de soja no cerrado brasileiro é resultados de intensas pesquisas feitas pela Embrapa . Os riscos associados a esta tecnologia estão associadas à contaminação do solo e  dos recursos hídricos, em razão da erosão e do uso de agrotóxicos , além de efeitos ainda não definidos pelo cultivo das sementes transgênicas em crescente expansão .O aumento da mecanização gera diminuição do uso do trabalho braçal , mas em contrapartida gera maior oferta de trabalho em outras áreas mais técnicas e melhor remuneradas .



 



12 B 13 A  14 E  15 A  16 C  17 A  18 E  19 A  20 A 21 C



 



Resolução  22



a) No caso da lavoura canavieira a precarização do trabalho apontada resulta no aumento do desemprego , na queda da renda das famílias de trabalhadores rurais , na migração desta população para outras áreas e no aumento das desigualdades sociais .



b) A agricultura brasileira vem passando por um intenso processo de modernização com o aumento da mecanização , maior utilização de adubos , de tecnologia na seleção de sementes , das técnicas de plantio  e como resultado final ocorreu um elevado aumento da produção e da produtividade , daí a denominação de "Revolução Verde " , para esre processo .



 



23 D 24 D  25 A 26 E  27 B 28 E  29 A 30 B 31 C



 



Resolução 32



 



a) a pecuária no Brasil colonial iniciou-se como atividade complementar à produção de cana de açúcar no Nordeste ,  para garantir fonte de alimento para a população . O gado avançou pelo sertão adentro , ocupando o Vale do São Francisco , que recebeu o apelido de rio dos Currais e na direção norte , ocupando o Vale do Parnaíba , formando os Estados do Piauí , Maranhão e Ceará .



b) Atualmente o gado que já ocupou grande parte do Centro Oeste , avança em direção á região Norte , na borda da floresta amazônica , sendo a pecuária apontada como a principal causa de desmatamento da região , favorecida pelas estradas que cortam a região e pela consolidação da cultura de soja e algodão no Centro-Oeste



 



33 D  34  B        35  E   36  B  37  C   38  C  39 A  40 B  41 C  42 B



 



Resolução 43



 



a) A agricultura brasileira , na ânsia de aumentar a produção a qualquer custo, e graças a uma deficiente fiscalização. passou a abusar do uso de agrotóxicos , buscando subverter a natureza,  acelerando o ciclo de produção agrícola.



b) A indústria de agrotóxicos é formada por poucos fabricantes , que caracteriza um oligopólio , com a distribuição das áreas de atuação de acordo com os interesses dessas empresas.



c) Os agrotóxicos efetivamente possibilitam o aumento da produção agrícola , permitindo que os preços mantenham-se baixos . Porém , os impactos negativos são potencialmente grandes, com a contaminação do solo , dos lençóis freáticos e  dos alimentos , com consequências para a saúde ainda não estudadas adequadamente.



 



44 A  45 E  46 A  47 B 48 B 49 A 50 B 51 A 52 C  53 C  54 D 55 E  56 E  57 D 58 D 59 A 60 D 61 C 62 B 63 A 64 C  65 B 66 E  67 D



 



68 E  69 C 70 B 71 D 72 D  73 B  74  A  75 B



 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui