Usina de Letras
Usina de Letras
310 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A espiritualidade na civilização terrena -- 08/08/2013 - 10:22 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos






A ESPIRITUALIDADE NA CIVILIZAÇÃO TERRENA


line-height:150%">
Gilnei Castro Müller



O nível de espiritualidade com a atual heterogeneidade de procedimentos encontrados na civilização terrena neste ano de 2013, conhecida como “era cristã” no mundo ocidental, demonstra com clareza o verdadeiro mosaico de religiões e religiosidades que imperam entre as pessoas que convivem nas mais diversas camadas da sociedade humana. O nível de espiritualidade irá influir na maneira de pensar, nos atos e ações postos em prática pelos seres humanos. Essa heterogeneidade do nível de espiritualidade das pessoas, em parte, ainda se faz  necessária para que possa ocorrer o intercâmbio de conhecimentos à nível familiar, profissional e social e em conseqüência, seja alcançado o aperfeiçoamento dos atributos espirituais, isto é, seja alcançada a evolução espiritual dos Espíritos que ainda precisam reencarnar em um corpo físico. Por sua vez os que sabem menos irão aprender com os exemplos dos que sabem um pouco mais.



Embora algumas religiões das que se dizem cristãs e “redentoras” da humanidade tenham contribuído muito mais para a guerra (guerras santas e religiosas) do que para a paz entre os seres humanos, que tenham dizimado culturas milenares em nome de um “deus guerreiro e vingativo”, elas ainda são um “mal necessário” até chegar a oportunidade em que todas as pessoas possam despertar e se conhecer como força espiritual e ao mesmo tempo se convencer da nulidade dos perdões divinos, que não existem indivíduos privilegiados, nem deuses para salvar ou condenar quem quer que seja, e que todos estão sujeitos as mesmas leis naturais, incluindo nestas as sábias Leis Espirituais como a da evolução e outras, que resulta no constante aperfeiçoamento de tudo que existe no Universo, abrangendo do ser material ao espiritual, das dimensões físicas às imateriais (etéreas ou etéricas e fluídicas).



O médico pediatra (BERNARDI, 1995, p.163), destaca a seguinte afirmação: “Conforme procuramos demonstrar, a concepção evolucionista, longe de contrariar uma Lei Coordenadora do Universo, considera não haver seres privilegiados, ou criados já superiores a outros. A distância entre minerais, vegetais e animais é simplesmente conseqüência do maior ou menos caminho percorrido na estrada evolutiva dos seres. O progresso se faz onipresente em todos os níveis da vida, oportunizando a todos um único destino,  a evolução infinita.”



Ainda conforme (BERNARDI, 1995, p.164) a essência espiritual dos seres, encerrando pela sua origem na Lei Cósmica Universal, toda a latência da perfeição é o fator determinante ou impulsionador da evolução. A transformação progressiva dos corpos e dos espíritos é concomitante e interdependente.



Sobre a evolução espiritual dos Espíritos que se encontram encarnados em um corpo humano aqui na Terra (PIRES, Herculano, 2005, p.13)  refere-se que: “O homem evolui espiritualmente na medida em que, amalgamado na experiência cósmica, é levado por essa experiência incontrolável por curas e pastores.” 



Quanto aos castigos por parte de Deus (PIRES, Herculano, 2005, p.14) afirma que: “Não é Deus que nos castiga, mas nós mesmos que nos asfixiamos em nossa incapacidade de compreender, amar e perdoar.”  Isto quer dizer que, o Deus verdadeiro e justo, a Inteligência Universal, todo bondade e amor, não está a castigar ou apertar o dedo na moleira dos seus “filhos” que trabalham dignamente,  respeitam o seu semelhante e estão envolvidos na busca de maior evolução espiritual para seus Espíritos e daqueles com os quais convivem constantemente.



Somente o esclarecimento das pessoas quanto à sua essência espiritual, poderá conduzi-las ao caminho largo e claro da espiritualidade, sabendo que a sua verdadeira “redenção” depende de seus procedimentos corretos e humanitários e não de nenhuma crença religiosa ou suposta misericórdia de um Deus. Esse esclarecimento espiritual será o único meio capaz de conduzir os atuais integrantes da humanidade para uma convivência fraterna e harmoniosa, realmente como irmãos que são todos em essência espiritual. O atual mosaico de crenças religiosas com suas pretensões de salvadores de almas e todas as contradições teológicas somente tem contribuído para acirrar os ânimos e colocar uns contra os outros com desfechos sangrentos como ocorreu desde que surgiu as primeiras religiões de credos divergentes, culminando com as mais perversas e desumanas guerras religiosas mesmo em pleno transcurso da atual era cristã.



A convivência em harmonia e paz espiritual de todos os seres humanos somente poderá se concretizar  quando os atributos elevados forem desenvolvidos e conscientizados no íntimo de suas almas, desde os mais altos governantes ou mandatários até o mais humilde trabalhador braçal. A deficiência ou até ausência de alguns desses atributos espirituais essenciais  fazem com que alguns Espíritos1 encarnados possam agir com tanta perversidade e maldade contra seus semelhantes. Mesmo que algumas instituições religiosas ou filosóficas afirmem que o mundo estaria melhorando, mas não é o que se observa nos noticiários diários e nas estatísticas da escalada da violência urbana nas médias e grandes cidades, e ultimamente até nas vilas e pequenas cidades alastrando-se para o campo e as áreas rurais. Estes indivíduos que agem com perversidade, de forma bruta e animalesca, precisam conscientizar-se da existência das Leis Espirituais, e saberem da nulidade dos perdões divinos, e principalmente que as suas más ações contra os outros seres humanos, são débitos negativos acumulados para serem resgatados no futuro através da luta íntima e do sofrimento físico e moral muitas vezes.



O despertar da humanidade para a importância dos atributos elevados da espiritualidade, em especial a inteligência e o uso correto da força de vontade  aliada  ao pensamento positivo, é certo que ocorrerá, possivelmente precisará um tempo relativamente longo e alguns terão que passar por intensos sofrimentos morais até que percebam que a vida “bem vivida” não se resume somente em se “dar bem” e usar a inteligência e a sabedoria para tirar vantagens entre os demais.  A vida bem vivida e com aproveitamento para todos indivíduos envolvidos em uma mesma coletividade precisa passar por um convívio fraterno e humanizado entre os integrantes dessa comunidade como um todo.



Quanto à continuidade do processo de evolução espiritual dos seres humanos no ambiente terreno, através das vidas sucessivas (reencarnações), como vem ocorrendo a alguns milênios desde que os primeiros indivíduos se conheceram como “força espiritual”, será possível quando as pessoas perceberem a importância da vida espiritual na busca do aperfeiçoamento dos atributos da espiritualidade. E ao mesmo tempo possa haver um equilíbrio entre os valores materiais e espirituais, pois ao contrário, se tiver continuidade apenas a situação atual pela busca das riquezas e dos bens materiais, com grande parte dos recursos voltados para o desenvolvimento das indústrias com fins bélicos para a destruição em massa, e ainda a maldade e perversidade de alguns aliada ao sentimento de vingança de outros tantos, a humanidade caminha para destruição do seu próprio ambiente de sobrevivência (habitat) e em conseqüência para sua completa autodestruição.



NOTA DO AUTOR: 1. O vocábulo “Espíritos” com letra inicial maiúscula grafado no texto deste artigo refere-se a força espiritual ou princípio inteligente que já alcançou pleno conhecimento do certo e do errado e sabe usar nos seus atos e ações o livre arbítrio tanto para o bem quanto para o mal.



Gilnei Castro Müller



(militar da reserva-geógrafo e poeta)



gilneicm@terra.com.br



 



Leia os textos de Félix Maier acessando o blog e sites abaixo:



Verdana">PIRACEMA - Nadando contra a corrente



Mídia Sem Máscara



Netsaber



Verdana">Usina de Letras



 



Para conhecer a história do terrorismo esquerdista no Brasil, acesse:



Wikipédia do Terrorismo no Brasil



 



"Quando todas as armas forem propriedade do governo e dos bandidos, estes decidirão de quem serão as outras propriedades" (Benjamin Franklin).



 



Bons Tempos, hein?



""



PIB: 13 %            oferrao.atarde.uol.com.br               PIB: 0,9 %



E ainda tem gente que esqueceu ou desconhece os bons tempos do Governo Militar e hoje o critica. Comparem com os dias de hoje!



 



TROCA DE GENTILEZAS!



""



Dilma: - Você está acabando com o PT!



Joaquim Barbosa: - E você com o Brasil!



 



0000cd;">"A mentira é tão boa quanto a verdade, desde que sirva à causa do socialismo/comunismo" (Bertolt Brecht).



Escracho



""



font-family:Verdana">O Palácio do Planalto amanheceu com uma faixa no topo do prédio:



font-family:Verdana;color:red">"AQUI VIVE UMA TERRORISTA"


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui