Usina de Letras
Usina de Letras
140 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62237 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10368)

Erótico (13570)

Frases (50636)

Humor (20031)

Infantil (5435)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140810)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6193)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->As sementes da Verdade -- 01/10/2002 - 02:21 (Manoel Messias Pereira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quando o Papa João Paulo II comentou que o socialismo tinha sementes de verdade, muitos capitalistas radicais escandalizaram-se, mas vale a pena lembrar que historicamente, quando Pilatos pergutava a Jesus Cristo o que era a verdade, ele não esperou a resposta, mas Cristo era a própria verdade e a vida.
Filosoficamente ninguem é dono da verdade absoluta, daí podemos até procurar verdades nas poesias de Shakespeare, na crónica de Dinah Silveira de Queiroz, nos pensamentos de Franklin Delano Roosevelt e até no Capital de Karl Marx.
O guerrilheiro Che Guevara, dizia que há verdades tão evidentes, tão incorporado ao conhecimento dosa povos que já tornou -se inutil discuti-las. E acreditava que deve ser marxista, com a mesma naturalidade que se é newtoniano em física ou pasteuriano em biologia, considerando que os fatos determinam os conceitos. Enquanto isto Marx
afirmara, que "não é a consequência dos homens que determina o seu ser, mas ao contrario o seu ser social que determina a sua consciencia
Segundo Leon Trotsky, Marx definiu a ciência como o conhecimento dos recursos objetivos da natureza, o homem procurou obstinadamente e persistentemente excluir a si mesmo da ciência, reservando -se o privilégio especial sob a forma de um pretenso intercàmbio com forças supra sensíveis ou da religião ou preceitos morais ou idealismo. Mas a historia da sociedade humana é a sucessão de sistemas económicos, em que a comuna primitiva um dia foi substituida ou complementada pela escravidão que se seguiu a servidão com a sua superestrutura feudal, e com o desenvolvimento comercial das cidades na sequência levou a Europa no século XVI à ordem capitalista que passou por diferentes etapas, mas com leis específicas próprias, e complementa ele que a força do marxismo reside em aproximar dos fenómenos económicos, não do ponto de vista subjetivo de certas pessoas, mas do ponto de vista objetivo do desenvolvimento da sociedade em que seu conjunto, Marx é um materialista e parte da existencia da consciência e não do contrario, é dialético pois observa a natureza e a evolução social com suas lutas constantes.
Enquanto Cristo ensinou a visão universal,Marx trabalhou a visão internacional.Enquanto o Cristianismo é fraternal,o Marxismo é coletivo e hoje busca incorporar novas correntews humanistas e ecológicas, numa luta de amor, rumo à uma outra estratificação social. Tivemos ao longo do tempo, palavras proferidas aos ventos, mas as palavras necessitam da comunhão e como dizia o filósofo Nietzsche "os grandes eventos não são nossas horas mais ruidosas, mas nossos instantes mais silenciosos".E entre Cristo e Marx, o Papa polones, encontrou sementes de verdades, e olhando para o céu, pensou na chuva,que ira futuramente germinar as sementes, para que o mundo em PAZ, saiba colher flores.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui