Usina de Letras
Usina de Letras
49 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->DOIS DEDOS DE PROSA(CASSIMIRO) -- 15/11/2012 - 16:55 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
15/11/2012 16:36 - publicado por mariormartins [ Alterar ] [ Excluir ]

DOIS DEDOS DE PROSA

DOIS DEDOS DE PROSA.

WWW.BLOGDOMARIOMARTINS.ZIP.NET.



HOJE 15.11.2012. EXCELENTE O LIVRO “DOIS DEDOS DE PROSA”(GOIANIA, KELPS, 2012), DA PROFESSORA MARIA DO ROSÁRIO CASSIMIRO. TRATA DE FATOS RELACIONADOS A GOIANIA, A PARTIR DE 1945 QUANDO CHEGOU À NOVA CAPITAL DE GOIÁS, JUNTAMENTE COM OS PAIS, VINDA DE CATALÃO ONDE NASCEU EM 23.09.1934. ESTAVA, PORTANTO, COM 11 ANOS DE IDADE. ENTENDE-SE PORQUE, EMBORA TENHA SIDO PRESIDENTE DA ACADEMIA GOIANA DE LETRAS, NELA NÃO TENHA FALADO EM NENHUM MOMENTO. ELA CHEGOU EM GOIANIA, EM 1945 E A ACADEMIA GOIANA DE LETRAS FOI FUNDADA EM ABRIL DE 1939. COM UM PREFÁCIO DE EDIVAL LOURENÇO, O LIVRO APRESENTA CRONICAS INTERESSANTES. SÃO CENTENAS DELAS, TODAS IMPREGNADAS DE CURIOSIDADES. NUMA DELAS DIZ QUE A RODOVIA BELEM/BRASILIA, NÃO FOI IDEIA DE JUSCELINO OU BERNARDO SAYÃO, MAS DO ENGENHEIRO JALLES MACHADO, CUJO FILHO OTÁVIO LAGE VIRIA A SER GOVERNADOR DE GOIÁS, NA DECADA DE 70. PARA SER JUSTO, AS CRONICAS ESTÃO DISTRIBUIDAS ASSIM: E O MENINO CHEGOU, A CRISE, A IMPORTANCIA DO LIVRO, A NORTE-SUL, AH SENHORES VEREADORES, ATÉ QUE ENFIM, BICHOS E GENTE, BONS EXEMPLOS, CADEIRA 2 DA ACL, CALA BOCA SEVERINO, CATALÃO DE SITIO A CIDADE, CONTANDO HISTORIA, DECRETO MIOPE, DEPOIMENTO, EM NOME DA HISTORIA, GLORIA AOS DOMINICANOS DA PROVINCIA DE TOLOSA, GOIANIA 1945, HÁ MAIS DE MEIO SECULO, HÁ UM SECULO, INAUGURAÇÃO DE RETRATO, INJUSTIÇADOS PELOS ANAIS DA HISTORIA, ISAIAS 32 E 17, LEIS E EDUCAÇÃO, MÊS DAS MAES, NADA SE PRESERVA TUDO SE TRANSFORMA, O ABRAÇ VEGETAL, O BUG DO MILENIO, O CASO DA MENINA DE ALAGOINHA, O SILENCIO DOS PAIS, O TRABALHO É INVENÇÃO DE DEUS, O VELHO JALES, OS OLHOS D’AGUA DOS BURITIS, OS SABIOS DOS CONSELHOS DO POVO, POIS É SENHOR PREFEITO, POLITICOS E EDUCAÇÃO, PSICOLOGIA DA EXPRESSÃO, SAUDAÇÕES UNIVERSITARIAS A MANÁOS, TRINDADE, UM COLEGIO PARA MENINAS, VAMOS A CATALÃO, VIVA A VIDA, PERFIL BIOGRAFICO. PORTANTO, O LIVRO COM 195 PÁGINAS, TRAZ NA SUA CONTRA CAPA UM TEXTO DE MARIA AUGUSTA DE SANTANA MORAES E NAS ORELHAS UM TEXTO DE CESAR BAIOCCHI. ASSIM, NÃO DEIXE DE LER “DOIS DEDOS DE PROSA”.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui