Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->CENTRO OESTE QUESTÕES DE VESTIBULAR -- 04/04/2013 - 11:08 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


CENTRO OESTE QUESTÕES  DE VESTIBULAR



 



Edson Pereira Bueno Leal, abril de 2013.



 



1. FGV 2004 .   



 



“Em uma tentativa de aumentar as ligações desta região com o resto do território nacional e também com os países vizinhos, na última década o poder público e a iniciativa privada realizaram quatro grandes empreendimentos. A região ganhou uma rota para o Pacífico, atravessando o Peru, uma ferrovia ligando-a ao Porto de Santos e duas hidrovias, uma que faz a ligação com o Sul e a outra com o Norte. O resultado é um explosivo crescimento econômico e populacional.”



Fonte: Revista Veja, Edição Especial, Maio de 2002, p. 32.



O texto refere-se às transformações espaciais observadas na região:



A) Norte. B ) Nordeste  C) Centro-Oeste D) Sul. E) Sudeste.  



 



2. FGV 2004 .



 



Esseimportante bioma tem passado por transformações lentas, mas significativas, nas últimas décadas. A caça ilegal, a pesca predatória, o turismo e a expansão urbana têm acelerado estas transformações. A ocupação desordenada das regiões mais altas, onde nasce a maioria dos rios, é o risco mais grave. A agricultura indiscriminada está provocando a erosão do solo, além de contaminá-lo com o uso excessivo de agrotóxicos. O resultado da destruição do solo é o assoreamento dos rios (...). Fonte: Adaptado de http://www.wwf.org.br



Os problemas descritos referem-se ao domínio:



A) da Mata Atlântica. B) da Caatinga. C) dos Campos. D) da Floresta Amazônica. E) do Pantanal.



 



3. UNIFESP 2005   BRASIL CENTRO OESTE OCUPAÇÃO



 



A gênese de cidades no Brasil Central registra dois momentos distintos, como o século



a) XVI, por meio da captura de escravos, e a década de 1930, a partir do planejamento estatal.



b) XIX, pela expansão cafeeira, e a década de 1950, com a construção de Brasília.



c) XVII, pela presença de quilombos, e a década de 1970, com a construção da Transamazônica.



d) XVIII, pela mineração, e a década de 1970, com a expansão da fronteira agrícola.



e) XVI, pela pecuária extensiva, e a década de 1990, com o cultivo de soja.



 



4 MACKENZIE 2006  REGIÕES BRASILEIRAS 



 



Um dos biomas mais importantes do país possui 60% de sua área substituída por pastagens, 6% ocupada por grandes culturas de grãos e 14% transformadas em cidades. Tal devastação ocorre independentemente da acidez do solo e da relativa falta de fertilidade, da ação do fogo e da lixiviação.



O bioma citado no texto é



a) a Floresta Amazônica. b) o Cerrado. c) a Mata Atlântica. d) o Pantanal. e) a Caatinga.



 



5. UNICAMP 2009 PANTANAL E PECUÁRIA



 



O Pantanal já teve 17% de sua paisagem natural devastados, mas o drama da planície alagada, assim como o de outras áreas úmidas do Brasil, é praticamente ignorado pelos governos estadual e federal, afirmaram cientistas reunidos em Cuiabá para discutir o futuro dessas regiões. Segundo Walfrido Tomás, especialista em gestão de biodiversidade da Embrapa Pantanal, a pecuária intensiva está se difundindo no Pantanal e tem desmatado muito mais do que a tradicional pecuária pantaneira.



(Adaptado de BBC Brasil: www.viagem.uol.com.br/ultnot/bbc/2008/07/25/ult454u209.htm?action=print)



a) Compare as formas de pecuária intensiva e extensiva.



b) Considerando o Domínio Morfoclimático do Pantanal, quais as características naturais que favorecem a atividade pecuária nessa área?



 



6. FUVESP 2009 . A FASE -  CERRADO E ECONOMIA                                             



 



Considere as afirmações abaixo, relativas à ocupação do Centro-Oeste brasileiro, onde originalmente predominava a vegetação do Cerrado.



I. A vegetação nativa do Cerrado encontra-se, hoje, quase completamente dizimada, principalmente em função do processo de expansão da fronteira agrícola, que avança agora na Amazônia.



II. O desenvolvimento de tecnologia apropriada permitiu que o problema da baixa fertilidade natural dos solos no Centro-Oeste fosse, em grande parte, resolvido.



III. O modelo fundiário predominante na ocupação da área do Cerrado imitou aquele vigente no oeste gaúcho, de onde saiu a maioria dos migrantes que chegaram ao Centro-Oeste nos últimos 30 anos.



Está correto o que se afirma em



a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e II, apenas. e) I, II e III.



 



7 CENEM 2011CENTRO OESTE



 



O Centro-Oeste apresentou-se como extremamente receptivo aos novos fenômenos da urbanização, já que era praticamente virgem, não possuindo infraestrutura de monta, nem outros investimentos fixos vindos do passado. Pode, assim, receber uma infraestrutura nova, totalmente a serviço de uma economia moderna.



Santos, M. A Urbanização Brasileira. São Paulo. EdUSP. 2005 (adaptado).



O texto trata da ocupação de uma parcela do território brasileiro. O processo econômico diretamente associado a essa ocupação foi o avanço da(o)



a) industrialização voltada para o setor de base.



b) economia da borracha no sul da Amazônia.



c) fronteira agropecuária que degradou parte do cerrado.



d) exploração mineral na Chapada dos Guimarães.



e) extrativismo na região pantaneira.



 



 



 



GABARITO



 



1 C  2 E  3  D  4 B



 



Questão 5 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



 



a) Na produção pecuária a produtividade é medida a partir do número de animais por hectare. A pecuária intensiva é aquela cuja prática pressupõe recursos tecnológicos avançados (biotecnologia, insumos, etc.), gado confinado, uso de ração, pasto cultivado, reprodução por inseminação artificial, controle sanitário, mão-de-obra qualificada, elevado investimento, resultando em altos índices de produtividade. A pecuária extensiva é aquela



desenvolvida em grandes extensões de terra, com gado solto, geralmente sem grandes aplicações de investimentos financeiros e recursos veterinários e tecnológicos importantes, muitas vezes com problemas sanitários. Geralmente a dieta alimentar do gado limita-se ao pasto nativo, resultando em baixa produtividade de carne e de leite.



b) O Pantanal é uma unidade geomorfológica localizada nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Corresponde ao conjunto de vegetação que se desenvolve nas proximidades dos rios da bacia do Rio Paraguai, com altitude entre 100 e 200 metros. As enchentes dos rios, de outubro a março, cobrem vastas regiões, que podem se mostrar secas de abril a setembro. Esses fenômenos propiciam grande quantidade de áreas dotadas de condições ecológicas as mais diferentes. O relevo plano em grande extensão e as pastagens naturais favorecem a prática da pecuária.



 



6 D 7 C .

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui