Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62283 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Sobre: O Divino Nadim-mscx -- 03/10/2002 - 14:36 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Comentário do Livro: O DIVINO NADIM [Um anjo que desceu à terra]
Autor: Humberto Del Maestro
Grafitusa/ Vitória-ES/
por: maria do socorro cardoso xavier


Um Conto infanto-juvenil diferente, original, narrado com muita autenticidade. O livro trás mensagens espirituais em ritmo de ensino-aprendizagem na convivência fraterna e divina de dois meninos, que sem saberem, tinham afinidades. "O indivíduo é pré-existente ao berço e sobrevivente ao túmulo" (Marcel Mariano, pensador e espírita baiano).
A consciência ética e a sabedoria do menino Nadim faziam parte da sua meta aqui na terra: purificar-se e ajudar, mesmo quando ele próprio carente fìsica e materialmente.O autor ressalta que o menino tinha um gênio estranho, arredio, forte, embora bondoso e dócil.
A ficção e a realidade se enlaçam nesta his(es)tória impressionante, plena de carinho e esperança e outros elementos jorrantes nas duas crianças amigas, como uma luz permanente do que é bom, no àmago das pessoas. Nadim era uma espécie de anjo da guarda do autor, quando criança, na diária cumplicidade e peripécias de ambos.
O autor divide o livro em capítulos. Rememora fatos de sua própria infància e do menino Nadim, no antigo e doce recanto, a casa dos pais, na década de 30. No ambiente bucólico de chácara e laranjais, que servia de diversão a meninada de outrora... No dorso do ágil corcel da saudade, o autor ali formou seu caráter e seus primeiros sentimentos de tolerància e amor ao próximo!
O Bairro de Santo Antonio, em Vitória do Espírito Santo, as brincadeiras infantís,a notícia do término da segunda guerra mundial, para os adultos tão importante, para as crianças, desapercebida; as procissões da Vírgem Maria e outras coisas do cotidiano.
As pessoas duvidavam da santidade do menino Nadim. Na realidade era uma sabedoria precoce. Apaixonara-se por uma priminha, e esta terminando o namorico, escreve uma carta belíssima de despedida, documento que o autor, já na vida adulta transcreve do Caderno de Nadim, encontrado nos destroços, da antiga casa. Neste precioso caderno, Nadim narra muitas coisas fantásticas, inclusive que tinha medo de viajar de avião, como se já tivesse viajado... Deixa registrado neste caderno, textos líricos, de impressionante e precoce talento: " Vamos fazer de cada ser um anjo/ que deixará o nosso mundo um céu"...e outras passagens bonitas e de fundo ético-espiritual.
O autor em criança presenciou fenómenos em Nadim extraordinários. Levitava, ao tirar frutos das árvores, sem se pegar em nenhum galho, cicatrizou um corte, que ele, Nadim feriu-se em arame. Possuía uns achados mágicos: luva, chinelos e boina; a lanterna de luz.Multiplicava [aumentava as cascas de uma banana e outras frutas], qual Cristo, com a multiplicação dos pães! Enfim, fenómenos inexplicáveis, que comprovavam a genialidade, a inefabilidade e angelitude de Nadim!
Fazia viagem no tempo, fez com o autor, seu amigo de infància,Humberto Del Maestro- chegando este até a Galiléia, viu o Mestre de Nazaré falar de amor aos pequeninos. Uma espécie de regressão a vidas passadas!
Nadim evitou, com a percepção profunda, que seu pai caísse na cilada de um estelionatário, que vendia casas fantasmas.Fez a mão do seu pai tremular, a ponto de não conseguir assinar o falso contrato de compra e venda.
Nadim era tão sábio e modesto ao mesmo tempo, que, tirava notas só regulares na escola, dizia para não chamar atenção, não ser elogiado, nem despertar inveja nos outros.
Só os espíritos crentes e altruístas ocupam suas mentes com fenómenos dessa natureza. Causam espanto, perplexidade, mas enternece a alma, por sentir que tais ocorrências são de natureza divina. São poucos os que possuem certos poderes. Aqueles que possuem uma missão nesta terra imperfeita e agem corretamente com um fim transcendental... São redenções, são testemunhos de espíritos iluminados que pairam sobre os mortais, para ensinar a sabedoria eterna!
Ficamos geralmente estupefatos, diante de fenómenos que julgamos "sobrenaturais", quando na realidade, são "sobre naturais". Esta terminologia serviu de título a um livro extraordinário do espírita mineiro, Aloysio Alfredo Silva,desencarnado há poucos anos, em Juiz de Fóra, onde residia. Segundo este, tudo é natural, nós é que na nossa ignorància mental-espiritual desconhecemos os poderes e forças que possuímos.É o caso de Nadim - era um desses espíritos privilegiados, com esta força não "sobrenatural", mas "natural".Fruto de um aperfeiçoamento da mente e do espírito.Causa, efeito e mérito!
Como disse o Mestre Chico Xavier: "Permito a cada um ser como lhe apraz, mas exijo de mim, ser como devo"!
Um livro inefável. Verdades e belezas foram externadas através desta estória meio real, meio "sobre natural", fruto da imaginação e espiritualidade do poeta e escritor Humberto Del Maestro - cidadão capixaba, de inúmeros méritos, reconhecidos; e, conhecido não só com a edição e autoria do jornal alternativo Literatura & Arte [que tem prestado relevantes serviços lítero-culturais ao país], mas sobretudo pela sua tessitura humanístico-cristã, calcados por princípios altaneiros de justiça, solidariedade e paz!Acolhimento, solicitude e harmonia fazem parte do seu aprendizado espiritual!
É indubitavelmente um livro para crianças e adultos, pelo ludicismo, pela fantasia, beleza e sobretudo lições!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui