Usina de Letras
Usina de Letras
125 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50569)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Revolução histórica em marcha -- 07/05/2012 - 16:33 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

REVOLUÇÃO HISTÓRICA EM MARCHA (Texto sério, que vale a leitura)

 
 
Análise lúcida, porém assustadora de um pensador português que prefere ficar no anonimato.
 
REVOLUÇÃO HISTÓRICA EM MARCHA.  ANALISEM...

Pela sintaxe utilizada, dá para se notar, facilmente, que o autor da matéria é português e reside na Europa.
REPASSO AOS AMIGOS. ESSA REVOLUÇÃO JÁ SE ENCONTRA EM AÇÃO.
Caro Brasil, tomo a liberdade de repassar a alguns amigos escolhidos o teor da importante análise sociológica que acaba de me enviar.
Nós estamos sendo testemunhas oculares de profundas guinadas no panorama mundial, e o Brasil, como partícipe involuntário, também pagará o preço dessa mudança de cenário.
Seria, não tivéssemos o governo que temos, uma oportunidade histórica para tirarmos disso o nosso quinhão
e mudarmos o foco do mundo, mas não vejo meios de aproveitá-la com a política e os governantes que temos.
Nosso destino parece ser o que sempre foi - o de meros figurantes secundários...
 
Uma nova era já começou!
Está a acontecer na nossa rua e à nossa volta, e ainda não percebemos que a Revolução, uma nova Era já começou!

As pessoas andam um bocado distraídas! Não deram conta que há cerca de 3 meses começou a Revolução!
Não! Não me refiro a nenhuma figura de estilo, nem escrevo em sentido figurado!
Falo mesmo da Revolução "a sério" e em curso, que estamos a viver, mas da qual andamos distraídos (desprevenidos) e não demos conta do que vai implicar.
Mas falo, seguramente, duma Revolução!

De facto, há cerca de 3 ou 4 meses começaram a dar-se alterações profundas, e de nível global, em 10 dos principais
fatores que sustentam a sociedade atual.
Num processo rápido e radical, que resultará em algo novo, diferente e porventura traumático, com resultados visíveis dentro de 6 a 12 meses...
E que irá mudar as nossas sociedades e a nossa forma de vida nos próximos 15 ou 25 anos!

... tal como ocorreu noutros períodos da história recente: no status político-industrial saído da Europa do pós-guerra,
nas alterações induzidas pelo Vietnam/ Woodstock/ Maio de 68 (além e aquém Atlântico), ou na crise do petróleo de 73.

Estamos a viver uma transformação radical, tanto ou mais profunda do que qualquer uma destas!
Está acontecendo na nossa rua e à nossa volta, e ainda não percebemos que a Revolução já começou!

Façamos um rápido balanço da mudança, e do que está acontecendo - "10 fatores":

1º- A Crise Financeira Mundial : desde há 8 meses que o Sistema Financeiro Mundial está à beira do colapso
(leia-se "bancarrota") e só se tem agüentado porque os 4 grandes Bancos Centrais mundiais - a FED, o BCE, o Banco do Japão e o Tesouro Britânico - têm injetado (eufemismo que quer dizer: "emprestado virtualmente à taxa zero") montantes astronômicos e inimagináveis no Sistema Bancário Mundial, sem o qual este já teria  ruído como um castelo de cartas.
Ainda ninguém sabe o que virá, ou como irá acabar esta história !...

2º- A Crise do Petróleo : Desde há 6 meses que o petróleo entrou na espiral de preços.
Não há a mínima ideia/teoria de como irá terminar. Duas coisas são porém claras: primeiro, o petróleo jamais voltará aos níveis de 2007 (ou seja, a alta de preço é adquirida e definitiva, devido à visão estratégica da China e da Índia que o compram e amealham!) e começarão rapidamente a fazer sentir-se os efeitos dos custos de energia, de transportes, de serviços.
Por ex:, quem utiliza frequentemente o avião, assistiu há 2 semanas a uma subida no preço dos bilhetes de... 50%  (leu bem? cinqüenta por cento).
É dispensável referir as enormes implicações sociais deste fator: basta lembrar que por exemplo, toda a indústria de férias e turismo de massas para as classes médias (que, em Portugal ou Espanha representa 15% do PIB) irá virtualmente desaparecer em 12 meses!
Acabaram-se as viagens de avião baratas (...e as férias  massivas!), a inflação controlada, etc...

3º- A Contração da Mobilidade : fortemente afetados pelos preços do petróleo, os transportes de mercadorias irão
sofrer retração profunda e as trocas físicas comerciais (que sempre utilizam transporte) irão sofrer fortíssima  condições de vida e estudos,num movimento incessante e anacrônico (os imigrantes são precisos para fazer os trabalhos não rentáveis, mas mudam radicalmente a composição social de países-chave como a Alemanha, a Espanha, a Inglaterra ou a Itália).
Este movimento irá previsivelmente manter-se nos próximos 5 ou 6 anos!
A Europa terá em breve mais de 85 milhões de imigrantes que lutarão pelo poder e melhor estatuto socioeconômico (até agora, vivemos nós em ascensão e com direitos à custa das matérias-primas e da pobreza deles)!

5º- A Destruição da Classe Média : quem tem oportunidade de circular um pouco pela Europa apercebe-se de que o
movimento de destruição das classes médias (que julgávamos estar apenas acontecendo em Portugal e à custa deste governo) está de fato a "varrer" o Velho Continente!
Na Espanha, na Holanda, na Inglaterra ou mesmo na França, os problemas das classes médias são comuns e (descontados alguns matizes e diferente gradação) as pessoas estão endividadas, a perder rendimentos, a perder força social e capacidade de intervenção.

6º- A Europa Morreu : embora ainda estejam a projetar o cerimonial do enterro, todos os Euro-Políticos perceberam
que a Europa moribunda já não tem projeto, já não tem razão de ser, que já não tem liderança e que já não consegue definir quaisquer objetivos num "caldo" de 27 países com poucos ou nenhuns traços comuns!...
Já nenhum Cidadão Europeu acredita na "Europa", nem dela espera coisa importante para a sua vida ou o seu futuro!
O "Réquiem" pela Europa e dos "seus valores" foi chão que deu uvas: aconteceu há dias na Irlanda!

7º- A China ao assalto! Contou-me um profissional do setor: a construção naval em nível mundial comunicou aos interessados a incapacidade em satisfazer entregas de barcos nos próximos 2 anos, porque TODOS os estaleiros navais
do Mundo têm TODA a sua capacidade de construção ocupada por encomendas de navios... da China.
O gigante asiático vai agora "atacar" o coração da Indústria européia e americana (até aqui foi just a joke...). 
 
Foram apresentados há dias no mais importante Salão de Automóvel mundial, os novos carros chineses.
Desenhados por notáveis gabinetes europeus e americanos, Giuggiaro e Pininfarina incluídos, os novos carros chineses são soberbos, réplicas perfeitas de BMWs e de Mercedes (eu já os vi!) e vão chegar à Europa entre os 8.000 e os 19.000 euros!
E quando falamos de Indústria Automóvel ou Aeroespacial européia...helás!
Estamos  falando de centenas de milhares de postos de trabalhos e do maior motor econômico,  financeiro e tecnológico da nossa sociedade.
À beira desta ameaça, a crise do têxtil foi uma brincadeira de crianças!
(Os chineses estão estrategicamente em todos os cantos do mundo a escoar todo o tipo de produtos da China, que está a qualificá-los cada vez mais).

8º- A Crise do Edifício Social : As sociedades ocidentais terminaram com o paradigma da sociedade baseada
na célula familiar!
As pessoas já não se casam, as famílias tradicionais desfazem-se a um ritmo alucinante, as novas gerações não querem laços de projeto comum, os jovens não querem compromissos, dificultando a criação de um espírito de estratégias e atuação comum...

9º- O Ressurgir da Rússia/Índia : para os menos atentos: a Rússia e a Índia estão a evoluir tecnológica, social
e economicamente a uma velocidade estonteante!
Com fortes lideranças e ambições estratégicas, em 5 anos ultrapassarão a Alemanha!

10º- A Revolução Tecnológica : nos últimos meses o salto dado pela revolução tecnológica (incluindo a
biotecnologia, a energia, as comunicações, a nano tecnologia e a integração tecnológica) suplantou todo o previsto e processou-se a um ritmo 9 vezes superior à média dos últimos 5 anos!

Eis pois, a Revolução!
Tal como numa conta de multiplicar, estes dez fatores estão ligados por um sinal de "vezes" e, no fim, têm um sinal de "igual".  Mas o resultado é ainda desconhecido e... imprevisível.
Uma coisa é certa: as nossas vidas vão mudar radicalmente nos próximos 12 meses e as mudanças marcar-nos-ão (permanecerão) nos próximos 10 ou 20 anos, forçando-nos a ter carreiras profissionais instáveis, com muito menos promoções e apoios financeiros, a ter estilos de vida mais modestos, recreativos e ecológicos.


Espera-nos o Novo!  Como em todas as Revoluções!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui