Usina de Letras
Usina de Letras
26 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62303 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10397)

Erótico (13575)

Frases (50695)

Humor (20043)

Infantil (5465)

Infanto Juvenil (4787)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140829)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->NORDESTE QUESTÕES DE VESTIBULAR -- 15/05/2013 - 17:18 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


 



NORDESTE QUESTÕES DE VESTIBULAR



 



Edson Pereira Bueno Leal , maio de 2013.



 



1 FUVEST 2005 REGIÕES BRASILEIRAS - Analise a sequência histórica da ocupação de uma área no Brasil.



 



 

















Inicio Século XX




Meados Séc. XX




Final Século XX




Agricultura para auto



Sustento.



Pecuária extensiva




Agricultura para auto



Sustento.



Pecuária extensiva



emigração




Agricultura para auto



Sustento



Produção agrícola



moderna




 



 



Trata-se



 



a) de Rondônia que, na atualidade, observa entrada de capital para fruticultura e pecuária extensiva.



b) de Rondônia, que apresentou emigração em meados do século XX, devido à decadência do extrativismo da borracha.



c) do médio vale do Rio São Francisco que, na atualidade, recebe capital e tecnologia para a fruticultura visando a mercados externos e internos.



d) do médio vale do Rio São Francisco onde, hoje, a agricultura para auto sustento depende dos projetos de irrigação.



e) do pampa gaúcho que, até o final do século XX, mantinha suas atividades agrícolas ligadas à viticultura.



 



2 FGV JULHO 2011 NORDESTE ECONOMIA



 



Sobre a geografia econômica da Região Nordeste, considere as seguintes afirmações:



I. O Polo Petroquímico de Camaçari (BA), principal complexo industrial nordestino, integra o refino de petróleo, a petroquímica básica e a intermediaria.



II. A Ferrovia Transnordestina, uma das mais importantes obras do PAC, devera percorrer o trecho litorâneo que se estende entre os portos de Suape (PE) e Pecém (CE).



III. Entre os projetos em implantação no Complexo Industrial-Portuário de Suape (PE), destacam-se uma refinaria, um estaleiro e uma siderúrgica.



IV. A Região Metropolitana de Fortaleza destaca-se pela presença de indústrias pouco intensivas em mão de obra, tais como têxteis e calcados.



Esta correto apenas o que se afirma em



a) I e II. b) II e III. c) I e III. d) III e IV. e) II e IV.



 



 



 



3 UNESP 2006 TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO



 



Área do Nordeste brasileiro atualmente é objeto de um grande e polêmico projeto que, desde o período imperial, visa a solucionar o problema da falta de água na região.



a) Qual é o projeto e qual o seu objetivo?



b) Cite duas principais razões que inviabilizam sua execução.



 



4. ENEM 2005 – TRANSPOSIÇÃO SÃO FRANCISCO 



 



Segundo a análise do Prof. Paulo Canedo de Magalhães, do Laboratório de Hidrologia da COPPE, UFRJ, o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco envolve uma vazão de água modesta e não representa nenhum perigo para o Velho Chico, mas pode beneficiar milhões de pessoas. No entanto, o sucesso do empreendimento dependerá do aprimoramento da capacidade de gestão das águas nas regiões doadora e receptora, bem como no exercício cotidiano de operar e manter o sistema transportador. Embora não seja contestado que o reforço hídrico poderá beneficiar o interior do Nordeste, um grupo de cientistas e técnicos, a convite da SBPC, numa análise isenta, aponta algumas incertezas no projeto de transposição das águas do Rio São Francisco. Afirma também que a água por si só não gera desenvolvimento e será preciso implantar



Sistemas de escoamento de produção, capacitar e educar pessoas, entre outras ações.



(Adaptado. Ciência Hoje, volume 37, número 217, julho de 2005).



Os diferentes pontos de vista sobre o megaprojeto de transposição das águas do Rio São Francisco quando confrontados indicam que



(A) as perspectivas de sucesso dependem integralmente do desenvolvimento tecnológico prévio da região do semiárido nordestino.



(B) o desenvolvimento sustentado da região receptora com a implantação do megaprojeto independe de ações sociais já existentes.



(C) o projeto deve limitar-se às infraestruturas de transporte de água e evitar induzir ou incentivar a gestão participativa dos recursos hídricos.



(D) o projeto deve ir além do aumento de recursos hídricos e remeter a um conjunto de ações para o desenvolvimento das regiões afetadas.



(E) as perspectivas claras de insucesso do megaprojeto inviabilizam a sua aplicação, apesar da necessidade hídrica do semiárido.



 



 



 



 



5 UNICAMP 2006 TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO



 



Leia o trecho a seguir e responda:



A transposição do rio São Francisco é discutida desde o tempo do Império. Um dos registros mais antigos da ideia remonta a 1847, quando o intendente do Crato (CE), deputado Marcos Antonio de Macedo, propôs o mesmo que se debate hoje: lançar as águas do Velho Chico no rio Jaguaribe. Na obra Contrastes e Confrontos, Euclides da Cunha ressuscitou a ideia do intendente cearense e a incluiu entre as grandes intervenções civilizadoras de que carecia a região, como açudes, barragens, arborização, estradas de ferro e poços artesianos. (Adaptado de Marcelo Leite, Folha de S. Paulo, 09/10/2005.).



a) Por que o rio São Francisco é chamado de “o rio da unidade nacional”?



b) Aponte e explique um argumento contra e um a favor da transposição do rio São Francisco.



c) A precipitação pluviométrica anual média no semiárido nordestino é de cerca de 700 milímetros/ano, superior a algumas regiões agrícolas da Europa. Quais são os principais problemas de ordem natural que expõem grande parte do território, em especial o chamado Polígono das Secas, a uma situação de vulnerabilidade?



 



6 UFSCAR 2006 TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO



 



No que se refere ao uso e conservação dos recursos hídricos, o projeto de transposição do rio São Francisco tem gerado amplos debates. Sobre essa questão, responda.



a) Em linhas gerais, o que pretende o projeto?



b) Cite duas formas, atualmente utilizadas, de uso econômico das águas do rio São Francisco.



 



 



 



 



7 UFABC 2007 transposição São Francisco



 



Leia a manchete e analise o mapa.



Mais de 1 000 pessoas ocupam área junto ao canteiro de obras



do projeto de transposição do rio São Francisco



(www.ambientebrasil.com.br – Acesso em 27.06.2007)



 (www.moderna.com.br)



Uma das justificativas apresentadas para a transposição das águas do rio São Francisco é



a) garantir abastecimento de água para todos os estados nordestinos: do Maranhão ao estado da Bahia.



b) promover a reformulação da estrutura fundiária regional, reduzindo a área dos latifúndios improdutivos.



c) combater os efeitos do aquecimento global que, em poucas décadas, provocaria o fenômeno da desertificação.



d) solucionar os históricos problemas socioeconômicos que causam o intenso êxodo da região do semiárido.



e) ocupar extensas áreas subaproveitadas do semiárido incentivando o crescimento da agricultura familiar.



 



 



8 FUVEST 2008 1 FASE NORDESTE CONTEMPORÂNEO



 



Passados quase cinquenta anos da publicação de A terra e o homem no Nordeste (Andrade, 1963), novas dinâmicas instalaram-se na região. A respeito das dinâmicas espaciais do passado e do presente, nas sub-regiões representadas ao lado, é correto afirmar que Fonte: Andrade, 1963.



a) a Zona da Mata, onde se desenvolveram, no passado colonial, o extrativismo do pau-brasil e a cultura da cana, abriga, hoje, extensas áreas produtoras de grãos, destinados ao mercado externo.



b) o Agreste, ocupado durante os séculos XVIII e XIX por criadores de gado, manteve a mais rígida estrutura agrária do Nordeste, concentrando, hoje, extensos e improdutivos latifúndios.



c) o Sertão, devido às suas características físico-naturais e apesar de sucessivas políticas públicas de combate às secas e incentivo ao desenvolvimento agrícola, mantém sua economia restrita a atividades tradicionais.



d) a Zona da Mata, antes lugar de plantation colonial, escravista, concentra, hoje, a produção industrial regional, distribuída espacialmente na forma de manchas, no entorno de algumas capitais.



e) o Agreste, caracterizado, no início da colonização, como região de pequena propriedade e de agricultura de subsistência, concentra, hoje, os maiores e mais dinâmicos complexos agroindustriais da região.



 



9 UNESP JULHO 2009 NORDESTE



 



Durante o processo de regionalização do Brasil, o Nordeste sempre foi apontado como “região das perdas” (Corrêa, 1989). Sua situação econômica e ambiental deve-se a enormes desigualdades sociais e grandes e graves prejuízos advindos das secas. Atualmente, várias medidas foram tomadas com o apoio do Estado nacional, enfatizando um planejamento econômico e ambiental para essa região.



Cite duas medidas tomadas no meio rural da Região Nordeste, que estão contribuindo para minimizar os efeitos adversos da seca e aumentar a produtividade.



 



10 ENEM 2011 REGIÃO S FRANCISCO 



 



Sobradinho



O homem chega, já desfaz a natureza



Tira gente, Poe represa, diz que tudo vai mudar



O São Francisco La pra cima da Bahia



Diz que dia menos dia vai subir bem devagar



E passo a passo vai cumprindo a profecia do beato que



dizia que o Sertão ia alagar



SA E GUARABYRA. Disco Pirão de peixe com pimenta. Som Livre, 1977 (adaptado).



O trecho da musica faz referencia a uma importante obra na região do rio São Francisco. Uma consequência socioespacial dessa construção foi



a) a migração forcada da população ribeirinha.



b) o rebaixamento do nível do lençol freático local.



c) a preservação da memória histórica da região.



d) a ampliação das áreas de clima árido.



e) a redução da área de agricultura irrigada.



 



 



11 FGV 2012 ECONOMIA NORDESTE



 



“Apelidada de Mapitoba por alguns e Bamatopi por outros, a região [...] desponta como uma das maiores potências no agronegócio. Com 2 milhões de habitantes, esse pedaço de Brasil ainda apresenta um PIB modesto: 6 bilhões de dólares, equivalente ao de Belém. Mas a geração de riqueza está se acelerando. Os produtores de grãos estabelecidos há mais tempo são migrantes do centro-sul do Brasil, em sua maioria gaúchos e paranaenses. A eles se somou recentemente uma leva de investidores estrangeiros e empresas do agronegócio. Foram eles que fizeram 70% das aquisições de terras na região em 2008. A estimativa conservadora é que a economia do Mapitoba esteja crescendo à taxa de 10% ao



ano.”



Fonte: STEFANO, Fabiane. O sertão agora é assim. 9 jul. 2009. Disponível em http://exame.abril.com.br/revistaexame/.



a) Explique a origem dos apelidos dados à região mencionada na reportagem e cite, pelo menos, dois entre seus centros urbanos que tenham apresentado grande incremento demográfico na última década.



b) Caracterize a agricultura comercial praticada na região do ponto de vista do uso da tecnologia e cite seus principais produtos.



c) Mencione uma ferrovia e um porto largamente utilizados para o escoamento dos produtos agrícolas cultivados na região.



 



 



12 UNICAMP 2013 NORDESTE EXPANSÃO SEC XXI



 



No século XXI, a participação do Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste no PIB brasileiro vem aumentando paulatinamente, o que indica que a região passa por um ciclo de crescimento econômico. Os principais fatores responsáveis por esse fenômeno são:



a) investimentos de grandes empresas em empreendimentos voltados para a promoção de economias solidárias e para o desenvolvimento de atividades de pequenos produtores agroextrativistas.



b) investimentos públicos em infraestrutura, concessões estatais de créditos e incentivos fiscais a empresas, e o aumento do consumo da população mais pobre, que passa a ter acesso ao crédito.



c) investimentos de bancos privados em grandes obras de infraestrutura direcionadas para a transposição do Rio São Francisco e para a melhoria dos sistemas de transportes rodoviário e ferroviário da região.



d) investimentos de bancos estrangeiros em empreendimentos voltados para a aquisição de grandes extensões de terras e para a instalação de rede hoteleira nas áreas litorâneas da região.



 



13. UEL 98 – Considere o texto apresentado abaixo:



“A proposta de zoneamento do uso do solo tem sido qualificada como ineficaz para elevar a qualidade de vida dos trabalhadores rurais no semiárido. Apontam como principais problemas a dimensão da área destinada a cada família e a falta de desapropriação das terras. Este último fato facilitou, sobremaneira a apropriação por parte dos fazendeiros, de toda a faixa de influência do açude. Em alguns casos, a cerca estende-se até a lâmina d’água. Este prolongamento da propriedade mostra que a açudagem beneficiou bastante o latifundiário, criando condições para suprir as necessidades de seu rebanho”. O texto refere-se:




  1. Ao subsistema regional do Sertão nordestino denunciando o problema da divisão da propriedade como uma questão fundamental para resolver o problema da pobreza na região


  2. Ao subsistema regional da Zona da Mata Nordestina, alertando para a possibilidade de se desenvolver uma agricultura de pequenos produtores, sem a construção de açudes.


  3. À falta de uma política de desapropriação das áreas destinadas à construção de açudes na região Nordeste, que estaria prejudicando os latifundiários que possuem propriedades na área de influência de um açude.


  4. Ao subsistema regional do Meio-norte nordestino, criticando o zoneamento do uso do solo como forma de organizar a agricultura familiar e propondo a construção de açudes.


  5. À falta de capacidade técnica das famílias localizadas nas áreas de influência dos açudes na região Nordeste o que estaria propiciando o avanço do latifúndio e da pecuária. 



 



GABARITO



 



1 C 2 C



 



Resolução 3



a) é o projeto de Transposição do Rio São Francisco, que pretende desviar parte da água do rio para a região setentrional semiárida, permitindo o abastecimento rural ou urbano dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba.



b) Não há razões que inviabilizem a execução do projeto, mas críticas quanto à sua viabilidade. As principais dizem respeito aos prejuízos decorrentes do desvio de água que pode comprometer o abastecimento das cidades a jusante, comprometer a navegação e a produção de energia elétrica, causar danos ambientais como o assoreamento do rio.



 



4 D



 



Resolução 5



 



a) O Rio São Francisco nasce no Sudeste e deságua no Nordeste, percorrendo grande número de Estados com boas condições de navegabilidade. Portanto na época em que não existiam rodovias, boa parte do transporte entre estas duas áreas do Brasil era feito pelo rio, daí ser denominado “rio da unidade nacional”.



b) A favor da transposição está a possibilidade de fornecimento perene de água para regiões do interior do Nordeste, no Sertão, permitindo a irrigação, o fornecimento de água para cidades, a perenização de rios.  Contra pode ser citado o alto custo do projeto, as incertezas quanto ás consequências quanto ao desvio da água em termos de redução da pesca, assoreamento, produção de energia elétrica, etc..



c) Apesar da precipitação pluviométrica não ser tão baixa quanto poderia parecer, ela ocorre de forma irregular e concentrada em alguns meses do ano. As altas temperaturas favorecem o aumento da evaporação, porém grande parte da população não dispõe de conhecimentos e tecnologia para possibilitar o estoque da água, durante os períodos de maior precipitação.



 



 



 



 



Resolução 6



a) O projeto de transposição do rio São Francisco pretende levar água do rio para a porção do semiárido nordestino, que possui dificuldades para obter água durante o período de secas em razão da reduzida presença de espelhos ou lençóis d’água, subterrâneos ou superficiais. Portanto permitiria a manutenção de fornecimento de água perene para uma área do interior do Nordeste nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, permitindo também o abastecimento de áreas urbanas. Para os críticos todavia , o desvio de água poderia prejudicar o rio em seu curso atual levando a uma catástrofe ecológica .



b) O rio São Francisco tem grande aproveitamento para a irrigação, destacando-se a produção de frutas para exportação nas proximidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), e destaca-se também o aproveitamento hidráulico, com inúmeras barragens ao longo do seu vale, que fornece energia para o Nordeste e Centro-Sul.



 



7 E 8 D



 



Resolução 9



 



O governo vem atuando com maior efetividade na área rural do Nordeste para minimizar os efeitos da seca. O principal projeto é o de Transposição do Rio São Francisco que tem muitos opositores. Outro são os projetos de produção de mamona e palma para a produção do biodiesel.  Está em ampliação a construção de ferrovias na região, como a Transnordestina e a Norte-Sul, além da modernização de portos. Na área rural medidas pontuais estão sendo ainda tomadas com a energia solar e a implantação de medidas de aproveitamento de água da chuva com aproveitamento de água dos telhados.



 



10 A



 



Resolução 11



 



a) Migrantes do sul, a migraram para a região, que fica na fronteira dos Estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, daí o nome Mapitoba, aproveitando-se dos baixos preços da terra e da boa produtividade. Barreiras na Bahia e Balsas no Maranhão são as cidades mais importantes.



b) É área de expansão agrícola onde estão sendo utilizados tecnologia moderna como mecanização, adubação, irrigação entre outros. A cultura de soja é a mais importante, instalando-se ainda agroindústrias.



c) A ferrovia norte-sul é utilizada para o escoamento da produção até o porto de Itaqui, no Maranhão.



 



12 B 13 A



  


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui