Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PROTOCOLO DE KYOTO QUESTÕES DE VESTIBULARES -- 14/05/2013 - 17:30 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


 



 



PROTOCOLO DE KYOTO – QUESTÕES DE VESTIBULARES



 



Edson Pereira Bueno Leal, maio de 2013.



 



 



1 UNIFESP 2008  PROTOCOLO DE KYOTO



 



O Protocolo de Kyoto consagrou o princípio da responsabilidade comum, porém, diferenciada, que definiu que



a) todos os países devem reduzir emissões de gases estufa, mas aqueles que emitiram mais no passado devem reduzi-las antes que os demais.



b) os países ricos devem deixar de emitir gases estufa, para que sejam estabelecidas metas de crescimento econômico dos países pobres.



c) todos os países são responsáveis pelo aquecimento global, porém, apenas os países de renda baixa podem vender créditos de carbono.



d) todos os países devem reduzir a mesma quantidade de gases estufa até 2012, menos os de industrialização tardia.



e) os países ricos não precisam reduzir as emissões de gases estufa e podem comprar créditos de carbono de países pobres.



 



 



2 UNESP JULHO 2009  PROTOCOLO DE KYOTO



 



No ano de 2008, foi retomada a discussão sobre o Protocolo de Kyoto, entre os países que haviam celebrado sua assinatura. Os debates principais destacaram as negociações sobre como enfrentar o aquecimento global e as formas de reduzir as emissões de gases nos próximos anos. No que tange a este último problema, alguns países em desenvolvimento e um desenvolvido estão sendo pressionados a contribuir com as metas de redução da poluição.



Nomeie os dois países em desenvolvimento que estão sendo alvos dessa pressão. Indique o país desenvolvido e comente quais impasses/conflitos ele vem criando com relação ao protocolo.



 



Texto para as questões 03 e 04



A Carta da Terra, aprovada em Paris no ano de 2000 e endossada por representantes da sociedade civil de inúmeros países, estabeleceu 16 princípios fundamentais para orientar a transição do mundo para o chamado desenvolvimento sustentável. Aqui estão alguns desses princípios:



1. Respeitar a Terra e a vida em toda a sua diversidade.



6. Prevenir o dano ao ambiente como o melhor método de proteção ambiental e, quando o conhecimento for limitado, assumir uma postura de precaução.



12. Defender (...) os direitos de todas as pessoas a um ambiente (...) capaz de assegurar a dignidade humana, a saúde corporal e o bem-estar espiritual, concedendo especial atenção aos direitos dos povos indígenas e minorias.



15. Tratar todos os seres vivos com respeito e consideração.



 



3 CARTA DA TERRA PASUSP 2009D



 



Os princípios 1, 12 e 15 levam em conta



a) apenas o que o homem tem em comum com outros seres vivos.



b) os outros seres vivos e o homem como minoria.



c) o homem em sua especificidade, mas não o que tem em comum com outros seres vivos.



d) o homem em sua especificidade e o que tem em comum com outros seres vivos.



e) os outros seres vivos, mas não o homem em sua especificidade.



 



4  CARTA DA TERRA PASUSP 2009C



 



Se quiséssemos extrair do princípio 6 da Carta da Terra uma regra geral de conduta, qual seria ela?



a) Deve-se ter conhecimentos ilimitados sobre qualquer assunto relacionado à ação.



b) Deve-se agir, mesmo sem conhecer o assunto relacionado à ação.



c) Não se deve agir sem suficiente conhecimento prévio do assunto relacionado à ação.



d) Não se deve assumir postura de precaução sobre assuntos relacionados à ação.



e) Deve-se assumir postura de precaução, somente quando o conhecimento for limitado.



 



 



5. PROTOCOLO DE KYOTO    MACKENZIE 2008



 



“Urgência: Consciência Ambiental”



Desde a Revolução Industrial, na Inglaterra do século XVIII, verifica-se a transformação produtiva do homem contemporâneo. Voltado para produzir mais e em menos tempo, máquinas e equipamentos avançados foram criados a fim de agilizar o seu trabalho, proporcionando crescentes margens de lucro. Assim, com o decorrer dos séculos o desenvolvimento tecno-científico aumentou de forma geométrica juntamente com o uso excessivo de combustíveis fósseis e matérias-primas, ratificado pela necessidade premente de atender aos mercados consumidores espalhados por todo o mundo.



Esse contexto de desenfreada expansão econômica, social e tecnológica trouxe em seu bojo conseqüências capitais ao meio ambiente que foram sentidas, com maior intensidade, no final do século XX. Com o intuito de frear esse processo, a sociedade passa a mobilizar-se organizando conferências, debates e grupos em defesa das causas ambientais (ONGS), buscando apoio também em órgãos oficiais de todo o mundo. Com esta bandeira, em 1997 é realizada no Japão, na cidade de Kyoto, a “Quarta Conferência Mundial do Clima” onde vários países concordaram em elaborar um documento, conhecido como Protocolo de Kyoto.



Com base no texto, considere as afirmações:



I. O Protocolo de Kyoto tem, como intuito, colocar em prática medidas que controlem a emissão de gases poluentes causadores do efeito estufa.



II. O Protocolo de Kyoto previa alcançar no período  de 2000 a 2008, a redução de gases em 5% sobre o que emitiram em 1990 para 38 países, inclusive aos pertencentes à União  Européia.



III. Os Estados Unidos concordaram em assinar o protocolo, porém, com a ressalva de que somente executariam as medidas a partir de 2025, quando recursos energéticos alternativos seriam  implementados naquele país.



a) apenas I e II estão corretas.



b) apenas I e III estão  corretas.



c) apenas II e III estão  corretas.



d) apenas III está correta.



e) I, II e III estão  corretas.



 



6  PROTOCOLO DE KYOTO UNESP 2009 2 FASE



 



No ano de 2008, foi retomada a discussão sobre o Protocolo de Kyoto, entre os países que haviam celebrado sua assinatura. Os debates principais destacaram as negociações sobre como enfrentar o aquecimento global e as formas de reduzir as emissões de gases nos próximos anos. No que tange a este último problema, alguns países em desenvolvimento e um desenvolvido estão sendo pressionados a contribuir com as metas de redução da poluição.



Nomeie os dois países em desenvolvimento que estão sendo alvos dessa pressão. Indique o país desenvolvido e comente quais impasses/conflitos ele vem criando com relação ao protocolo.



 



7  FATEC 2013 MEIO AMBIENTE   RIO + 20



 



Em junho de 2012, foi realizada na Cidade do Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O objetivo desse encontro foi a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, que apresenta como uma de suas propostas



a) evitar o uso de recursos naturais e de matérias-primas na indústrias para não comprometer o meio ambiente.



b) investir em pesquisas sobre alimentos geneticamente modificados com a finalidade de acabar com a fome no mundo.



c) desenvolver economicamente todas as nações para que estas possam ter o mesmo padrão de consumo dos Estados Unidos.



d) atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover suas próprias necessidades.



e) incentivar os países desenvolvidos a ampliar o setor agroindustrial para garantir que não faltem alimentos para os países subsenvolvidos.



 



8  UNICAMP 2013 HOMEM E MEIO AMBIENTE



 



No decorrer de sua existência, a espécie humana tem sido uma das principais responsáveis pelo desaparecimento de muitos organismos de nosso planeta. Nos tempos mais remotos, a caça indiscriminada de animais mais vulneráveis, como, por exemplo, aves não voadoras, era um dos principais motivos de extinção de várias espécies.  Atualmente o ser humano continua sendo o principal promotor da perda de biodiversidade. Um conjunto de possíveis causas de extinção de espécies nos tempos atuais é:



a) fragmentação de hábitat, uso de cobaias em pesquisas científicas e caça controlada.



b) fragmentação de hábitat, introdução de espécies exóticas e poluição.



c) poluição, introdução de espécies exóticas e reprodução de espécies em cativeiro.



d) poluição, reprodução de espécies em cativeiro e crendices populares.



 



 



9 UNICAMP 2 FASE 2013 MEIO AMBIENTE  PROTOCOLO DE KYOTO



 



As alterações do clima vêm sendo debatidas pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), órgão das Nações Unidas. Segundo o IPCC, até 2100 a temperatura da Terra poderá subir entre 1,8°C e 5°C. (Adaptado de http://hdr.undp.org/en/media/HDR-20072008-PTcomplete.pdf. Acessado em 02/10/2012.)



Considerando o texto acima, responda:



a) Quais seriam as consequências do possível aumento da temperatura da Terra?



b) Cite duas metas definidas pelo Protocolo de Kyoto para reduzir o possível aumento da temperatura no planeta.



 



10. SIMULADO ANGLO ENEM 2001 – “Quanto mais quente melhor “ – isso estava escrito num cartaz do Greenpeace , em frente ao consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro , em sinal de protesto contra a decisão do presidente Bush de não cumprir o protocolo (acordo) de Kyoto, assinado em 1997



No que consiste o protocolo de Kyoto?



a)   Vários países , incluindo os Estados Unidos , comprometeram-se a reduzir as suas emissões de gases poluentes abaixo dos níveis de 1990 , até o ano de 2012 . O governo Bush não quer acatar o acordo , alegando que prejudicaria a economia de seu país



b)   As grandes potências comprometeram-se a reduzir drasticamente os seus armamentos nucleares . O governo norte-americano , na linha de apoio às corporações industriais armamentistas , opôs-se firmemente a essa decisão



c)   As nações comprometeram-se a interceder em todos os conflitos internacionais . O governo norte-americano , diretamente interessado na questão Palestina ( no conflito do Oriente Médio ) , opôs-se a tal decisão



d)   Pelo protocolo , países em desenvolvimento foram acusados pelos Estados Unidos de serem responsáveis por lançarem a maior quantidade de dióxido de carbono na atmosfera



e)   As nações mais ricas , assinando o protocolo , comprometeram-se a reduzir a pobreza  nos países do Terceiro Mundo. O governo norte-americano opôs-se , porque prioriza os seus interesses econômicos.    



 



 



Gabarito



 



1  a



 



Resolução  2



 



Os principais países em desenvolvimento que mais devem contribuir para a redução das emissões são o Brasil, China e Índia . Já o país desenvolvido que mais resistiu ao Protocolo foram os EUA, na administração George W. Bush que não ratificou o Protocolo em 2001, mas cuja posição mudou radicalmente com Barak Obama que está agindo fortemente para que os EUA reduzam suas emissões .



 



3 D  4 C  5 A



 



Resolução  6



 



Brasil e Índia são dois países em desenvolvimento pressionados para reduzir as metas de poluição . A China , o maior poluidor mundial também está sendo pressionada . O país desenvolvido são os EUA, que não ratificaram o Protocolo de Kyoto no governo Bush sob a alegação de que as metas de contenção prejudicariam a atividade econômica . Com o governo Barak Obama esta postura mudou radicalmente , no sentido dos americanos passarem a contribuir com as metas de redução de emissão de gases de efeito-estufa.



 



7 D  8 B



 



Questão 9 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



 



a) diversas modificações poderiam ocorrer pelo amento da temperatura da Terra, sendo as principais as alterações no nível do mar, o derretimento de geleiras, alterações climáticas em grandes áreas, com modificações no regime de chuvas e nas temperaturas.



b) Entre as metas do Protocolo de Kyoto destacam-se: redução de emissões de CO2 nas mais diferentes atividades humanas, redução de desmatamento, desenvolvimento de técnicas para o aumento do sequestro



de CO2 da atmosfera, incentivo à produção de energia “limpa”, regulamentação de um mercado de crédito de carbono.



 



10 A

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui