Usina de Letras
Usina de Letras
204 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->O poder mundial e nós -- 11/10/2015 - 14:31 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

 

Repasso mensagem recebida e à qual acrescentei o artigo que lhe deu origem (O Poder Mundial e nós), publicado no "Jornal do Cidadão". Não acredito no Estado Todo-Poderoso e penso que a "exploração anglo-americana" se e quando aconteceu foi, única e exclusivamente por conta da corrupção entranhada na alma dos poderosos dirigentes dos "países em desenvolvimento" (entre eles o nosso). A Lava Jato prova isso.

OJBR
 
& 8203;""""""""""""""""

& 8203;Caro senhor Adriano Benayon,

Como professor de Economia deve saber que a análise que Marx faz do Capitalismo é  uma das melhores  feitas até hoje. O problema é a alternativa que, como guru religioso – ele se propôs as nos ofertar.  Marx, burguês cristão que odiava os burgueses, não se furtou a cumprir seu dever de pai amantíssimo e saiu procurando um rico burguês para casar a filha.  Na hora certa. Afinal ele era um homem do século XIX, europeu e alemão.  E apesar de odiar (?) os burgueses viveu a vida toda do dinheiro e da mesada de Engels, um jovem rico, herdeiro de indústrias alemãs. Só Freud para explicar, né não? 

Mas  como ia dizendo, Marx, sentindo-se maior que  Deus, propôs-se a corrigir todas as diferenças  e desigualdades existentes entre os seres humanos desde a sua origem. Todos deveriam ser iguais (só perdeu para Hitler, para quem todos deveriam ser arianos). Porém se o mundo condena o segundo  por ter escrito Mein Kampf  (banido, né não?) e pelo assassinato de  6 milhões de judeus nos campos de concentração só por serem judeus + os ciganos + os gays + os deficientes físicos + os incapacitados mentais,  as teorias marxistas continuam incensadas e ensinadas sem nenhuma análise crítica nas Universidades e pulverizadas nas escolas fundamentais e médias deste país. Enquanto teoria deve ser ensinada sim, desde que se coloque que a economia, suas análises, estudos e interpretações não começaram com Marx. Os liberais estão ai para nos provar isto. O problema é que as teorias  marxistas, quando postas em prática já nos causaram 160 milhões de assassinados, mortos por não desejarem de livre e espontânea vontade o “paraíso na terra”. Por que será?  Sistema curioso né? Nunca se soube que os humanos rejeitassem o paraíso proposto por Cristo ou por Alá, né não?

O que é que o enaltecido Socialismo (etapa anterior ao comunismo) produziu além dos 160 milhões de mortos + fome + ódio de classe + ódio étnico + vitimização dos mais pobres + desqualificação da meritocracia (só vale por futebol, né?) + dependência do Estado e dos governos + auto depreciação + separação eterna de famílias como no Vietname e Camboja (após serem divididos) + demonização do Capitalismo – o sistema que mais produziu na história da humanidade).  Ah, sim o Socialismo/comunismo produziu e continua produzindo fuzis AR-15 e AK 47, hoje nas mãos dos traficantes de armas de todo mundo, de todos os grupos  guerrilheiros (de esquerda) africanos e dos fanáticos do Boko Haram na África negra, além dos guerrilheiros do Afeganistão e do EI.

Claro, que o senhor sabe que  o Socialismo/comunismo caiu de podre, ou para usar um jargão marxista, “caiu por conta de suas contradições internas”. (*)

Claro que o senhor sabe que na Venezuela do “socialismo do século XXI”,  as mulheres retroagiram à& 8203; década  de 1950, porque estão aprendendo a fabricar seus próprios absorventes íntimos com o pomposo, para não dizer ridículo nome de “toalhas higiênicas socialistas”. Por quê? Porque com o controle da economia pelo Estado sumiram das prateleiras itens burgueses como papel higiênico, sabonete, pasta dental e agora os absorventes íntimos.

É isto o que acontece com os países e os povos que permitem, por vontade própria ou imposição de comunistas travestidos de “esquerdistas” (**) que o Estado se torne totalitário e intervenha na  sociedade, além do que DEVE ser sua função: cuidar da saúde, da educação e da infraestrutura, manter a equidistância entre os três poderes (pilar da res publica), administrar o dinheiro público (de todos nós), não roubar, não corromper e não se deixar ser corrompido e punir exemplarmente – inclusive com exoneração sumária – todos os funcionários públicos envolvidos em escândalos  de corrupção.

Quero dizer ao senhor que este discurso já está cansando. Aliás, ele só se sustenta porque nossa Educação e nossas escolas (principalmente a pública) se tornaram espaços para a doutrinação ideológica marxista/comunista/gramsciana, não dando tempo de ensinar nossos alunos a ler escrever e contar – função primordial de qualquer educação de massa que mereça este nome. E tudo tem apenas a função de se reproduzir. Alunos sem capacidade crítica se tornarão professores idem e são eles que são aprovados nos concursos de cartas marcadas nas universidades públicas (de todos nós).

E para terminar, pensei em cancelar minha inscrição para recebimento deste “Jornal do Cidadão – a mídia que não faz média”. Bobagem! Já passou.  Aqui há  artigos de jornalistas e especialistas com quem dá pra dialogar e depois a Seleção Musical é excelente. Oferece músicas que amo e amarei para sempre, porque marcaram minha adolescência e 1ª. juventude, e estou me deliciando e admirando os ótimos poemas (que devem ser de mineiros e mineiras) que de outra forma não conheceria.

Depois deste, não perderei meu tempo com seus escritos anticapitalistas antidemocráticos e pró-autoritarismo. Por quê? Porque acredito que o que nos fará desenvolver e crescer como País e como Nação, com real distribuição de renda (que é diferente de transferência como as bolsas petistas), meritocracia, redução do tamanho e do poder do Estado, menos assistencialismo estatal, menos corrupção, menos cooptação dos ditos “movimentos  sociais” - que só existem porque mantidos com o dinheiro público, entre outras cositas mas, será um choque de capitalismo.

Para isto estou lendo os liberais (os clássicos) e visitando o Institu& 8203;t& 8203;o Mises. Conhece?

(*) Xinran, jornalista e escritora chinesa nos conta em “As boas  mulheres  da China” (Cia de Letras, 2007) que os burocratas comunistas, durante a revolução cultural da década de 1960, precisamente em 1968, resolveram que o clima teria que ser mudado numa  determinada região do interior, para poder introduzir um novo produto. Obrigaram os agricultores a substituir o alimento conhecido e cultivado há dezenas de anos, pelo novo que segundo os burocratas do partido seria mais rentável. Então baixaram um decreto que as chuvas deveriam cair em determinados meses. Como a natureza não obedeceu ao decreto lei, o clima continuou o de sempre. Resultado: 300 mil pessoas mortas de fome. Seria cômico se não fosse criminoso.

E onde foi mesmo que o ditador asiático de plantão, diante de uma epidemia, proibiu que os antibióticos existentes fossem usados pelos enfermos, mandou destruir todo o estoque e as fórmulas, para que os cientistas locais pudessem inventar um “antibiótico socialista”? Preciso lhe dizer as consequências?

(**) Foi Lenin em “esquerdismo doença infantil do comunismo” quem disse: "Não existe esquerdista, existe um comunista no armário, esperando a hora certa para sair” (traduzido por mim em linguagem contemporânea, claro. Tá no Google).

Não dá para levar esta gente a sério. Só que são extremamente perigosas e continuam conquistando corações e mentes. O Diabo, ou Satanás, ou Coisa Ruim, ou Caipiroco, também.

Helena Maria de Souza

Profa. de História  da rede pública do Rio de Janeiro

E-mail: hellenasouza@uol.com.br

 

Blog do Adriano Benayon

Pelo desenvolvimento nacional, contra o imperialismo

Parte superior do formulário

O poder mundial e nós

Publicado em 28 de setembro de 2015 por Rennan Martins

Por Adriano Benayon Brasília, 25/09/2015

Defino o capitalismo como um sistema econômico e político no qual capitais privados vão sendo cada vez mais concentrados nas mãos de poucos oligarcas dominantes. Isso lhes permite conquistar não só as grandes empresas financeiras e produtivas, mas também o Estado.

2. Isso acontece sob regimes abertamente fascistas e também sob regimes aparentemente democráticos, em que o dinheiro e a mídia, a serviço dos oligarcas, controlam o sistema político e o resultado das eleições.

3. O capitalismo nos países centrais, mercê notadamente de guerras que envolveram os aspirantes à hegemonia, tornou-se, ao longo dos últimos 350 anos, um sistema de poder mundial, sob a hegemonia do capitalismo britânico, que depois consolidou sua associação com o norte-americano, formando o império anglo-americano.

4. Atualmente, restam duas potências não subordinadas ao império, China e Rússia, capazes de propiciar equilíbrio na balança do poder mundial. Sem esse equilíbrio, não há como país algum, no mundo, desenvolver-se.

5. Veja-se a anomia prevalente no cenário mundial, do início dos anos 1990 até há pouco, período em que o império anglo-americano cometeu colossais genocídios: na Iugoslávia, seguindo-se Iraque, Afeganistão, novamente Iraque, Líbia, para citar só alguns. Agora, em pauta, a Síria.

6. O auge da tirania imperial corresponde no Brasil aos governos Collor e FHC. Na Argentina, ao de Menem, e mais exemplos vergonhosos mundo afora.

7. O enfraquecimento e dissolução da União Soviética haviam deixado o planeta à mercê do império, secundado por seus satélites.

8. Mas a China vem ganhando poder em todos os campos, e a Rússia reafirma-se como potência nuclear e balística de grande porte.

9. Isso lhes dá autonomia nas decisões políticas e econômicas, e limita um pouco a tirania exercida pelo império anglo-americano em âmbito global.

10. Se se tivessem mantido abertos à influência do império, não teriam alcançado o status de potências mundiais. Para tanto, precisaram de regime centralizado e fechado.

11. As histórias da Coreia do Sul e de Taiwan ilustram a mesma constatação: para se desenvolverem, tiveram governos militares nacionalistas, devido a circunstâncias especiais: a presença do comunismo na China e na Coreia do Norte, com apoio do Exército Vermelho da China de Mao Dze Dong. Este havia empurrado os partidários de Chiang Kai Chek para Taiwan (Formosa), onde se instalaram sob a proteção da esquadra norte-americana.

12. Em suma, os EUA precisavam deixar fortalecerem-se aqueles dois países, empobrecidos pela exploração colonial e pela ocupação japonesa, além de devastados por guerras, antes e durante a 2ª Guerra Mundial. Do contrário, seus povos seriam reunidos a seus compatriotas sob governos comunistas.

13. Em nossa história, como na da Argentina, houve progressos para o desenvolvimento, exatamente sob-regimes autoritários, no período entre guerras da 1ª metade do Século XX e durante a 2ª Guerra Mundial.

14. O senador Severo Gomes, desaparecido no mar, em 1992, comentava que a arrancada para o desenvolvimento da Argentina e do Brasil fora possível graças ao relativo isolamento comercial propiciado pela 1ª Guerra Mundial (1914-1918) e pela depressão dos anos 1930, seguida da 2ª Guerra Mundial (1939-1945).

15. A melhora das estruturas econômica e social só se pode realizar sob condições de poder central forte, como, no Brasil, as dos anos subsequentes à Revolução de 1930 e no Estado Novo (1937-1945), mercê da consciência nacionalista do Exército e da visão esclarecida e habilidade do presidente Vargas.

16. Como tenho exposto, Vargas foi injusta e incessantemente acoimado de ditador por agentes do império, horrorizado com a perspectiva de o País atingir o desenvolvimento econômico e social.

17. Por isso não cessavam de injuriar o presidente os adeptos do império anglo-americano, fosse fascinados pela democracia de molde ocidental, fosse a soldo daquele império.

18. Tive, com frequência, ocasião de trocar ideias com Severo Gomes, empresário e antigo ministro da Indústria e Comércio (MIC) no governo do general Geisel. Também, com outros grandes brasileiros: o general Andrada Serpa, o físico Batista Vidal (secretário de Tecnologia Industrial do MIC com Severo Gomes e criador do Programa do Álcool, Energia da Biomassa), e o Dr. Enéas Carneiro.

19. Todos tinham consciência plena de que o desenvolvimento só é possível com autonomia nacional e que um dos requisitos para esta existir é a autonomia industrial e tecnológica, inclusive com domínio da energia nuclear aplicada à defesa.

20. O que precede significa que, para o Brasil, é vital ter estratégia que:

1) contemple estarem as potências hegemônicas intervindas permanentemente em nosso País;

2) acompanhe a balança do poder em âmbito global, avaliando à medida que o império se veja obrigado a concentrar recursos e atenção em outras regiões.

21. Dado o nosso recuo econômico, financeiro e tecnológico – crescente nos últimos decênios – a chance de êxito que possa ter o projeto de sobrevivência do País depende de unir o máximo possível das forças nacionais.

22. Estas têm sido agudamente divididas em direita e esquerda, ao longo dos últimos 85 anos. O marco foi a Revolução de 1930, a qual abriu a perspectiva de desenvolvimento do País.

23. Em seguida, o império anglo-americano fomentou novos separatismos e passou a investir mais intensamente em cooptar e corromper locais, notadamente na mídia, como Assis Chateaubriand Bandeira de Mello, dono dos Diários Associados, a maior cadeia jornalística da época.

24. Já no mandato de Vargas assumido em 1951, indagado Chatô, por que atacava o presidente e abria total espaço na TV a Carlos Lacerda, seu virulento e audacioso adversário, respondeu: “se ele desistisse de criar a Petrobrás, eu passaria apoiá-lo e lhe daria espaço em minha rede de comunicação”.

25. Outro foi o notório Roberto Marinho, dono de O Globo desde 1931. Esse, desde 1964, recebeu favores oficiais e fartos recursos norte-americanos para tornar-se dominante na comunicação social.

26. Mais tarde, o império declarou, através de Henry Kissinger, que não podia tolerar o surgimento de uma potência no Hemisfério Sul. Assim, foram cavados profundos fossos ideológicos entre brasileiros e n outros modos de intervenção.

27. Em 1932, Londres fomentou a falsamente denominada Revolução Constitucionalista, em São Paulo, que se poderia ter transformado em guerra separatista do Estado onde a industrialização despontava promissora.

28. A constitucionalização real veio em 1934, preparada por Vargas desde antes daquela teleguiada “revolução”. A insurreição comunista, em 1935, tempo de grande polarização esquerda/direita, reflexo do cenário europeu antecedente à 2ª Guerra Mundial.

29. Era muito pequeno o número de operários organizados, e a geopolítica dava chances nulas de êxito aos comunistas brasileiros: poder naval do império britânico absoluto no Atlântico Sul, e proximidade dos EUA.

30. Sendo incipiente o desenvolvimento do poder militar da União Soviética (URSS), não havia como esta apoiar o levante comunista no Brasil. Ademais, Stalin dava prioridade à infraestrutura industrial da URSS. Não apostava na revolução internacional, ao contrário de Trotsky, alijado do poder.

31. Entre os comandados de Prestes, infiltraram-se agentes do Intelligence Service, o M16 britânico, e os planos dos ataques eram previamente conhecidos das forças legalistas.

32. O resultado da insurreição de 1935 foi exacerbar a polarização ideológica, de interesse exclusivo do império anglo-americano.

33. Pior, sua memória tem servido à irracionalidade que faz reprimir, atribuindo-se-lhes ser comunistas, os que se opõem ao império anglo-americano ou não fecham os olhos aos crimes deste.

34. Seguiu-se o golpe de 1937, que instituiu o Estado Novo, repressor de comunistas e outros. A geopolítica e a influência da finança anglo-americana determinaram a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial: bases no Nordeste para as FFAA dos EUA e envio da Força Expedicionária à Itália, vinculada a comando norte-americano.

35. Entretanto, o império não hesitou em patrocinar o golpe de 1945 e as intervenções subsequentes, que prosseguem até hoje, e vêm logrando seus objetivos desde agosto de 1954:

a) desnacionalizar e a desindustrializar o Brasil, impedindo o desenvolvimento de tecnologias controladas por empresas nacionais, tanto privadas como estatais;

b) enfraquecer as Forças Armadas e a capacidade estratégica do País, indústrias básicas, infraestrutura e o domínio da energia nuclear;

c) desinformar e abaixar o nível de educação dos brasileiros, investindo na anticultura e na demolição dos valores éticos indispensáveis à evolução de nação próspera e equilibrada;

36. Esse processo tem sido realizado não só durante governos claramente subordinados aos interesses financeiros anglo-americanos (Café Filho, JK, Castello Branco, Collor e FHC).

37. Também, durante os demais, que, no essencial, cederam às pressões imperiais, não obstante terem tido, setorialmente, patriotas voltados para o desenvolvimento nacional.

38. Destaque-se, ademais, que eleições dependentes de dinheiro grosso e grande mídia levaram a desastres de origem parlamentar, inclusive a presente Constituição e emendas.

***

Adriano Benayon é doutor em economia pela Universidade de Hamburgo e autor do livro Globalização versus Desenvolvimento.& 8203;

 

 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui