Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Disco Voador. -- 29/07/2000 - 20:14 (Carlos Delphim Nogueira da Gama Neto.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



Disco Voador .




Para alguns era "ciganismo". Mas, não havia nada melhor nas férias, que acampar no Perequê.
Não se espantem, falo de um tempo passado - muito passado -, bem mais de quarenta anos.
No princípio éramos nós dois. Os dias eram leves, passavam compridos. Naquela idade e naquele tempo, parece que o tempo andava mais devagar !
Tomar banho de mar, banho de rio; correr gavião pinhé - na beira do mar ; havia, ainda, capivara e caititu; na lata furada no fundo do rio, tinha dentro pitu...
Naquele fundão de praia, só o sítio de bananas no meio da mata. Vez por outra vinha a ver, seu Damião, que na charrete trazia o nosso pão. Era broa de milho que meu pai pedia que trouxesse, creio eu, do Guarujá.
E, falando em Guarujá, voltando um tanto em sua direção, lá na beira da estrada, ficava o armazém dos japoneses ( Papai e Mamãe ) ; lembro-me até, de um filho deles, o José . Suas canoas ( motores de popa Penta, quadradões ), jirau de bambu para secar as redes ou, para sentar-se ao costurá-las.
Puxar a rede, ganhar meia cota...É ! Assim se remunerava o trabalho da mulher e da criança, com meia cota.
Fritar o peixe; lavar frigideira na beira do rio, polindo com areia de praia.
A vida não me trouxera, ainda, preocupações, medos ou expectativas futuras. Os tempos eram outros e, eu também !
Novas férias e, iam chegando outras pessoas. Não eram sempre os mesmos, em todas as temporadas.
Mas, nossa barraca já não ficava mais sozinha, nem nós. Ter companhia era bom, às vezes. Tinha que vestir o calção, já não eram muitas as oportunidades de ficar sonhando acordado. Mas, é... era bom ter pessoas diferentes convivendo conosco, de vez em quando.
Agora, quando não estávamos mais sós, é que acabaríamos tendo outros visitantes. E, sabe Deus de onde ! De onde viriam aqueles "discos voadores" ?
Eram dois...à luz do dia. Um vinha...e o outro ia.
Hum ! Estou vendo nos teus olhos. Vais dizer que variei. É melhor calar. Fico te devendo. Mangar de mim é que não vais !
Éramos muitos, lá, naquele dia.
Procure-os ! Talvez alguém te conte mais....





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui