Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->22. EU COMI A SEMENTE -- 01/10/2002 - 07:07 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Dizem que, no começo dos tempos, Deus criou dois paraísos terrestres, onde depositou os primeiros casais de todas as espécies. É lenda ou mito, com certeza, mas consta que deu a cada um dos homens quantidade bem grande de sementes, recomendando expressamente que fossem plantadas.

- Para que, Senhor, se temos tudo o que queremos?

Sábio e prudente, o Pai limitou-se a sorrir, dizendo-lhes que não comessem do fruto da ciência, bastando que se alimentassem das guloseimas da obediência, da fé e da verdade.

Adão, vamos chamá-lo assim, foi aquele que recebeu de Eva o estigma do pecado original. Quando se viu expulso do paraíso, estava a braços com problema sério: as sacas de sementes guardadas debaixo da árvore da vida.

Não podendo carregá-las todas, espalhou-as pelo chão, convidando as aves para que o ajudassem a transportá-las. E saiu de lá com as mãos nos bolsos recém-cosidos pela diligente esposa.

Ora, do outro lado do mundo, o jovem Quiasto, que não desobedeceu ao Senhor, ficou morando na terra santificada, sem comer do fruto da ciência. Procriaram, evidentemente, porque não havia pecado naquilo, pois era o que todas as criaturas faziam, inocentemente.

Também ali havia uma árvore da vida, debaixo da qual se achavam as sacas de sementes. Sem ter muito o que fazer, resolveu Quiasto que deveria atender à recomendação do Pai e pós-se a cavar o solo, esforçando-se por depositar nele cada grão, solicitando aos cães que o ajudassem a impedir que as aves descessem do céu para devorar as sementes.

A bem da verdade, muitas dessas aves atravessaram o oceano, porque correu entre elas que um bondoso senhor, do outro lado do mundo, lhes havia feito a doação de grande quantidade de alimento. Foram e voltaram, gordas e nutridas, prontas para se multiplicarem nas paragens natais. Quando chegaram, encontraram a planície coberta de touceiras esguias, desconhecidas e intrigantes.

Uma das aves, mais afoita, após ter ouvido que as sementes haviam acabado, solicitou permissão a Quiasto para provar daquelas intumescências verdes que as hastes iam deitando para fora.

- Vocês poderão fazer o mesmo que eu, ou seja, aguardar para ver o que acontece. Enquanto isso, divirtam-se com as larvas de insetos e outros animálculos que retirei das profundezas do solo. Ou busquem nos rios e lagos os excessos de peixes, para que não se dê que a falta de oxigênio nas águas matem a todos eles.

E assim fizeram.

Depois de alguns meses, cabeludas espigas se desenvolveram e se ofereceram para a colheita. Quiasto gostou do sabor delas enquanto tenras, reservando muitos pés para obter grãos maiores e mais ricos.

Davídia, a esposa, perguntou ao marido:

- Como chamaremos esta bênção de Deus?

- Você está perguntando porque já deve ter um nome. Diga-o logo, mulher.

- Gostaria de chamar de milho.

- Pois assim será.

Ora, Quiasto não sabia da existência de Adão, de sorte que não enviou a ele nenhuma espiga, nem a ninguém mais do outro lado dos mares.

Só muito tempo depois, descendentes remotos do homem que desperdiçou as sementes atravessaram corajosamente o oceano e conheceram aquela bênção divina.



A que vem esta história? Pois a mim me foi dada uma espiga, com a recomendação de que fizesse multiplicar-se. Mas eu, com fome de novidades, assei os grãos e os comi, gulosamente, esquecido da ordem natural das coisas.

Foi assim que passei a vida, recolhido ao lar, junto dos filhos e netos, ensinando-lhes a maneira mais adequada de encher a despensa, para ter o que comer nos tempos das vacas magras. Mas era tudo ilusão de quem sabia onde obter cada vez mais coisas, alijando os semelhantes de sua saúde e de sua inteligência.

Agora que atravessei o rio da morte é que estou tomando contato com a minha consciência profunda, achando-me verdadeira ave predadora, comendo as lições que poderia disseminar entre os menos felizes.

Quando recebi a incumbência desta manifestação, foi como se recebesse de novo aquela espiga graúda e saborosa. Desta feita, porém, estou esmerando-me para debulhá-la, sem perder um único grão, esperando achar terreno fértil e bem irrigado de amor e compaixão, onde poderá crescer e frutificar, produzindo a cem e a mil.

Boa sorte, companheiros! Que a sua colheita seja farta e feliz a sua existência, junto de uma multidão de criaturas bem-aventuradas!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui