Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->GLOBALIZAÇÃO TESTES -- 29/04/2013 - 08:12 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


GLOBALIZAÇÃO TESTES

Edson Pereira Bueno Leal, abril de 2013.



1. UF UBERLÂNDIA 1999 – A respeito da globalização da economia , no mundo contemporâneo , assinale a alternativa correta

a) são componentes da globalização , entre outros, a crescente terceirização de atividades , a formação de blocos econômicos e o crescimento da intervenção estatal na economia , com o chamado Estado máximo

b) A crise das Bolsas Mundiais em 1998 e as recentes vitórias de candidatos oposicionistas ao governo de países como a Inglaterra , França e Alemanha revelam, respectivamente , os limites do equilíbrio econômico do capitalismo e as reações aos efeitos sociais do processo de globalização e do neoliberalismo

c) As crises financeiras do Japão, da Rússia e dos chamados “tigres asiáticos” , em 1998 , não afetaram o equilíbrio da economia internacional , pois os países emergentes como o Brasil, México e Bolívia são protegidos por investimentos de capitais estrangeiros na área produtiva, capitais esses que propiciaram a formação de um Estado de Bem estar Social

d) A integração econômica do mundo tem ocorrido com a manutenção de políticas protecionistas das economias nacionais , permitindo a diminuição dos índices de miséria e fome dos países africanos e preservando altos níveis de crescimento e distribuição de renda nos chamados países “emergentes”

e) A globalização vem esbarrando na preservação de monopólios estatais de petróleo, das telecomunicações e dos recursos minerais , como no Brasil, e na formação dos mercados nacionais socialmente regulados , como na Rússia , a partir de exigências do Fundo Monetário Internacional.



2. ENEM 1998 – Um dos fenômenos mais discutidos e polêmicos da atualidade é a “Globalização” a qual impacta de forma negativa

a) na mão de obra desqualificada , desacelerando o processo migratório

b) nos países subdesenvolvidos , aumentando o crescimento populacional

c) no desenvolvimento econômico dos países industrializados , desenvolvidos

d) nos países subdesenvolvidos , provocando o fenômeno da “exclusão social”

e) na mão de obra qualificada , proporcionando o crescimento da oferta de empregos e fazendo os salários caírem vertiginosamente .

3. ENEM 1998 - Você está fazendo uma pesquisa sobre Globalização e lê a seguinte passagem em um livro

A Sociedade Global

As pessoas se alimentam , se vestem, moram, se comunicam, se divertem, por meio de bens e serviços mundiais utilizando mercadorias produzidas pelo capitalismo mundial, globalizado

Suponhamos que você vá com seus amigos comer Big-Mac e tomar Coca-Cola no MacDonald’s . Em seguida , assiste a um filme de Steven Spielberg e volta para casa em um ônibus Mercedez Benz .

Ao chegar em casa , liga seu aparelho de TV Phillips para ver o videoclip do Mickel Jackson e, em seguida deve ouvir um CD do grupo Simply Red, gravado pela BMG Ariola Discos , em seu equipamento AIWA .

Veja quantas empresas transnacionais estiveram presentes nesse seu curto programa de algumas horas .

Adap. Praxedes et alii , 1997 . O Mercosul , Ed. Ática . 1997

Com base no texto e em seus conhecimentos de Geografia e História , marque a resposta correta

a) O capitalismo globalizado está eliminando as particularidades culturais dos povos da Terra

b) A cultura , transmitida por empresas transnacionais , tornou-se um fenômeno criador de novas nações

c) A globalização do Capitalismo , neutralizou o surgimento de movimentos nacionalistas de forte cunho cultural e divisionista

d) O Capitalismo globalizado atinge apenas a Europa e a América do Norte

e) Empresas transnacionais pertencem a países de uma mesma cultura.



4 FUVEST 2005 GLOBALIZAÇÃO “... a atual renovação do mercado mundial autoregulador já enunciou veredictos insuportáveis. Comunidades, países e até continentes inteiros... foram declarados ‘supérfluos’, desnecessários à economia cambiante da acumulação de capital em escala mundial (...) o desligamento dessas comunidades e locais ‘supérfluos’ do sistema de abastecimento mundial desencadeou inúmeras divergências... sobre ‘quem é mais supérfluo do que quem’”. Giovanni Arrighi, O Longo Século XX, 1994

Para tal situação, contribuíram decisivamente, na década de 1980,

a) a hegemonia do neoliberalismo e o colapso da União Soviética.

b) a crise da social-democracia e o sucesso dos tigres asiáticos.

c) o fracasso do consenso de Washington e o êxito da China.

d) a dominação do keynesianismo e a estagnação da África e da América Latina.

e) a expansão do fundamentalismo islâmico e a desintegração do leste europeu.

5. MACKENZIE 2005 GLOBALIZAÇÃO



“... Com a globalização, o que temos é um território nacional da economia internacional, isto é, o território continua existindo, as normas públicas que regem são da alçada nacional, ainda que as forças mais ativas do seu dinamismo atual tenham origem externa...” Milton Santos, Por uma nova globalização

Relacionando a frase de Milton Santos e a globalização, podemos afirmar que

a) o Estado nacional recebe hoje uma maior influência de forças externas devido à internacionalização da economia.

b) os Estados passaram, com a globalização, a ganhar poder e agir independentemente das questões mercadológicas internacionais.

c) as fronteiras se tornaram menos permeáveis, tanto em relação aos agentes externos, como em relação aos produtos internacionais.

d) o mundo hoje é controlado por grandes corporações internacionais e o Estado perdeu totalmente a capacidade de normalizar seu território no setor econômico, ocupando-se somente do bem estar de sua população.

e) a redução do Estado neoliberal à esfera somente política facilitou o desenvolvimento do comércio mundial, tornando a concorrência e a distribuição mais igualitárias e justas.



6. MACKENZIE 2005 GLOBALIZAÇÃO

A atual globalização, independentemente de suas interpretações, vem causando grandes transformações na organização do espaço geográfico mundial, provocando mudanças, muitas vezes estruturais, na sociedade e na economia. Entre essas mudança, destacam-se

I. o uso intensivo de tecnologias, aliado a novos padrões de consumo.

II. a formação e o fortalecimento dos megablocos econômicos comerciais, enfraquecendo o poder das grandes corporações transnacionais.

III. a intensificação e o crescente processo de terceirização da economia.

Assinale:

a) se apenas I estiver correta.

b) se apenas II e III estiverem corretas.

c) se apenas I e III estiverem corretas.

d) se apenas III estiver correta.

e) se I, II e III estiverem corretas.



7. GLOBALIZAÇÃO ENEM 2004

Um certo carro esporte é desenhado na Califórnia, financiado por Tóquio, o protótipo criado em Worthing (Inglaterra) e a montagem é feita nos EUA e México, com componentes eletrônicos inventados em Nova Jérsei (EUA), fabricados no Japão. (…). Já a indústria de confecção norte-americana, quando inscreve em seus produtos ‘made in USA’, esquece de mencionar que eles foram produzidos no México, Caribe ou Filipinas. (Renato Ortiz, Mundialização e Cultura)

O texto ilustra como em certos países produz-se tanto um carro esporte caro e sofisticado, quanto roupas que nem sequer levam uma etiqueta identificando o país produtor. De fato, tais roupas costumam ser feitas em fábricas – chamadas “maquiladoras” – situadas em zonas-francas, onde os trabalhadores nem sempre têm direitos trabalhistas garantidos.

A produção nessas condições indicaria um processo de globalização que

a) fortalece os Estados Nacionais e diminui as disparidades econômicas entre eles pela aproximação entre um centro rico e uma periferia pobre.

b) garante a soberania dos Estados Nacionais por meio da identificação da origem de produção dos bens e mercadorias.

c) fortalece igualmente os Estados Nacionais por meio da circulação de bens e capitais e do intercâmbio de tecnologia.

d) compensa as disparidades econômicas pela socialização de novas tecnologias e pela circulação globalizada da mão-de-obra.

e) reafirma as diferenças entre um centro rico e uma periferia pobre, tanto dentro como fora das fronteiras dos Estados Nacionais.



8. MACKENZIE 2005 GLOBALIZAÇÃO

A atual globalização corresponde a uma constante e crescente interdependência das sociedades de todos os países do mundo, processo que apresenta, entre outras características:

a) o fortalecimento dos Estados Nacionais, na medida em que interfere nas economias internas para prover o bem-estar social de suas populações.

b) a manutenção da divisão internacional do trabalho, intensificando o comércio de commodities entre os países do “norte” e os países do “sul”.

c) o cumprimento incondicional dos acordos internacionais sobre o meio ambiente, em função do aumento da consciência ecológica mundial e da intensa pressão das ONGs.

d) a intensificação do movimento migratório dos países do “sul”, estimulada pelos países do “norte”, para suprir a carência de população economicamente ativa, causada pelas reduzidas taxas de fecundidade.

e) a fusão de grandes empresas, que se observa na internacionalização da produção e na concentração do capital em conglomerados internacionais.

9. Globalização Fatec 2005

Considere as seguintes afirmações, para assinalar a alternativa correta.

I. Uma nova geração de sofisticadas tecnologias de informação e comunicação está sendo introduzida em diversas situações de trabalho. (Do economista Jeremy Rifkin, autor de O fim dos empregos)

II. Vamos substituir o trabalho dos homens pelo das mulheres e crianças, que vão trabalhar mais de doze horas e receber bem menos. (De um empresário do setor têxtil belga, no fim do século XIX)

III. O resultado das novas normas [de trabalho] na linha de montagem é a economia de pensamento e a redução ao mínimo de movimentos do operário. (Do industrial Henry Ford, em sua autobiografia Minha vida e minha obra)

Em relação a globalização recente está correto apenas o que se afirma em:

a) II e III. b) I e II . c) I e III. d) I. e) III.



10. UFSCAR 2005 GLOBALIZAÇÃO FINANCEIRA.



Após a Segunda Guerra, principalmente a partir dos anos de 1980, cresceu o fluxo de capitais especulativos no mundo, inaugurando o que é conhecido como “globalização

financeira”.

a) Qual a relação entre o aumento dos fluxos de capital especulativo no mundo e o avanço dos setores de informática e telecomunicações?

b) Qual a política usualmente adotada pelos países emergentes para atrair capitais especulativos e quais os principais efeitos negativos desta política?





11. FUVEST 2003 - Podemos dizer que os fluxos financeiros globais

a) dinamizaram atividades de serviço em Nova York , Paris e Roma , onde se localizam as principais bolsas mundiais , o mesmo não ocorrendo nas principais bolsas do hemisfério sul São Paulo e Joanesburgo

b) necessitam que as principais bolsas do mercado internacional abram e fechem ao mesmo tempo, evitando que haja interrupção nos fluxos e nas informações financeiras

c) são hoje tão significativos , na escala mundial , como nunca foram antes , tendo originado desigualdade social por serem mais intensos nas bolsas do hemisfério norte que nas bolsas do hemisfério sul

d) necessitam fluir continuamente , fazendo com que cada uma da principais bolsas operem 24 horas , sem interrupção , garantindo assim , possibilidades de negócios para os investidores.

e) Fazem das bolsas de valores , operando sempre em sintonia para assegurar a continuidade dos negócios , locais onde são realizadas compras e vendas de ações pelos investidores.



12. FUVEST 99 – Uma das inquietações fundamentais da atualidade , dentro do processo de globalização , consiste em se indagar sobre o que irá prevalecer no comércio internacional : multilateralismo ou regionalismo ? Para gerenciar o comércio internacional e fortalecer o multilateralismo foi criado em 1995 ________ com sede em Genebra (Suiça), substituindo __________de 1947

(Adap. Sene e Moreira , 1998 ) . . As lacunas devem ser preenchidas , respectivamente :

a) G&, GAAT b) G7 , OMC c) OMC, GATT d) GAT , BIRD e) OMC, BIRD .



13. UEL 2000 – A emergência de blocos econômicos supranacionais é uma das expressões mais nítidas do processo de ampliação dos mercados . Tal fato ocorre em função de dois processos aparentemente contraditórios . Assinale a alternativa que se refere a esses processos :

a) Regionalização e globalização

b) Regionalização e planificação econômica

c) Globalização e internacionalização da cultura

d) Globalização e eliminação dos entraves à competição econômica do mundo

e) Internacionalização econômica e implementação de barreiras alfandegárias nacionais.



14- UF GO – A expansão das empresas multinacionais para os países do Terceiro Mundo desenvolveu-se principalmente após a Segunda Guerra Mundial , com a busca de mercados e reservas de matérias primas . Esse processo adquiriu contornos bem definidos , especialmente na atualidade . Nesse contexto, pode-se dizer que :

a) no sudoeste asiático desenvolveu-se , nos últimos vinte anos , um setor industrial moderno com tecnologia de ponta , destacando-se os setores eletrônico , químico , automobilístico e siderúrgico. ( 1)

b) os investimentos de capital estrangeiro , feitos no sudeste asiático , provêm da dominação econômica exercida pelo Japão que, por sua vez , se beneficia de mão de obra barata, impostos reduzidos e facilidades para exportar manufaturados e para remessa de lucros (2)

c) os grandes grupos econômicos mundiais combinam atividades industriais , comerciais, financeiras , extrativas e agrícolas . Assim, controlam o processo produtivo desde a extração da matéria prima até a comercialização (4)

d) o principal atrativo para a instalação de empresas transnacionais no Brasil é a existência de abundantes fontes de matérias primas (8)

e) a implantação de grandes complexos industrial em países do Terceiro Mundo teve como consequência imediata a diminuição de problemas como o analfabetismo , a fome e o desemprego (16)

f) existe hoje uma geografia da dominação realizada pelas grandes empresas transnacionais que possuem filiais dispersas pelo mundo todo (32)

Some os números das afirmativas corretas :



15. “(...) A etapa crucial dessa revolução ( da informação) foi ultrapassada a partir da configuração de uma autopista global da informação : a Internet . A rede nasceu , no longínquo ano de 1969 (...) A internacionalização da rede e a incorporação de centenas de milhões de usuários através do planeta têm sérias implicações cultuais e econômicas “ . Adaptado de Magnoli, D. Globalização : Estado nacional e espaço mundial . 5. Ed. São Paulo Moderna , 1997 , p. 30-31 . Polêmica .

As afirmativas abaixo estão relacionadas aos fluxos internacionais de informação

I – O uso preponderante da língua inglesa na rede solidifica-a como o idioma da globalização

II – A realização de transações comerciais na rede leva à mundialização de padrões de consumo

III – O acesso à informação em tempo real, reduziu o espaço mundial a um espaço virtual

IV – A velocidade da informação é o único benefício apresentado pela Internet para a globalização .

Pode-se afirmar que estão corretas

a) I,II e IV b) I,II e III c) I,III e IV d) II,III e IV e) todas.



16. UFF RJ – “ À medida que o mundo se integra economicamente , as partes componentes estão se tornando mais numerosas , menores e mais importantes . A economia global cresce ao mesmo tempo que o tamanho das partes diminui “ . ( Nasbitt, John . Global Paradox . New York . Avon, 1994 , p. 10).

Escolha entre as afirmações abaixo, a que provê elementos que exemplificam corretamente a passagem de Nasbitt:

a) A globalização econômica ocorre acompanhada de fenômenos como : a crescente terceirização das atividades; o acesso de companhias pequenas e médias eficientes a financiamentos e mercados que não podiam atingir antes da era do computador e da comunicação por satélite ; a descentralização de decisões necessária para uma ação rápida e adequada em relação a mercados e demandas específicas ou locais .

b) A globalização da economia é impedida de impor-se de todo , devido á multiplicação de barreiras alfandegárias e reservas de mercado , pelo qual as grandes multinacionais , em muitos casos , se vêem excluídas de certos países , nos quais então, podem proliferar e continuar localmente importantes empresas médias e microempresas

c) Toda ação provoca uma reação de igual intensidade e em sentido contrário : assim , ao mundo crescentemente integrado pelas telecomunicações e redes de computadores , opõem-se contratendências que favorecem os nacionalistas e blocos econômicos , pelo qual o número de componentes da economia mundial continua a aumentar

d) A integração econômica do mundo supõe , para funcionar sem conflitos , que se façam concessões às economias e empresas menores , protegidas pelo GATT e pela ONU , o que explica a coexistência da globalização da economia com a pulverização das partes componentes

e) A globalização econômica esbarra nas disparidades tecnológicas ainda muito fortes no mundo de hoje , que preservam a existência e a importância de pequenos mercados e formas arcaicas de produzir , o que multiplica o número de componentes da economia mundial.



17. PROVÃO 2003 - Para que os Estados líderes de blocos econômicos mantenham sua posição dominante no comércio mundial, procuram estabelecer uma hegemonia que cobiçam e consideram necessária. É o caso da formação da União Europeia (UE), da instalação da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e da pretendida criação da Associação de Livre Comércio da América (ALCA), que obedecem ao princípio

(A) da subordinação do comércio geral às políticas industriais locais.

(B) dos acordos bilaterais resultantes do consenso dos países membros.

(C) do fomento da política de taxação aduaneira entre os países membros.

(D)) da fluidez financeira como uma necessidade no mundo globalizado.

(E) do fomento de políticas setoriais, próprias de um mundo globalizado.





18. CESGRANRIO RJ – A tendência à globalização da economia mundial pode ser exemplificada no(a):

a) revogação do GATT (Acordo Geral de Tarifas de Comércio) , decidida na “rodada Uruguai”

b) isolamento do FMI ( Fundo Monetário Internacional) , em relação aos países não ocidentais e capitalistas

c) adoção pelo G-7 ( grupo dos Sete Grandes ) , de programas de financiamento aos países endividados

d) incorporação na Comunidade Européia dos países do extinto Comecon

e) criação de blocos regionais de integração como o Mercosul e o Nafta



19. UNIMEP 98 – Após o fim da Guerra Fria , ficou mais claro e evidente que o panorama econômico e político está muito diferente daquele que existia depois da Segunda Guerra Mundial. A economia norte-americana não tem mais a primazia que apresentava naquela época , sendo hoje constantemente enfrentada pela concorrência principalmente de dois megablocos econômicos

a) Mercosul e Comecon b) MCE e AELC c) U.E. e Bacia do Pacífico d) U.E. e Mercosul e) MCE e Comecon .



20,UNPR 1999 – Constituem-se elementos do neoliberalismo

I – a defesa do funcionamento da economia segundo as leis de mercado

II – a proposta de uma intervenção mínima do Estado na regulamentação das atividades produtivas

III – a intenção de uma participação intensa do Estado nos investimentos de interesse social

IV – a rígida regulamentação das atividades financeiras e de crédito popular

Pode-se afirmar que estão corretas as afirmativas

a) I b) II c) III d) I e II e) III e IV .



21,UNB DF – Estamos presenciando o início do terceiro ciclo de processo de globalização. O primeiro ciclo se iniciou com as descobertas de Vaco da Gama e Colombo, abrindo um período de expansão mercantilista da Europa. O segundo ciclo correspondeu ao desenvolvimento da Revolução Industrial , que conduziria ao desigual intercâmbio entre produtos manufaturados da Europa e produtos primários dos demais países . O terceiro e atual ciclo corresponde à revolução tecnológica de meados deste século , e está conduzindo ao assimétrico relacionamento entre países de alta e baixa competividade.

Hélio Jaguaribe . Jornal do Brasil, 28/8/97.

Com o auxílio das informações do texto , julgue os itens que se seguem , referentes ao processo histórico de internacionalização da economia :

a) a expansão marítimo comercial dos séculos XV e XVI , liderada pelos países ibéricos , abriu novas perspectivas à exploração econômica européia , quer ativando áreas de contato no Oriente , quer incorporando a América , recem-descoberta

b) A Revolução Industrial , iniciada pela Inglaterra na segunda metade do século XVIII , consolidou o capitalismo como sistema dominante , impulsionando a sua universalização

c) Um ponto em comum entre os três ciclos do processo de internacionalização da economia é a tendência de superação das desigualdades entre áreas centrais e periféricas

d) No estágio atual de uma economia altamente globalizada , as precárias condições de competitividade apresentadas por muitos países , são compensadas pela inexistência de barreiras protecionistas por parte dos países tecnologicamente mais avançados .



22.UFF – No cenário neoliberal contemporâneo as grandes corporações empresariais vem assumindo formas de organização conceituadas como “firmas globais” . Esse novo formato organizacional das empresas possui como característica(s) principal(is)

I – O desenvolvimento e a aplicação do conhecimento técnico-científico na produção de bens e serviços

II – A fragmentação da produção de bens industrializados em diferentes regiões do planeta

III – A associação com o Estado para assegurar a regulamentação de preços , crédito e incentivos fiscais .

Pode-se afirmar que estão corretas:

a) todas b) I e III c) II e III d) III e) I e II



23.UFMG – Nos dias atuais é possível descrever a estrutura econômica do capitalismo como um sistema nacional/mundial hierarquizado

Todas as alternativas contém componentes deste sistema , exceto:

a) A centralização em torno de três polos : EUA , Japão e Alemanha

b) A criação de espaços econômicos multinacionais através de firmas e bancos

c) A existência de capitalismos nacionais dominantes

d) A prática de exportação de capitais e de intercâmbios exteriores

e) A utilização da libra esterlina como principal veículo de comércio entre os países .



24.UFF – O movimento atual de globalização , que acelera as trocas comerciais e de informação , tem como uma das suas características :

a) a valorização dos territórios nacionais e de suas fronteiras políticas , favorecidas pelo estabelecimento de zonas de livre comércio

b) A formação de espaços transnacionalizados no interior de territórios nacionais , fragilizando o poder do Estado

c) A expansão de empresas multinacionais , fortalecendo, pela globalização econômica , os países periféricos e semi-periféricos

d) A criação de tecnologias capazes de interligar os mais reduzidos e distantes pontos do planeta , sem qualquer hierarquia de poder

e) A formação de fluxos financeiros e de bens cada vez mais complexos , reduzindo a diferença na acumulação de riquezas entre as nações.





25. SIMULADO ANGLO/ENEM 2001 – Os princípios estabelecidos pelo “Consenso de Washington” para a América Latina tiveram como objetivo inicial a aplicação de medidas que visavam à democratização e à economia de livre mercado. Atualmente , propõe-se a sua integração na Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) . No entanto, essa proposta tem gerado desconfianças e até pessimismo . escolha, dentre as alternativas abaixo , aquela que melhor retrata a causa dessas reações :

a) a integração do comércio e do sistema financeiro na América Latina , como projeta a Alca , tem sido criticada pelos Estados Unidos , porque no final prejudicaria o processo de globalização

b) teme-se que a América Latina fique submetida aos interesses das corporações norte-americanas . Assim , não se vê vantagem num acordo tão amplo e com um parceiro tão desigual

c) a integração priorizaria a solução de problemas sociais latino-americanos relativos à saúde , educação e moradia , em detrimento das atividades econômicas

d) a Alca impossibilitaria a integração de 34 países latino-americanos que se uniram no Mercosul

e) acredita-se que a economia norte-americana entraria em colapso , por não conseguir concorrer com o parque industrial latino-americano.



26. ENEM 2000 – Os textos abaixo relacionam-se a momentos distintos da nossa história.

“ A integração regional é o instrumento fundamental para que um número cada vez maior de países possa melhorar a sua inserção num mundo globalizado, já que eleva o seu nível de competitividade, aumenta as trocas comerciais , permite o aumento da produtividade , cria condições para um maior crescimento econômico e favorece o aprofundamento dos processos democráticos. A integração regional e a globalização surgem assim como processos complementares e vantajosos “

(Declaração de Porto , VIII Cimeira Ibero-Americana, Porto , Portugal ,17/18 outubro 1998) .

“Um considerável número de mercadorias passou a ser produzido no Brasil , substituindo o que não era possível ou era muito caro importar . Foi assim que a crise econômica mundial e o encarecimento das importações levaram o governo Vargas a criar as bases para o crescimento industrial brasileiro “ ( Pomar , Wladimir. Era Vargas – a modernização conservadora. )

É correto afirmar que as políticas econômicas mencionadas no texto são:

a) opostas , pois no primeiro texto , o centro das preocupações são as exportações e, no segundo , as importações

b) semelhantes, uma vez que ambos demonstram uma tendência protecionista

c) diferentes , porque, para o primeiro texto, a questão central é a integração regional e, para o segundo, a política de substituição de importações

d) semelhantes , porque consideram a integração regional necessária ao desenvolvimento econômico

e) opostas, pois , para o primeiro texto , a globalização impede o aprofundamento democrático e, para o segundo , a globalização é geradora de crise econômica.





Gabaritos

1 E 2 D 3 A 4 A 5 A 6 C 7 E 8 E 9 D

Resolução 10

a) O avanço tecnológico nos setores de informática e telecomunicações tornou possível o contato rápido e a baixo custo entre os empresários e investidores em todo o mundo , permitindo que o capital especulativo possa ser transferido rapidamente para qualquer lugar do planeta em busca da melhor rentabilidade e com a mesma rapidez seja repatriado .

b) A política usualmente mais adotada é o estabelecimento de taxas de juros mais elevadas do que nos países mais desenvolvidos, atraindo os capitais especulativos pela possibilidade de maiores lucros. Os efeitos negativos residem no aumento do déficit público pois o Estado é obrigado a desviar parte de sua arrecadação para o pagamento de juros elevados , recursos que são desviados de aplicações que poderiam gerar crescimento e empregos além do risco destes capitais , em um ataque especulativo , poderem regressar para o país de origem , podendo provocar uma crise financeira interna de graves proporções.



11 E 12 C 13 A 14-39 15 B 16 A 17 D 18 E 19 E 20 D 21 A



22 E 23 E 24 B 25 B 26 C

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui