Usina de Letras
Usina de Letras
37 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->QUEM FOI BOYD O´NEIL? -- 01/11/2011 - 00:31 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
QUEM FOI BOYD ALLEN O´NEAL?

Boyd Allen O’Neal nasceu na cidade de Novice, Texas, Estados Unidos, 29.08.1925. Filho de James O´Neal e Ida Allen O´Neal. Era casado com dona Irma Edna Schneider, desde 1945, portanto, há 66 anos. Do casamento nasceram quatro filhos: Melba, Betty, Edward e Rebeca, os quais lhe deram sete netos e cinco bisnetos. Foi consagrado Pastor na Igreja Batista do Calvário, em Stephenville, Texas. Logo que concluiu o curso de Teologia, no Seminário Batista in Forth Worth, ele foi nomeado pela Junta de Richmond, da Convenção Batista do Sul dos EUA, para servir no Brasil, em 11.10.1948. Passou por Campinas, São Paulo, para aprender a língua portuguesa. Sua opção foi o campo alagoano. Chegou em Maceió no dia 09.08.1951 e serviu no campo alagoano por 37 anos, até a sua aposentadoria em 1988. Antes de Alagoas, estudou a língua portuguesa por dois anos em Campinas (SP). Chegou a Maceió com a esposa e dois filhos (Edward nasceu em Maceió e Rebeca, a caçula, nos EUA, durante um período em que o casal esteve de férias) em 09 de agosto de 1951 para assumir suas funções como secretário da Junta Executiva da Convenção Batista Alagoana. “Pastor O’Neal exerceu um ministério abençoado em nosso Estado, atuando como pastor conselheiro, diretor-geral interino do Colégio Batista por duas vezes e como administrador de 49 edificações, entre elas 28 templos para Igrejas Batistas”, recorda o pastor Israel Pinto Pimentel, que conheceu o missionário aos 9 anos de idade e trabalhou com ele por muitos anos, sendo um auxiliar de inteira confiança. Foi Pastor das seguintes igrejas: ATALAIA(51 A 53), PALMEIRA DOS INDIOS(60 A 63), ARAPIRACA(62 A 64), BETEL(66 A 67), FAROL(56 A 57), RIO LARGO(68 A 70), PIEB-MACEIÓ(87 A 88). “Quando o pastor Boyd O’Neal chegou a Alagoas encontrou 12 Igrejas Batistas filiadas à Convenção; ao deixar a secretaria executiva, em 1988, já tínhamos 49 igrejas. Hoje temos 101 igrejas e 72 congregações. Isto porque, graças à sua visão missionária, mesmo aposentado ele continuou enviando voluntários de seu país para construir templos e evangelizar em nosso Estado”, lembra o pastor Jonas Bispo. Além das construções que ainda hoje ocorrem em Alagoas, o gerente executivo da CBAL lembra a dedicação do missionário nas edificações do Acampamento Batista, em Paripueira e as inúmeras igrejas que pastoreou. “O trabalho que ele realizou foi reconhecendo inclusive pelos governantes e pelo Poder Legislativo do nosso Estado, que lhe conferiram os títulos de cidadão de Alagoas e de Maceió”, concluiu. Conforme comunicado de sua filha Rebeca O´Neal Gore, o Pastor Boyd O´Neal faleceu no dia 24.09.2011, com 86 anos de idade.Sobre ele, escreveu excelente artigo, com o titulo MISSIONÁRIO BOYD O´NEIL CHAMADO À MANSÃO CELESTE, o articulista Francisco Bonato Pereira, O JORNAL BATISTA, Rio de Janeiro, 09.10.2011.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui