Usina de Letras
Usina de Letras
14 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->DISTRIBUIÇÃO DE RENDA QUESTÕES DE VESTIBULAR -- 05/04/2013 - 17:24 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


 



DISTRIBUIÇÃO DE RENDA QUESTÕES DE VESTIBULAR



 



Edson Pereira Bueno Lea, abril de 2.013.



 



1 BRASIL DISTRIBUIÇÃO DE RENDA - FGV ADMINISTRAÇÃO 2006 Distribuição de renda é um dos mais graves problemas do planeta. Segundo a ONU, “O Brasil é o oitavo país em desigualdade social, na frente apenas da latino-americana Guatemala, e dos africanos Suazilândia, República Centro-Africana, Serra Leoa, Botsuana, Lesoto e Namíbia, segundo o coeficiente de Gini,parâmetro internacionalmente usado para medir a concentração de renda”.



Folha Online, 07/09/2005.



Sobre este tema, escolha abaixo a alternativa correta.



a) A distribuição de renda no Brasil está deixando de ser um tema relevante, pois, nos últimos dez anos, as políticas públicas têm conseguido reverter o déficit social, com iniciativas como Bolsa-Escola e Programa Saúde da Família.



b) Graças às políticas sociais compensatórias, o Brasil vem apresentando considerável melhoria nos índices sociais e redistribuição de rendas. Este quadro é fruto de modificações recentes na política fiscal.



c) 46,9% da renda nacional está concentrada no segmento correspondente aos 10% mais ricos de toda a população brasileira. Paralelamente, os 10% mais pobres ficam com apenas 0,7% da renda nacional. Portanto ainda temos graves problemas de distribuição de renda no país.



d) 10,5% da população brasileira encontra-se abaixo da linha de pobreza. Há dez anos, porém, este índice correspondia a 22,7%. Isso significa que o país tem reduzido significativamente a distância entre pobres e ricos.



e) Uma vez que 11,1% dos brasileiros encontram-se no segmento mais pobre da população e 12,7 % encontram-se no mais rico, tem-se a emergência de uma vigorosa classe média e, portanto, redução na desigualdade social.



 



 



2 UNESP 2006 BRASIL DISTRIBUIÇÃO DE RENDA   



 



Analise o quadro.












































DISTRIBUIÇÃO DE RENDA NO BRASIL




população remuner




participação na renda




 




1960




1970




1976




50% mais pobres




17,71




14,91




11,80




30% seguintes




27,92




22,85




21,10




15% seguintes




26,66




27,38




28,00




5% mais ricos




27,69




34,86




39,00




(Alberto Passos Guimarães. As classes perigosas.).



A partir dos dados, pode-se concluir que, no período considerado,



a) houve concentração de renda no país.



b) a distribuição de renda manteve-se inalterada.



c) os índices apontam para a extinção da pobreza no Brasil.



d) existiu ampla mobilidade no sentido da ascensão social.



e) aumentou o salário das camadas sociais mais pobres.



 



3 DISTRIBUIÇÃO RENDA NO MUNDO FGV ECONOMIA 2006



 



Observe a tabela para responder à questão.



 



EVOLUÇÃO DA RENDA PER CAPITA (EM US$)



20 países mais ricos 1960/62 - 11.417; 2000/2002 - 32.339.



20 países mais pobres 1960/62 - 212; 2000/2002 - 267.



 (Relatório da ONU sobre a situação social do mundo, 2005).



 



A leitura da tabela e os conhecimentos sobre o contexto econômico mundial permitem afirmar que



a) a diminuição das desigualdades mundiais deverá ocorrer com a liberalização econômica e o crescimento do comércio entre blocos.



b) há uma forte relação entre o processo de concentração da produção industrial e o aumento das diferenças sociais no mundo.



c) o crescimento econômico não é suficiente para promover a distribuição mais equitativa da riqueza, pois a China continua apresentando o maior percentual de pobreza do mundo.



d) atualmente, a teoria neomalthusiana é retomada para explicar os desequilíbrios sociais contemporâneos, pois as populações mais pobres são as de maior crescimento natural.



e) o processo de globalização é assimétrico e, nestas últimas décadas, tem aumentado a desigualdade socioeconômica mundial.



 



4. Considere os dados abaixo apresentados e relacione-os ás afirmações



        PIB per capita - 1993






















VALORES EM US$




EUA




BRASIL




MÉDIA NACIONAL




24240




5370




20% MAIS POBRES




5814




564




Fonte: United Nations Development Programme. Human Development Report 1996 – New York, 1996, p. 13.



I – Os dados apresentados indicam que a distribuição de renda dos dois países é boa, já que o grupo mais pobre da sociedade tem 10% da renda média nacional.



II – A distribuição de renda é melhor nos EUA que no Brasil



III – o grupo social mais pobre dos EUA tem renda melhor que a média dos brasileiros



IV – as disparidades dos dados confirmam que no continente americano a renda é mal distribuída a nível nacional e internacional



Pode-se afirmar que estão corretas:



a) I e II b) II e III c) I, II e III d) II, III e IV e) todas.     



 



 



GABARITO



 



1 C2 A3 E 4 D



 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui