Usina de Letras
Usina de Letras
110 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50569)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6181)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->NASA consegue pousar veículo Curiosidade em Marte -- 06/08/2012 - 15:47 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

MISSÃO DA NASA CONSEGUE POUSAR VEÍCULO ‘CURIOSIDADE’ EM MARTE

Marc Kaufman, autor do livro “Pousando em Marte em 2012: Por Dentro da Missão ‘Curiosidade’ da NASA”, explica a importância da “Missão Curiosidade”, a qual está sendo saudada como “a missão da década” pelo principal cientista da NASA.

Marc S. Kaufman, para o jornal “The Washington Post”

Tradução de FRANCISCO VIANNA

PASADENA, Califórnia – EUA — O veículo da NASA ‘Curiosidade’ tocou o solo do fundo de uma imensa cratera marciana, nas primeiras horas dessa segunda feira, após uma descida perfeita através da atmosfera rarefeita do planeta e um pouso suave, dando início ao que promete ser uma das mais ambiciosas missões interplanetárias da história conhecida da humanidade. O seu sucesso até a sua conclusão servirá de base para uma primeira ida de seres humanos ao planeta vizinho.

Os engenheiros e cientistas da NASA gritaram e pularam de alegria e júbilo – dando um sonoro e coletivo URRA! – quando os dados chegaram ao centro de controle de Pasadena, indicando que o veículo de cerca de uma tonelada, estava em perfeito estado e operativo em pleno solo de Marte.

O pessoal da NASA, em Pasadena, comemorou aos gritos e abraços o sucesso da descida e do pouso do veículo não tripulado “Curiosidade” em solo marciano.

Permanece ainda desconhecida quaI é a exata forma do veículo que custou aos cofres de Tio Sam 2,5 bilhões de dólares, mas o fato de que tenha ‘sobrevivido’ intacto os “sete minutos de terror” na descida, o que foi saudado efusivamente como o maior triunfo olímpico.

O módulo de descida que transportou o ‘Curiosidade’ da órbita ao solo de Marte.

A descida e o pouso foram monitorados e acompanhados pela sonda ‘Odisseia’ em órbita estacionária de Marte, que permitiu que o ‘Curiosidade’ enviasse imagens de lentes grande angulares em preto e brancoem questão de minutos após o veículo ter tocado com suas rodas pneumáticas o solo da cratera.

As duas primeiras imagens enviadas pelo ‘Curiosidade’, em grande angular e em preto e branco: à esquerda da parte dianteira mostrando a sombra do veículo no solo marciano e à direita da parte traseira, mais focada, mostrando uma de suas rodas no chão do planeta vermelho.

Concepção digital renderizada do veículo “Curiosidade” que está pronto para operação controlada da Terra na superfície de Marte.

Descrita pelos principais funcionários da NASA como sua “missão da década”, o veículo que acaba de ser enviado ao planeta vizinho irá pesquisar a existência de blocos de construção e de sinais de vida extraterrestre, bem como investigar como e por que Marte deixou de ser um planeta aquecido e com abundância de água para se tornar um lugar agora frio e seco. O complexo e preciso pouso e os instrumentos sofisticados que estão sendo usados na missão poderão apressar o dia em que humanos, pela primeira vez a ser conhecida, chegarão a Marte também. “Estamos na superfície de Marte”, disse Allen Chen, porta-voz do controle central da missão.

Ilustração mostrando a área elíptica onde o Curiosidade pousou hoje de madrugada e o caminho que percorrerá na primeira fase dentro da cratera marciana

O pouso ocorreu dentro de uma área elíptica, de 9 x 3 milhas, selecionada para tal. O veículo, agora, está muito provavelmente num campo de dunas, mas se dirigirá às proximidades do Monte Sharp nas semanas que se seguirão. Para chegar lá, o conjunto da nave chamado LCM (Laboratório de Ciências Marcianas) viajou 354 milhões de milhas desde o seu lançamento em 26 de novembro de 2011. O veículo pousou exatamente à 01:31 hs dessa segunda feira (hora do Leste ou 22:31 hs de domingo em Pasadena), como tinha sido planejado meses atrás.

 

O módulo transportador do veículo-robô laboratório “Curiosidade” ao entrar na atmosfera de Marte e descendo com ajuda de paraquedas

A nave especial foi posta em modo de entrada na atmosfera marciana quase 50 minutos antes de pousar — significando que o controle da missão na Terra não pode fazer virtualmente nada além desse ponto. Logo em seguida, Adam Steltzner, líder da operação entrada, descida e pouso, contou aos engenheiros do controle da missão que a nave espacial estava a ponto entrar na atmosfera de Marte de uma forma “fantástica”.

Pouco antes do pouso, o módulo solta o veículo que fica pendurado por canos enquanto os retrofoguetes do módulo o colocam suavemente no solo. À direita uma concepção artística do veículo Curiosidade, do qual ainda não se sabe a forma exata.

Autoridades da missão estavam preocupadas com o fato de o satélite-sonda Odisseia não poder ser capaz de se mover na direção e posição corretas para seguir o módulo transportador do veículo ao entrar na atmosfera do planeta vermelho. Porém, 20 minutos antes da entrada, a missão foi inteirada de que o ‘Odisseia’ tinha feito todos os movimentos necessários para seguir inteiramente a descida e o pouso do veículo.

Os muitos momentos críticos da descida se fizeram acompanhar de ruidoso aplauso e gritos de alívio e alegriacomo se as boas notícias chegassem a conta-gotas, uma gota após outra.

Engenheiros e cientistas da NASA, vibrando e comemorando sucesso do pouso do ‘Curiosidade’ em Marte

“Estamos a ponto de fazer algo que eu acho que vai ser exatamente enorme para a humanidade — por este laboratório de química na superfície de Marte, capaz de se movimentar, de ver, e que vai prover os cientistas da Terra uma boa olhada na história antiga de Marte”, disse o cientista chefe da NASA, John Grunsfeld, poucas horas antes do pouso do veículo não tripulado “Curiosidade”.

Ele comparou a excitação do público com o ‘Curiosidade’ com o primeiro pouso da Apolo na Lua em 1969, e notou que o dia do pouso do veículo agora coincidiu com o dia de aniversário de Neil Armstrong, o primeiro a pisar e a caminhar na Lua. “Essa vai em homenagem ao Nail”, disse Grunsfeld, completando que “o ‘Curiosidade’ nos irá preparar para o dia em que homens e mulheres pousarão na superfície de Marte e, quem sabe, começarão a construir lá estações do tamanho de pequenas cidades, com atmosfera otimizada, e preparada para receber delegações de turistas e empresas mineradoras. E isso pode não estar muito longe de acontecer”.

Mais sobre a Missão Curiosidade da NASA (em inglês):

Do blog ao vivo: Após anos de trabalho, a NASA celebra

VÍDEO: NASA celebra o pouso de veículo-robô no solo de Marte

Moradores de Washington se juntam para receberem as primeiras notícias do pouso do ‘Curiosidade’

VÍDEO: cientistas exibem as primeiras duas fotos do veículo em Marte

 

Tags

América Latina Argentina Bolívia Brasil Castro Che Guevara Chávez Colômbia Colômbia. Farc Cuba Dilma Rousseff Direito Estados Unidos Europa FARC FHC Farc Fidel Castro Folha de S. Paulo Foro de S. Paulo Foro de São Paulo Hitler Honduras Hugo Chávez Igreja Católica Islamismo Israel Jihad Lula MST Marx O Estado de São Paulo O Globo ONU Obama Oriente Médio Rede Globo Venezuela aborto ahmadinejad ambientalismo antissemitismo brasil capitalismo cinema ciência comunismo conservadorismo cristianismo cultura cultural denúncia desinformação direito ditadura doutrinação economia editorial educação eleições esquerdismo globalismo governo do PT história holocausto homeschooling ideologia islamismo liberalismo marxismo media watch movimento gay movimento revolucionário nazismo notícias falantes notícias faltantes oriente médio perseguição anticristã politicamente correto racismo religião revolução socialismo terrorismo tortura totalitarismo 2012

 

Leia os textos de Félix Maier acessando os blogs e sites abaixo:

PIRACEMA - Nadando contra a corrente

Mídia Sem Máscara

Usina de Letras

Wikipédia do Terrorismo no Brasil

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui