Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->RAMON E JULIANA, APRESENTAÇÃO DE LANÇAMENTO -- 14/01/2013 - 16:35 (Adrião Neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

APRESENTAÇÃO DO LIVRO RAMON E JULIANA

Maria Carvalho


Exmo.  Sr. Presidente da Albeartes, José Bruno dos Santos, na pessoa de quem saúdo os demais membros da mesa de honra desta solenidade.

Profundamente honrada e agradecida estou pelo convite feito a mim para apresentar-lhes a mais nova obra literária de autoria do ilustre e notável piauiense, Adrião José Neto, poeta, dicionarista, historiador, pesquisador, romancista e escritor primoroso.

Honrada, agradecida e orgulhosa também, porque sei o convite ter acontecido simplesmente pela amizade que Adrião Neto nutre por mim. Somos bons e leais amigos e pertencemos à mesma Instituição Cultural –ALBEARTES, o que me deixou sem forças para recusar-lhe o convite, quase uma intimação, restando a mim senão atender à gentileza e a distinção da intimativa.


Eis-me aqui, portanto, nesta Casa de Cultura para, com toda a minha alegria e entusiasmo maior, apresentar-lhes RAMON e JULIANA, do nosso grande piauiense e escritor, Adrião Neto.

RAMON e JUIANA é uma livro. É uma obra literária de qualidade gráfica excepcional, desde a sua capa linda e sugestiva –, até o papel utilizado, do tipo de letra empregado, às gravuras, desenhos e fotos nele inseridos.

RAMON e JULIANA é uma história de amor que mostra o relacionamento amoroso entre um homem e uma mulher, seus arroubos apaixonados, seus momentos de prazer, suas horas de relaxamento, de paz, suas brigas e suas reconciliações.

Toda a história acontece durante as viagens que os dois enamorados fazem em excursões pelo Brasil e por mais outros países da América do Sul, como Argentina, Uruguai e Peru, desfrutando as belezas desses lugares e vivendo, romanticamente, a paixão que sentem um pelo outro.

Adrião Neto nos apresenta um RAMON que sabe agradar a sua JULIANA, tratando-a com ternuras de amoroso, proporcionando-lhe o que há de melhor para que ela se sinta bem e muito amada no que JULIANA lhe devolve, na mesma medida, toda devoção. Tão clara, tão nítida, tão perfeita é a descrição dos personagens e seu relacionamento, a ponto de parecerem verdadeiras, reais, tal a notável propriedade do vocábulo usado, feito de frases límpidas, sem defeito, deliciando o ledor, deixando nele a impressão e clara sensação de participar da história, de interagir com as personagens, conversar com elas, observá-las, tocar-lhes.

Igualmente, é perfeita a descrição que Adrião Neto faz dos lugares visitados por RAMON, quando sozinho e desejando estar ao lado de sua JULIANA, e daqueles por onde excurcionam os dois amantes. São tão bem descritos e caracterizados quanto às suas geografias, topografias, composição geológicas, suas peculiaridades que tudo se banha de uma clara luz e se revela aos olhos de quem lê, como se lá estivesse, conhecendo-os e apreciando-os da mesma forma que RAMON e JULIANA. Fiquei na dúvida se gostei mais da história de amor vivida por RAMON e JULIANA ou se da descrição das viagens por lugares onde se desenrola o romance. Falando a verdade: gostei mesmo foi da excelente obra literária.

Adrião Neto já possui vários livros publicados e continua produzindo com sucesso extraordinário, extraindo de sua inteligência privilegiada e que não se exaure, obras de valor inestimável, expondo nelas a sua alma sonhadora e apaixonada, o seu acendrado amor pelo seu povo, sua gente, seu Estado, seu País. A sua pródiga imaginação, grande sensibilidade, esmerado espírito de observação, dom para escrever o levam para outras e mais outras obras de qualidade excepcional, dignificando a Cultura do nosso Estado, tornando o nosso Piauí mais conhecido, valorizado, respeitado e mais amado.

Adrião é o mágico perfeito do bem descrever, do bem relatar. É um escritor minucioso no escolher da palavra correta, adequada àquilo que deseja realçar, transmitir, fazer compreender. Ele consegue despertar no leitor a imensa vontade de conhecer o que ele descreve e, com relação ao livro RAMON e JULIANA, a vontade de viajar, de ir a novos lugares, descobrir suas belezas, culturas, idiomas, costumes, crenças, tradições.

Em RAMON E JULIANA o nosso ilustre escritor, Adrião Neto, retrata pessoas, descreve comportamentos, cidades, casas, ruas, mergulha no passado e vai buscar a história maravilhosa das antigas Civilizações, como a Inca, tudo num estilo claro, leve direto, pois interpreta e sente com o coração o que o cerca, o comove, o fascina.


Li RAMON e JULIANA várias vezes e viajei com eles pelo Brasil e pelo exterior. Passeei no TREM AZUL, visitei o VALE SAGRADO em CUSCO e me deleitei com os picos nevados dos ANDES. A leitura me cativou e me prendeu tão completamente que fiquei triste, quando li o último capítulo e concluí nada mais ter para ler. Infelizmente!

RAMON e JULIANA serão personagens reais?

Terá um final feliz o romance de amor dos dois? Deixo para vocês ledores descobrirem.

Agora, convido todos vocês, aqui presentes, para conhecerem mais essa obra do imortal Adrião José Neto, intitulado RAMON e JULIANA não só porque ele escreve magistralmente, de forma clara e agradável, como por ser o livro dele uma verdadeira lição de História e Geografia do Brasil e do mundo.

Para você, Adrião, quero dizer que, como ledora de seus livros, fico na expectativa do próximo.


Parabéns prá você.


Obrigada a todos.



Maria Carvalho – Musicista, poetisa, cantara e compositora. Membro da diretoria da Academia de Letras e Belas-Artes de Floriano e Vale do Parnaíba (ALBEARTES)

Floriano, PI, 21 de julho de 2012

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui