Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62303 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10397)

Erótico (13575)

Frases (50695)

Humor (20043)

Infantil (5465)

Infanto Juvenil (4787)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140829)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PETRÓLEO – QUESTÕES DE VESTIBULAR -- 24/04/2013 - 09:00 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


PETRÓLEO – QUESTÕES DE VESTIBULAR



 



Edson Pereira Bueno Leal, abril de 2013.



 



 



1 PETRÓLEO  VUNESP 2 FASE JULHO 2008



 



Desde a década de 1960, a Petrobras tem realizado estudos sísmicos para identificar a capacidade de produção de petróleo e gás de uma determinada bacia do litoral brasileiro. Em 2006, 2007 e 2008, foi noticiada a descoberta de novas jazidas, o que possibilitaria a manutenção da autossuficiência brasileira no abastecimento de petróleo e na consolidação do mercado de gás natural. (www.riodejaneiro.spaceblog.com.br)



Com base na observação do mapa, indique qual o nome da Bacia recém-descoberta e os estados que fazem parte dela.



 



 



2. UNESP 2004. O mapa representa a área  que contém cerca de 60% de todo o petróleo mundial (mais de 600 bilhões de barris), com uma produção de 21 milhões de barris/dia, em território composto por cinco países islâmicos. Assinale a alternativa que contém tais países e a denominação dada a esta área do globo.



a) Catar, Kuwait, Arábia Saudita, Irã, Iraque: Golfo Pérsico.



b) México, Venezuela, Costa Rica, Estados Unidos , Guatemala: Golfo do México.



c) Índia, Paquistão, Afeganistão, Kuwait, Iraque: Golfo  de Bengala.



d) Nigéria, Marrocos, Gana, Iraque, Kuwait: Golfo da Guiné.



e) Birmânia, Tailândia, Nepal, Arábia Saudita, Irã: Golfo de Áden.  



 



3.  UFSCAR 2004 - . O setor petrolífero sofreu mudanças consideráveis desde a crise mundial do petróleo em 1973. Atualmente, o setor petrolífero brasileiro apresenta como característica:



a) diminuição da dependência de importação de petróleo bruto, apesar de ainda importarmos cerca de 50% do consumo do país.



b) maior volume de extração em terra do que em plataformas marítimas, com o início da produção na jazida de Urucu (AM).



c) menor custo para extração de petróleo na plataforma continental do que em poços terrestres, em função da tecnologia de prospecção em profundidade.



d) as principais áreas produtoras referem-se ao Sudeste e ao Nordeste, sendo que ao Rio de Janeiro cabe mais da metade do petróleo extraído no Brasil.



e) monopólio total do Estado na comercialização dos derivados de petróleo, diferentemente do que ocorre  com outros setores energéticos brasileiros.               



 



ENERGIA – PETRÓLEO   UNESP JULHO 2004



4. Cerca de 65% das reservas petrolíferas do globo terrestre  encontram-se no Oriente Médio, uma região  estratégica para a economia mundial. As grandes  potências como os Estados Unidos, a Alemanha, o  Japão, dentre outras, dependem dessas reservas, que



se concentram principalmente ao redor do Golfo  Pérsico e na planície da Mesopotâmia, áreas onde  estão localizados os seguintes países:



a) Kuwait, Jordânia, Líbano, Irã e Iraque.



b) Kuwait, Egito, Israel, Arábia Saudita e Iraque.



c) Arábia Saudita, Jordânia, Irã, Catar e Iraque.



d) Egito, Jordânia, Arábia Saudita, Irã e Iraque.



e) Kuwait, Irã, Arábia Saudita, Catar e Iraque.



 



 



ENERGIA  -  PETRÓLEO  FGV JULHO 2004



5. O Azerbaijão é conhecido atualmente como o novo  Kuwait. Com o Cazaquistão e o Turcomenistão, possui  mais petróleo que o Golfo Pérsico. A fronteira das  regiões produtoras de petróleo está se deslocando  para a Ásia Central.  Nelson Bacic Olic. In



www.comciencia.br/reportagens/petróleo.  Na Ásia Central, as cobiçadas reservas de petróleo  estão concentradas no(s):



a) Lago Baikal. b) Mar Cáspio.  c) Montes Urais.  d) Bálcãs.  e) Mar Negro.



 



6   FUVEST 2008 1 FASE   ENERGIA



A questão energética contemporânea, especialmente no que se refere ao uso de combustíveis fósseis, pode ser olhada sob uma perspectiva mais ampla.



A vida na Terra tem alguns bilhões de anos. Nossa espécie, que surgiu há cerca de 150 mil anos, produz ferramentas há cerca de 40 mil anos, usa carvão mineral há cerca de 300 anos e petróleo há cerca de 100 anos.



Esses recursos energéticos, devidos à longa deposição de organismos, encontram-se em diversas regiões, algumas delas hoje desérticas. O consumo combinado atual desses combustíveis, sobretudo na indústria e nos transportes, equivale a uma queima da ordem de 100 milhões de barris de petróleo por dia, fato que preocupa pelo aumento, na atmosfera, de gases responsáveis pelo efeito estufa.



Da leitura desse texto, é correto afirmar que



a) há regiões desérticas que podem já ter sido oceanos, das quais extraímos hoje o que aí foi produzido muito antes da existência humana.



b) sendo os combustíveis fósseis gerados em processo contínuo, os mesmos poderiam ser utilizados indefinidamente, não fosse o aumento do efeito estufa.



c) o consumo atual de combustíveis fósseis na indústria e nos transportes é reposto pela deposição diária de biomassa fóssil.



d) os seres humanos, nos últimos 100 anos, são responsáveis por boa parte da geração de combustíveis fósseis, a partir da biomassa disponível.



e) o que era carvão mineral, em passado remoto, transformou-se em petróleo nos períodos recentes.



 



7  UNICAMP 2 FASE 2008 PETRÓLEO E COMMODITY



“De 1998 para cá, o preço do petróleo foi multiplicado por sete. A procura pelo produto, com o vigoroso crescimento mundial, aproximou-se da capacidade de produção (...) Há um surto na procura pela commodity, em contraste com a baixa capacidade de expansão rápida da oferta.”



(Folha de S. Paulo, editorial: Petróleo nas Alturas, 22/10/07, p. A2)



a) O que é uma commodity?



b) Quais as principais razões do aumento da demanda por petróleo em período recente?



 



8  UNESP JULHO 2011  PETRÓLEO



 



Ainda sob o ruído dos protestos nas ruas dos países da região que mais produz petróleo, é impossível prever o desdobramento de todas as revoltas que começaram na Tunísia há pouco mais de dois meses. (...) A interrupção



do fornecimento, ou o temor de que isso ocorra, tira o sono de governantes e empresários de todo o mundo. As últimas cinco recessões globais foram, todas elas, precedidas de altas agudas e repentinas no preço do barril. (...) Mesmo com a alta repentina, a situação ainda está sob controle. A soma do gasto mundial com petróleo, hoje, equivale a 4,2% do PIB global, percentual bem abaixo dos registrados a partir de 1979 e em 2008. (Exame, 09.03.2011. Adaptado.)



O medo, no inicio de 2011, de um novo choque do petróleo estava entrelaçado a região que mais o produz. A crise de instabilidade política ameaçava a distribuição e o fornecimento dessa matéria-prima da matriz energética e da diversificada cadeia da indústria química no mundo.



O texto refere-se à crise que envolve



a) a América Latina. b) a Rússia. c) o Oriente Médio. d) a China. e) a Europa.



 



 



9. FUVEST 2004 Com auxílio da figura, identifique a associação correta a respeito das principais jazidas petrolíferas brasileiras localizadas na Bacia de



Campos, RJ. Fonte: Adap. de Taioli, 2001



 





































 




LOCALIZAÇÃO DAS JAZIDAS




TECNOLOGIA DE EXPLORAÇÃO




A




Talude continental e áreas emersas




Importada




B




Região pelágica e talude continental




Importada




C




Plataforma continental e



talude continental




Própria




D




Região pelágica e fossas abissais




Própria




E




Plataforma continental e



áreas emersas




Própria




 



 



10. UNESP 2004. O mapa representa a área no Golfo Pérsico  que contém cerca de 60% de todo o petróleo mundial (mais de 600 bilhões de barris), com uma produção de 21 milhões de barris/dia, em território composto por cinco países islâmicos. Assinale a alternativa que contém tais países e a denominação dada a esta área do globo.



a) Catar, Kuwait, Arábia Saudita, Irã, Iraque: Golfo Pérsico.



b) México, Venezuela, Costa Rica, Estados Unidos , Guatemala: Golfo do México.



c) Índia, Paquistão, Afeganistão, Kuwait, Iraque: Golfo  de Bengala.



d) Nigéria, Marrocos, Gana, Iraque, Kuwait: Golfo da Guiné.



e) Birmânia, Tailândia, Nepal, Arábia Saudita, Irã: Golfo de Áden.  



 



 



11. A alteração do preço do petróleo no mercado internacional em 2001 , não interfere na dinâmica da economia do Brasil como no passado. Isso porque o seu nível de dependência externa em relação a esse produto diminuiu expressivamente . isso aconteceu em função




  1. da diminuição da frota de veículos a diesel no país


  2. aumento da produção de energia termelétrica


  3. aumento da produção de álcool hidratado e anidro no nordeste


  4. elevação da participação relativa da produção interna desse produto no total do consumo nacional


  5. queda expressiva nos preços internacionais desse combustível fóssil nos últimos anos 



 



12.Baseando-se somente nas informações prestadas pelo quadro abaixo , qual das alternativas apresenta o setor de atividades econômicas que pode ser considerado o principal responsável pelo alto consumo de petróleo no Brasil ?



 



 



















































APROVEITAMENTO DE 1 BARRIL PETRÓLEO




= 159 L




DERIVADOS




%




GLP




8,0




GASOLINAS (AUTOMOTIVAS E AVIAÇÃO)




17,3




NAFTAS E SOLVENTES




11,3




QUEROSENES (ILUMINAÇÃO E AVIAÇÃO)




6,2




ÓLEO DIESEL




32,0




DERIVADOS DIVERSOS




3,0




ÓLEOS LUBRIFICANTES E PARAFINAS




1,4




ÓLEOS COMBUSTÍVEIS




19.3




ASFALTOS




1,5




        Fonte : Petrobrás




  1. iluminação pública  b) indústria de plásticos  c) transporte rodoviário  d) pavimentação urbana  e) consumo residencial.  



 



13. UEL 2000 – Com relação ao petróleo , considere as seguintes afirmativas:



I – O Japão , grande consumidor , é dependente da importação de petróleo



II – As refinarias de petróleo propiciam o estabelecimento, em seu redor, de polos petroquímicos, pois seus subprodutos são as matérias primas das indústrias químicas.



III – O Brasil produz petróleo bastante para atender à sua demanda e é, portanto, autossuficiente.



IV – As marés negras , ocasionadas por vazamentos de petroleiros , em suas rotas pelo mundo , têm colocado em risco a fauna e a flora oceânicas e têm afetado as populações litorâneas no seu meio de sobrevivência , a pesca



V – A OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo ) , criada em 1960 , com o objetivo de controlar o mercado e a produção mundial de petróleo bruto , atualmente controla também o refino e a distribuição dos subprodutos.



Pode-se afirmar que estão corretas



a) I,III e IV  b) II, IV e V  c) III , IV e V  d) I,II e IV  e) II,III e V .



 



14. FGV - Com relação aos dois chamados " choques do petróleo " de 1973 e 1979 , pode-se afirmar que:




  1. o primeiro foi provocado pela OPEP e o segundo  pelos xeques dos países petrolíferos árabes , contra a presença militar dos EUA no oriente Médio


  2. o primeiro foi provocado pelo excesso de petrodólares em circulação e o segundo pela escassez mundial da produção petrolífera


  3. o primeiro afetou mais fortemente os países desenvolvidos do que o Terceiro Mundo, ao contrário do segundo


  4. a Venezuela atuou mais no primeiro , e o Iraque foi o principal responsável pelo segundo


  5. no primeiro, havia mais liquidez financeira internacional e no segundo, contrariamente , o dinheiro esta mais escasso e caro.             



 



15. O petróleo é a segunda fonte de energia mais consumida no Brasil . Os setores que consomem a maior parte do petróleo em nosso território são , respectivamente :



a) transportes e agropecuário   b) industrial e residencial   c) transportes e industrial   d) transportes e energético   e) industrial e transportes .



 



16.  UFSCAR 2004  -  O setor petrolífero sofreu mudanças consideráveis desde a crise mundial do petróleo em 1973. Atualmente, o setor petrolífero brasileiro apresenta como característica:



a) diminuição da dependência de importação de petróleo bruto, apesar de ainda importarmos cerca de 50% do consumo do país.



b) maior volume de extração em terra do que em plataformas marítimas, com o início da produção na jazida de Urucu (AM).



c) menor custo para extração de petróleo na plataforma continental do que em poços terrestres, em função da tecnologia de prospecção em profundidade.



d) as principais áreas produtoras referem-se ao Sudeste e ao Nordeste, sendo que ao Rio de Janeiro cabe mais da metade do petróleo extraído no Brasil.



e) monopólio total do Estado na comercialização dos derivados de petróleo, diferentemente do que ocorre  com outros setores energéticos brasileiros.       



 



17.  ENEM 2004 .



As previsões de que, em poucas décadas, a produção mundial de petróleo possa vir a cair têm gerado preocupação, dado seu caráter estratégico. Por essa razão, em especial no setor de transportes, intensificou-se a busca por alternativas para a substituição do petróleo por combustíveis renováveis. Nesse sentido, além da utilização de álcool, vem se propondo, no Brasil, ainda que de forma experimental,



 



a) a mistura de percentuais de gasolina cada vez maiores no álcool.



b)a extração de óleos de madeira para sua conversão em gás natural.



c) o desenvolvimento de tecnologias para a produção de biodiesel.



d)a utilização de veículos com motores movidos a gás do carvão mineral.



e) a substituição da gasolina e do diesel pelo gás natural.



 



 



18   PETRÓBRÁS PRÉ SAL  MACKENZIE 2008



A respeito das recentes descobertas de jazidas petrolíferas no Brasil, considere as afirmações:



I. O pré-sal é uma camada de rochas-reservatório que se encontra abaixo de uma extensa camada de sal, desde o litoral do Estado do Espírito Santo até o litoral de Santa Catarina.



II. Tupi, Júpiter, Carioca, Pão de Açúcar, Iara, Bem-Te-Vi, Parati e Marfim Sul são reservatórios  em área  do Pré - Sal, já  licitados para exploração.



III. A produção de petróleo nessas áreas, apesar de importante, não revela uma possível autossuficiência brasileira no setor, devido à forte dependência do.



consumo desse combustível  no País.



a) apenas I e III estão corretas.



b) apenas I e II estão corretas .



c) apenas II e III estão corretas .



d) I, II e III estão corretas .



e) apenas III está correta.



 



19   UNICAMP 2 FASE 2013 PETRÓLEO E GÁS ROYALTIES



 



O Congresso Nacional brasileiro aprovou o Projeto de Lei nº 2565/2011, que altera a distribuição dos royalties da exploração e produção de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluídos entre a União, Estados, Distrito Federal e municípios. Este novo marco regulatório, que trata do regime de partilha das riquezas geradas pela exploração dos recursos naturais no país, vem gerando polêmica. O que se debate é se tais riquezas devem permanecer apenas nos Estados e municípios em que se localizam os combustíveis fósseis ou se elas serão distribuídas também para as outras unidades da Federação que não são detentoras desses recursos.



a) Cite os dois Estados brasileiros mais prejudicados pela aprovação do novo marco regulatório.



b) Apresente os principais argumentos favoráveis à manutenção da legislação atual e os que defendem a distribuição das riquezas produzidas pela exploração dos recursos para todas as unidades da Federação.



 



20



Agora leia com atenção:



“A China está negociando com o governo da Nigéria os direitos de exploração de algumas das maiores jazidas de petróleo do país africano. Segundo especialistas, o negócio deve ficar em torno de US$ 40 bilhões e garantir à potência asiática acesso a seis bilhões de barris de petróleo, mais de 1/6 das reservas nigerianas comprovadas.”



(FOLHA de S. Paulo. China negocia 1/6 do petróleo nigeriano. 30/09/2009, p. B1).



Ainda considerando o gráfico e somando a ele essa noticia, e correto afirmar que na China.



a) o imenso crescimento obriga o país a buscar estrategicamente fontes de energia em outras partes do mundo.



b) vale a pena a associação com a Nigéria, para ter acesso aos preços mais baixos do barril de petróleo nos países pobres.



c) o petróleo representa a maior parte do consumo de energia, dai ser lógico aproveitar essa especialização e procurar ter acesso a fontes no exterior.



d) a estratégia de buscar petróleo no exterior visa ao futuro, visto que, no presente, a China não e muito dependente de fontes de energia fosseis.



e) associar-se na exploração de jazidas no exterior e caso único, pois os outros países consumidores de petróleo não praticam essa estratégia.



 



 



 



 



 



 



GABARITO



 



Resolução  1



As descobertas anunciadas a partir de 2006 e particularmente em 2007 referem-se à Bacia de Santos, que compreende os Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, onde foram encontradas reservas gigantes de petróleo na camada pré-sal que irão tornar o Brasil um grande produtor de petróleo.



 



 



2 A    3 D   4 E   5  B   6 A



 



Questão 7  RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



 



a) Qualquer bem, geralmente primário (de origem agropecuária ou de extração vegetal ou mineral), que é produzido em larga escala mundial e geralmente tem baixo valor agregado. Sua especificação é estabelecida em



acordos de comercialização e apresenta características físicas homogêneas, passíveis de padronização. O seu preço é determinado pela oferta e procura internacional. Por exemplo: ferro, soja, café e petróleo.



b) Há um crescimento da economia mundial (que tem os hidrocarbonetos como base energética); há países emergentes, como a China, que consomem grande quantidade de petróleo; há longa maturação dos investimentos nessa área para o aumento de produção nas áreas descobertas/produtoras; há queda nas reservas de petróleo, principalmente nos EUA, o maior consumidor; há o temor da ampliação de conflitos no Oriente Médio, importante região produtora.



 



8 C 9 C 10 A 11 D  12 C  13 A  14 E  15 C  16 D  17 C   18 B



 



 



Questão 19 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



 



a) Rio de Janeiro e Espírito Santo.



b)  A discussão sobre a distribuição dos royalties do petróleo (uma espécie de tributo pago pelas empresas petroleiras pela exploração do recurso) entre os Estados e os municípios produtores e os não produtores



resulta da questão de como compartilhar entre os entes federativos as riquezas naturais existentes no território nacional. Trata-se de uma discussão sobre o modelo de organização do Estado federativo brasileiro.



Os Estados e municípios produtores contrários à divisão dos recursos financeiros obtidos com a exploração do petróleo argumentam que, além da instabilidade jurídica resultante da mudança de regras já estabelecidas sobre a exploração de áreas já licitadas, a Constituição Brasileira lhes garante o direito de compensação financeira por sofrerem impactos econômicos, sociais e ambientais pela exploração dos recursos em seus domínios, e que com a alteração dos percentuais de distribuição dos royalties do petróleo, esses entes federativos perderão receitas para investimentos públicos em seus respectivos territórios administrativos, inclusive para reverterem os impactos produzidos por essa atividade econômica junto à população e aos ambientes naturais locais.



Por outro lado, os representantes dos Estados e municípios não produtores favoráveis à distribuição mais igualitária dos royalties do petróleo argumentam que, como a exploração desse recurso natural ocorre no subsolo e em áreas oceânicas pertencentes à União, os benefícios obtidos devem se estender à população de todas as unidades federativas e não apenas àquelas onde ocorre a localização do recurso. Argumentam ainda que a distribuição mais equânime dessas receitas oriundas da riqueza do petróleo poderá contribuir para a redução das desigualdades regionais e o aumento de investimentos em setores estratégicos para o país, como o da educação. Outro argumento utilizado por esse grupo é o de que todos os brasileiros contribuem com o pagamento de tributos destinados ao desenvolvimento de pesquisas exploratórias e de retirada de petróleo em áreas oceânicas, sendo assim uma questão de justiça que as riquezas obtidas pela exploração efetivamente ocorrida sejam distribuídas pelo conjunto da população nacional.



 



 



20 A  


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui