Usina de Letras
Usina de Letras
40 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->PREFÁCIO: UMA GRANDE MULHER.(ESTELITA GUERRA DE MACEDO) -- 18/05/2012 - 23:05 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

PREFACIO A “UMA GRANDE MULHER”

ESTELITA GUERRA DE MACEDO.

Foi me dada a honra de fazer o prefacio da primeira parte deste livro que será lançado no centenário de minha mãe, ARQUIMINIA GUERRA DE MACEDO, no dia 28 de fevereiro de 2010.

O conteúdo é muito inspirador, pois é composto pelos sermões que meu irmão e pastor Julio Borges de Macedo Filho pregou nos cultos dos aniversários de mãe de uma década, desde o dia 27 de fevereiro de 2000 até 27 de fevereiro de 2010.

Pena que o ultimo sermão tenha sido antecipado para o dia 28 de setembro de 2009, data em que mamãe foi promovida à Gloria. Mesmo assim é motivo de regozijo pelo dom da longevidade que Deus deu a ela.

Falar de mãe é sempre um motivo de render graças a nosso Deus, pois ela representa a mulher ideal, a mulher que eu quero ser, a mulher que Deus espera que sejamos.

No sermão UMA GRANDE MULHER, 2000, foi feita a comparação entre mãe e a grande mãe modelo, Maria, mãe de Jesus, onde foram destacadas as marcas que caracterizam o caráter das duas: Submissão à vontade de Deus, adoração ao Senhor do Universo, a sabedoria de ser mãe, a coragem, o amor e, sobretudo, a fé firmada numa vida de oração, vinculo de comunicação com Deus.

No aniversario dos 91 anos UMA VIDA VERDADEIRA, o pastor foi muito feliz em escolher o Salmo 92, onde retrata a vida dos justos que sempre florescerão como a palmeira e o cedro do Líbano que mesmo na velhice ainda darão frutos viçosos para a proclamação da retidão de Deus. Minha mãe é uma verdadeira justa e um exemplo do fruto colhido na velhice foi a minha própria vida resgatada.

Aos 92 anos, o sermão foi ESTAMOS ALEGRES-SALMO 126. É um fato real, na vida de mãe, seja qual for a circunstancia, sempre temos motivos de dizer: “Sim, grandes coisas fez o Senhor por nós e por isso estamos alegres”.

Aos 93 anos, HISTORIA DE UMA GRANDE MULHER, sermão baseado no texto bíblico de Josué 14:6-14. A comparação com a vida de Calebe foi oportuna. Sou testemunha da fortaleza física, emocional e principalmente espiritual da minha mãe que o passar do tempo não apagou, pois a fraqueza física é evidente pela idade, mas a espiritual é cada vez mais forte ao ponto de influenciar pessoas possitivamente, principalmente a mim que tive o privilegio de conviver com ela e aprender a cada dia. Sua determinação foi demonstrada, mesmo diante da morte. Ela só partiu quando viu todos os filhos.

Aos 94 anos, UMA MULHER ESTRELA-FILIPENSES 2:15. Esta é uma verdade cristalina, pois mãe em toda a sua vida tem resplandecido como estrela que brilha neste mundo onde a escuridão e a corrupção imperam. Tem sido irrepreensível e sincera diante de Deus e dos homens.

Aos 95 anos, UMA MULHER FELIZ-SALMO 1. É a imagem da bem aventurada, pois sua vida tem sido o ter prazer na lei do Senhor, na meditação, no serviço enquanto pode de sua Igreja, a PRIMEIRA IGREJA BATISTA DE CURIMATÁ(Piauí), na sua comunidade exercendo o dom da hospitalidade, hospedando missionários, obreiros e pastores e cedendo a sua própria casa para funcionar aos domingos, o trabalho da congregação até ser construído o templo. E, como a arvore plantada junto às correntes de águas, deu vários frutos através dos seus filhos biológicos e dos que foram criados e adotados por ela e pai. Por isso a prosperidade de dias felizes.

No aniversario de 96 anos, UMA MULHER VIRTUOSA-PROVERBIOS 31:10-31, meu irmão, Pastor Julio, escolheu bem o texto que retrata bem a vida da minha mãe. Mulher fiel e amorosa para com seu esposo, preocupada com sua alimentação e seu bem estar. Mãe amorosa que cuidava pessoalmente dos seus filhos costurando roupas, ensinando a lei do Senhor, através dos cultos domésticos e levando-os à Igreja. Ajudando meu pai financeiramente no planejamento de tudo, orientando o pessoal que trabalhava nas fazendas e no cuidado das mesmas e na loja comercial onde meu pai trabalhava. Apesar de ter sempre a casa cheia de moças e rapazes, ela ensinava e fazia os serviços domésticos, e nós seus filhos tínhamos tarefas domesticas a fazer. Em resumo, planejava sem esbanjamento, cuidando para que nada faltasse em casa e disciplinando a todos. Tinha literalmente o GOVERNO DA CASA e seu esposo a amava por tudo que ela representava e eram felizes. Transmitia esta harmonia e prosperidade. Jamais cansava. Verdadeiramente tem o perfil da mulher virtuosa exaltada no texto.

Aos 97 anos, CANTICO DE UMA GRANDE MULHER-LUCAS 1: 46-55. O cântico de Maria é uma das passagens mais belas da Bíblia e um exemplo para nós mulheres. Minha mãe, como Maria, sempre foi submissa à vontade de Deus. Sempre foi humilde, honesta e boa e através de sua conduta, do seu exemplo de vida. Foi sempre e continua a ser uma benção em nossas vidas.

Aos 98 anos, UMA MULHER SÁBIA-2 SAMUEL 20:16-22. Como aquela mulher que defendeu sua cidade e seu povo quando em perigo, se intitulando UMA DAS PACIFICAS E FIEIS EM ISRAEL, mãe, ao longo de sua vida, tem sido uma mulher pacifica, sabia e sempre soube dar conselhos aos seus filhos, e às pessoas da sua cidade. Na sua Igreja foi sempre conciliadora e, como líder e primeira diaconisa, sempre ajudou com sua orientação baseada na Palavra Sagrada e através da oração constante em sua vida.

Aos 99 anos, UMA MULHER DE ORAÇÃO-LUCAS 18: 1-8. Neste texto, temos a orientação de termos o dever de orar e nunca desfalecer, pois Deus é misericordioso diante da persistência fervorosa. Sou testemunha viva de que minha mãe é uma serva fiel e ao longo destes anos todos, uma mulher de oração. Varias vezes tenho testemunhado, às vezes fraquinha quase sem poder falar pelo cansaço dos anos, quando fazíamos o culto domestico(algo que faço sempre que estou em casa), ela de uma maneira surpreendente orava com voz clara e segura demonstrando a certeza e firmeza da fé. Quando vier o filho do homem-Jesus Cristo, com certeza achará a fé plantada semeada e dando frutos desta grande mulher que é ARQUIMINIA GUERRA DE MACEDO.

Finalmente, o sermão planejado para o centenário, teve de ser antecipado para o culto de ação de graças pela vida de mamãe, exatamente nos 99 anos e 7 meses de vida. Assim, ouvimos no templo da PRIMEIRA IGREJA BATISTA DE CURIMATÁ, no dia 28 de setembro de 2009, o Pastor Julio Borges de Macedo Filho pregar o sermão final que consolou a todos nós e ao povo que superlotou o templo. O titulo UMA MULHER VITORIOSA, baseado em 2 Timoteo 4: 6-8, onde se encontra a famosa frase do apostolo Paulo quando, já no fim da vida, escreve: COMBATI O BOM COMBATE, COMPLETEI A CARREIRA, GUARDEI A FÉ. A frase posta na boca de mamãe é a frase do fim de sua preciosa e vitoriosa vida.

As vitórias que nossa família tem alcançado, com certeza tem a influencia da mãe, esposa, sogra, avó e bisavó que foi. Ela foi uma grande mulher vitoriosa, serva fiel e exemplo de vida a ser seguido por todos os seus descendentes de geração a geração.

Parabéns, minha querida mãe, pela sua vida plena de realizações e vitórias. Parabéns porque agora a senhora está na Pátria sem males. Por isso, nós que aqui ficamos lhe prestamos este tributo em forma de livro.

Termino oferecendo dois poemas que fiz para minha mãe e neles melhor pude expressar o que sinto e o que ela representa para mim…

MINHA MAE

Minha mãe, querida amiga, Deus te preparou para mim.
Neste teu dia, tua vida, é um presente sem fim.
Como agradeço a meu Deus, a mãe, presente e segura
Que sempre nos concedeu, amor, firmeza e bravura.
Hoje és a homenageada, pois mais um ano completas.
Que Deus prolongue tua vida nesta caminhada seleta.
Quero neste alegre momento render graças ao Senhor.
Pela vida preciosa da mãe que me ofertou.
(Curimatá, Pi, 20.02.1996).

MULHER DE VERDADE

A mulher de verdade é serva fiel e não vacila,
Diante da vida não se intimida. Confia, desafia e propicia.
A mulher de verdade solidifica valores eternos,
Constrói, compreende e entende.
Está pronta a perdoar, ensinar e amar.
A mulher de verdade tem força e dignidade.
A sua graça é o seu caráter, a sua missão é servir.
A mulher de verdade tem orgulho de sua idade.
Tem bênçãos pela sua vida, vive a cada dia, o seu tempo.
A mulher de verdade tem virtudes e frutos,
Pois sua vida reflete sua fé e não tem medo do futuro.
A mulher de verdade tem um nome.
E para mim, o alvo a alcançar desta riqueza sem par.
A mulher de verdade é minha mãe
A quem eu quero agradecer
Por tudo o que eu aprendi e devo ser.
(Curimatá, Pi, 11.08.2009).
ESTELITA GUERRA DE MACEDO.
(TEXTO COLHIDO DO LIVRO DE JULIO BORGES DE MACEDO FILHO, “UMA GRANDE MULHER”-BRASILIA, KALOS, 2010, PAGINA 7).
 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui