Usina de Letras
Usina de Letras
35 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62303 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10397)

Erótico (13575)

Frases (50695)

Humor (20043)

Infantil (5465)

Infanto Juvenil (4787)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140829)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->MIGRAÇÃO INTERNACIONAL QUESTÕES DE VESTIBULAR -- 09/05/2013 - 16:13 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


 



 



 



 



MIGRAÇÃO INTERNACIONAL  QUESTÕES DE VESTIBULAR



 



1  MIGRAÇÃO ESTRANGEIRA FGV ADMINISTRAÇÃO 2006



 



O processo de globalização, somado à ampliação do acesso a novas tecnologias de transporte e comunicação, ajudou a impulsionar novos deslocamentos populacionais a partir do final dos anos sessenta. Indique abaixo a resposta correta em relação a este tema.



a) Os fluxos migratórios contemporâneos referem-se não apenas à chegada de orientais aos Estados Unidos, com destaque para os chineses, coreanos e japoneses, mas principalmente à chegada de turcos à Europa, em particular à Alemanha.



b) Apesar de a tecnologia beneficiar os imigrantes atuais, pouca coisa mudou. Se comparados aos imigrantes que chegaram à América no século XIX, os atuais imigrantes estão sendo rapidamente incorporados ao mercado de trabalho formal, ocupando postos-chave dos setores industriais.



c) O Brasil não mais recebe imigrantes, encontrando-se, portanto, excluído dos circuitos migratórios internacionais. Os últimos imigrantes que aqui chegaram foram os japoneses e coreanos, durante a Segunda Guerra Mundial.



d) O Brasil continua recebendo imigrantes, embora em número bastante reduzido. Coreanos, bolivianos e chineses são exemplos de imigrantes recentes que chegam ao país à procura de trabalho e melhores oportunidades.



e) O atual processo de emigração brasileira deve ser denominado “migração de retorno”. Os brasileiros estão sendo atraídos para aqueles países que, no final do século XIX, expulsaram para cá sua mão-de-obra, particularmente Portugal, Inglaterra e Estados Unidos.



 



2 UNESP 2007  MIGRAÇÃO INTERNACIONAL



 



Os fluxos migratórios internacionais, ocorridos entre a  Segunda Guerra Mundial e a década de 1970, caracterizaram-se por serem da periferia para o centro e tiveram  caráter intracontinental e entre colônias e colonizadores.  Apresente os fatores de atração e de expulsão que motivaram  essa mobilização internacional da população.



 



3. MIGRAÇÃO INTERNACIONAL  



 



Observe esta charge: Ponte formada por uma nota de cem dólares está quebrada.



Fonte: Disponível em: http://www.geografiaparatodos.com.br/img/



humor/imigracao1_out.jpg, acesso em 25/05/2009.



Seu autor estava querendo fazer uma leitura critica dos fluxos migratórios no mundo atual. Tendo isso em consideração, identifique a afirmação correta:



a) E uma critica indevida de um modo geral, pois uma situação como a retratada ocorre somente na fronteira EUA e México.



b) Trata-se de uma critica sobre os perigos que os imigrantes correm para chegar aos destinos onde há trabalho, algo que não atinge os imigrantes para países europeus.



c) E uma critica sobre o tratamento dado ao imigrante da Europa do leste que vai trabalhar na Europa ocidental, visto que imigrantes de outra origem não passam por isso.



d) E uma critica ultrapassada, pois, embora ainda haja problemas, o fluxo de imigrantes internacionais para trabalhar esta se humanizando, e as situações de clandestinidade desapareceram.



e) E uma critica pertinente, pois na denominada globalização ha demanda para imigrantes trabalhadores, porem os problemas de regularização e legalização desses fluxos ainda são graves.



 



4. REFUGIADOS FUVEST 2 FASE 2009  



 



ORIGEM E DESTINO DE POPULAÇÕES DE REFUGIADOS EM 2004



País - Principais países de destino – Total refugiados



Afeganistão - Paquistão / Irã Alemanha / Países Baixos Reino Unido 2.084.900



República Democrática do Congo  - Tanzânia / Zâmbia / Congo



Burundi / Ruanda 462.200



Somália -  Quênia / Iêmen / EUA Reino Unido / Djibuti 389.300



Palestina - Arábia Saudita / Egito Iraque / Líbia / Argélia 350.600



Iraque - Irã / Alemanha / Países Baixos Reino Unido / Suécia 311.800



Fonte: www.acnur.org.br.



Acessado em setembro de 2008. Adaptado.



Conforme a ONU – Organização das Nações Unidas, o número de refugiados tem crescido nos últimos anos. Em relação a esse fenômeno:



a) Cite duas causas principais desses deslocamentos, explicando, ao menos, uma delas.



b) Faça uma análise crítica do caso afegão, considerando os respectivos países de destino.



 



5  ENEM 2011 MIGRAÇÕES TRANSNACIONAIS 



 



As migrações transnacionais, intensificadas e generalizadas nas ultimas décadas do século XX, expressam aspectos particularmente importantes da problemática racial, visto como dilema também mundial. Deslocam-se indivíduos, famílias e coletividades para lugares próximos e distantes, envolvendo mudanças mais ou menos drásticas nas condições de vida e trabalho, em padrões e valores socioculturais. Deslocam-se para sociedades semelhantes ou radicalmente distintas, algumas vezes compreendendo culturas ou mesmo civilizações totalmente diversas.



IANNI. O. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1996.



A mobilidade populacional da segunda metade do século XX teve um papel importante na formação social e econômica de diversos estados nacionais. Uma razão para os movimentos migratórios nas ultimas décadas e uma política migratória atual dos países desenvolvidos são



a) a busca de oportunidades de trabalho e o aumento de barreiras contra a imigração.



b) a necessidade de qualificação profissional e a abertura das fronteiras para os imigrantes.



c) o desenvolvimento de projetos de pesquisa e o acautelamento dos bens dos imigrantes.



d) a expansão da fronteira agrícola e a expulsão dos imigrantes qualificados.



e) a fuga decorrente de conflitos políticos e o fortalecimento de políticas sociais.



 



 



6. O Parlamento Europeu aprovou, em 18 de junho de 2008, a Diretiva de Retorno, lei que estabelece regras para o tratamento dado aos imigrantes sem documentos na União Europeia, unificando as leis nacionais europeias até 2010. Sobre essa Diretiva e, especialmente, sobre a repercussão que sua aprovação provocou nos países latino-americanos, é correto afirmar que:



a) a Diretiva de Retorno não prevê a deportação de menores.



b) a Diretiva de Retorno determina que imigrantes ilegais poderão ser deportados e, caso não cumpram o prazo da ordem de expulsão, poderão ser presos por até dezoito meses, sem necessidade de ordem judicial.



c) a Diretiva de Retorno considera que o imigrante sem documentos comete apenas uma infração administrativa, sujeita a multa.



d) a Diretiva de Retorno teve aceitação generalizada dos governos dos países latinoamericanos, onde a imigração ilegal também é tipificada como crime.



e) a Diretiva de Retorno baseou-se no princípio de "reciprocidade histórica", já que, em outros séculos, as nações europeias, que hoje rejeitam os imigrantes, foram tradicionalmente geradoras de correntes migratórias.



 



 



RESOLUÇÃO



 



1 A



 



Resolução  2



Entre os fatores que atraem as pessoas para as regiões desenvolvidas o mais importante sem dúvida é a possibilidade de obter melhor remuneração e qualidade de vida . Entre os fatores que expulsão as pessoas de seu país estão as péssimas condições de vida, a falta de  perspectivas de melhora , o desemprego e em alguns casos graves conflitos étnicos e religiosos .



 



3  E



 



Resolução 4



a) O deslocamento ocorre pela busca de melhores condições de vida , mas principalmente nos países mencionados por problemas relacionados a conflitos militares , guerras tribais como no Congo , Somália , conflitos entre árabes e judeus na Palestina e as guerras de combate ao terrorismo no Afeganistão e Iraque .



b) O Afeganistão na década de 1980 sofreu intervenção soviética que fracassou e em 2001 foi atacado por forças da Otan, lideradas pelos EUA com o objetivo de afastar o governo Taleban que apoiava a organização terrorista AlQaeda de Osama bin Laden . Os afegãos exilados foram principalmente para países vizinhos como o Paquistão , causando problemas étnicos pois muitos são Pashtun e no Irã , causando problemas religiosos pois os iranianos são xiitas e os afegãos sunitas . A emigração para países europeus ocorre em menor número para países que oferecem melhores condições de vida , aceitam refugiados políticos e possuem grande população muçulmana , agravando os problemas de xenofobia nestes países , principalmente devido á baixa condição financeira e qualificação dos afegãos.



 



5 A  6 B

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui