Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL MONARQUIA - VESTIBULARES JULHO DE 2013 -- 18/09/2013 - 08:52 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


 



BRASIL MONARQUIA – QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE  2013



Edson Pereira Bueno Leal, setembro de 2013.



 



 



INSTRUÇÃO: Leia o texto para responder às questões de números 1e 2.



Com a vinda da Corte, pela primeira vez, desde o início da colonização, configuravam-se nos trópicos portugueses preocupações próprias de uma colônia de povoamento e não apenas de exploração ou feitoria comercial, pois que no Rio teriam que viver e, para sobreviver, explorar “os enormes recursos naturais” e as potencialidades do Império nascente, tendo em vista o fomento do bem-estar da própria população local.



(Maria Odila Leite da Silva Dias. A interiorização da metrópole e outros estudos, 2005.)



 



1 UNESP JULHO 2013  VINDA FAMÍLIA REAL



 



A vinda da Corte portuguesa para o Brasil, ocorrida em 1808 e citada no texto, foi provocada, sobretudo,



a) pelo fim da ocupação francesa em Portugal e pelo projeto, defendido pelos liberais portugueses, de iniciar a gradual descolonização do Brasil.



b) pela pressão comercial espanhola e pela disposição, do príncipe regente, de impedir a expansão e o sucesso dos movimentos emancipacionistas na colônia.



c) pelo interesse de expandir as fronteiras da colônia, avançando sobre terras da América Espanhola, para assegurar o pleno domínio continental do Brasil.



d) pela invasão francesa em Portugal e pela proximidade e aliança do governo português com a política da Inglaterra.



e) pela intenção de expandir, para a América, o projeto de união ibérica, reunindo, sob a mesma administração colonial, as colônias espanholas e o Brasil.



 



2 UNESP JULHO 2013 REINO UNIDO



 



A alteração na relação entre o governo português e  Brasil, mencionada no texto, pode ser notada, por exemplo,



a) na redução dos impostos sobre a exportação do açúcar e do algodão, no reforço do sistema colonial e na maior integração do território brasileiro.



b) no estreitamento dos vínculos diplomáticos com os Estados Unidos, na instalação de um modelo federalista e na modernização dos portos.



c) na ampliação do comércio com as colônias espanholas do Rio da Prata, na reurbanização do Rio de Janeiro e na redução do contingente do funcionalismo público.



d) na abertura de estradas, na melhoria das comunicações entre as capitanias e no maior aparelhamento militar e policial.



e) no restabelecimento de laços comerciais com França e



Inglaterra, na fundação de casas bancárias e no



aprimoramento da navegação de cabotagem.



 



3 UNESP JULHO 2013  ESCRAVIDÃO 1870



 



[...] até a década de 1870, apesar das pressões, os escravos continuavam a ser a mão de obra fundamental para a lavoura brasileira, sendo que nessa época todos os 643 municípios do Império [...] ainda continham escravos.



(Lilia Moritz Schwarcz. Retrato em branco e negro, 1987.)



A redução da importância do trabalho escravo, ocorrida após 1870, deveu-se, entre outros fatores,



a) ao aumento das fugas e rebeliões escravas e ao crescimento das correntes migratórias em direção ao Brasil.



b) ao desinteresse dos cafeicultores do Vale do Paraíba em manter escravos e à intensa propaganda abolicionista direcionada aos próprios escravos.



c) à firme oposição da Igreja Católica ao escravismo e ao temor de que se repetisse, no Brasil, uma revolução escrava como a que ocorrera em Cuba.



d) à pressão inglesa e francesa pelo fim do tráfico e à dificuldade de adaptação do escravo ao trabalho na lavoura do café.



e) à diminuição do preço do escravo no mercado interno e à atuação abolicionista da Guarda Nacional.



 



4 INDUSTRIALIZAÇÃO INÍCIO FATEC JULHO 2013



 



A industrialização no Brasil teve início nas últimas décadas do século XIX. De acordo com o historiador Boris Fausto, “as atividades industriais nasceram na região vinculada aos negócios cafeeiros ou aos serviços ligados a eles, sendo impulsionados pela criação de um mercado que tinha idêntica origem”. (FAUSTO, Boris. “A Primeira República”. In: Cadernos Cebrap nº 10. Adaptado)



Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar que o início da industrialização no Brasil ocorreu



a) nas regiões Norte e Nordeste, graças ao investimento dos lucros da produção açucareira de exportação.



b) na região Sudeste, onde havia o crescimento da exportação cafeeira e uma grande circulação de capitais.



c) durante o governo de Getúlio Vargas, que implantou o programa de valorização do café no período do Estado Novo.



d) após o plano de metas de Juscelino Kubitschek, que trouxe empresas multinacionais e montadoras de veículos ao país.



e) em todo o território nacional de forma equilibrada, devido aos incentivos do governo imperial aos engenhos de açúcar.



 



5  MONARQUIA NO BRASIL CRISE FGV JULHO 2013



 



 



Sobre a crise do regime monárquico no Brasil, é correto afirmar:



a) Deveu-se sobretudo às pressões inglesas devido à insistência do governo brasileiro em adiar a abolição da escravidão.



b) Ocorreu devido a intensas movimentações nas cidades lideradas pelos trabalhadores livres e, no campo, comandadas pelos libertos.



c) Foi o resultado de uma série de desgastes com a Igreja, o Exército e proprietários de terras e escravos.



d) Foi estimulada pelas insatisfações dos cafeicultores paulistas com relação ao “voto de cabresto” e o poder das oligarquias regionais.



e) Foi fruto do desenvolvimento industrial que exigia uma nova organização política que alavancasse a economia do país.



 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui