Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->MATO GROSSO DO SUL - PRINCIPAIS MUNICÍPIOS -- 30/08/2013 - 11:04 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
MATO GROSSO DO SUL PRINCIPAIS MUNICÍPIOS



Edson Pereira Bueno Leal, agosto de 2013, atualizado em dezembro de 2014



PANTANAL



O Pantanal Mato-Grossense é um dos maiores, mais complexos e mais frágeis ecossistemas do planeta. Abriga uma biodiversidade apenas menos do que da Amazônia. São 665 espécies de aves, 95 de mamíferos, 162 de répteis. 40 de anfíbios, 1100 de borboletas e mais de 1.700 de plantas.

A planície pantaneira caracteriza-se por sua baixa altitude e funciona como uma grande bacia que recolhe a água dos rios do planalto ao redor.

Levantamento feito em 2005 pela ONG Conservação Internacional revelou que 17% da cobertura vegetal original do Pantanal já foi destruída para a abertura de pastagens, quase o dobro do registrado em 2.000.

O maior desmatamento para a pecuária decorre da busca de maior produtividade para o gado e a chegada à região de pecuaristas de outros Estados, que não se interessam pelo modo pantaneiro de criar gado, além da diminuição do tamanho das propriedades fruto da divisão por heranças que gera maior utilização do espaço disponível. De novembro a março, época das cheias o gado é levado para terreno mais alto que permanece seco.

Outro problema sério no Pantanal é o desmatamento gerado para a produção de carvão. Estima-se que em Mato Grosso do Sul, onde se localiza 65% do Pantanal, existam 5.000 carvoarias, das quais apenas 468 tem existência legal.

Com o avanço do desmatamento pela pecuária a produção de carvão ocorre a redução progressiva das matas de cerrado e da tropical, nichos importantes para muitas espécies. A introdução da braquiária, também tende a afastar alguns animais.

Outros problemas estão se agravando na região. A poluição das águas está aumentando, pois a maioria das cidades não possui tratamento de esgoto. O excesso de material orgânico reduz o nível de oxigênio, causando a morte dos peixes.

Está aumentando a erosão do solo causada pela agricultura e pecuária no planalto. O Pantanal recebe por ano 35 milhões de toneladas de sedimentos. Com isso os rios ficam mais rasos, aumentando a área alagada. O rio Taquari transformou-se em uma imensa lagoa.

Como ponto positivo, estão localizadas no Pantanal as maiores reservas particulares de proteção natural do país, abrangendo perto de 5% da área total.

Segundo estimativa feita pelo economista e oceanógrafo André Stefens Moraes, em sua tese de doutorado, o Pantanal vale US$ 112 bilhões por ano, no mínimo. Um hectare preservado do bioma que detém a maior concentração de fauna das Américas vale entre US$ 8.100 e US$ 17.500 por ano. Na conta estão incluídos valores potenciais de coisas como a madeira, produtos florestais não madeireiros e ecoturismo e coisas não tangíveis ou colocáveis no mercado como o valor da polinização feita por aves e insetos e, principalmente, a oferta e regulação de água, produtos e serviços que são perdidos quando a vegetação tomba pelo desmatamento.

A pecuária é uma atividade altamente adequada ao Pantanal com as terras alagadas até oito meses por ano. Em 2008, segundo o IBGE a região tem 5,3 milhões de cabeças de gado. O capim faz parte do ecossistema, e não é preciso recorrer ao desmatamento. Com a coexistência única no Brasil entre gado e fauna, os fazendeiros acabam se tornando conservacionistas. (F S P, 29.09.2008, p. A-16).



ÁGUA CLARA



A Asperbras, que atua com fabricação de tubos e conexões de PVC, urbanismo e agronegócio, vai construir uma fábrica de painéis de fibra de madeira – MDF, em Água Clara ( a 190 km de Campo Grande), com aporte de R$ 300 milhões em recursos próprios. A empresa iniciou o plantio de eucalipto em 2013 e agora parte para a área industrial , com produção de 200 mil metros cúbicos de placas de madeira para o mercado interno. A região é propícia para o cultivo do eucalipto e a unidade deverá começar a funcionar em 2017. ( F S P , 9.4.2014, p. B-2) .





CAMPO GRANDE



Segundo a consultoria McKinsey, o centro urbano de Campo Grande tem potencial de crescer duas vezes mais que São Paulo e Rio de Janeiro.

Campo Grande é um exemplo de crescimento ordenado. Suas ruas são largas como nas cidades americanas para facilitar a circulação de 790.000 habitantes e 392.000 veículos. A economia se concentra no comércio e nos serviços. Nos últimos quatro anos o número de usinas de açúcar no entorno passou de dois para 21. Cinco polos empresariais foram criados desde 2.000. O setor de construção civil ocupou um terço do espaço oferecido. (Exame, 5.10.2011, p.68-70).

Terminal multimodal será erguido em terreno de 611 mil m3 em Campo Grande (MS), ao custo de R$ 200 milhões e terá interligação entre os transportes rodoviário e ferroviário e um porto seco, áreas para uso de transportadoras, de armazenagem, postos de abastecimento e pátio de manutenção. O projeto é da Ibens, em parceria com a Cotia Trading e deve estar pronto em 2015. (F S P, 15.08.2013, p. B-2)

O grupo Uninter, que atua com ensino à distância e presencial, vai investir R$ 150 milhões na construção de uma fábrica de tablets, notebooks e desktops em Campo Grande (MS); A produção será feita em parceria com a fabricante Gigabyte, de Taiwan , que fornecerá a tecnologia e os direitos de uso da marca. Os produtos serão destinados a princípio para alunos que adquirirem pacotes educacionais da empresa e posteriormente também para o mercado. A fábrica será construída em terreno doado pela prefeitura e deverá ser inaugurada em até dez meses, com produção de 1 milhão de unidades por ano e 450 empregos gerados. ( F S P , 26.03.2014, p. B-2).







DOURADOS



A Universidade Federal de Grande Dourados , vai abrir sete cursos em 204, com a contratação de pelo menos 45 professores. A região tem 16 usinas de produção de etanol e energia de bio-massa. O Hospital do Coração em muitas vagas para diversas especialidades. ( Revista Veja, 26.02.2014, p. 95).





SIDROLÂNDIA



Com 38 mil habitantes, tornou-se em 2008 um dos polos de avicultura do país.



TRÊS LAGOAS



A cidade vai abandonar definitivamente a alcunha de capital do gado para a de capital mundial da celulose.

Em novembro de 2012 foi inaugurada a Eldorado Brasil, para produzir três milhões de toneladas de celulose por ano, com investimento de R$ 6,2 bilhões do grupo JBS, com 13 mil empregos no pico da construção e 600 na operação.

A Eldorado Brasil Celulose irá instalar um centro de pesquisa e tecnologia no segundo semestre de 2013, para buscar um aumento de 30 a 50% na atual produtividade de dez toneladas de celulose por hectare. No laboratório, com investimentos de US$ 10 milhões, serão selecionadas plantas com maior teor de celulose, que, em seguida serão clonadas. (F S P, 21.05.2013, p. B 2).

A Fíbria inaugurou na região em 2009 uma fábrica com capacidade para produzir 1,3 milhão de toneladas por ano.

A Cargill inaugurou em agosto de 2012 uma fábrica de biodiesel, com investimento de R$ 130 milhões e geração de 200 empregos. .

A Sitrel, do grupo Votorantim vai inaugurar uma siderúrgica em novembro de 2012, com investimento de R$ 250 milhões e geração de 200 empregos diretos.

A Petrobrás vai inaugurar uma fábrica de fertilizantes em setembro de 2014, com investimento de R$ 4,25 bilhões e geração de 7.000 empregos no pico da obra e 510 na operação.

O PIB local dobrou entre 2005 e 2009. A cidade atingiu em 2010 a maior média salarial dos setores da indústria e da construção civil em Mato Grosso do Sul, de R$ 1.427,00. As concessionárias Nissan, Renault e Mitsubishi abriram lojas na cidade e o primeiro shopping center, em construção pela Vértice, do grupo WTorre, empreendimento de R$ 110 milhões, tem previsão de inauguração em 2013. (F S P, 16.09.2012, p. B-8. 9).

A Eldorado Brasil vai investir R$ 7,5 bilhões na duplicação de sua planta industrial, garantindo mais duas décadas de crescimento e geração de emprego. A Petrobrás vai inaugurar em setembro de 2014 sua quarta fábrica de fertilizantes no Brasil, criando 400 empregos. ( Revista Veja, 26.02.2014, p. 96).

Desde 2009 quando atraiu a instalação da maior fábrica de celulose do mundo, mais 60 fábricas se instalaram na cidade e as exportações saltaram de US$ 76 milhões, para US$ 1,1 bilhão. ( Revista Veja, 21.05.2014, p. 57)







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui