Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Ainda sobre o livro de Stroilov -- 16/10/2012 - 14:59 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

 

AINDA SOBRE O LIVRO DE STROILOV


HEITOR DE PAOLA

10/09/2012

Na Nota Prévia que publiquei sobre o livro Behind the Desert Storm de Pavel Stroilov examinei alguns aspectos referentes à interpretação dada pelo autor a respeito da colonização Ocidental no Oriente Médio vis a vis os interesses soviéticos na região. Demonstrei que o interesse da Rússia era anterior à existência da URSS, remonta a séculos em que o Império tentava encontrar, por qualquer meio, uma saída para os mares quentes.

Examinarei neste texto outra premissa do autor que considero refutável: a de que ‘Todos os grandes conflitos na região foram causados pela expansão soviética’ e que o ‘Islamismo nunca teria se tornado uma séria força global se não contasse com o apoio dos Socialistas’.

1. A afirmação de que a divisão entre os Árabes foi obra exclusiva da URSS demonstra total falta de conhecimento da divisão que já existia entre as tribos Beduínas desde sempre, que se exacerbaram pela conquista por parte de pequenos potentados hostis entre si, como Sauditas e Hachemitas. Ignora também que durante a Primeira Guerra Mundial a Inglaterra fomentou estas divisões com vistas ao domínio do Golfo Pérsico. A ação de agentes ocidentais anti judaicos como T. E. Lawrence, Jack Philby (pai do mais famoso Kim) e Allen Dulles e suas peripécias para seduzir Ibn Saud a derrubar a dinastia Hachemita na Península Arábica deixou profundas marcas na região (cf. The Secret War against the Jews: how Western Espionage betrayed the Jewish people [i]).

2. O autor não leva em consideração, ao se referir ao Conflito Israelo-Palestino o fato de as fronteiras no Oriente Médio ‘são ilegítimas porque o imperialismo as desenhou com a finalidade de dividir a Nação Árabe’. Assim explica que a existência de partidos socialistas Baath exclusivamente porque a URSS não fez esforços para pacificá-los. É óbvio que ambos os fatores são importantes, além das divisões inerentes ao próprio movimento socialista Árabe confrontado com o crescente nacionalismo no qual Nasser foi provavelmente o fator mais importante.

3. O autor também não considera as forças Árabes ligadas ao Nazismo, como a união espúria entre Himmler e o Grão Mufti de Jerusalem Al Husseini, ao explicar o conflito unicamente como ação direta da URSS.

4. Nesta breve sinopse é preciso mostrar que Stroilov baseia-se apenas na história mais recente – quase todos seus documentos são da era Gorbachov – e sequer cita o tradicional anti judaísmo e anti cristianismo do Islam que remonta ao próprio Mohammed. Desde seu tempo o Islam foi uma permanente ameaça aos que não aceitavam o Alcorão e os ensinamentos maometanos. A negativa dos Judeus a se converteram ao Islam foi o verdadeiro estopim da Jihad, sendo esta uma obrigação para todos os verdadeiros crentes. O constante encorajamento do banho de sangue contra os infiéis é único na história das religiões. A Shari’a deve ser aplicada a toda a humanidade, portanto a idéia do Islam como uma religião ‘de paz’ não passa de engodo.

5. Finalmente, uma breve palavra sobre a atual ‘Primavera Árabe’, que já comentei exaustivamente. O que está em jogo não é a oposição entre um Islam ‘moderado’ e outro ‘fundamentalista’, mas entre dirigentes islâmicos pragmáticos, como Mubarak, Assad e Khadafi e o verdadeiro Islam jihadista por profissão de fé. Não se trata de que os primeiros sejam menos inimigos do Estado de Israel e dos Judeus como um povo, simplesmente conseguiram momentaneamente um modus vivendi principalmente pela enorme superioridade militar israelense que os derrotou três vezes. Os dirigentes de Israel mantêm devidamente um olho em cada lado.

 

Publicado no Jornal Visão Judaica, Curitiba, PR


[i] Embora este livro de John Loftus & Mark Aarons não seja nada isento e precisa ser lido com cuidado.


 
A ONU E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO
High U.N. Official Calls Free Speech a ‘Gift’ Joseph Klein Oct 3rd, 2012 The United Nations would have us forget all about the idea of inalienable rights with which all individuals are endowed by their Creator. The UN wants us to forget the idea that government was established for the purpose of securing these rights,..
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui