Usina de Letras
Usina de Letras
228 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Desiderata -- 15/07/2010 - 12:30 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Há 318 anos, em 1692, alguém - que, despreendido de vaidade ou egoísmo, sequer assinou o nome - deixou na igreja de uma cidade americana este texto que condensa, em sua mínima dimensão, bibliotecas inteiras de Conhecimento Real.
A quem quer haja sido, nossa gratidão e que o Criador o tenha em Sua Luz:
foi e é uma Grande Alma.


Desiderata

Caminha calmo entre o ruído e a pressa e pensa na paz que podes encontrar no silêncio.

Na medida do possível, e sem render-te, mantém boas relações com todas as pessoas.

Diz tua verdade de maneira tranquila e clara; e escuta aos demais, inclusive ao teimoso e ignorante, pois eles também têm sua própria história.

Evita as pessoas barulhentas e agressivas, pois elas são um desgaste para o espírito.

Se te comparares aos demais, podes tornar-te vaidoso ou amargurado, pois sempre haverá pessoas menores e maiores que tu.

Desfruta de teus êxitos, assim como de teus planos.

Mantém o interesse em tua profissão, por mais humilde que seja; ela é um verdadeiro tesouro no fortuito mudar dos tempos.

Sê cauteloso em teus negócios pois o mundo está cheio de enganos, mas não deixe que isto te torne cego para a virtude que existe. Há muitas pessoas que se esforçam por alcançar nobres ideais.

Em todo lugar a vida está cheia de heroísmo.

Sê sincero contigo mesmo. Especialmente, não finjas afeto. Tampouco sejas cínico no amor, pois no meio de todas as asperezas e desenganos, o amor é perene como a relva.

Acata docilmente ao conselho dos anos, abandonando com altivez as coisas da juventude. Cultiva a força do espírito para que te proteja das adversidades repentinas.

Muitos temores nascem da fadiga e da solidão.

Sobre uma sã disciplina, sê benigno contigo mesmo. Tu és uma criatura do universo; não menos que as plantas e as estrelas, tens o direito de existir e ainda que te pareça certo ou não, indubitavelmente o universo se desenvolve como deveria. Por isso, mantém a paz com Deus, qualquer que seja tua idéia Dele.

Quaisquer que sejam teus trabalhos e aspirações, conserva, na inquieta confusão da vida, a paz com tua alma.

Apesar de todas suas farsas, penalidades e sonhos desfeitos, este continua sendo um mundo maravilhoso.

Sê cauteloso.

Esforça-te para ser feliz.


Igreja Saint Paul - Baltimore - 1692.


Obs.: Texto recebido de meu amigo Osmar JB Ribeiro (F. Maier).



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui