Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->GÁS NATURAL QUESTÕES DE VESTIBULAR -- 23/04/2013 - 11:27 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


 



 



GÁS NATURAL QUESTÕES DE VESTIBULAR



 



Edson Pereira Bueno Leal, abril de 2013.



 



1. UFSCAR 2005 GASODUTO BRASIL BOLÍVIA



 



 A ampliação e a diversificação da matriz energética brasileira é uma necessidade frente às possibilidades de retomada do crescimento econômico e industrial do país. O mapa ilustra o gasoduto Bolívia-Brasil. Sobre o gás natural e seu uso como fonte energética no Brasil, é correto afirmar que:



a) o gás natural é um recurso mineral renovável, encontrado em bacias sedimentares e formado pela decomposição de matéria orgânica em ambientes periglaciais.



b) a substituição do petróleo e do carvão mineral e vegetal por gás natural, apesar de reduzir custos, não é recomendável, pois o gás é mais poluente que os demais.



c) o gasoduto, que no Brasil passa somente por Estados do Centro-Sul, é responsável pelo fornecimento de gás natural a importantes atividades industriais.



d) a construção do gasoduto pode representar o esgotamento rápido do gás natural boliviano, pois além do Brasil, a Bolívia abastece ainda a Argentina, que não possui reservas deste recurso.



e) após a construção do gasoduto, o gás natural passou a ser a fonte de energia mais consumida no país, pelo baixo custo de sua obtenção e facilidade de distribuição.



 



 



 



2. FUVEST 2007 1 FASE ENERGIA - GÁS NATURAL 



 



Desde a década de 1990, o Brasil vem incrementando a importância do gás natural na matriz energética nacional, abrindo-se, a partir daí, a possibilidade de integração econômica com países vizinhos. A prova disto está



a) no esforço do Brasil para aumentar a importação de gás natural do Paraguai, sendo que o enfraquecimento recente do MERCOSUL tem causado obstáculos para essa proposta.



b) nos novos acordos com o governo uruguaio, no âmbito do MERCOSUL, dobrando a importação de gás natural efetuada pelo Brasil, em troca do aumento de exportação de carros brasileiros para o Uruguai.



c) nos novos investimentos feitos pela Petrobrás em território venezuelano, constituindo parceria com a estatal da Venezuela, estreitando assim a relação do MERCOSUL com o Pacto Andino.



d) na construção do gasoduto Brasil-Bolívia, que, todavia, tem encontrado dificuldades, em função da recente nacionalização dos hidrocarbonetos, realizada pelo governo boliviano.



e) no consórcio TRANSIERRA, empresa constituída pela Petrobrás, pela Repsol YPF e pela Totalfina ELF, com a finalidade de intensificar a exploração de gás natural em território peruano.



 



 



 



3 UNESP 2007 ENERGIA



 



Recentemente, o mundo assistiu a uma crise entre os governos do Brasil e da Bolívia em torno do gás natural, recurso energético considerado o substituto mais viáveis ao petróleo. Entretanto, esta crise é uma tendência mundial, uma vez que 66% da produção de gás natural concentram-se em apenas cinco países: Rússia (27,8%), Irã (15,6%), Catar (15,1%), Arábia Saudita (3,9%) e Emirados Árabes (3,5%).



Observe a tabela.



 


































Consumo de gás natural no mundo




1980




54




2015




128




1990




73




2020




142




2002




92




2025




156




2010




111




 




 




Volume em trilhões de pés cúbicos



Energy Information Administration, 2006.



Considerando as previsões de aumento de consumo mundial de gás natural, que consequências poderão advir nos próximos vinte anos, em termos geopolíticos.



 



4. ENEM 2004.



 



Há estudos que apontam razões econômicas e ambientais para que o gás natural possa vir a tornar-se, ao longo deste século, a principal fonte de energia em lugar do petróleo. Justifica-se essa previsão, entre outros motivos, porque o gás natural.



 



a) além de muito abundante na natureza é um combustível renovável.



b) tem novas jazidas sendo exploradas e é menos poluente que o petróleo.



c) vem sendo produzido com sucesso a partir do carvão mineral.



d) pode ser renovado em escala de tempo muito inferior à do petróleo.



e) não produz CO­­2em sua queima, impedindo o efeito estufa.



 



GABARITO



 



1 C  2 D



 



Resolução 3



 



As estatísticas de aumento do consumo indicadas na tabela mostram que o consumo de gás natural deverá aumentar em mais de 50% entre 2002 e 2025. Esta realidade reforça a posição da Rússia que é a maior produtora de gás natural no mundo, bem como dos países árabes também grandes produtores de petróleo reforçando seu poder de negociação nos organismos internacionais e mantendo sua privilegiada situação econômica. Permanece a dependência dos países desenvolvidos das fontes de energia como petróleo e gás natural, reforçando a necessidade de intensificação da atividade comercial entre nações produtoras e consumidoras, no contexto de uma economia globalizada.



 



 



4 B



 



  


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui