Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ESTADO DO PARANÁ - PRINCIPAIS MUNICIPIOS -- 21/08/2013 - 16:03 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ESTADO DO PARANA PRINCIPAIS MUNICÍPIOS



Edson Pereira Bueno Leal, agosto de 2013, atualizado em dezembro de 2014.



Estudo do BNDES mostrou que em 1997 10% dos investimentos realizados no Brasil foram aplicados no Paraná. R$ 13 bilhões, 40% no setor automotivo. (Revista Veja, 1,7,98, p. 36).

O Estado já ocupou toda a sua fronteira agrícola e partiu para a agroindústria através de uma infinidade de Cooperativas , cerca de 360 formadas por 500.000 produtores.

Curitiba abriga grandes indústrias Volvo e Prosdócimo; Cascavel é a maior produtora de trigo do país e segunda maior de soja; Telêmaco Borba - possui a Klabin maior indústria de papel do Brasil; Paranaguá - maior porto exportador de grãos da América Latina; Campo Mourão, sede da maior cooperativa de soja do Estado a Coamo; União da Vitória - maior produtora de feijão preto do Paraná; Londrina - segunda cidade do Paraná concentra os maiores produtores de algodão e ovos do país; Francisco Beltrão - maior produtora de suínos do Paraná; Maringá segundo maior centro atacadista do país; Castro - abriga a Batavo, terceira maior produtora de iogurtes do Brasil.

O Paraná concedeu adiamento no pagamento do ICMS por quatro anos, mais o financiamento do recolhimento do imposto por mais quatro anos , além de participar como sócio da empresa para conseguir a instalação da multinacional Renault no Estado. Isso significa que a empresa deixará de repassar ao governo estadual R$ 1,9 bilhão em oito anos, tendo a contrapartida da criação de 2000 empregos.

Exemplo de que ponto podem chegar as vantagens oferecidas para as empresas se instalarem no estado é o caso da Teka tradicional empresa de toalhas de Santa Catarina que para mudar-se para a cidade de Palmeira no Paraná teve oferecido todo o translado dos equipamentos, um barracão de 22.000 m2, R$ 2 milhões para as obras de adaptação e mais R$ 15 milhões para o início de funcionamento (Revista veja, 9,7,1997, p. 22).



ADRIANÓPOLIS



Tupi

A fabricante de cimentos Tupi, de Volta redonda, estima investir R$ 915 milhões em uma fábrica em Adrianópolis, a 130 km de Curitiba. O município é rico em matérias-primas e está em processo de receber duas outras cimenteiras.

A companhia pretende produzir 1,5 milhão de toneladas de cimento por ano e gerar 250 empregos diretos e 1.200 indiretos. ( F S P , 15.09.2014, p. B-2).





ARAPOTI



A Capal Cooperativa Agroindustrial do Paraná, vai construir uma fábrica de rações em Arapoti, onde está sua sede. O investimento será de R$ 60 milhões, em duas etapas, a primeira delas com previsão para 2015 e a segunda para 2018, com capacidade de produção ao final de 640 mil toneladas de rações por ano para suínos e bovinos. A empresa participa de um consórcio para a construção de um novo frigorífico de suínos com a Batavo e a Castrolândia e a fábrica de rações vai atender aos suinocultores. ( F S P , 22.10.2013, p, B-2) .



BALSA NOVA



O grupo paranaense J Malucelli, vai construir em Balsa Nova, a 50 km de Curitiba, um aeroporto , que demandará , em sua primeira parte, R$ 200 milhões em investimentos , para a terraplanagem da área e construção da pista e dos barracões de armazenamento de cargas. O terminal deve atender no início as fábricas de Curitiba e de Ponta Grossa, principalmente montadoras como Renault e Volvo. Futuramente o aeroporto pode tornar-se também executivo. (F S P , 14.11.2013, p. C-3) .



BARBOSA FERRAZ



A cidade de Barbosa Ferraz , no Paraná, que chegou a ter 70 mil moradores nas décadas de 1950 e 1960, hoje tem 12,6 mil e destes 3.000 trabalham com artesanato de crochê.

O auge foi com a plantação de hortelã , que enfraquece a terra e a deixou imprópria para novos plantios e o café que declinou com as constantes geadas e a falta de incentivo federal. Com isso, a atividade com o crochê cresceu e hoje, além da mão de obra ocupada, a cidade tem quatro fábricas de barbantes, três de tecelagem, uma de fiação e cinco lojas especializadas. Cerca de dez toneladas de crochê são produzidas no município e vendidas no Sul e Sudeste. ( F S P , 6.4.2014, p. B-5) .



CASCAVEL



Em 2009 três abatedouros , Diplomata , Coopavel e Globoaves faturaram R$ 2,6 bilhões com porcos e gado de corte , além de frangos. A Mascarello produz em 2010 doze ônibus por dia e a Comil fábrica de silos e secadores exporta para 16 países .

A cidade com 296.000 habitantes em 2010 é polo regional de serviços de educação e saúde , com nove faculdades e 21.000 alunos . O hospital , Uopecdcan , especializado no tratamento do câncer , realiza procedimentos cirúrgicos complexos, como o transplante de medula óssea. ( Veja, 1.9.2010, p. 105)

Por meio do Programa Empresa Fácil , desde 2010 mais de 1.800 firmas foram formalizadas. ( Revista Veja, 2.11.2011, p. 177) .



CIANORTE



Carmen Steffens , empresa de Franca, planeja a instalação de mais duas fábricas no país: uma de sapatos em Pirapora (MG) e outra de roupas em Criciúma (SC), ou na região de Cianorte (PR) . Juntos os projetos demandarão R$ 50 milhões.

A empresa pretende dobrar sua produção de calçados de dez para 20 mil pares por dia e produzir 2.000 peças por dia no começo e depois 12 mil em três anos. ( F S P , 2.9.2014, p. B-2) .







COLOMBO



A cidade vive um novo ciclo econômico com a ascensão do setor de serviços e da indústria moveleira . Tem o seu primeiro shopping e uma popular Festa da Uva, além do turismo rural . ( Revista Veja, 2.11.2011, p. 177) .



FOZ DO IGUAÇU



A empresa Cataratas do Iguaçu investiu R$ 42 milhões para reformar o elevador panorâmico e construir lojas, mirantes e um restaurante . O número de visitantes no Parque Nacional do Iguaçu aumentou de 950.000 em 2006, para 1,3 milhão em 2010 . ( Veja, 2.11.2011, p. 167).

A construtora e administradora de shoppings centers Catuí, vai investir R$ 250 milhões em um empreendimento em Foz do Iguaçu, com 65 mil m2 de área construída, capacidade para 200 lojas e cinco salas de cinema. O objetivo é atrair os consumidores da região, do Paraguai e da Argentina. O shopping deve ficar pronto em novembro de 2015. ( F S P , 30.07.2014, p. B-2) .







GUARAPUAVA



A Araupel, companhia que atua no segmento madeireiro no Paraná, vai construir uma fábrica em Guarapuava, com aporte de R$ 120 milhões. Serão produzidos painéis, molduras, componentes para portas e outros materiais para a construção civil. A empresa assim vai dobrar sua capacidade de produção e se aproveitar da grande disponibilidade de florestas de pinus no entorno da fábrica. ( F S P , 10.06.2014, p B-2).





LONDRINA



Quarta cidade mais populosa do Sul , ultrapassou a marca dos 500.000 habitantes em 2009 . Foi uma cidade que cresceu , mas soube planejar o crescimento , com um plano diretor que definiu as regiões para onde a cidade deveria se expandir e disciplinou a sua ocupação .

A cidade tornou-se um polo em torno da qual existem 92 municípios com 1,2 milhão de habitantes . Montou uma rede de serviços públicos e privados que passou a rivalizar com a capital Curitiba. Tem os melhores indicadores educacionais , de saúde , emprego e renda do Paraná . ( Revista Veja, 1.9.2010 , p. 121-122) .

De 2003 a 2008 seu PIB dobrou , impulsionado por um polo de computação . Sedia empresas de telecomunicação e grandes call centers, como o Dedic , que só em 2010 , criou 3.000 empregos . ( Revista Veja, 2.11.2011, p. 179) .

A Integrada, cooperativa agroindustrial que atua no interior do Paraná vai investir R$ 50 milhões em 2014 na construção de uma fábrica de ração em Londrina, com capacidade inicial de produção de 50 mil toneladas de insumos e de duas unidades de recebimento de grãos nos municípios de Maringá e Ubiratan ( F S P , 20.05.2014, p. B-2) .



MALLET



A Sepac está investindo R$ 180 milhões para aumentar em 40% sua produção de papel por dia , para 350 toneladas em sua fábrica em Mallet (PR). Foram adquiridas uma máquina para a produção de cem toneladas de bobinas de papel por dia e três novas linhas para a conversão do insumo em produtos finais , como papel higiênico, papel-toalha e guardanapos. O investimento inclui ainda a construção de duas subestações de energia e uma linha de transmissão para abastecer a indústria e à pavimentação de uma estrada ligando a indústria à cidade. ( F S P , 4.6.2014, p. B-2) .





MARINGÁ



A cidade conta com dois hospitais públicos e mais oito privados que realizam atendimento pelo SUS e compartilha os serviços médicos com 30 cidades da região . O Hospital Santa Rita é considerado um dos mais bem aparelhados do Estado . ( Veja, 2.11.2011, p. 175) .

O grupo Oppnus, que atua na indústria do vestuário do Paraná, vai construir um hotel com 106 apartamentos e um centro de eventos para 3.000 pessoas em Maringá, no Paraná, com investimento de R$ 40 milhões, no mesmo complexo de um shopping atacadista da mesma empresa inaugurado em 2012. ( F S P , 24.09.2013, p. B-2) .

A Integrada, cooperativa agroindustrial que atua no interior do Paraná vai investir R$ 50 milhões em 2014 na construção de uma fábrica de ração em Londrina, com capacidade inicial de produção de 50 mil toneladas de insumos e de duas unidades de recebimento de grãos nos municípios de Maringá e Ubiratan ( F S P , 20.05.2014, p. B-2) .



ORTIGUEIRA



A multinacional francesa Air Liquide, de gás industrial e medicinal, vai construir sua 13ª fábrica no Brasil, uma unidade separadora de ar, que será instalada em Ortigueira (PR), com investimento de R$ 120 milhões.

A unidade vai fornecer 160 toneladas de oxigênio por dia por 15 anos para duas plantas da Klabin no Estado e o excedente, que inclui nitrogênio e argônio será destinado aos atuais clientes na região. ( F S P , 6.8.2014, p. B-2) .





PARANAGUÁ



O Porto de Paranaguá tem planos de aumentar em 60% , em 2010 e 2011 , o escoamento de papel e celulose exportados pelo terminal . Um terreno de 500 mil m2 no próprio porto integra o projeto para receber a futura movimentação desse tipo de carga. Em 2009 foram exportadas 510 mil toneladas de papel e celulose por Paranaguá, um crescimento de 32% em relação a 2008 . A Klabin é a principal exportadora com o despacho de 429 mil toneladas em 2009 . ( F S P , 27.07.2010, p. B-8) .

Desde 2.000, o PIB per capita de Paranaguá – puxado pela atividade portuária, subiu progressivamente , chegando a R$ 42.000,00 , o segundo maior do Paraná. Cerca de 16.000 pessoas trabalham no setor de logística e há 29.000 trabalhadores com carteira assinada na cidade, Em 2010 foram movimentados no porto , 38 milhões de toneladas, quase o dobro de 2000 . Em 2011, cerca de um quinto da soja exportada saiu por Paranaguá e entram por ali 37% dos fertilizantes importados pelo país . Projetos privados no porto somam investimentos de R$ 900 milhões. A argentina Techint está investindo R$ 300 milhões para construir plataformas em Pontal do Paraná. ( Revista Exame, 14.12.2011,p. 84-85) .

Paranaguá pretende dobrar sua movimentação até 2030, por meio da expansão do cais a um novo município e da diversificação de cargas, além de grãos e fertilizantes, com contêineres, álcool e máquinas. A movimentação deve passar de 41 milhões de toneladas em 2011, para 83 milhões de toneladas em 2013. O estudo prevê o acréscimo de 7,5 milhões de m3, de área de porto , triplicando o tamanho , a oeste do atual cais na região de Embocuí e em Pontal do Paraná, a leste .( F S P , 30.06.2012, p. B-4) .

As empresas Enne Engenharia, de São Paulo, e os grupos paranaenses RF e Paraíso Participações, vão construir um terminal de cargas em Paranaguá, O empreendimento ocupará uma área de 210 mil metros quadrados , com infraestrutura para receber caminhões que tem como destino o porto da cidade, que fica a 12 km . O investimento será de R$ 30 milhões . ( F S P , 20.10.2014, p. A-4) .



PINHAIS



A DCL Real Estate, vai investir R$ 20 milhões em um novo condomínio de 11,5 mil m2 e em um galpão para locação, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, com recursos próprios e financiamento do BNDES. ( F S P , 12.05.2014, p. B-2) .





PIRAQUARA



O grupo paranaense J Malucelli, vai construir um outlet na região metropolitana de Curitiba, na cidade de Pira quara. Serão investidos R$ 140 milhões no projeto, em parceria com uma companhia de capital aberto. O empreendimento terá 20 mil metros quadrados de área bruta locável em terreno de 120 mil m2. ( F S P , 14.11.2013, p. C-3) .





PONTA GROSSA



Até 2012 receberá R$ 140 milhões em investimentos em 97 empresas de ferramentas e embalagens , o maior parque fabril do interior do Paraná . ( Revista Veja, 2.11.2011, p. 180) .

A multinacional francesa da laticínios Senoble e o grupo paranaense Guerra, do setor de agronegócios , fecharam uma joint venture e planejam construir uma fábrica de sobremesas congeladas na região de Ponta Grossa , no Paraná. Porém , segundo Ricardo Guerra, diretor do grupo brasileiro:”As manifestações que ocorreram em junho deixaram os franceses um pouco inseguros. O câmbio também não ajuda, porque muitas matérias-primas são importadas”. A Senoble tem 12 fábrica na Europa e 3.200 funcionários. ( F S P , 2.9.2013, p. B-2) .

A paranaense Paysage, vai investir R$ 300 milhões em um complexo turístico de alto padrão em Ponta Grossa (PR). Cerca de R$ 200 milhões serão para a construção de um resort com capacidade para aproximadamente 180 apartamentos. O projeto prevê ainda um condomínio residencial com 360 chácaras, com metragens que variam entre 3.000 m2 e 5.000 m2 cada. A área, com 4 milhões de m2 está localizada próxima ao Parque Estadual de Vila Velha, na região dos Campos Gerais do Estado. O lançamento deverá ocorrer no segundo semestre de 2015.

Ainda em 2014, a empresa pretende investir R$ 40 milhões em uma área de 350 mil m2, com capacidade de 700 lotes. ( F S P , 12.03.2014, p. B-2).





ROLÂNDIA



A Big Frango, sediada na cidade, tem capacidade para abater meio milhão de frangos por dia e como unidade independente é a maior do Brasil . A empresa , que deve faturar R$ 1,1 bilhão em 2011, domina toda a cadeia de fornecimento e possui 273 cortes de aves em catálogo . ( Revista Exame, 14.12.2011, p. 94-95) .



SÃO JOSÉ DOS PINHAIS



São José dos Pinhais especializou-se na área de automóveis e autopeças com 52 empresas instaladas e 3.000 empregos gerados.

Em 1998 era uma cidade dormitório .Com a instalação das fábricas da Volkswagen e da Renault a oferta de emprego cresceu e a população cresceu 50% , chegando a 264.000 habitantes . Em 2008 pela primeira vez haverá mais migrantes na cidade do que pessoas nascidas no município . ( Veja, 23.07.2008 , p.98) .

Com a instalação da Audi e Nissan tornou-se o terceiro pólo automobilístico do país , empregando 40.000 pessoas . Entre 2004 e 2010 a receita tributária da cidade aumentou 170% . ( Revista Veja, 2.11.2011, p. 180)

A Interprint, companhia alemã que produz revestimentos decorativos para móveis e pisos laminados terminou a terraplenagem de uma área de 70 mil m2 em São José dos Pinhais(PR) , na região de Curitiba , onde a planta, com área construída de 11 mil m2 deverá entrar em operação até o final de 2014. O investimento é de 30 milhões de euros e já há projeto para elevar a unidade depois para 27 mil m2 em produção para o mercado local e exportação. ( F S P , 13.07.2014, p. B-2) .



TOLEDO



A Gomes da Costa , empresa processadora de pescado , pretende investir entre R$ 28 a 30 milhões na instalação de uma planta em Toledo (PR), onde pretende produzir tilápias em conserva. A expectativa é de produzir dez mil toneladas por ano, com início em meados de 2015. Pouco mais de 30% do peixe será vendido em conserva. Entre 20 e 22% ,se transformará em proteína para alimentação animal e 10% em óleo. ( F S P , 23.05.2013, p. B-2).



UBIRATAN



A Integrada, cooperativa agroindustrial que atua no interior do Paraná vai investir R$ 50 milhões em 2014 na construção de uma fábrica de ração em Londrina, com capacidade inicial de produção de 50 mil toneladas de insumos e de duas unidades de recebimento de grãos nos municípios de Maringá e Ubiratan ( F S P , 20.05.2014, p. B-2) .





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui